Garmin Nuvi 1490T

Mensagem
Autor
renatafig

Garmin Nuvi 1490T

#1 Mensagem por renatafig »

Desculpem mas acho que fiz a pergunta no lugar errado. Sendo assim, vou colocá-la novamente neste forum.
Comprei meu GPS em Maio/2011 e não faço outra coisa nas horas vagas que não seja ler e reler várias perguntas e respostas do portal; coloquei na busca: "atualizar GPS Nüvi 1490T" - "instalar mapas no SD" - "configurar GPS com mapas do Brasil" e, sinto muito, não encontrei nada específico que tenha funcionado com meu GPS. Segui o norte mas não deu certo. Vejam meu problema:
1) - Atualizei e instalei em meu laptop os seguintes programas: - a)- Garmin WebUpdater; b) - Garmin MapSource; c) - Garmin POI Loader e d) - Garmin Training Center.
2) - Depois fiz o download do TCR Brasil mas quando extraí os arquivos para instalar não aparece nada na pasta exceto o arquivo gmapsupp.img que não é executável (.exe). Ao pesquisar em Adicionar/Remover Programas, curiosamente encontrei o Programa TCR instalado, só que não funciona e não dá para entender porquê. Quando executo o MapSource, o mapa do TRC não aparece lá como é demonstrado nos tutoriais. Já instalei e desinstalei "n" vezes estes programas, sem sucesso.
3) - Fiz download de outros mapas do TrackSource (Estradas, Lombadas, Perigo, Polícia) conforme sugerido mas quando tento extrair do .zip vem a mensagem de que o arquivo está inválido ou corrompido. Também já removi e fiz download "n " vezes para ver se conseguia resultado diferente.
4) - Os tutoriais ensinam a fazer o download do City Navigator e dos POIs mas como não consegui os anteriores nem me aventurei com mais estes dois.
5) - Comprei um cartão SD 4GB pois entendi que isso seria necessário para instalar os mapas do Brasil e deixar o GPS rodar mais leve; inseri pastas com o nome Garmin, uma pasta Map e uma POI e copiei o arquivo do TRC para a pasta Map. Até allterei o nome do gmapsupp.img conforme alguns vídeos ensinam mas como ele não abre mesmo, de nada adiantou.
6) - Por fim, já assisti o tutorial do site "cursosdegps" por umas 20 vezes e outros mais em espanhol para complementar, mas tem alguma coisa errada nisso. Parece que falta um elo de comunicação porque se eu sigo o passo a passo, mesmo considerando uma leve diferença nas páginas abertas no demonstrativo com as atuais, não encontro o mesmo resultado que é explicado nos tutoriais.
Portanto, por favor, será que alguém pode me ajudar. Eu ficarei muito agradecida mesmo, se puderem me indicar um tutorial mais efetivo ou talvez mais recente, qualquer coisa mais clara para uma pessoa velhinha e totalmente leiga em GPS como eu. Estou realmente muito perdida e frustrada com tudo isso. Desculpem-me uma vez mais.

lufesc

Re: Garmin Nuvi 1490T

#2 Mensagem por lufesc »

Olá Renata.
Veja bem, no seu caso o GPS Garmin 1490T deve ser da serie 1T..; 2T.. ou 3T... os arquivos de Mapas sao armazenados na memória, na pasta (.System), cujos arquivos são: gmapprom.img e os demais mapas gmapprom1.img, gmapprom2.img e assim sucessivamente. E, no cartão SD são armazenados na pasta ( Map ).

Agora, nas demais series os mapas são armazenados na memória, na pasta (Garmin), cujos arquivos são: gmapsupp.img; gmapsupp1.img etc. E, no cartão SD são armazenados na pasta (Map).

Faço isso em todas atualizações nos GPSs Garmin 1490T e 205W. Por exemplo, uso no cartão SD do Garmin 1490T -serie 1Txxxx na pasta (Map) os mapas dos EUA - gmapprom.img. E, uso também um mapa nautico da costa brasileira até a Argentina como gmapprom1.img sem nenhum problema.

Portanto, você ao baixar o arquivo no site Tracksource, descompacte e renomei o arquivo "gmapsupp.img" para "gmapprom.img" em seguida abra uma pasta "Map" no Sd Card e adicione o arquivo renomeado nesta pasta. Pronto, está resolvido o seu problema.
Um abraço.

Garmin Nüvi 2595 LMT

jasgrafica

#3 Mensagem por jasgrafica »

Renata,
Complementando as informações do mestre Lufesc, vou detalhar mais um pouco com base nas suas dúvidas.

Existem 2 tipos de mapa disponíveis no Tracksource: [vc deve escolher a mais conveniente]
1 - Versão para instalar no PC - essa, depois de executada, vai ser reconhecida no MapSource para dele transferir as regiões de interesse para o cartãoSD do GPS.
2 - Versão para instalar DIRETO no cartãoSD - essa, depois de descompactada, vai gerar o gmapsupp.img que, por ter esse nome, deve ser gravado na pasta /Garmin
do cartãoSD. [Essa versão é completa de todo o Brasil].

Ambas versões têm como finalidade gerar o 'gmapsupp.img': se mantiver esse nome, só será reconhecido se estiver na pasta /Garmin do cartãoSD. Se renomear, p.ex.
para TRC_Brasil.img, então deverá ir para a pasta /Map do cartãoSD. Veja então a sutileza da coisa: na pasta /Garmin só deve existir um gmapsupp.img, e na pasta /Map
podem coexistir nenhum ou vários *.img, cada um nomeado à sua vontade [claro diferente de gmapsupp.img].

No item 1 acima há o detalhe de podermos 'selecionar' no MapSource somente a região[ões] onde vc vai navegar. Se ainda não estiveres familiarizada com o MapSource
observe que no menu 'Exibir > Ir para Produto' lá estará o TRC Brasil. E aquele ícone à esquerda da lupa é a ferramenta de seleção de região. Daí é só ir selecionando e
depois transferir para o cartãoSD.

Estou repetindo 'cartãoSD' pois é altamente indicado SÓ TRANSFERIR/GRAVAR mapas no CartãoSD, para evitar problemas no GPS.

Quanto aos POIs de alerta:
A princípio, tente se manter na mesma origem [site] fornecedora dos POIs de alerta nas atualizações, para evitar baixar dados com nomes diferentes nos arquivos, porque
arquivos baixados de diversas origens exigem a limpeza dos anteriores para evitar conflitos de informações [repetições, etc.].
Vamos lá:
Evite a mensagem de erro abrindo primeiro o programa descompactador; descompacte para uma pasta do PC, depois transfira os arquivos [#.gpi] para a pasta /POI do
cartãoSD. Se arrastar o .zip direto e comandar 'descompacte aqui...'] vai ocorrer o erro.
Estando os #.gpi na pasta /POI do cartão, ao ligar o GPS ele pergunta se quer transferir esses dados para a memória interna: pode responder SIM.
O sistema então sobrescreve os antigos #.gpi pelos atuais [daí a importância de manter-se fiel a uma origem dos alertas]. Se já houvessem dados anteriores com outros
nomes vc teria que limpar os arquivos .gpi tanto da /POI interna como a /POI do cartão.

No item 5 das suas perguntas vc instalou o gmapsupp.img na pasta /Map do cartão. Mas é para instalar na pasta /Garmin [do cartão!...].
Mesmo renomeando e deixando na pasta /Map, há a necessidade de existir um gmapsupp.img na pasta /Garmin. Se já existia um gmapsupp.img na pasta /Garmin, ele
será sobrescrito pelo novo. Se quiser manter o anterior como backup, transfira-o para o PC antes de gravar o novo. Ou deixe só o antigo na /Garmin e faça como Lufesc
recomendou, mas observe um detalhe: esse mapa antigo gmapsupp.img pode conter uma versão igual a um dos mapas novos, e isso VAI DAR CONFLITO, mesmo tendo
nomes distintos [o que vale é o conteúdo -> se o GPS encontra 2 conteúdos iguais, dá pau!].

Resumo:
CartãoSD
/Garmin
.........gmapsupp.img
/Map
.........nomexxx.img
.........nomeyyy.img
.........nomezzz.img
...
/POI
.........alertaxxx.gpi
.........alertayyy.gpi
.........alertazzz.gpi
...
Pronto. Fim. The end.

E procure deixar ativo SÓ UM MAPA de cada vez [configurações do GPS...].
Persistindo dúvidas, poste.

[]s

Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

renatafig

#4 Mensagem por renatafig »

Prezados "lufesc" e "jasgrafica",
Muito obrigada pelas explicações. Vou colocá-las em prática neste fim de semana e ver se assim consigo desmistificar logo meu GPS. Foi muito importante e gratificante poder contar com a gentileza e atenção de todos vocês. Muito obrigada mesmo.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”