TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

Mensagem
Autor
BRUXO SLS-MA

TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#1 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

ESTOU NA IMINÊNCIA DE COMPRAR UM GARMIN 2415LT, MAS AO LER UNS TÓPICOS NO SITE FIQUEI NA DÚVIDA SE OS MAPAS TRACKSOURCE RODAM NOS GARMIN LANÇADOS EM 2012?
VERDADE? COMO FAÇO PARA QUE RODEM?

BRUXO SLS-MA

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#2 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

POR FAVOR ME AJUDEM, PRECISO DE UM GPS ATÉ O DIA 20. OBRIGADO

jpgon

#3 Mensagem por jpgon »

BRUXO SLS-MA
boa noite.
Os mapas do Tracksource rodam normais no Gamin nuvi 2415LT.
Basta fazer o download do arquivo correto e já compilado (pronto para uso no GPS) para o seu computador, em uma pasta de sua escolha.
Descompactar, pois eles são fornecidos compactados. Quando descompactado ele sera apresentado com o nome de gmapsupp.img. Renomei para TRC12_06.img
Copiar para uma pasta previamente criada por voce na raiz do cartão de memória com nome de Map.
Depois, nas configurações do GPS, em informações de mapas existentes no GPS, selecione qual voce quer usar, mas levando em conta que só se deve usar um mapa por vez do mesmo pais.
2 ou mais mapas ativados do mesmo pais causará redundancia de dados e o SO do GPS não terá capacidade de filtrar qual a informação é valida, causando conflitos e sobrecarregando o pequeno processador.
Sucesso e boa compra.
[]'s

Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

BRUXO SLS-MA

#4 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

Obrigado pela informação Jpgon,
mas me tire uma dúvida, e em relação a esse tal de BaseCamp, O que é basecamp? tem que instalar ele pra rodar os mapas Tracksource?
Desde ja te agradeço.

jpgon

#5 Mensagem por jpgon »

BRUXO SLS-MA
Bom dia.
O BaseCamp é um software fornecido pela Garmin, e executa o mesmo que o Mapsource, com algumas variações a mais.
A Garmin está investindo nele, para substituir plenamente o Mapsource.
Tem recebido atualizações periódicas, enquanto que o Mapsource parou.
Ele é útil para planejar rotas, visualizar mapas, receber rotas executadas no GPS e outros afins.
Baixe o manual dele e estude os recursos disponíveis.
Voce terá gratas surpresas.
[]'s

Julio
PR

BRUXO SLS-MA

#6 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

SERÁ QUE ISSO É BOM OU RUIM? E ME DIGA, É GRATUITO TB?
ABRAÇO

jpgon

#7 Mensagem por jpgon »

BRUXO SLS-MA
Boa tarde.

Isso é muito bom.
Sim, o BaseCamp é gratuito para voce fazer o download.
Versão atual 3.3.3 (a que tenho instalado em meus computadores).
Não verifiquei se ocorreram novas esta semana.

Julio
PR

BRUXO SLS-MA

#8 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

E FIZ UMA BOA ESCOLHA PELO GARMIN E O MODELO 2415LT?

jpgon

#9 Mensagem por jpgon »

BRUXO SLS-MA

O nuvi 2415LT é uma das boas opções vendidas no Brasil.
Pelas especificações, atende as necessidades básicas e vai um pouco alem, com o Traffic (informação de transito online); Bluetooth; indicador de limit de velocidade; aceita transferencia de rotas (até 100); Lane Assistent; etc etc...

Julio
PR

BRUXO SLS-MA

#10 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

Jpgon, muito obrigado por sua boa vontade. ja fiz o pedido na hora que chegar volto a te pertubar :mrgreen:
Abraço

latinasia88

#11 Mensagem por latinasia88 »

A dica é excelente. Funcionou imediatamente no meu novo Gamin Nüvi 50.
Latin.
S15o50'
W047o47'

BRUXO SLS-MA

#12 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

Jpgon, meu garmin chegou, e agora? o q faço? não sei absolutamente nada. Pelo menos já baixei os mapas tracksource para cartão sd.
E agora meu camarada???? O que fazer????? Tô mais perdido que cego em tiroteio ( ele se abaixar ajuda, eu nem abaixando hehehehehehe)

jpgon

#13 Mensagem por jpgon »

BRUXO SLS-MA,
Boa noite.
Parabéns pela aquisição do Garmin nuvi 2415LT.
Ele veio com cabo USB? Se a resposta for sim, recomendo inicialmente voce fazer a conexão do computador com o GPS e deixar ele fazer uma carga completa da bateria. Isso é muito importante, pois quando voce for fazer alguma atualização pelo webupdater da Garmin, ele deixa de alimentar com energia o GPS.
Enquanto ele faz a carga, voce precisa configurar o seu computador para vizualizar todos os arquivos do GPS na memória interna dele, inclusive os arquivos ocultos (pasta .System).
Então para vê-lo deve-se habilitar no PC ou Notebook com SO WinXP , abra o Windows Explorer,
Ferramentas>Opções de pasta>(aba) Modo de exibição: Mostrar pastas e arquivos ocultos
e desmarcar na linha a opção: Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (recomendado)

No PC ou Notebook com Win7,
abra o Explorer, > Organizar > Opções de Pasta e Pesquisa >(aba) Modo de Exibição,
marque a linha :Mostrar pastas e arquivos ocultos
e logo abaixo desmarcar a linha: Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (recomendado)

Lembre de clicar em “Aplicar às Pastas” e depois de OK
Verifique em seguida, se está visualizando a pasta .System
Em seguida, crie em seu computador uma pasta com nome de: Backup de meu nuvi 2415LT
Tendo já a carga completada, acesse o drive do GPS pelo windows explorer e marque todos os arquivos e pastas e copie para o seu computador.
Nesta pasta .System estão os principais mapas que vieram instalados no GPS.
Feito o backup, partir para proximas etapas:
Registrar seu GPS no site da Garmin?Sim, já que por meio do registro pode você ser encontrado e avisado a respeito de alguma modificação util para o seu aparelho.
Em caso de roubo do aparelho pode você também, com informação disso a Garmin, solicitar o bloqueio de futuras requisições de atualizações para aquele aparelho. O ladrão leva, mas não atualiza.
Qual o link para fazer o registro?Faça o registro clicando
https://my.garmin.com/mygarmin/registra ... yType=AUTO

Para manter meu GPS atualizado, quais programas devo ter instalados no meu PC e onde posso baixá-los?
- Para atualização do "firmware" baixe o webupdater da Garmin para seu computador clicando neste link:
http://www8.garmin.com/products/webupda ... nstall.jsp
O primeiro a ser utilizado, assim que se recebe o GPS, é o Webupdater para se verificar quanto a necessidade de atualizações no aparelho (firmware e arquivos).
A utilização desse programa requer cuidados especiais uma vez que, além dele fazer automaticamente o download de atualizações, ele carrega baixando diretamente e automaticamente no GPS. Uma interrupção do carregamento no aparelho do baixado, por falta de energia ou ação do usuário, poderá causar problemas e travamento do GPS.
Após o carregamento, retirada do GPS da USB e ligamento desse, o sistema identifica os arquivos carregados e os instala no aparelho. Assim é prudente que a bateria do GPS esteja carregada ou que esse, nessa situação, esteja sendo alimentado por energia proveniente do carregador de parede.

Julio
PR

jpgon

#14 Mensagem por jpgon »

BRUXO SLS-MA
complementando as informações anteriores:

Como saber quais mapas estão carregados em meu aparelho?Para saber quais mapas estão carregados no seu aparelho, primeiramente retire o SD Card dele (se ele veio com) para que esse, se contendo mapas, não interfira na informação.
Ligue o aparelho e com ele ligado (não precisa pegar sinal satélite) navegue pelas seguintes funções:
Ferram. / Definições / Mapa / Inf. Mapa
Em Inf. Mapa se tem os mapas carregados na memória interna do aparelho.
Tendo vindo o GPS com SD Card, repita o procedimento, mas dessa vez com o SD Card no aparelho, e por dedução, na informação de mapas, se tem o(s) mapa(s) carregado(s) no cartão.
Observação importante: no cartão de memória voce cria somente 2 pastas:
Map
Poi

Na pasta Map vamos colocar os mapas supementares, tais como o TRC 12.06; Autoguia 3.8; etc...
Na pasta Poi vamos colocar os arquivos de alerta de :radares fixos; radares móveis; lombadas; semáforos radar; polícia; etc...

Julio
PR

LAfonso

#15 Mensagem por LAfonso »

Prezado Julio

Olha eu aqui de novo, posso dar o meu pitaco e tirar mais uma duvida ?

Para tranquilizar o amigo que acabou de comprar o Nuvi 2415LT, pode seguir as dicas que vai funcionar que é uma beleza, o meu ta rodando perfeito. Se voce comprou o aparelho Garmin Brasil (aquele que tem o selinho da ANATEL), o mapa que vem é o CN Brasil 2012 NT (City Navigator), voce tera uma atualização de firmware obrigatoria quando conectar na Garmin e registrar e tera uma atualização de mapa disponivel, a CN Brasil 2013. Eu so fiz o backup do meu de forma correta hoje, ou seja, depois que ja tinha atualizado o firmware e o mapa, mas tudo bem, porque são softwares originais instalados pela propria Garmin.

Julio, minha duvida é em relação aos POIs de alerta, no meu cartão onde esta o TRC Brasil so coloquei o mapa, os arquivos de alerta eu copiei para a pasta POI no proprio GPS e renomeei o arquivo original que existia la, foi o que entendi das suas instruções la no outro topico, qual seria a melhor maneira, a mais correta e quais seriam os beneficios ou penaltys de uma ou outra ? Sera que fiz m.... ?

Obrigado mais uma vez

L.Afonso

jpgon

#16 Mensagem por jpgon »

LAfonso,
Boa noite.

O que todos os mais experientes preconizam é preservar a memória interna do GPS para atualizações de software da Garmin.
Quanto aos Poi de Alerta, eu os coloco na pasta Poi do Cartão de memória.Faço sempre isso.
E quando o GPS me pergunta se quero gravar estes arquivos na memória interna, eu respondo NÃO.
Motivo: Eu atualizo semanalmente, ou as vezes em menor tempo do que os 7 dias da semana.
E quando saio de viagem, estou com eles o mais atualizados possível.
Se faço a opção pelo SIM, vou precisar mexer todas as vezes que atualizar, na memória interna, deletando os arquivos antigos para inserir os mais atualizados.
Voce,no seu caso especifico, renomeou os antigos e gravou os novos.
Se voce tem o backup dos antigos que vieram com o GPS, pode deletar da pasta Poi da memória interna estes, e manter somente os novos, e ou colocar os novos na pasta Poi do cartão de memória.

Julio
PR

BRUXO SLS-MA

#17 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

jpgon, vc sabe tudo !!!!!
vou seguir todas as tuas instruções a risca.
obrigado

LAfonso

#18 Mensagem por LAfonso »

Valeu mais uma vez Julio

Vou refazer a pasta POI interna com a versão da Garmin apenas e vou cria a pasta POI no cartão e tambem seguir o que voce esta fazendo, nao vou mandar copiar para memoria interna.

[ ]s

L.Afonso

BRUXO SLS-MA

#19 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

Jpgon, eu baixei os alertas do site da tracksource, foram atualizados em 03.06.2012.
Agora é so decompactar e colocar no meu cartão sd, na pasta poi que eu criei?

BRUXO SLS-MA

#20 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

OUTRA COISA, A PASTA SISTEM NAO APARECE MESMO FAZENDO O Q VC MANDOU. O GPS TEM Q ESTAR LIGADO? FIZ COM ELE DESLIGADO.

LAfonso

#21 Mensagem por LAfonso »

BRUXO

Voce tem que ligar o GPS, fazer o procedimento de configuracao conforme explicado pelo Julio (aquele de clicar no botao de audio e manter o canto superior pressionado até aparecer o menu, etc.), sair deste menu e sem desligar o GPS, conecte o cabo USB.

Dessa forma o computador vai reconhece-lo como um simples PENDRIVE e ai a pasta .SYSTEM vai aparecer, desde que voce ja tenha configurado o Windows para não ocultar os arquivos de sistema.

Pode fazer que da certo, siga a receita do Julio que vai ficar show, o meu ta rodando blz.

[ ]s

L.Afonso

BRUXO SLS-MA

#22 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

DEU CERTINHO, VALEU.
E QTO AOS POIs, DEVO SOMENTE COLOCAR NO CARTÃO SD NA PASTA QUE CRIEI QUE VÃO FUNCIONAR???

LAfonso

#23 Mensagem por LAfonso »

Sim

Eu fiz esta alteração no meu ontem e esta funcionando beleza.

Memoria interna: Somente o software, mapas e POIs originais do aparelho, evidentemente atualizados pelo site da GARMIN

Cartão: Pasta Map = Mapa do Tracksource Pasta POI = POIs de Alerta do Tracksource

Detalhe importante: Toda vez que voce ligar o GPS com o cartão inserido ele vai perguntar se voce quer importar os POIs para a memoria interna para estarem disponiveis sem o cartão, a resposta é não e marque para ele não perguntar mais. Dessa forma voce poderá atualizar sempre o mapa e os POIs no cartão, sem se preocupar em fazem m.... no software original que é atualizado pela Garmin.

Pode confiar, fica show, o mestre Julio ensinou o caminho das pedras.

[ ]s

L.Afonso

BRUXO SLS-MA

#24 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

FIZ ASSIM COMO VC DISSE, MAS OS POIs NÃO FUNCIONARAM MUITO BEM. SERÁ PQ É AQUI EM SÃO LUIS?
OUTRO DETALHE, O MAPA TRACKSOURCE AQUI É RIDICULO, NÃO RECONHECE MINHA RUA, ENQUANTO O DA GARMIN É BEM MELHOR.
ME TIRA UMA DÚVIDA O MAPA DA TRACKSOURCE SO DAQUI DO MARANHÃO É MAIS COMPLETO DO QUE O TRC-BRASIL, OU ELE ESTÁ INCLUIDO NO TRC-BRASIL?

BRUXO SLS-MA

#25 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

OUTRA DUVIDA Q TENHO, EM RELAÇÃO AOS POIs, É O MAPA RADAR. VALE A PENA INSTALAR? OU A ATUALIZAÇÃO DO NAVIGATOR RESOLVE?

LAfonso

#26 Mensagem por LAfonso »

Bruxo

Eu não tenho tanto conhecimento sobre o Tracksource, talvez o Julio te responda melhor ou voce pode perguntar no proprio site do projeto, mas eu acho que o mapa do Maranhão deles está integralmente incluido no Tracksource Brasil "completo" que a gente baixa no site do projeto. O problema é que o projeto sobrevive de colaboradores que usam seus aparelhos para gravar rotas (auditar) e mandam isso para o projeto, dessa forma eles vão acertando e completando o mapa, o que deve estar acontecendo é que o mapa de São Luis não teve tantos colaboradores quanto os da Região Sudeste por exemplo, aqui em Juiz de Fora - MG o mapa do Tracksource está muito melhor que o mapa original que a Garmin usa que é da NAVTEQ e se voce observar os creditos do mapa da Garmin, voce verá que eles foram gerados inicialmente pelo NOA (sistema de satelites de previsão do tempo dos EUA) e a NAVTEQ que é uma empresa e ganha com isso, produziu um mapa pelo menos razoavel para ser vendido, como todos os mapas da Garmin.

Quanto aos POIs de alerta, eu acho que este arquivo contem apenas POIs de alerta mesmo, pelo menos é o que esta escrito no site do Tracksource e no meu GPS foram somente estes que apareceram (radares, lombadas eletronicas, Policia Rodoviaria e locais de perigo). O unico problema, se é que se pode chamar isso de problema, foi a duplicação de alguns radares que ja existiam no arquivo de POIs original do aparelho e que tambem estão no arquivo do tracksource, porem, o arquivo do tracksource é infinitamente mais completo.

Espero ter ajudado
[ ]s

L.Afonso

BRUXO SLS-MA

#27 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

MAS AQUI EM SÃO LUIS NEM OS SEMAFOROS ( Q ACREDITO SER BÁSICO) ESTÃO APARECENDO TODOS. OS POIs DO MAPARADAR FUNCIONAM BEM?

Darci Arndt

#28 Mensagem por Darci Arndt »

Gostei muito das suas dicas e tenho duas perguntas: O Garmin Nuvi 3460LT é bom? O carregador de parede da Garmin que tenho diz que é compativel com Nuvi Series. Será que serve para o Nuvi 3460LT? Obrigado

BRUXO SLS-MA

#29 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

ACHO QUE VC PODERA VER TODAS AS ESPECIFICAÇÕES E COMPARAR OS MODELOS NO SITE DA PROPRIA GARMIN

jpgon

#30 Mensagem por jpgon »

BRUXO SLS-MA,
Boa tarde.

Eu uso os arquivos de alerta do Forum GPS Info.
Motivo: Um dos Adminstradores do Mapa*Radar é Thundercel (Marcio Marques Soares) e é também o fundador do GPS*Info.
Os Poi(s) de Alerta fornecidos por ele são tratados especificamente para uso em GPS Garmin, devido a que os GPS Garmin não reconhecem direção nas pistas, e quando em uma pista dupla com radares em ambas, haverá aviso de sinal de radar localizado na pista contrária.
A base dos Poi(s) de Alerta são as informações existentes no Mapa Radar, e as informações fornecidas por colaboradores do GPS*Info formando também a base do GPS*Info.
Os Poi(s) de Alerta do Tracksource também são conseguidos com os desenvolvedores municipais e estaduais, com ajuda de colaboradores que mantem esta base sempre atualizada.
Thundercel tambem é um dos colaboradores e desenvolvedor de mapas para o Tracksource (Rio de Janeiro), tendo participado ativamente na evolução do Projeto.

Cronologia de como funciona o Projeto Tracksource e o histórico de sua existencia desde a criação do GPS Brasil até hoje.
Veja nestge link:
http://www.tracksource.org.br/index.php ... ce/24.html

Julio
PR

suldlav

#31 Mensagem por suldlav »

De fato o mapa de São Luis está bem simplificado ainda, estou esperando meu gps chegar para poder colaborar e quem sabe até mesmo desenvolver esse mapa.

LAfonso

#32 Mensagem por LAfonso »

Caro Julio

Voce vai contando os macetes e eu vou te seguindo, me cadastrei e baixei os POIs de alerta do GPS Info e substitui a pasta POI no cartão, agora é testar aqui para ver se esta melhor ou pior que o Tracksource na minha região. Outra coisa, desta vez eu renomeei o arquivo da pasta POI interna e deixei assim, sumiram TODAS as duplicidades.

Estou baixando uma mapar CN North America 2013 IMG liberado, se entendi direito, basta copia-lo tambem para a pasta Map do cartão junto com o TRC2012, certo ?

Valeu mais vez.

L.Afonso

jpgon

#33 Mensagem por jpgon »

LAfonso, boa noitge.
Vejo fque voce está aprendendo rápido.
Isso é muito bom.
Aumenta a confiança nas ações que está realizando e executa com segurança, pois passa a conhecer melhor como funciona o seu GPS.
Quanto ao mapa City Navigator South America NT 2013.10, está correto.
Baixar primeiro para o computador.
Crie uma pasta para isso em seu computador e após terminar o download do arquivo compactado, voce terá que descompactá-lo.
Ele vai gerar um arquivo com o nome de gmapsupp.img. Voce o renomeia para CNSA2013_10.img (mantenha sempre o formato .img), e copie este arquivo renomeado para a pasta Map do cartão de memória.
Depois configure o GPS para usar este mapa: Ferramentas/Definições/Mapa/Infor e veja quais mapas estão marcados.
Marque o CNSA2013.10 e desmarque os outros.
Depois é só testar os resultados.
Gosto do CNSA para navegar nas cidades, e locdalizar endereços pelos numeros, mas nas estradas prefiro o Tracksource pela qualidade do roteamento sempre preciso no eixo das estradas.
E uma constatação: não existe mapa perfeito. Todos tem erros e falhas. Por isso uso os 3 (três) e faço a escolha conforme o local, para aquele que melhor me posiciona onde preciso ir.
O Tracksource tende a ser o melhor a cada mes que passa, pois a contribuições tem sido de melhor nível e precisão.
Todos os dias se aprende nos forums, lendo as discussões dos colegas.
Sucessos e bom aprendizado.
Estamos aqui para ajudar, e quanto mais ajudamos, mais aprendemos e fortalecemos nossos conhecimentos.

Julio
PR

BRUXO SLS-MA

#34 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

A ÚNICA ETAPA QUE EU FIZ DIFERENTE FOI DURANTE A ATUALIZAÇÃO DO MAPA NAVIGATOR DA GARMIN QUE EU COLOQUEI DIRETAMENTE NA MEMÓRIA DO GPS. FUNCIONOU PERFEITAMENTE.
ESTOU TESTANDO TB O AUTOGUIA 3.08 (COLOCADO NO CARTÃO DE MEMÓRIA). AQUI PRA SÃO LUIS-MA ELE FUNCIONA BEM, ENTRETANTO , COMO TODOS OS MAPAS, POSSUI SEUS ERROS. OS BAIRROS ESTÃO DETALHADOS E AS ROTAS SE REFAZEM RAPIDAMENTE, MAS, O NAVIGATOR , AQUI PRA SÃO LUIS, CONTINUA MELHOR.

LAfonso

#35 Mensagem por LAfonso »

Boa tarde Julio

Deu certo o download, consegui o torrent do CN North America 2013 10 completo e no formato IMG, tem EUA, Mexico, Canada, e Ilhas Caribe 3 mapas separados, ja coloquei o dos EUA no meu cartão e ativei, ta tudo certinho, tem os POIs do mapa (shoppings, hoteis, tudo OK).

So uma coisa nao ficou boa, os POIs de alerta do gps info, voltei com os do TRCBrasil, estao bem mais completos aqui na região, faltam radares no gps info.

[ ]s

L.Afonso

BRUXO SLS-MA

#36 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

ACABEI DE INSTALAR OS POIs DO PORTAL GPS, VOU TESTAR AGORA PRA VER COMO VÃO FUNCIONAR AQUI EM SÃO LUIS!!!!!!!!

BRUXO SLS-MA

#37 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

UMA COISA ACABOU DE ACONTECER QUE ME DEIXOU INTRIGADO: ESTAVA COM O GPS (2415LT) LIGADO, COM BATERIA , SEM ESTAR LIGADO A ENTRADA 12V DO CARRO E SEM ROTA PRE ESTABELECIDA, O MAPA QUE ESTAVA EM USO ERA O AUTOGUIA 3.08., E DO NADA, O GPS DESLIGOU, APAGOU. TENTEI LIGAR E NÃO VOLTOU. ESPEREI UNS INSTANTES, CONECTEI NA ENTRADA DE 12V, LIGUEI E ELE RESPONDEU POSTIVAMENTE. PERGUNTO: SERÁ QUE ELE APAGOU POR NÃO ESTAR CONECTADO A ENTRADA 12V, OU O MAPA QUE EU ESTAVA USANDO PODE TER CAUSADO ISSO?

limac400

#38 Mensagem por limac400 »

Pessoal em outro tópico, solicitei ajuda para a minha mais recente aquisição (chegou hoje: 3460LT), e eis que aqui neste tópico encontrei todas as minhas respostas, obrigado pessoal. Sei que lá no outro (tópico) o pessoal tb vai me orientar, mas que beleza este PORTAL GPS, cheio de tópicos interessantes e de pessoas capacitadas.

limac400

#39 Mensagem por limac400 »

Jpgon

Este cartao Cartão Memória Microsdhc Transcend 16gb Classe 10 Micro Sd serve no 3460LT?

jpgon

#40 Mensagem por jpgon »

limac400,
boa tarde.

Carlos, serve sim. Faça os testes. Verifique se a formatação está em FAT32.
Os cartões com a tecnologia flash, formatados em FAT32, são aceitos pelo GPS, pois ele utiliza desta formatação.
A resposta se torna mais rápida no roteamento, pois a troca de informações entre o cartão e a memória interna onde está alojado a Bios e o SO do GPS será agilizada pela rapidez de troca de informações.
Faça o teste e depois reporte para nós os resultados.
O meu cartão em uso no meu GPS grava em 14 MB/s. Não fiz testes de qual a velocidade de leitura. Um um Kingston 8GB.
O cartão de 16GB que tenho está em uso no drive do notebook, mas é mais lento.
Minha projeto e meta é adquirir um 32 GB Micro SDHC Extreme (40MB/s) e testar os resultado e compatibilidade.
Quando eu fizer os testes, reportarei para todos os resultados.

Julio
PR

BRUXO SLS-MA

#41 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

jpgon, porfavor leia e tente me explicar o que relatei no meu último post. O q será que aconteceu?

jpgon

#42 Mensagem por jpgon »

BRUXO SLS-MA,
boa noite.
Uma coisa acabou de acontecer que me deixou intrigado: estava com o gps (2415lt) ligado, com bateria , sem estar ligado na entrada 12V do carro e sem rota pré estabelecida, o mapa que estava em uso era o Autoguia 3.08., e do nada, o GPS desligou, apagou. Tentei ligar e não voltou. Esperei uns instantes, conectei na entrada de 12V, liguei e ele respondeu positivamente.
Pergunto: será que ele apagou por não estar conectado na entrada 12v, ou o mapa que eu estava usando pode ter causado isso?
.
Interpretando o que voce expoe, no meu entendimento, acredito que o sistema pode ter parado de funcionar para preservar a bateria.
Motivo: quando voce ligou no fornecimento de energia(cabo veicular) ele retomou o funcionamento normal, usando o mesmo mapa Autoguia 3.08.

Julio
PR

BRUXO SLS-MA

#43 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

É VERDADE, PODE SER MESMO, UM ABRAÇO

Merks

#44 Mensagem por Merks »

JPGON, num tópilco aí atrás vc diz para deixarmos no cartão apenas duas pastas... MAP e POI, ocorre que comprei um Nuvi 3460lt e quando fui registrá-lo no site da Garmin me foi avisado que para atualização do mapa "América do Sul + Flórida" (que vinha com o gps) seria usada parte da memória do cartão.
Foi criada no cartão uma pasta chamada Garmin, e lá dentro tem 4 arquivos gmapprom.
Pergunto: deixo as 3 pastas?
Estou apanhando muito com este gps e tudo o que preciso é de um mapa com as rotas do Jalapão - viajo sozinho pra lá em setembro e ainda não consegui nem instalar o tracksource... muito menos as rotas disponíveis no wiclok...
Muito obrigado pela ajuda!!!!

jpgon

#45 Mensagem por jpgon »

Merks,
Boa noite.

Acredito que o seu GPS Garmin nuvi 3460LT tenha 2GB de memória interna, e por isso o sistema utlizou automaticamente o cartão de memória para instalar uma parte dos arquivos de atualização.
Para isso ele cria a pasta Garmin no cartão.
Voce deve mantê-la com os arquivos que o sistema criou dentro dela.
Para mapas suplementares (TRC 12.07 e Autoguia 3.09), voce os instala na pasta Map.
Para os arquivos Poi.gpi de alertas (radares, semáforos radar, lombadas, policia, etc) devem ser instalados na pasta Poi do cartão de memória.

Julio
PR

Merks

#46 Mensagem por Merks »

Jpgon! Muuuuuito obrigado!

Parece que deu tudo certo com o Tracksource e com os Pois.

Abusando de sua boa vontade e de seus conhecimentos, você saberia dizer onde instalo os arquivos GPX que baixamos, por exemplo, do wikiloc.com.

Há uma pasta GPX dentro da pasta Garmin, no cartão, e outra, também gpx, na memória interna do gps.

Já tenho rotas salvas em ambas, mas elas não "aparecem" no mapa.

Mais uma vez, obrigado. Abração!

Merks

#47 Mensagem por Merks »

Opa... segue aí a resposta para a minha pergunta acima, dada em outro tópico pelo Angelone!

Merks, até se consegue enviar as trilhas para os nuvis pelo Basecamp, eles vao para o arquivo temp.gpx da pasta GPX da memória interna, mas o gps nao consegue lê-lo, seguramente por questões de estratégia da Garmin, que nunca oferece todos os recursos em um unico modelo. Os hand helds (de mão), montanas e alguns poucos suportam oficialmente o recurso. Felizmente há uma saída para isso, sem muito trabalho (só um pouco, rs..). O tracklog (trilha) deverá ser transformado em rota, editado para diminuir drasticamente seus pontos e enviado para o GPS (modelos q suportam rotas).
O procedimento é o seguinte: com o gps conectado no micro e o Basecamp acionado, importar a trilha (tracklog) que interessa, que deverá aparecer na coluna da esquerda em Library. Clicando sobre ela, informaçoes vao aparecer na parte inferior da coluna, como waypoints, "trechos" q compõem a trilha, etc.. Com 2 cliques em cima do nome do tracklog na coluna de baixo ela aparece na tela da direita (no mapa, caso haja) e abre uma janela de informaçoes com todos os pontos da trilha, opçoes para alterar a cor, nome e, principalmente, a opçao “Create Route..”. Basta clicar nessa opçao e a rota estara criada, mas aqui há um passo importante: a trilha normalmente tem muiiitos pontos, de dezenas a milhares, dependendo da extensao, e os gps rodoviários qdo muito suportam rotas de 500 a 1000 (mais recentes como os 34xx). Entao há a necessidade de eliminar a quase totalidade desses pontos, mantendo somente os pontos chave que permitirão que o gps nao recalcule a rota/trilha de forma aleatória e altere nosso planejamento. Quando se clica em Create Route aparecerá uma janela perguntando o numero maximo de pontos da via (automático ou determinado pelo usuário) e em seguida as opçoes para se alterar os pontos da rota, nome, cor e, principalmente, o tipo de rota (o padrão é Direta, i.e., fora das vias, escolha Automotiva!). Os pontos de rota ainda podem ser apagados ou editados, basta ir selecionando os pontos na janela aberta (q vao aparecendo na trilha mostrada no mapa) e ir apagando, um por vez ou um conjunto deles. Findo essa etapa o processo estará pronto. Agora é só enviar para o GPS. Com o botao direito em cima do arquivo selecionado na coluna da direita, parte inferior, clicar novamente com o botao direito do mouse e escolher "Send To" e selecionar em "Device" o seu gps (Nuvi xxxx). As rotas aqui aparecem com um icone verde ao lado e as trilhas com duas pegadas, escolha a correta!
Para abrir as rotas/trilhas no gps, nos modelos Convencionais: 14xx, 7xx, 8xx, 295W, 465... a rota vai para a pasta “Meus Dados” (menu Ferramentas) e deve ser “importada” para aparecer na pasta “Rotas”. Em seguida, selecione a rota importada e a opçao “Exibir mapa”. Confira no mapa se esta correta e clique em “Ir” para navegar por ela.
Nos modelos com novo sistema operacional: 24x5, 25x5, 34xx, 35xx, a rota é enviada para a pasta “Planej. Viagem” – Trip Planner - (menu Aplicativos) onde poderá ser conferida no mapa, editada ou navegada.
Confira outras possibilidades de envio de rotas no meu tópico viewtopic.php?f=438&t=53021
Bom proveito!!

OBS.: o mapa do projeto Tracksource possui inumeras trilhas, off-road e para caminhar, incorporadas. Confira antes se as q procura já nao faz parte do mapa para evitar um trabalho desnecessário.

DrDreh

#48 Mensagem por DrDreh »

Chegou hoje meu Garmin 2415 e não aparece pasta system, nem o arquivo de mapa dentro da pasta garmin no gps. Já coloquei pra aparecer arquivos e pastas ocultas e tal.
Coloquei os POIs no cartão SD e ele reconheceu, agora o mapa na pasta Map do SD não vai de jeito nenhum.
Aliás a interface dele é bem diferente agora. E sempre que ligo aparece pra escolher o país e em seguida os termos de utlização, um texto enorme pra ler.
Alguém sabe algo?

jpgon

#49 Mensagem por jpgon »

DrDreh,
Boa noite.

Para visualizar a pasta oculta .System:
Os mais recentes Nuvis (ano 2012) começando com o 30; 40; 50; 1XXX e incluindo as séries 2XXX: 34XX; 37XX contem uma pasta oculta .System.
Os arquivos mais importantes sobre os nüvi novos estão nessa pasta chamada .System.
Esta é uma pasta oculta, e para que você tenha condições de visualizar a mesma será necessário configurar o sistema operacional de seu computador para que a mesma seja visível.

• No PC crie uma pasta para alojar o backup (p.ex. /Backup Nuvi).
• No Windows (ref.Win 7), Iniciar/Painel de Controle, escolha
• Opções de Pasta.
• Orelha 'Modo de Exibição' > Desmarcar a opção “Ocultar arquivos protegidos do sistema” > e na mesma página é necessário marcar a opção 'Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas'.
Verificar se a opção na linha “Ocultar as extensões dos arquivos conhecidos”está desmarcada. Se estiver marcada, desmarque.
• Clique sobre Aplicar a todas as pastas e de OK.
• Plugar o GPS pela porta USB.
• Aguarde que o sistema operacional identifique o GPS, e leia os drives, pastas e arquivos existentes no equipamento, tal qual é feito com um Pendrive.
• Vão aparecer os drives do GPS e do cartão Micro SDHC que está alojado nele, cada um com sua identificação por uma letra.

Caso mesmo assim, você não consiga visualizar pelo Windows Explorer a pasta .System , será necessário mais um procedimento (em alguns nüvi série 2012 e mais recentes):

Como definir nos modelos de nüvi ano 2012 (dispositivos MTP) para se comportarem como drive USB (Mass Storage)

Provavelmente você deve ter notado um ícone no seu PC na cor amarelo, em vez do branco habitual, em sua tela quando o GPS nüvi está conectado na porta USB do seu PC:
isso acontece porque o nüvi está no modo MTP e a pasta .System não está disponível também.
Então, como configurá-lo para o modo de armazenamento?
a) Desconecte a unidade do computador.
b) Ligue o GPS e quando ele estiver na tela principal de inicialização operacional, pressione o ícone de volume.
c) Na tela de controle de volume, pressione e segure o canto superior direito do ecrã durante dez a vinte segundos (não há ícone lá, basta pressionar e segurar bem no canto superior direito).
d) A pagina " "Diagnostics" " vai aparecer.
e) Vá para baixo e escolha "Configurações" MTP (MTP Auto Detect)
Ele provavelmente vai dizer "Auto MTP Detectar".
f) Você quer e vai mudar isso para "Mass Storage",
g) e em seguida pressione Salvar.
h) Volte à página inicial de abertura do funcionamento do GPS. Desligue a unidade nüvi (Power Off).
Nota: A configuração de modo de armazenamento em massa permite que os programas da Garmin possam se comunicar com a unidade nüvi através do computador.

Julio
PR

DrDreh

#50 Mensagem por DrDreh »

Opa valeu!

Eu havia feito todo o procedimento da primeira parte, mas não apareceu a pasta .system
Vou tentar depois esse outro procedimento.

Agora o mapa tracksource no cartão SD não entendi porque não aparece no gps, tentei na pasta Map e pasta Garmin, com nome gmapsupp e outros.

normando

#51 Mensagem por normando »

Tenho o South America na memória interna e o tracksource no cartão SD.
Tente o seguinte:
Ao abrir a tela entre em "Configurações".
Entre em "MAPA E VEÍCULO"
Desça a barra de rolagem até "myMaps"
Acesse "myMaps" e habilite TRC_Brasil 13.02.
Não se é o correto, mas deixo apenas um mapa habilitado.
O meu GPS é um 2415.

DrDreh

#52 Mensagem por DrDreh »

Consegui!!!! YUPI!!! Abriu a pasta .System kkkkkkkkkkk

Aqui dentro tem:
gmapbmap.img 49mb
gmapprom.img 358mb

Esse último deve ser o mapa da garmin certo?

Bom fiz o backup de todas as pastas.

Agora onde coloco o tracksource e com que nome?
Já tentei no SD nas pastas Map e Garmin, com nomes diferentes, e simplesmente não aparece no MyMaps, aparece somente o CN South America NT 2013.30 Brazil

Não sei mais o que fazer!

jpgon

#53 Mensagem por jpgon »

DrDreh,
bom dia.
Leia este pequeno tutorial neste link:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=438&t=48102
ajudará a resolver a maioria de suas perguntas.
abs

Julio
PR

DrDreh

#54 Mensagem por DrDreh »

Vamos lá, esse aparelho chegou ontem pra mim, a sequência de menus aqui é:
Configuração => mapa => myMaps : e aqui só aparece o CN South America 2013.30 Brazil com aquela marquinha de selecionado, e mais nada. Se eu desmarco, o gps fica sem mapa.

Formatei o cartão SD em FAT32, criei pastas Garmin, Map e POI.
Os pois que coloquei no cartão o GPS reconheceu na mesma hora, e já instalou.
O mapa nem apareceu na lista de mapas.

Tentei os seguintes nomes:
gmapsupp.img
gmapsupp3.img
TRC13.02.img
TRC13_02.img
TRC1302.img

Tentei isso na pasta Map, e depois na pasta Garmin, nada deu resultado.
Ou sou muito burro e estou esquecendo algo, ou tá com defeito!
rsrsrsrs

jpgon

#55 Mensagem por jpgon »

DrDreh,
Bao tarde.

Na pasta Garmin do cartao de memoria voce pode usar somente um mapa, e com o nome de gmapsupp.img.
Pode ser o TRC ou qualquer outro, mas somente um mapa.
Na pasta Map do cartao de memoria voce pode usar quantos mapas quiser, limitado somente a capacidade do cartao de memoria.
Nesta pasta Map voce deverá renomear os mapas de gmapsupp.img para (caso do TRC) para TRC13fev.img (observando que deverá manter o formato e extensao .img
Na pasta Poi do cartao de memória poderá colocar os arquivos .gpi
O GPS só vai avisar que tem novos arquivos, quando forem instalados novos arquivos na pasta Poi do cartao de memoria.
Para os mapas o GPS nao avisa da existencia deles, mas mostra em myMaps.
abs

PS. No outro forum onde postou mensagem igual, já foi respondido seu questionamento. Leia atentamente e interprete as informações repassadas. Serào de grande valia para o bom funcionamento so seu GPS.
Editado pela última vez por jpgon em 15 Mar 2013, 00:20, em um total de 1 vez.

Julio
PR

normando

#56 Mensagem por normando »

Minha maneira Tabajara de transferir o TRC para a pasta map do cartão SD.
Abro a pasta MAP do cartão SD e removo o mapa instalado para a pasta backup que criei no pc.
Baixo a versão do TRC na pasta "TRC" que criei no PC. Descompacto o arquivo baixado.
Aí, com o botão direito do mouse arrasto o arquivo descompactado para a pasta "map" do cartão SD.
Simples, rápido e funciona sem nenhum problema.
mantenho o South America na memória do GPS,porque já faço a atualização direto do site Garmim sem ter que mexer em nada e o TCR no cartão SD.
O mesmo procedimento uso para atualizar os POIS fornecido pelo TCR que também deixo no cartão SD.

O TRC está no cartão como: "gmapsupp" em propriedades "gmapsupp.imag"

Desculpe o palavreado mas linguagem técnica pra mim é igual mandarim. :D

DrDreh

#57 Mensagem por DrDreh »

Fiz download do TRC novamente, de outro servidor, para tentar outra vez, já perdi as contas de quantas vezes tentei. rs
Já formatei e reformatei o cartão, FAT32, já tentei vários nomes, pastas Map e Garmin, e nada!
Reli todo o tutorial, segui passo a passo.
Somente os POIs são lidos, o mapa não!
Continuo sem sucesso, até tirei print do cartão SD e fotos do GPS. Realmente não sei onde estou errando!!!
P.S. Postei sim em outro fórum pois não sei mais o que fazer, qualquer ajuda é válida.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

jasgrafica

#58 Mensagem por jasgrafica »

DrDreh,

Está parecendo que vc deletou o arquivo gmapbmap.img - que é o mapa base mundial necessário para o bom funcionamento do GPS.
Normalmente ele fica na pasta oculta .System - verifique, se não estiver lá, busque-o do backup e reponha.

Na falta dele o GPS elege outro e não deixa desmarcar esse 'eleito'.
Pode ser isso...

[]s

Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

Batedor

#59 Mensagem por Batedor »

... e essa hipótese é bem simples de verificar, mesmo sem "ver" se o mapa-base está lá.....

Basta tentar desmarcar esse único mapa aí... Se não conseguir, é porque o mapa-base não existe e esse está fazendo o papel dele, ficando, por conseguinte, bloqueado....

Abs.

DrDreh

#60 Mensagem por DrDreh »

Está lá sim, antes eu nem conseguia ver a pasta System e também nao funcionava, com a ajuda de voces eu visualizei a pasta System e somente fiz backup, não mechi em nada.
Eu consigo desmarcar esse mapa que aparece, aí fica uma tela azul sem mapa nenhum.
Sinceramente desisto! Pior que esse mapa da Garmin é muito ruim aqui no estado!!!

jasgrafica

#61 Mensagem por jasgrafica »

DrDreh,

Delete o arquivo TRC13fev.img da pasta Map do cartão.
Baixe o novo TRC_13.03.img versão para cartão [gmapsupp.img] descompacte, se necessário, numa pasta do PC, troque o nome, mantenha extensão .img e grave-o
no local onde estava o de fevereiro [pasta Map do cartão].

Este que vc tem estou estranhando o tamanho [410.376 KB].
Como só utilizo a versão para PC, cujo instalador é menor, não entendi porque o seu tem esse tamanho todo, praticamente do tamanho da versão mais nova.

Batedor,
Só por curiosidade, vc pode confirmar o tamanho do TRC de fevereiro ?

[]s

Garmin Nuvi 3760

Batedor

#62 Mensagem por Batedor »

Olá jasgrafica....

Eu tenho o TRC_13.02 com o tamanho de 420.225.024

Abs.

jasgrafica

#63 Mensagem por jasgrafica »

Amigo Batedor,
Obrigado. Isso confirma que havia mesmo problema no mapa - embora eu pensasse que ele estava maior. Foi o contrário...
Abs [2 voltas] rssss

DrDreh,
Teste então a substituição como indicado na mensagem anterior - reporte se deu certo.

[]s

Garmin Nuvi 3760

jpgon

#64 Mensagem por jpgon »

Jasgrafica / Batedor,
Boa noite.
A versão para cartão tem 410.376 KB.
Tenho ela ainda no PC descompactada, e a versão do mesmo compactada tem 307.836 KB
A versão para PC do mapa de março descompactado tem 416.736 KB no meu notebook.

Julio
PR

normando

#65 Mensagem por normando »

A minha versão pra cartão está também com 416.736.

jpgon

#66 Mensagem por jpgon »

Normando,
Boa noite.
Está correto, pois estamos relatando em KB, e o Batedor relatou em Bytes=
Eu tenho o TRC_13.02 com o tamanho de 420.225.024
Como é um sistema binário, fazendo a consersão, teremos os 416.376 KB

Julio
PR

DrDreh

#67 Mensagem por DrDreh »

Blz, farei isso hoje à noite.

DrDreh

#68 Mensagem por DrDreh »

GPS 2415LT novo, comprado esse mês.
Atualizei o GPS e mapa original com o software da Garmin
Baixei o novo TRC 13.03
No explorer do windos mostra 416.736 Kb
Nas propriedades (botão direito do mouse) mostra 406 Mb (426.737.664 bytes)
Formatei o cartão SD de 4gb em formato FAT32 (o cartão funciona, o GPS consegue ler os POIs nele)
Criei a pasta Map
Coloquei o arquivo gmapsupp.img
Troquei o nome para TRC_13.03.img
Ejetei o cartão do PC e coloquei no GPS
Liguei o GPS
Fui na lista de mapas e tem somente o Garmin original, não aparece o TRC.

Arquivo no cartão SD

Imagem

Pasta SYSTEM do GPS

Imagem

No GPS aparece somente esse mapa

Imagem
Imagem

Eu consigo tirar a seleção desse mapa, mas aí o GPS fica todo azul, sem mapa.

Esse GPS é novo, 2415LT, será que mudaram algo no software dele?

jasgrafica

#69 Mensagem por jasgrafica »

DrDreh,

Pode estar faltando um pequeno detalhe, inerente a esses novos modelos:

Segure a tecla 'power' até aparecer a mensagem 'Desligar ? s/n'. Escolha 'sim'.

Depois ligue-o normalmente e veja se está '...carregando mapas'.

Esses modelos têm 2 modos de energia: StandyBy e Desligado.
Somente um clique no power não desligará - ele fica em StdBy - e nesse modo não adianta colocar novos mapas,
ele não vai ler. Tem que desligar completamente para ele fazer novo 'boot'. Aí sim.
[Pelo menos no meu é assim - Nuvi 3760].

Veja então se é isso...

[]s

Garmin Nuvi 3760

DrDreh

#70 Mensagem por DrDreh »

Sim, sempre seguro até aparecer o desligar, e quando liga aparece carregando mapas.

Bom coloquei a pasta Map diretamente na raiz do GPS e funcionou, ele leu o TRC!
No cartão ele só lê os POIs, inclusive pergunta se quer copiar.
Mas o mapa TRC ele só lê se colocar dentro do GPS, se deixar no cartão ele não lê.
Doido demais!

jasgrafica

#71 Mensagem por jasgrafica »

Beleza, então.

Vai-se entender essa diferença.... :?:

[]s

Garmin Nuvi 3760

cristianoddos

#72 Mensagem por cristianoddos »

DrDreh, posteriormente você conseguiu acessar direto do cartão SD? Estou com o mesmo problema com o Garmin 2565, vou tentar testar essa sua solução de colocar na memória interna o mapa, só que eu queria mesmo que funcionasse dentro do cartão :( .

seggia

#73 Mensagem por seggia »

ligado e conectado pela porta usb.

cristianoddos

#74 Mensagem por cristianoddos »

seggia, eu não lembro de ter testado dessa forma, em gravar no cartão SD a partir de uma conexão do GPS com o PC, mas posso tentar.

Eu até conseguir fazer os arquivos de POIs e o Mapa aparecerem. Só que o mapa em vez de aparecer "TRC-Brasil 13.05" aparecia "NONE" e não carregava. Gravando na memória interna, deu certo só foi criar uma pasta "Map" e pronto. No SD para aparecer criei uma pasta "Map" e uma pasta "Poi" , mas ai aparece o NONE e nem carregava.

Mas vou continuar testando.

Abraços.

cristianoddos

#75 Mensagem por cristianoddos »

Olá,

Deu certo. Troquei de cartão SD de 2GB para um 4GB classe 4 e coloquei os mapas com o GPS conectado pela porta USB. Agora funcionando corretamente e sem problemas, inclusive já coloquei outros mapas no cartão SD.

Abraços e obrigado a todos.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”