garmin 1490
-
Re: garmin 1490
Olhudo,
Não delete NADA do GPS. Pode matar o bichinho de vez.
Vc pode tranquilamente ter vários mapas para utilizar. Basta saber como e onde instala-los.
Vamos por partes.
Vc já tem um mapa [EUA] original. Ele está na memória interna do aparelho. Tudo bem. Deixe o danado quieto lá.
Entretanto, vai precisar de um cartão microSD [se não já tiver] de uns 2 ou 4Gb.
No CARTÃO deverão existir 3 pastas, todas na raiz: /Garmin, /Map, /Poi
Se não existem, CRIE-AS com o Explorer.
Baixe no site tracksource.org.br o mapa TRC-Brasil - VERSÃO PARA CARTÃO SD.
Descompacte o arquivo para uma pasta do PC. Vai aparecer um arquivo de nome 'gmapsupp.img' - copie este arquivo
e cole-o dentro da pasta /Garmin do CARTÃO mas antes observe - caso já tenha um cartão no aparelho - se já não existe um arquivo
lá com o mesmo nome. Se tiver, então seria talvez o arquivo EUA original que deveria estar na memória interna do GPS. Para não ser
sobrescrito pelo TRC faça um backup dele para o PC.
Continuando... o arquivo que vc baixou do tracksource [gmapsupp.img] deverá finalmente ir para a pasta /Garmin do cartão.
PRONTO. Vc já instalou o mapa mais apropriado para o Brasil [e para DF]. E de quebra ficou ainda com o EUA original. [no backup ou na memória interna].
Só falta agora instalar os alertas [radares, lombadas, ...].
No próprio site tracksource tem o pacote. Siga as instruções dadas lá para baixá-lo. Depois de descompactados os arquivos, vc terá vários xxxxxxx.gpi
que são os alertas. Copie-os para a pasta /Poi DO CARTÃO.
PRONTO DE NOVO. Agora vc já tem o mapa e os alertas instalados. É só aproveitar e navegar!
Vc deve estar se perguntando: e pra que serve a pasta /Map do cartão? Tenha paciência. Mais tarde vai saber. Deixe a bichinha lá.
E lembre-se da 'regra de ouro': NUNCA ALTERAR ARQUIVOS INTERNOS DO GPS e SEMPRE GRAVAR MAPAS E ALERTAS NO CARTÃO SD.
Mais outra: Nas configurações do aparelho [meus mapas] SÓ DEIXE UM mapa ativo por vez.
É só isso.
Ps: o seu GPS, versão LMT teria [lá fora, EUA] atualizações de mapas Garmin 'lifetime', isto é, sempre. Não vale para o Brasil.
E o T final significa a possibilidade de informações de Trânsito online [usando mapas Garmin] em cidades que já possuem esse serviço.
[]s
Não delete NADA do GPS. Pode matar o bichinho de vez.
Vc pode tranquilamente ter vários mapas para utilizar. Basta saber como e onde instala-los.
Vamos por partes.
Vc já tem um mapa [EUA] original. Ele está na memória interna do aparelho. Tudo bem. Deixe o danado quieto lá.
Entretanto, vai precisar de um cartão microSD [se não já tiver] de uns 2 ou 4Gb.
No CARTÃO deverão existir 3 pastas, todas na raiz: /Garmin, /Map, /Poi
Se não existem, CRIE-AS com o Explorer.
Baixe no site tracksource.org.br o mapa TRC-Brasil - VERSÃO PARA CARTÃO SD.
Descompacte o arquivo para uma pasta do PC. Vai aparecer um arquivo de nome 'gmapsupp.img' - copie este arquivo
e cole-o dentro da pasta /Garmin do CARTÃO mas antes observe - caso já tenha um cartão no aparelho - se já não existe um arquivo
lá com o mesmo nome. Se tiver, então seria talvez o arquivo EUA original que deveria estar na memória interna do GPS. Para não ser
sobrescrito pelo TRC faça um backup dele para o PC.
Continuando... o arquivo que vc baixou do tracksource [gmapsupp.img] deverá finalmente ir para a pasta /Garmin do cartão.
PRONTO. Vc já instalou o mapa mais apropriado para o Brasil [e para DF]. E de quebra ficou ainda com o EUA original. [no backup ou na memória interna].
Só falta agora instalar os alertas [radares, lombadas, ...].
No próprio site tracksource tem o pacote. Siga as instruções dadas lá para baixá-lo. Depois de descompactados os arquivos, vc terá vários xxxxxxx.gpi
que são os alertas. Copie-os para a pasta /Poi DO CARTÃO.
PRONTO DE NOVO. Agora vc já tem o mapa e os alertas instalados. É só aproveitar e navegar!
Vc deve estar se perguntando: e pra que serve a pasta /Map do cartão? Tenha paciência. Mais tarde vai saber. Deixe a bichinha lá.
E lembre-se da 'regra de ouro': NUNCA ALTERAR ARQUIVOS INTERNOS DO GPS e SEMPRE GRAVAR MAPAS E ALERTAS NO CARTÃO SD.
Mais outra: Nas configurações do aparelho [meus mapas] SÓ DEIXE UM mapa ativo por vez.
É só isso.
Ps: o seu GPS, versão LMT teria [lá fora, EUA] atualizações de mapas Garmin 'lifetime', isto é, sempre. Não vale para o Brasil.
E o T final significa a possibilidade de informações de Trânsito online [usando mapas Garmin] em cidades que já possuem esse serviço.
[]s
Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA
Batedor, muito obrigado pela sua disposição em me ajudar.
Fico mais tranquilo em saber que um expert como vc possui tb um 1490.
Porém, acho que ainda tenho pendências a resolver.
Baixei os arqs que me enviou. No total, a pasta tem 469 MB. Está no sd card.
Tentei movê-la toda para a mem do GPS. Não tinha espaço suficiente.
Fui retirando as pastas repetidas até que sobrou somente a System.
O grande probl é essa pasta. Acho que meu GPS não passou no contr de qualidade deles.
Ela possui muitos arqs e eu não consigo sequer copiá-los pro HD do meu comp.
Inclusive, já desmarquei a opção oculto nas propriedades da pasta.
Tem algo de muito estranho com o meu ap.
Dentro da pasta System, tem as subpastas: Diag; ExData; Logs; RemoteSW; sqlite.
Olha que loucura: Dentro da pasta Diag tem as sub pastas EventLogs e Shutdowns. Qdo vou nas propriedades desta última, consta conteúdo de 32,2 GB.
Por isso, não consigo transferir a pasta que me enviou para a mem do GPS ( o que é imprescindível, certo), embora o drive F apareça explorer com conteúdo livre de 196 MB livres do total de 1,76 GB.
Faz idéia do que esteja acontecendo aqui, brother??? Seria viável eu limpar o conteúdo da mem interna e instalar o backup da pasta System também?
Se vc quiser compreender melhor e puder continuar me ajudando a resolver essa pica, salvei todas as telas do explorer (print screen) em arq do word. Posse te mandar por e-mail.
ùltima questão: qdo eu tento instalar o MapSource, clico em avançar e aparece pra mim a msg: Previous MapSource not found. Setup will terminate.
Desc o testamento. Não me abandone nessa luta, parceiro. Por favor. Estou perdidim.
Obrigado. Abrçs. Wiliam
Fico mais tranquilo em saber que um expert como vc possui tb um 1490.
Porém, acho que ainda tenho pendências a resolver.
Baixei os arqs que me enviou. No total, a pasta tem 469 MB. Está no sd card.
Tentei movê-la toda para a mem do GPS. Não tinha espaço suficiente.
Fui retirando as pastas repetidas até que sobrou somente a System.
O grande probl é essa pasta. Acho que meu GPS não passou no contr de qualidade deles.
Ela possui muitos arqs e eu não consigo sequer copiá-los pro HD do meu comp.
Inclusive, já desmarquei a opção oculto nas propriedades da pasta.
Tem algo de muito estranho com o meu ap.
Dentro da pasta System, tem as subpastas: Diag; ExData; Logs; RemoteSW; sqlite.
Olha que loucura: Dentro da pasta Diag tem as sub pastas EventLogs e Shutdowns. Qdo vou nas propriedades desta última, consta conteúdo de 32,2 GB.
Por isso, não consigo transferir a pasta que me enviou para a mem do GPS ( o que é imprescindível, certo), embora o drive F apareça explorer com conteúdo livre de 196 MB livres do total de 1,76 GB.
Faz idéia do que esteja acontecendo aqui, brother??? Seria viável eu limpar o conteúdo da mem interna e instalar o backup da pasta System também?
Se vc quiser compreender melhor e puder continuar me ajudando a resolver essa pica, salvei todas as telas do explorer (print screen) em arq do word. Posse te mandar por e-mail.
ùltima questão: qdo eu tento instalar o MapSource, clico em avançar e aparece pra mim a msg: Previous MapSource not found. Setup will terminate.
Desc o testamento. Não me abandone nessa luta, parceiro. Por favor. Estou perdidim.
Obrigado. Abrçs. Wiliam
wtazevedo, vou te ajudar no que eu souber. Para isso já te peço: Não mexa em nada do que está na memória interna, por ora. Primeiro mande os "prints" que você tem pro meu email "batedor@gmail.com".
Quanto à instalação do MapSource, não se preocupe. Tão logo a gente resolva o pepino do GPS, eu te digo como fazer para instalá-lo sem que ele fique enchendo saco pedindo "instalações anteriores", OK?
Aguardo.
Abs.
Quanto à instalação do MapSource, não se preocupe. Tão logo a gente resolva o pepino do GPS, eu te digo como fazer para instalá-lo sem que ele fique enchendo saco pedindo "instalações anteriores", OK?
Aguardo.
Abs.
-
Garmin update nuvi 13xx e 14xx series versão 5.80
http://www8.garmin.com/support/download ... p?id=4551
Change History
Changes made from version 5.70 to 5.80:
Updated to comply with France Safety Camera decree.
Fixed an error that caused a restart message to frequently appear on nuvi 1300 and 1400 series devices.
Changes made from version 5.40 to 5.70:
Added new Fleet Management Interface features.
Fixed Fleet Management Interface errors.
Added support for Maged, a new Arabic text-to-speech voice language.
Fixed an error that caused TrafficMaster UK subscription to display as 'New Subscription' when using a GTM 25.
Fixed map display errors.
Fixed POI search errors.
Fixed route calculation and display errors.
Fixed an error that caused location information to not appear on the Go! page for certain Points of Interest.
Changes made from version 5.30 to 5.40:
Fixed an error that sometimes caused the loss of audio and Bluetooth after a software update.
Improved software stability.
Changes made from version 5.20 to 5.30:
Fixed an error that caused some third-party maps to draw incorrectly.
Changes made from version 5.10 to 5.20:
Made several map-drawing improvements.
Fixed several FMI-related issues.
Fixed an error that caused the wrong keyboard to display for certain regions.
Fixed an error that caused audio and Bluetooth features to not function unless the unit was restarted.
Fixed an error that caused the device to prompt users to turn the wrong direction on certain routes.
Fixed an error that caused routes to calculate slowly.
Changes made from version 5.00 to 5.10:
Added Brazilian Portuguese Language Support.
Corrected Greek Language Support.
Changes made from version 4.90 to 5.00:
Added support 'Recommended by Mapa' on extended listing Points of Interest in Israel.
Added support for mobile safety cameras in Russia and corrected an issue displaying the full safety camera text.
Corrected several FMI-related issues.
Corrected several issues with ecoRoute HD.
Corrected several issues with the Language Guide.
Corrected an issue that prevented addresses with letters in them from displaying properly when typed in the keyboard.
Corrected an issue displaying the full text for Safety Cameras.
Corrected an issue that caused screen flicker on the wide screen unit displays.
Improved stability.
Utilizem o programa WebUpdater para atualizar seus GPS.
Pra quem não tem o programa instalado, baixem em: http://www8.garmin.com/support/collecti ... -99999-27
http://www8.garmin.com/support/download ... p?id=4551
Change History
Changes made from version 5.70 to 5.80:
Updated to comply with France Safety Camera decree.
Fixed an error that caused a restart message to frequently appear on nuvi 1300 and 1400 series devices.
Changes made from version 5.40 to 5.70:
Added new Fleet Management Interface features.
Fixed Fleet Management Interface errors.
Added support for Maged, a new Arabic text-to-speech voice language.
Fixed an error that caused TrafficMaster UK subscription to display as 'New Subscription' when using a GTM 25.
Fixed map display errors.
Fixed POI search errors.
Fixed route calculation and display errors.
Fixed an error that caused location information to not appear on the Go! page for certain Points of Interest.
Changes made from version 5.30 to 5.40:
Fixed an error that sometimes caused the loss of audio and Bluetooth after a software update.
Improved software stability.
Changes made from version 5.20 to 5.30:
Fixed an error that caused some third-party maps to draw incorrectly.
Changes made from version 5.10 to 5.20:
Made several map-drawing improvements.
Fixed several FMI-related issues.
Fixed an error that caused the wrong keyboard to display for certain regions.
Fixed an error that caused audio and Bluetooth features to not function unless the unit was restarted.
Fixed an error that caused the device to prompt users to turn the wrong direction on certain routes.
Fixed an error that caused routes to calculate slowly.
Changes made from version 5.00 to 5.10:
Added Brazilian Portuguese Language Support.
Corrected Greek Language Support.
Changes made from version 4.90 to 5.00:
Added support 'Recommended by Mapa' on extended listing Points of Interest in Israel.
Added support for mobile safety cameras in Russia and corrected an issue displaying the full safety camera text.
Corrected several FMI-related issues.
Corrected several issues with ecoRoute HD.
Corrected several issues with the Language Guide.
Corrected an issue that prevented addresses with letters in them from displaying properly when typed in the keyboard.
Corrected an issue displaying the full text for Safety Cameras.
Corrected an issue that caused screen flicker on the wide screen unit displays.
Improved stability.
Utilizem o programa WebUpdater para atualizar seus GPS.
Pra quem não tem o programa instalado, baixem em: http://www8.garmin.com/support/collecti ... -99999-27
Pessoal, possuo o gps 1490t e estou satisfeito. Entretanto, uma funcionalidade que eu tinha no meu antigo GPS Garmin Nuvi 760 nãoo estou conseguindo ter neste 1490t. Consiste em fazer com que no mapa apareça o nome dos meus favoritos ao me aproximar deles. Neste GPS 1490t aparece apenas um ponto indicando a existência de um favorito, mas não diz qual é o seu nome. Pergunto : esta funcionalidade existe no 1490t ? Caso contrário, há algum modelo novo da GARMIN que tenha ?
jasgrafica
muito obrigado pelo passo a passo, comprei meu cartao sd hoje e já fiz tudo que você recomendou! Vou botar pra rodar agora o bichinho, vou testá-lo agora para ver se deu tudo certo!
Estou muito grato pela sua ajuda, grande abraço!!!
PS.: A pasta MAP vou descobrir pra que serve quando? rsrs
abraçao
muito obrigado pelo passo a passo, comprei meu cartao sd hoje e já fiz tudo que você recomendou! Vou botar pra rodar agora o bichinho, vou testá-lo agora para ver se deu tudo certo!
Estou muito grato pela sua ajuda, grande abraço!!!
PS.: A pasta MAP vou descobrir pra que serve quando? rsrs
abraçao
Quando eu ligo o GPS ele fala assim:
Novos dados adicionais encontrados no cartão. Deseja instalar esses dados para que eles estejam disponíveis se o cartão for removido?
Dai eu cliquei nao, com medo de ele substituir tudo da memoria interna pelo que da no SD. Eu devo botar SIM ou NÃO?
Em outro topico, encontrei um usuario falando pra renomear o arquivo "gmapsupp.img" para "gmapprom.img" e colocar na pasta MAP.
Agora não entendi o que devo fazer...
abs
Novos dados adicionais encontrados no cartão. Deseja instalar esses dados para que eles estejam disponíveis se o cartão for removido?
Dai eu cliquei nao, com medo de ele substituir tudo da memoria interna pelo que da no SD. Eu devo botar SIM ou NÃO?
Em outro topico, encontrei um usuario falando pra renomear o arquivo "gmapsupp.img" para "gmapprom.img" e colocar na pasta MAP.
Agora não entendi o que devo fazer...
abs
Olhudo,
Quando o GPS fala: "Novos dados adicionais encontrados no cartão. Deseja instalar esses dados para que eles estejam disponíveis se o cartão for removido?", ele está se referindo a POIs (pontos de alerta diversos, tipo radares, semaforos, etc... e não mapas. Responda SIM que ele os instalará (os POIs) na memória interna.
Abs.
Quando o GPS fala: "Novos dados adicionais encontrados no cartão. Deseja instalar esses dados para que eles estejam disponíveis se o cartão for removido?", ele está se referindo a POIs (pontos de alerta diversos, tipo radares, semaforos, etc... e não mapas. Responda SIM que ele os instalará (os POIs) na memória interna.
Abs.
-
Olhudo,
A pasta /Map do cartão SD irá servir quando vc tiver mais de um mapa para instalar. O mapa principal normalmente fica na pasta /Garmin [do cartão] e se
vc quiser adicionar outros mapas [CityNavigator, AutoGuia, Mapear] eles devem ir então para a dita pasta /Map [do cartão], tendo o cuidado de renomear cada um
deles - que vêm sempre como 'gmapsupp.img' - para por exemplo: CityNavigator.img, AutoGuia.img, Mapear.img.
Manjou agora pra que serve a pasta /Map? Simples. Nesse caso de vários mapas, escolha na configuração do GPS SÓ UM para utilizar por vez.
E o usuário que falou pra renomear o gmapsupp.img para gmapprom.img e colocar na famosa pasta /Map não vai te adiantar muito. Deixa o gmapsupp.img quieto
lá na pasta /Garmin - é o TRC-Brasil, né? Quando for atualizar este mapa pra nova versão [final do mês] o novo vai substituir o antigo. Os demais mapas que
estiverem na pasta /Map não vão ser mexidos. Eles, se vc atualizar, grave no mesmo lugar, renomeados, substituindo os antigos. De novo, bem simples.
O Batedor já explicou da pergunta do GPS sobre os arquivos de alerta. Eu sempre respondo SIM para não haver mais perguntas, mas observe que um belo dia
que vc for atualizar os alertas, procure o pacote do mesmo site para haver a substituição automática - os arquivos vêm com o mesmo nome - porque se baixar
pacote de outro site vc terá que apagar manualmente os arquivos antigos da pasta /POI do GPS senão vai acumular alertas e é uma chatice.
Retribuo o abraço. Tamos aí.
A pasta /Map do cartão SD irá servir quando vc tiver mais de um mapa para instalar. O mapa principal normalmente fica na pasta /Garmin [do cartão] e se
vc quiser adicionar outros mapas [CityNavigator, AutoGuia, Mapear] eles devem ir então para a dita pasta /Map [do cartão], tendo o cuidado de renomear cada um
deles - que vêm sempre como 'gmapsupp.img' - para por exemplo: CityNavigator.img, AutoGuia.img, Mapear.img.
Manjou agora pra que serve a pasta /Map? Simples. Nesse caso de vários mapas, escolha na configuração do GPS SÓ UM para utilizar por vez.
E o usuário que falou pra renomear o gmapsupp.img para gmapprom.img e colocar na famosa pasta /Map não vai te adiantar muito. Deixa o gmapsupp.img quieto
lá na pasta /Garmin - é o TRC-Brasil, né? Quando for atualizar este mapa pra nova versão [final do mês] o novo vai substituir o antigo. Os demais mapas que
estiverem na pasta /Map não vão ser mexidos. Eles, se vc atualizar, grave no mesmo lugar, renomeados, substituindo os antigos. De novo, bem simples.
O Batedor já explicou da pergunta do GPS sobre os arquivos de alerta. Eu sempre respondo SIM para não haver mais perguntas, mas observe que um belo dia
que vc for atualizar os alertas, procure o pacote do mesmo site para haver a substituição automática - os arquivos vêm com o mesmo nome - porque se baixar
pacote de outro site vc terá que apagar manualmente os arquivos antigos da pasta /POI do GPS senão vai acumular alertas e é uma chatice.
Retribuo o abraço. Tamos aí.
Garmin Nuvi 3760
jasgrafica e batedor
sensacional a colaboração de vocês dois!
este topico deveria ser fixado, rs
tá tudo explicado aqui!
Muito obrigado, eu era newbie no quesito GPS, mas agora com as explicações fornecidas por vocês já não me sinto um iniciante.
abraço e obrigado novamente!
sensacional a colaboração de vocês dois!
este topico deveria ser fixado, rs
tá tudo explicado aqui!
Muito obrigado, eu era newbie no quesito GPS, mas agora com as explicações fornecidas por vocês já não me sinto um iniciante.
abraço e obrigado novamente!