GPS maluco!

Mensagem
Autor
Tatanka

GPS maluco!

#1 Mensagem por Tatanka »

Comprei um Garmin Quest já faz um más para usar na moto.
Várias viagens pelo RS testando o GPS e tudo normal até neste feriadão.
peço a ajuda dos demais para tentar resolver/identificar pelo menos, a causa do problema, pois creio possa até ser no mapeamento.

não há como fazer um texto resumido para explicar um problema tão estranho, sendo assim, ai vai a descriça£o completa.
A viagem teve como ponto de partida Porto Alegre,RS e destino final em Chapecó,SC.
Decidimos por paradas de abastecimento/descanço a cada 100Km devido a um elemento novo e pouco
experiente no grupo.

No primeiro trecho de Porto Alegre a Lageado o GPS se comportou de forma normal.
No trecho seguinte, Lageado-Soledade, ocorreu o seguinte:

Na saída de Lageado ele marcava como distancia até Soledade 102Km o que estava correto. Após percorer 1/2 Km entretanto a informaça£o era de que faltavam apenas 32Km ??? !!!!! Esta informaça£o permanecia inalterada no decorrer dos Kms percoridos embora no mapa minha posição atual estivesse correta.

Com cuidado durante a pilotagem apaguei a rota, marquei novamente os pontos e o GPS recalculou novamente.

Mostrava agora 82Km até Soledade (correto) mas bastou mais alguns segundos e novamente bagunçou tudo mostrando agora 23Km.

Julguei que o GPS estava danificado e segui viagem.

Em Soledade aproveitei e fiz a rota do trecho seguinte e.... FUNCIONOU PERFEITAMENTE!!!
O mesmo aconteceu nos demais trechos, tudo funcionava direitinho.

Pensei... Algum problema passageiro/intermitente sei lá...

Engano meu. No retorno pelas mesmas rodovias e no MESMO trecho Soledade-Lageado (agora sentido inverso) o MESMO PROBLEMA!!!

GPS: Garmin Quest (alimentado pela bateria da moto)
Mapas: Tracksource TRR e TM 5.05 (TM carregado mas sempre desativado e não usado para fazer os roteamentos)

O único erro que percebi no trecho problemático, foram as distâncias incorretas. O traçado estava correto (acompanhando a rodovia) e a minha posição atual no mapa do GPS também estava sempre correta.

Poderia ser um problema de GPS sempre no mesmo trecho????
Poderia ser algum erro no mapeamento??
E porque, logo após calcular a rota ele apresenta a distância correta mostrando a errada somente após
percorrer menos de 1km?

Alguém já teve uma experiência parecida?

Obrigado.

Tatanka

Re: GPS maluco!

#2 Mensagem por Tatanka »

Mais uma informaça£o... Acabei de simular a rota no GPS aqui em casa e... Mesmo problema no mesmo trecho. Pode ser mesmo algum problema no mapeamento?

Abraços.

Tatanka

#3 Mensagem por Tatanka »

Desculpem deveria de ter feito este teste antes de postar a última.
O problema deve ser com o mapa TRR 5.05 (pelo menos).

Refiz o teste de simulaça£o carregando no GPS apenas o TRR. Fiz uma rota de Pouso Novo,RS para Soledade,RS.
A mesma rota no Mapsource (com o mesmo TRR) dá uma distância de 58.7 (correta). No GPS no entanto dá uma distância de 30Km!!!!
Pra fazer a "prova dos nove" refiz a rota no GPS usando o mapa base que vem com ele e funcionou perfeitamente.

Ou seja, o problema pode ser reproduzido fora de campo simulando o percurso da rota acima citada no meu GPS e usando o TRR 5.05.

Gostaria agora de saber se é incompatibilidade do tracksource com meu Quest ou isso ocorre em outros GPS também.

Alguem poderia testar?

Abraços.

mhcosta

#4 Mensagem por mhcosta »

Caro tatanka,

pelo que vc descreveu, seu aparelho aparentemente esta funcionando correto, so em alguns trechos ele apresentou o problema no calculo da distancia percorrida e a distancia a percorrer, porem, visualmente o mapa apresentava a sua posicao correta.

nao tenho muita experiencia, mas pela sua descricao me arrisco a dizer que existe algum problema no roteamento em um dos trechos que vc percorreu. é bem provavel que algum trecho apresente algum problema ou ainda nao estaja 100% roteavel.

talvez fosse interessante vc reportar o problema ao desenvolvedor do mapa da area. ele provavelmente é a pessoa mais indicada para identificar o que pode ter ocorrido.

nqnnospam

#5 Mensagem por nqnnospam »

Fiz um teste no meu 60CSx, não consegui reproduzir o problema completamente. Existe uma diferença entre o GPS e o Mapsource, mas ela é só de 2 km.

A distância inicial é 56,7 km, no GPS, e 58,7 km, no Mapsource.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Tatanka

#6 Mensagem por Tatanka »

Testei novamente.

Baixei desta vez o TRC 5.05 e enviei ao GPS o RS e parte de SC.
Após fiz a rota em questão no Mapsource (58.7Km) e enviei ao GPS.
Fiz a mesma rota no próprio GPS também.

Em ambos os casos a mesma coisa, distance to dest 31Km :(

Mas tenho novos e interessantes dados. Ao fazer a rota e pedir para o GPS mostrar os detalhes da rota ele mostra a distância total corretamente mas assim que pedir pra simular a rota ele muda para 31Km. Na situaça£o real ocorreu o mesmo. Ao sair do posto de gasolina a distance to dest estava 58.7 mas logo após eu começar a me locomover mudou pra 31Km.

Descobri também que não é apenas neste trecho.
Ex:

Bage,RS para Santana do Livramento,RS funciona legal.
Guaiba,RS para Pelotas,RS funciona legal.
Passo Fundo,RS para Vacaria,RS dá problema marca 37Km !!!!!

Como já havia dito, simulando com o mapa base do GPS funciona tudo corretamente e como fuciona com o mapa base não creio que se possa creditar o erro ao GPS. Provavelmente há alguma incompatibilidade do tracksource com o Garmin Quest ou outros GPS Garmin.

De qualquer forma estou inseguro em usá-lo desta forma.

Abraços.

Wallace
Contato:

#7 Mensagem por Wallace »

Reparou se em algum momento ele não deixa de seguir as vias e vai em linha reta?
Se tiver a opça£o de não permitir o recalculo automatico do roteamento pode ser interesante para verificar quando ele quer recalcular o roteamento.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Tatanka

#8 Mensagem por Tatanka »

Fiquei olhando toda a simulaça£o de um trecho e ele segue a via direitinho até o destino.
Posso pedir pra recalcular mas não soluciona o erro.

De qualquer forma, no caso de Passo Fundo, RS a Vacaria, RS mesmo em linha reta nunca daria apenas 37Km hehehe.

Fiz mais testes com varias outras rotas do TRC 5.05 e a mesma coisa algumas funcionam outras não.

não tenho como trocar o aparelho pois o cara da loja vai fazer o mesmo teste que eu... Fazer a rota no mapabase e vai funcionar direitinho. Dai ele vai dizer... Olha o problema é esses outros mapas!!!

Gostaria de ter versões anteriores do tracksource pra testar mas a menor que tenho é a 5.04 (que também dá o mesmo problema)

Alguem mais tem um Quest pra eu ver se o problema é com Tracksource-Quest ou Tracksource-MeuQuest?

Abraços.

Tatanka

#9 Mensagem por Tatanka »

Acabei de testar usando os mapas do Proyecto Mapear da Argentina... Funcionaram as 18 rotas que fiz sem qualquer problema.
Descarto então ser um problema do Garmin Quest e sim incompatibilidade do Tracksource com o Quest a princípio.

mhcosta

#10 Mensagem por mhcosta »

caro tatanka,

continuo achando que deve haver algum trecho dos mapas que vc esta utilizando do TRC 5.05 que ainda nao estao totalmente roteaveis.

entre em contato com o desenvolvedor deste mapa e tire essa duvida com ele.

a principio, os mapas do tracksource sao totalmente compativeis com os aparelhos Garmin, independente do modelo.

abs,
marcelo

Tatanka

#11 Mensagem por Tatanka »

Pode ser erro no roteamento do TRC sim é claro. Mas se for, existem vários conforme vou avançando na pesquisas pelo RS.
Fiz alguns testes em SP também e encontrei os mesmos problemas, alguns invertidos ou seja, a distancia ao destino derrepente aumenta surpreendentemente.

Usei a rota Passo Fundo,RS para Vacaria,RS e fiz um print scrren das telas do GPS para demostrar o problema.

Saindo de Passo fundo (destino a 174Km)
Imagem

Saindo da RS153 e entrando na BR285
Imagem

já na BR285 (destino a 36Km)
Imagem

Percebi que logo após tomar a BR285 o cursor enlouqueceu por alguns instantes e depois seguio pela BR285 como esperado porém com a distancia ao destino ERRADA!

também todas as informações pertinentes a navegação da rota se perdem neste momento deixando a utilidade de "guidance" bem reduzida :(:(:(

Abraços.

Tatanka

#12 Mensagem por Tatanka »

Acabei de descobrir que certos roteamentos simplesmente travam o GPS. Logo após ele desliga e liga de novo :(

já coloquei a última Versão do firmware (4.10) mas não adiantou. A Garmin não vai cobrir a garantia com um erro que ocorre em mapas que não os deles.

já to sem esperança :(

Abraços.

Wallace
Contato:

#13 Mensagem por Wallace »

Bem aqui em SP sempre funcionou direitinho, seja no 60 CSx ou no 276C.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Tatanka

#14 Mensagem por Tatanka »

OK.
Pois bem como reporto isso a algum desenvolvedor?
Abraços.

nqnnospam

#15 Mensagem por nqnnospam »

Por favor, envie um .gdb com exatamente os mesmos pontos iniciais e finais que você usou em cada teste.

Usando as cidades que você menciona, não consigo reproduzir no 60CSx este problema das distâncias estimadas.

Estas maluquices na cursor de posição atual, no modo de simulaça£o, eu já notei algumas vezes.

[]'s Sérgio Barroso

Tatanka

#16 Mensagem por Tatanka »

não sei se estou enviando da forma correta. Mas ai estão!
Renomeie o arquivo erro.txt para erro.gdb.

De qualquer forma é simples, no Mapsource com a ferramente de fazer rotas clique na cidade de Passo Fundo,Rs e depois na cidade de Vacaria,Rs. tá¡ feita a rota.

Usando o TRC 5.05

1) Inicie a simulaça£o.
2) A distância total deverá ser por volta de 177Km.
3) Aguarde de 5 a 7 Km até ele entrar na BR285, neste ponto no Quest a distância até o destino muda para 36Km.

O problema parece ocorrer principalmente em cruzamento de rodovias ou mudanças de pista dupla pra pista simples.

Abraços e obrigado.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Tatanka

#17 Mensagem por Tatanka »

Na possibilidade de ser comprovado ser uma incompatibilidade Tracksource/Quest já deixo aqui minhas dúvidas.
Comprei este GPS faz 1 más (antes eu usava um GPSMap76S) porque é a prova da a¡gua e pode ser usado em motos. Se for o caso vou tentar (vai ser difícil) trocar ou abater o valor deste por um outro. O Zumo, também feito pra ser usado em motocicletas, é muito caro. Que outras alternativas eu teria?

Abraços.

Wallace
Contato:

#18 Mensagem por Wallace »

276C

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Tatanka

#19 Mensagem por Tatanka »

Olá Sérgio chegou a fazer algum teste com a rota?

Abraços.

nqnnospam

#20 Mensagem por nqnnospam »

Testei sim, mas não consigo reproduzir o problema.

Veja abaixo na sequência (da esquerda para a direta, e de cima para baixo).
todos.png
Note também que, na página onde estão listadas as manobras, as distâncias estão consistentes.

Será que você não estão confundindo os campos? Veja que no meu aparece claramente "Dist do Dest" (Distance do Destination), que é a distância até o destino.

Será que não há um bug no Quest? você já verificou se há atualizações disponíveis? Os modelos da série H, por exemplo, tinham um bug exatamente no algoritmo de cálculo de distâncias, que a Garmin só conseguiu corrigir depois de uma série de atualizações no firmware.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

[]'s Sérgio Barroso

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”