Prezados,
este é meu primeiro post, mas há tempos sigo o trabalho realizado aqui.
Primeiramente gostaria de parabenizar pela iniciativa. Após minha aquisição do GPS Garmin, posso dizer que levei umas 5 pessoas a comprar um gps graças ao mapa do Brasil. E como sou de Belo Horizonte, é impressionante o nível de detalhe que temos de BH!
Bem, vamos ao meu problema. Bizarro, por sinal.
Estou na Europa e venho usando bastante meu GPS pois viajo toda hora. Tudo 1000%!!
Nesta segunda, em mais uma viagem, peguei um carro alugado pela empresa (VW Passat TDI). Até aí, só alegria, um carrão. Saí de Paris e tinha de ir pra uma cidadezinha no interior da Alemanha. (Delírio, poderia aproveitar do carrão nas Autobahns!)
Meu GPS demorou mais que o normal pra pegar o sinal, mas enfim, eu sabia o caminho de saída e vim no rumo certo.
Estranhei que ele não captava o sinal. Com isso, um dos meus colegas que compraram o GPS tb ligou o dele. Também teve problemas na recepção do sinal mas ao menos pegava algo. Resolvi parar o carro pra verificar o que estava se passando, e comer algo.
Deixei minha unidade no carro ligado na bateria e saí pra comer. Quando voltei, percebi que estava com sinal completo!
Nesse meio tempo, meu colega chegou com a unidade dele e dizendo: -Está funcionando!
Respondi, o meu tb.
Assim q ele entrou no carro, continuamos nosso caminho.
Antes mesmo de sair do posto, PERDA DE SINAL nas duas unidades.
Fiquei intrigado. Pensei, será que são os dois? Um atrapalha o outro?
Comecei a suspeitar do carro. Olhei no manual, nada. Parei novamente o carro, GPS's funcionando. Retomava o caminho, paravam. Enfim, desisti, voltei ao velho modo. Seguindo placas.
Deixei minha unidade ligada. E pra minha surpresa, ela voltou a funcionar do nada. E do mesmo modo, parava.
Uma coisa é certa. Com o carro parado (Desligado) ele funciona.
Hoje, voltando para o hotel, ele me pregou outra. Funcionou parte do caminho.
Resolvi fazer testes. Saí desligado rádio, ar condicionado, tudo...
Ele funcionou.
Precisarei muito dele amanhã, espero que ele não me deixe na mão!
Alguém já ouviu falar nisso!? Existe algum nexo nisso? Ou foi pura coincidência?
Minha unidade está na ultima versão disponível pela Garmin. E creio que não seja nenhum problema com ela, pois a do meu colega, que é igual, se comportou da mesma maneira.
Agradeço qualquer luz, desde já.
Garmin Nuvi 200 perdendo satélites
Re: Garmin Nüvi 200 perdendo satélites
Olá
Verifique se o VW Passat tem parabrisas "termico" que dificulta a recepção de satélites.
Aproxime o GPS de uma janela lateral, e verifique se as barras de sinal subiram de intensidade.
Verifique se o VW Passat tem parabrisas "termico" que dificulta a recepção de satélites.
Aproxime o GPS de uma janela lateral, e verifique se as barras de sinal subiram de intensidade.
Vou verificar!
Mas o fato dele funcionar, no mesmo lugar de onde não funciona (preso ao suporte no parabrisa), com o carro parado e desligado não elimina esta opça£o?
Ou esse tal parabrisa tá©rmico é elétrico?
Mas o fato dele funcionar, no mesmo lugar de onde não funciona (preso ao suporte no parabrisa), com o carro parado e desligado não elimina esta opça£o?
Ou esse tal parabrisa tá©rmico é elétrico?
Alguns veículos possuem para-brisas com um filme metálico para proteção térmica. É fato que este filme bloqueia muito os sinais do GPS, mesmo nas unidades de alta-sensibilidade.
Agora, nunca soube de um sistema desses que só funcionasse com o carro ligado.
Agora, nunca soube de um sistema desses que só funcionasse com o carro ligado.
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
Bizonhamente,
hoje cedo tive tempo para testes.
Liguei o gps antes do carro. Tudo ok, sinal perfeito!
Ligo o carro, e saio com o gps funcionando.
No meio do caminho, puff.. Perda de sinal.
Segui meu caminho sozinho.
Ao chegar resolvi fazer testes.
Desliguei o carro. Nada do Gps pegar. Ele só pegou sinal quando o painel desligou e a luz interna do carro desligou.
Liguei a chave, sem ligar o carro. Puff, nada de sinal. Desliguei a chave, assim q a luz interna desliga, ele capta o sinal.
Resolvi mudá-lo de lugar. No lugar de fixá-lo no parabrisa, fixei na minha janela. Mesmos sintomas. Passei pra janela do passageiro atrás do motorista. Ao ligá-lo neste local ele funcionou.
Resolvi voltá-lo para posição de inÃcio. E funcionou mesmo com o carro ligado. Liguei e desliguei o motor algumas vezes, e tudo ok!
To ficando doido!
hoje cedo tive tempo para testes.
Liguei o gps antes do carro. Tudo ok, sinal perfeito!
Ligo o carro, e saio com o gps funcionando.
No meio do caminho, puff.. Perda de sinal.
Segui meu caminho sozinho.
Ao chegar resolvi fazer testes.
Desliguei o carro. Nada do Gps pegar. Ele só pegou sinal quando o painel desligou e a luz interna do carro desligou.
Liguei a chave, sem ligar o carro. Puff, nada de sinal. Desliguei a chave, assim q a luz interna desliga, ele capta o sinal.
Resolvi mudá-lo de lugar. No lugar de fixá-lo no parabrisa, fixei na minha janela. Mesmos sintomas. Passei pra janela do passageiro atrás do motorista. Ao ligá-lo neste local ele funcionou.
Resolvi voltá-lo para posição de inÃcio. E funcionou mesmo com o carro ligado. Liguei e desliguei o motor algumas vezes, e tudo ok!
To ficando doido!
O seu carro tem o "tinted glass" (esta nos specs) e pode ter vidros aquecidos na frente e atras (para evitar embacamento) e essas coisas atenuam muito ou bloqueiam completamente o sinal do GPS. Observe que o aquecimento frontal do vidro exige a instalacao de um filme metalico transparente no para-brisas, o que constitui mais um elemento de atenuacao (mesmo com o veiculo desligado).
Essa atenuacao acaba dificultando a identificacao inicial dos satelites, que e mais demorada mesmo com sinal bom. Com sinal ruim ela demora muito mais, ou nem se completa. Se o carro estiver em movimento, pior ainda.
Supondo que o carro esteja inicialmente parado e o GPS consiga identificar os satelite visiveis num dado momento, pode ser que ele conseguir manter o contato com estes satelites apos o carro ser colocado em movimento, pois o nivel de sinal necessario para so manter o contato e menor. Mas, assim que novos satelites surgirem, o GPS tentara identifica-los, sem sucesso (por causa do sinal muito fraco e pelo fato do carro estar em movimento), e perdera o sinal quando os satelites que ele identificou inicialmente nao estiverem mais visiveis.
Tente rodar com as janelas abertas e desligue o aquecimento dos vidros (nem pergunte como fazer isso, pois meu carro nao tem essas coisas
), para ver se a situacao melhora
(Teclado sem acentos)
Essa atenuacao acaba dificultando a identificacao inicial dos satelites, que e mais demorada mesmo com sinal bom. Com sinal ruim ela demora muito mais, ou nem se completa. Se o carro estiver em movimento, pior ainda.
Supondo que o carro esteja inicialmente parado e o GPS consiga identificar os satelite visiveis num dado momento, pode ser que ele conseguir manter o contato com estes satelites apos o carro ser colocado em movimento, pois o nivel de sinal necessario para so manter o contato e menor. Mas, assim que novos satelites surgirem, o GPS tentara identifica-los, sem sucesso (por causa do sinal muito fraco e pelo fato do carro estar em movimento), e perdera o sinal quando os satelites que ele identificou inicialmente nao estiverem mais visiveis.
Tente rodar com as janelas abertas e desligue o aquecimento dos vidros (nem pergunte como fazer isso, pois meu carro nao tem essas coisas

(Teclado sem acentos)
[]'s Sérgio Barroso
O problema até pode ser devido a atenuaça£o causada pela pelÃcula e tudo. O que me intriga é que ele a s vezes funciona e na maioria das vezes não funciona com a chave na igniça£o.
Mas TODAS as vezes que o carro estão desligado, sem contato na bateria, o gps funciona.
http://iq.garmin.com/eCustomer/KODSelfS ... rom=search
Mas TODAS as vezes que o carro estão desligado, sem contato na bateria, o gps funciona.
http://iq.garmin.com/eCustomer/KODSelfS ... rom=search