Eu troquei o GPS Infoscape por um da série nuvi Garmin, e antes de usar na prática, quero entender e aprender a manusear, para isso estou pesquizando o máximo possível, mas alguns pontos não estou conseguindo um entendimento:
1- O sistema operacional bem como demais acessórios para o funcionamento vem na memória interna do aparelho, ao passo que o meu anterior apenas o sistema operacional vinha no aparelho, o restante no cartão (navegador, mapas, etc.)de modo que não consigui até hoje alterar nada que fosse internamente no Infoscape, já esse Garmin o back up e a troca de mapas pode ser feita pelo windows explorer ou pelo programa mapsouce;
2- Eu posso fazer um back up do Garmin e reinstalar tudo no scard, já que tudo funciona junto na memória do aparelho´?
3- Se optar por instalar outros mapas, compatíveis ou não, no scard, como faço para escolher na hora de navegar qual mapa quero utilizar?
4- Sempre ouvi que não pode usar os navegadores IGO nesse aparelho, isso seria restrição de hardware Garmin ou algo que ainda não se interessaram em fazer? Digo isso porque comprei um note book Acer Aspire e o fabricante disse que não era possível instalar o Windows XP mas eu instalei essa versão do windows e está tudo funcionando normalmente.
5- Toda vez que ligo o aparelho tenho que navegar por uma lista de paises imensa, o Brasil está no finalzinho desse menu, teria como eliminar os paises que jamais irei e tão pouco levando esse gps, deixando apenas Brasil no máximo América do Sul, além de facilitar iria "esvaziar" boa parte da memória interna do aparelho?
6- Caso esse item anterior não tenha jeito e colocar uma espécie de atalho seria possível?
Duvidas sobre GPS Garmin
Re: Duvidas sobre GPS Garmin
Misterjohn, pela ordem:
Lembrete: Não esqueça do backup geral da memória interna antes de qualquer intervenção/ação nela.
Abs.
R: Correto parcialmente. Pelo MapSource você pode enviar mapas para o GPS, e fazer backup de seus Pontos (Favoritos) e Rotas. O Mapsource não faz backup do conteúdo completo da memória interna do GPS. Com o Win Explorer você tanto faz o backup quanto copia os arquivos (.img) representativos de mapas para dentro do GPS.1- O sistema operacional bem como demais acessórios para o funcionamento vem na memória interna do aparelho, ao passo que o meu anterior apenas o sistema operacional vinha no aparelho, o restante no cartão (navegador, mapas, etc.)de modo que não consigui até hoje alterar nada que fosse internamente no Infoscape, já esse Garmin o back up e a troca de mapas pode ser feita pelo windows explorer ou pelo programa mapsouce;
R: Não. No cartão você pode ter, funcionalmente, arquivos de mapas (.img) e arquivos de POIs (alertas)com a extensão ".gpi", nas pastas específicas de cada um. Tudo o mais que constar no cartão não será visto pelo GPS. O seu software só funciona na memória interna.2- Eu posso fazer um back up do Garmin e reinstalar tudo no scard, já que tudo funciona junto na memória do aparelho´?
R:Mesmo no cartão, não instale mapas "incompatíveis"... Todos os mapas que forem compatíveis com o Garmin Nuvi (afinal, qual o seu modelo?) deverão geneticamente ter a extensão ".img" Para habilitar um ou outro, basta ligar o GPS, na tela inicial clicar em Ferramentas>Configurações>Mapa>e, lá embaixo, no rodapé, em "Informa". Aparecerá a lista dos mapas instalados com a opção de marcar/desmarcar os que que desejar que sejam habilitados/desabilitados.3- Se optar por instalar outros mapas, compatíveis ou não, no scard, como faço para escolher na hora de navegar qual mapa quero utilizar?
R: Os aparelhos Garmin trabalham com software proprietário, ou seja, plataforma exclusiva, não sendo possível instalar qualquer outro tipo de navegador nele.4- Sempre ouvi que não pode usar os navegadores IGO nesse aparelho, isso seria restrição de hardware Garmin ou algo que ainda não se interessaram em fazer? Digo isso porque comprei um note book Acer Aspire e o fabricante disse que não era possível instalar o Windows XP mas eu instalei essa versão do windows e está tudo funcionando normalmente.
R:Isso acontece por uma razão muito simples: provavelmente a última vez que ele "viu" um satélite foi no checkout de saída da linha de montagem, local muito distante de onde ele está agora.... Basta levá-lo para uma área externa, que tenha ampla visada dos satélites (céu aberto), ligá-lo e deixá-lo pesquisar os satélites por uns 15 minutos, no máximo. Geralmente não leva esse tempo todo. A partir daí ele funcionará legal.5- Toda vez que ligo o aparelho tenho que navegar por uma lista de paises imensa, o Brasil está no finalzinho desse menu, teria como eliminar os paises que jamais irei e tão pouco levando esse gps, deixando apenas Brasil no máximo América do Sul, além de facilitar iria "esvaziar" boa parte da memória interna do aparelho?
R: Solucionado na resposta anterior.6- Caso esse item anterior não tenha jeito e colocar uma espécie de atalho seria possível?
Lembrete: Não esqueça do backup geral da memória interna antes de qualquer intervenção/ação nela.
Abs.
-
Ola batedor, grato pela atenção e respostas; Meu gps é o modelo nuvi 265W, comprei sabendo tratar-se de um produto descontinuado mas mesmo assim dá de 100 a 0 no meu Xing Ling, além de que, a infraestrutura Garmin à disposição dos usuários é fantástica, coisa que nem pensar existe nos "Chinas", além do projeto tracksource, que fornece os mapas atualizados; sou da opinião que se um equipamento é bom, não se tornará ruim apenas porque a empresa optou por fabricar outros modelos, porque isso é comum em todos os segmentos da indústria para atrair novos consumidores ávidos pelas novidades.
Já fiz um back up, pluguei o aparelho na USB e em "meu computador" identifiquei o gps, abri a estrutura de arquivos, selecionei tudo e usei o comando "copiar para" indicando uma pasta em um disco à parte do sistema operacional para não haver perda por formatação e fiz uma cópia no hd externo para garantir.
Quanto aos mapas, creio que a melhor opção é instalar a partir de um scard, selecionando este para uso na navegação ao invés de ficar substituindo o original inclusive evitando o uso do mapsource, que eu até faria uma comparação com esses programas de sincronização de celulares, ao invés de instalar mais coisas no micro, se permite a utilização como "dispositivo de massa", basta usar os comandos tradicionais do windows, torna a coisa mais simples e o windows mais leve.
Já fiz um back up, pluguei o aparelho na USB e em "meu computador" identifiquei o gps, abri a estrutura de arquivos, selecionei tudo e usei o comando "copiar para" indicando uma pasta em um disco à parte do sistema operacional para não haver perda por formatação e fiz uma cópia no hd externo para garantir.
Quanto aos mapas, creio que a melhor opção é instalar a partir de um scard, selecionando este para uso na navegação ao invés de ficar substituindo o original inclusive evitando o uso do mapsource, que eu até faria uma comparação com esses programas de sincronização de celulares, ao invés de instalar mais coisas no micro, se permite a utilização como "dispositivo de massa", basta usar os comandos tradicionais do windows, torna a coisa mais simples e o windows mais leve.
-
Farei um aditivo porque esgotou a capacidade de digitação na resposta anterior:
Fica apenas uma última dúvida, como funciona esse lance de mapas?
No site do projeto tracksource consta a última versão de um mapa, inclusive com vídeos-aula muito bem elaborada e explicada no que tange a instalação do mesmo e escolha no tocante a região que deseja ou até do mapa todo, mas o arquivo "gmapsupp" de 211 Mb contempla todos os paises da instalação de fábrica, creio eu, que teria que ser substituido por uma possível atualização, poderia constar apenas mapas do Brasil?
Todos os contínentes estão presentes no arquivo gmapsupp ou não?
Fica apenas uma última dúvida, como funciona esse lance de mapas?
No site do projeto tracksource consta a última versão de um mapa, inclusive com vídeos-aula muito bem elaborada e explicada no que tange a instalação do mesmo e escolha no tocante a região que deseja ou até do mapa todo, mas o arquivo "gmapsupp" de 211 Mb contempla todos os paises da instalação de fábrica, creio eu, que teria que ser substituido por uma possível atualização, poderia constar apenas mapas do Brasil?
Todos os contínentes estão presentes no arquivo gmapsupp ou não?
misterjohn, os 210.91 mB do gmapsupp.img contempla apenas o mapa do Brasil no projeto TrackSource.
Para seu conhecimento, os mapas de "todos os continentes" não caberiam, operacionais, nem somando a capacidade da memória interna (2 gB) com a capacidade dos cartões comumente usados. Veja que só o mapa da Europa usa em torno de 2.35 gB e o Noth America (US + Canadá) em torno de 1.5 gB...
Abs.
Para seu conhecimento, os mapas de "todos os continentes" não caberiam, operacionais, nem somando a capacidade da memória interna (2 gB) com a capacidade dos cartões comumente usados. Veja que só o mapa da Europa usa em torno de 2.35 gB e o Noth America (US + Canadá) em torno de 1.5 gB...
Abs.
-
Isso não sabia, mas li em algum lugar que alguém mexeu em alguma coisa relativa a arquivos ou pastas referente aos EUA e teve problemas, como é um aparelho de procedencia americana e baseado nesse comentário, tirei essa conclusão, realmente esse assunto é muito vasto e complexo, agora imagina isso tudo somado a um equipamento chines sem nenhum suporte para te orientar, pelo menos essa marca oferece condições.
Inclusive esse é um grande problema nos aparelhos Xing ling que utilizam Windows, é 64 Mb de memória interna e olhe lá, dai vive travando e ocasionando mal funcionamento, espero que isso não ocorra com esse.
Inclusive esse é um grande problema nos aparelhos Xing ling que utilizam Windows, é 64 Mb de memória interna e olhe lá, dai vive travando e ocasionando mal funcionamento, espero que isso não ocorra com esse.
Quando você compra Garmin o que é transparente para você são os requsitos do sistema, pois se você sempre instalar os mapas no SD, você vai até esquecer que o cara tem um SO.
Apenas uma recomendação:
Para atualização do firmware do GPS caso necessário, dê preferência no uso de um notebook com baterias carregadas, e jamais desconecte o aparelho durante o processo, caso contrario você tera voltar a usar o seu Xing Ling
Mapas:
Deixe o mapa base e o USA onde está(na memória interna), esqueça que eles estão lá, no SD você pode fazer o que você quiser sem medo o máximo que pode acontecer é não funcionar, você ter que formatar o SD, e começar o processo novamente.
Baixe o tracksource começe a usar e contribua com o projeto.
Abraços
Apenas uma recomendação:
Para atualização do firmware do GPS caso necessário, dê preferência no uso de um notebook com baterias carregadas, e jamais desconecte o aparelho durante o processo, caso contrario você tera voltar a usar o seu Xing Ling

Mapas:
Deixe o mapa base e o USA onde está(na memória interna), esqueça que eles estão lá, no SD você pode fazer o que você quiser sem medo o máximo que pode acontecer é não funcionar, você ter que formatar o SD, e começar o processo novamente.
Baixe o tracksource começe a usar e contribua com o projeto.
Abraços
Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia