Nuvi 3760 travando

Mensagem
Autor
dioneiemme

Nuvi 3760 travando

#1 Mensagem por dioneiemme »

A tempo estou com problemas em meu nuvi 3760, ele trava após alguns minutos de uso, por diversas vezes tentei recupera-lo e já tente várias coisas de várias formas.
A príncipio levantaram a hipótese de o gps estar carregado com o mapa dos EUA, tentei procurar pra removelo mas não achei nenhum arquivo que pudesse remover, porém, hoje após meses do gps jogado na gaveta resolvi tentar novamente.
Na tela do gps, diminuindo o zoom ao máximo, aparece o mapa do mundo inteiro, isso está correto? Não seria por esse motivo que ele trava? Por estar muito carregado de mapas?

Se esse pode ser o problema, como fazer para apagar os mapas não utilizados?

Peço ajuda, antes de colocar o gps fora!! hehe

abss

Dionei
Map 620
Map 76cx
Nuvi 205
Nuvi 3760 -travando

jasgrafica

Re: Nuvi 3760 travando

#2 Mensagem por jasgrafica »

dioneiemme,

Se vai jogar fora, jogue no lixo daqui de casa. rss
Amigo, primeiro configure seu PC para mostrar pastas e arquivos ocultos e de sistema.
Depois plugue o GPS na USB e verifique quantos arquivos com extensão '.img' existem dentro da pasta oculta '.System'
Nessa pasta vc não deve mexer em dois deles: gmapbmap.img e gmaptz.img.
Nos demais arquivos com a extensão referida, poste aqui no tópico os nomes deles.

Depois aguarde as dicas de como fazer com segurança o ajuste necessário - se for realmente culpa de algum mapa - [ou falta de mapa!]
E lembre que DEVE-SE ter um cartão microSD de uns 4Gb para ajudar seu GPS a trabalhar mais organizado e com mais memória livre.

Não apague nada por sua conta. Aguarde as respostas aqui no tópico.

[]s

Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

dioneiemme

#3 Mensagem por dioneiemme »

Jasgrafica

Talveis ai esteja o problema, na pasta .system não tem nenhum desses dois arquivos.

Tem como eu restaurá-los?

Já perdi a paciência com esse gps faz tempo, se dessa vez eu não conseguir fazer ele rodar, mando pro seu lixo! hehe

Abs

Dionei
Map 620
Map 76cx
Nuvi 205
Nuvi 3760 -travando

Batedor

#4 Mensagem por Batedor »

jasgrafica

#5 Mensagem por jasgrafica »

Olá Batedor.
Reparei pela descrição do dioneiemme que talvez esteja faltando o mapa normal de navegação. Pelo relato, eu achei que o mapa 'mundial' que ele tinha
visto ao reduzir o zoom fosse o mapa base 'gmapbmap.img', mas estranhamente e aparentemente o dionei não o encontrou na .System.
Será o mapa normal de navegação fazendo as vezes do mapa base? Se assim for, ao restaurar o base e timezone ele deverá voltar a funcionar normal.

Vamos aguardar o reporte do dioneiemme.

Abs

Garmin Nuvi 3760

dioneiemme

#6 Mensagem por dioneiemme »

Batetor , ontem tentei baixar os arquivos mas ainda não consegui, hoje vou tentar novamente e assim que conseguir posto o resultado.

Jasgrafica, estou tentando anexar um arquivo para lhe mostrar os arquivos da pasta .system mas não estou conseguindo, está dando erro, então vai por aqui mesmo:

667466448.gma 3kb
fs_image.ver 1kb
gmapbmap 49.824kb
gmapbmap.sum 1kb
gmapprom 303.344 kb
gmapprom.sum 1kb
gmaptz 581kb
gmaptz.sum 1kb
gupdate.gcd 49.567kb
locales 77kb
trafficprovider 258kb

Abs

Dionei
Map 620
Map 76cx
Nuvi 205
Nuvi 3760 -travando

jasgrafica

#7 Mensagem por jasgrafica »

Dionei,
Você já tem os mapas gmapbmap.img e gmaptz.img.
Há também o gmapprom.img - que seria o mapa de navegação.

Então aparentemente não é problema de mapa.
Sugiro aguardar um 'diagnóstico' do Batedor - que tem amplo conhecimento sobre o assunto.

Depois prosseguiremos com mais ajudas para tentar retornar seu aparelho ao pleno funcionamento.

[]s

Garmin Nuvi 3760

Batedor

#8 Mensagem por Batedor »

Tchê, agora fiquei com a pulga atrás da orelha......por quê, na relação dos arquivos, exatamente o "gmapbmap" e o "gmaptz" estão SEM as extensões ".img"???? Eles estão assim mesmo (sem as extensões), ou você esqueceu de colocar exatamente neles??

Abs.

dioneiemme

#9 Mensagem por dioneiemme »

Jasgrafica e Batedor

Vi que os arquivos existem, porém, como o Batedor me perguntou, eles aparecem sem a extensão .img, até tentei anexar um printscrn para mostrar mas não estava conseguindo anexar, mas repito, os arquivos estão exatamente como escrito na lista, sem o .img.

Ontem a noite baixei os arquivos que o batedor me indicou, passo eles pro gps ou está não será a solução?

Abss

Dionei
Map 620
Map 76cx
Nuvi 205
Nuvi 3760 -travando

Batedor

#10 Mensagem por Batedor »

dioneiemme, se está assim, então ignore os arquivos baixados daqueles links: Basta acrescentar a extensão ".img" nestes arquivos que já estão na sua memória interna e está resolvido o assunto.

Abs.

Batedor

#11 Mensagem por Batedor »

dioneiemme, complementando:

--> no arquivo "locales", acresça a extensão ".xml", resultando em "locales.xml";

--> no arquivo "trafficprovider", faça a mesma coisa, ficando "trafficprovider.xml";

--> no arquivo "gmapprom", acresça a extensão ".img), ficando "gmapprom.img".

Pronto. Agora vai funcionar tudo.

Abs.

jasgrafica

#12 Mensagem por jasgrafica »

Tô dizendo...
Batedor, vc é fera mesmo! E eu achando que seria 'preguiça' de digitação a falta das extensões. É mais uma que se aprende: conferir TUDO, letra por letra!!!

Valeu, meu amigo!
Espero que dê tudo certo para o Dionei.

Abs aos dois.

Garmin Nuvi 3760

jpgon

#13 Mensagem por jpgon »

Batredor,
Existe alguma explicacao para as extensoes dos arquivos terem desaparecido????
Muito extranho esta ocorrencia.
Mas em informatica, tudo eh possivel.
[]s

Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Batedor

#14 Mensagem por Batedor »

Jpgon....sei lá o que houve, também fiquei matutando por aqui. Vejo somente duas hipóteses:

-> Possível ação de algum programa antivírus,

-> Só se houver uma confissão de equívoco, ou intervenção de terceiros.

Abs.

pu2tki
Contato:

#15 Mensagem por pu2tki »

Antes de renomear os tais arquivos, sugiro verificar se no Windows Explorer não está configurado para 'Ocultar as extensões para tipos de arquivo conhecidos'?
Se estiver setado assim, as extensões estão lá e apenas não estão sendo mostradas. E renomeando, ficarão em duplicidade e o gps não reconhecerá nenhum dos arquivos renomeados. (por exemplo, ficaria gmapbmap.img.img)
Digo isso porque pelos relatos, o base map parece que está sendo lido normalmente pelo gps.
Então fica aqui mais uma dica do porque pode ser que estejam 'sem' as devidas extensões nestes citados arquivos.
Só pra tirar a pulga detrás da sua orelha Batedor... rsrs
[]'s

Alexandre C. Leite (acleite)
nüvi 205 / 255W / 40 / 1490T - eTrex Legend

jpgon

#16 Mensagem por jpgon »

pu2tki
Alexandre, boa noite.
Gostei da "pulga atras da orelha".
Vamos aguardar que nosso amigo dioneiemme
se pronuncie e nos esclareca o que esta ocorrendo.
Vou verificar nas configuracoes do meu Win7 onde estah este parametro de visualizacao de extensoes.
Grato pelo alerta.
[]s

Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Batedor

#17 Mensagem por Batedor »

Jpgon, está logo abaixo da linha "ocultar arquivos protegidos do sistema operacional", aquela que tem que ser "liberada" para exibição dos arquivos ocultos.....

O Alexandre, mais uma vez, está certíssimo na hipótese aventada. E o "dalit" aqui, como usa sempre um outro browser que ignora essas coisas, não se deu conta!

Abs.

pu2tki
Contato:

#18 Mensagem por pu2tki »

:D
Eu na verdade também nem uso Windows no dia-a-dia. (aqui é Linux)
Mas como já vi acontecer isso antes, me lembrei que pode ser isso a causa do 'sumiço' das extensões.
Uma vez a pessoa não conseguia que o gps lesse os mapas e no final era porque estavam com a extensão duplicada. Demorou pra descobrir, mas no final era isso.
Agora já to macaco velho com esse tipo de erro com mapa. rsrs

Alexandre C. Leite (acleite)
nüvi 205 / 255W / 40 / 1490T - eTrex Legend

dioneiemme

#19 Mensagem por dioneiemme »

Pois é, realmente eu nem imaginava que existia essa possibilidade que ocultar as extenções, mas verifiquei agora, e realmente elas estavam ocultas, após desabilitar essa opção as extenções apareceram certinhas, porém, o gps continua travando após alguns minutos.

Ontem percebi, que na parte trazeira dele, ele esquenta muito, isso é normal? Pode ser está a causa do travamento?

Abss

Dionei
Map 620
Map 76cx
Nuvi 205
Nuvi 3760 -travando

jasgrafica

#20 Mensagem por jasgrafica »

Dionei,
Meu GPS é do mesmo modelo que o seu - porém não esquenta tanto como parece ser no seu caso.
Esses aparelhos mais modernos têm circuito de proteção térmica, mas no caso desligaria para não comprometer componentes internos.

Como está travando ao invés de desligar talvez seja defeito físico mesmo [hard] - porventura sofreu alguma queda.
Se vc está utilizando somente um mapa não haveria motivo de travamento - embora possa ocorrer isso com arquivos POIs de alerta 'bichados'.

Experimente atualizá-lo pelo WebUpdater para - pelo menos - descartar a possibilidade de ser hard. MAS ATUALIZE COM BATERIA 'CHEIA'.

E parece que a pulga está agora atrás da minha orelha: no seu primeiro post existe sim a possibilidade de não haver memória suficiente para ele trabalhar
folgado [são 2Gb internos] - por essa causa é que mencionei a necessidade de um cartão externo onde vc poderia alojar os mapas de navegação - dando
a chance do GPS trabalhar mais 'folgado'... e mais organizado.

As variáveis são muitas, mas encontraremos um veredicto!! São 3 pesos-pesados [Acleite, Batedor, Jpgon] mais um meio-médio a te ajudarem... rss

[]s

Garmin Nuvi 3760

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”