Duvida Nuvi 1450 LMT

Mensagem
Autor
LEANDROFU

Duvida Nuvi 1450 LMT

#1 Mensagem por LEANDROFU »

Bom pessoal boa noite, estou com algumas duvidas com esse GPS 1450 LMT

1- na Memoria desse cartão a MAP e o POI tem que ser criado na raz e não dentro da pasta garmin, minha duvida e o seguinte no cartão de memoria tenho que colocar na RAIZ ou criar uma pasta GARMIN ?

2 - sobre o POI, tenho um GPS da FOSTON, e gosto muito da função POI dele, ele avisa que a lombada e mostra a quantos METROS e vai diminuindo a metragem a ZERAR em cima do lombada, tem como fazer isso nesse GPS 1450 LMT ?

aguardo retorno.
LEANDRO

Batedor

Re: Duvida Nuvi 1450 LMT

#2 Mensagem por Batedor »

Leandrofu,

1 - Crie as pastas MAP e POI na raiz do cartão.

2 - Não.

Abs.

LEANDROFU

#3 Mensagem por LEANDROFU »

Ok vou fazer o teste e posto o resultado.

LEANDROFU

#4 Mensagem por LEANDROFU »

Não funciona de jeito algum. alguém tem alguma sugestão ?

jasgrafica

#5 Mensagem por jasgrafica »

Leandrofu,
Explique melhor o que não funciona de jeito nenhum...
Nosso amigo Batedor já te deu as dicas necessárias.

[]s

Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

LEANDROFU

#6 Mensagem por LEANDROFU »

Já coloquei ele na raiz do cartão :
criando um pasta :
Map
Poi
jogando o arquivo para dentro dessa pasta,

** desliguei o gps e liguei novamente, foi ate o mapa no gps e só encontrei o mapa padrão do EUA.

criei uma pasta chamado garmi e dentro dessa pasta eu criei um Map e Poi e também refiz o procedimento e nada.

instalei o mapa pelo o MapInstall ele também cria uma mas chamado garmin dentro do cartão, refiz o procedimento ** e nada.

ele só funciona se eu criar uma pasta na raiz do GPS chamada MAP e outra POI , porém alem não ter um tamanho legal sabemos que não e legal fazer esse procedimento.

então preciso de orientação de quem tem o mesmo GPS para saber qual o procedimento feito.

abraços.

jasgrafica

#7 Mensagem por jasgrafica »

Leandrofu,
Acredito que seu modelo tenha muitas semelhanças com o que utilizo. Então mais uma dica simples e importante.

Há dois modos básicos de ligar/desligar o GPS.
Se simplesmente der um click no botão power ele entra [ou sai] do modo StdBy. Nesse modo ele não lê nada que tenha sido editado
no cartão.
Para dar um 'boot' nele é necessário segurar o botão power até aparecer o logo 'Garmin'.
Portanto compreenda: tanto para desliga-lo completamente como para liga-lo com boot [leitura do que tem no cartão] tem que segurar
o botão power e isso leva aproximadamente uns 5 segundos.

Pelo que vc postou está parecendo que falta justamente liga-lo com boot para que ele possa refazer a leitura dos novos dados do cartão.

[]s

Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

LEANDROFU

#8 Mensagem por LEANDROFU »

ok valeu pela dica vou testar manha, mas seu mapa fica na raiz do cartão ou dentro da pasta garmin ?

Batedor

#9 Mensagem por Batedor »

leandrofu, se a nomenclatura do mapa estiver como "gmapsupp.img", ele (e somente ele...) deverá ficar dentro da pasta GARMIN. Se ele tiver uma nomenclatura personalizada, mas (obrigatóriamente) com a extensão ".img", deverá ficar dentro da pasta MAP, a ser criada (se já não existir) na raiz do cartão (preferentemente) ou na raiz da memória interna.

Abs.

misterjohn

#10 Mensagem por misterjohn »

Fiz um back up do gps original e pretendo usar mapas no scard, mas lendo aqui fiquei na dúvida já que o modelo do meu (nuvi 265W) não tem a pasta Map, só a Poi, então como deveria proceder para manter tudo original e utilizar mapas, pois, tudo no cartão?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Batedor

#11 Mensagem por Batedor »

misterjohn, a pasta MAP contempla os Nuvi da série 1xxx para cima. O seu tem que ficar restrito à pasta GARMIN. Note que na sua pasta garmin já tem um mapa "gmapsupp.img", que não sei qual é...

Para o seu caso, se quiser mais de um mapa do Brasil, terás que baixar o "pacotão" do companheiro tad_ferreira, que inclui os mapas CNSA-Brasil, o AutoGuia e o TRC. Observe que, uma vez baixado esse pacote e descompactado, terás como resultado um arquivão "gmapsupp.img" que contempla simultaneamente os 3 mapas, que poderão (deverão) serem habilitados de forma individual conforme a região em que melhor performance apresentar cada um. E - indispensável - deletar aquele arquivo "gmapsupp.img" que já se encontra na pasta Garmin da memória interna do seu GPS, se ele representar qualquer um dos mapas inclusos no "pacotão". A duplicidade de mapas, se ocorrer, certamente dará "zica".....

A preferencia de instalação deverá ser sempre no cartão. Dentro da pasta GARMIN, é óbvio.

Abs.

misterjohn

#12 Mensagem por misterjohn »

Batedor

Desculpe minha ignorancia demostrada no assunto mas nem instalei ainda no carro esse gps, chegou na sexta-feira passada, prefiro aprender o básico primeiro do que ficar pastando no meio da rua tentando adivinhar procedimentos, mas fiquei confuso agora, eu tenho um chines com sistema operacional embarcado windows, navegador e mapas em cartão fornecido.
Quando voce diz que tenho que deletar o gampsupp original e de preferencia instalar no cartão como é isso na prática já que o Garmin nem com cartão vem, portanto terei que criar pastas para conter esses mapas e pois? Como fazer isso e indicar o caminho para o gps "enxergar" tais pastas e arquivos?
E outra coisa, como faço para habilitar de forma individual como voce diz? Daria para traçar um passo a passo?
Sei que para quem domina como voce tudo é muito simples mas para mim ainda estou longe de chegar perto disso, por isso peço que me desculpe por pedir explicações a nível de detalhes, sempre para quem começa tudo é complicado.

Batedor

#13 Mensagem por Batedor »

misterjohn, basta comprar um cartão microSD, de uns 4 gb (prá te esquecer da questão espaço...), e criar nele, através do Windows Explorer e um leitor de cartões, as pastas MAP e POI.

Dentro da pasta MAP criada na raiz do cartão, você pode alojar quantos mapas para Garmin você quiser, limitado à capacidade do cartão, e personalizar o nome de cada mapa (que originalmente se chamam "gmapsupp.img", para um nome qualquer que identifique o mapa, tipo "TRC_11.08.img", ou Autoguia_2.39.img" e assim por diante. Sempre observando que a extensão permaneça como ".img"

Dentro da pasta POI, também criada na raiz do cartão, aloja-se os arquivos de extensão ".gpi" representativos de alertas de radares, semáforos, pedágios, etc....

Abs.

misterjohn

#14 Mensagem por misterjohn »

Baixei o mapa atualizado específico para uso no cartão, instalei na pasta Garmin e dentro dessa pasta criei outra chamada POI a qual acrescentei o arquivo relativo.
Quando ligo o aparelho surge uma mensagem se quero transferir os arquivos para o gps, digo que não, ele inicia sem problemas, mas quero usar mapa e poi do cartão e não vejo como fazer isso, não existe um local para selecionar se quer usar o cartão ou arquivos próprios?
Se alguém puder fazer um teste digitando Santos(cidade) Dom Duarte Leopoldo e Silva nº 80 não aparece esse numero mesmo digitando, desse modo creio estar acionado o mapa do aparelho.
Vi a video aula de como fazer a troca dos mapas via windows explorer mas quero usar no cartão mas não consigo de forma alguma.
Outra coisa, verifiquei que o programa mapsource está instalado e funcionando só que não tenho o executável dele e não lembro de ter instalado nem da forma indireta conforme instruções que circulam na net, será que foi instalado quando eu registrei o aparelho no site da Garmin e baixou uma série de coisas?
E quando precisar formatar como fica?
Não acho esse programa em canto algum.....
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Batedor

#15 Mensagem por Batedor »

misterjohn,
Baixei o mapa atualizado específico para uso no cartão, instalei na pasta Garmin e dentro dessa pasta criei outra chamada POI a qual acrescentei o arquivo relativo.
Quando ligo o aparelho surge uma mensagem se quero transferir os arquivos para o gps, digo que não, ele inicia sem problemas, mas quero usar mapa e poi do cartão e não vejo como fazer isso, não existe um local para selecionar se quer usar o cartão ou arquivos próprios?
R: Essa pasta POI poderia ter sido criada na raiz do cartão, conforme foi orientado na minha resposta ao post anterior ("Dentro da pasta POI, também criada na raiz do cartão,..."), mas tudo bem. Na realidade o GPS identifica os arquivos.gpi em qualquer pasta que estejam, mas costumamos indicar sempre a pasta POI na raiz do cartão por uma questão de padronização nos procedimentos de ensino/aprendizagem.
A cada vez que desligar/ligar o GPS, essas mesmas perguntas serão refeitas. Continuando a responder NÃO, os POIS ficarão igualmente funcionais a partir do cartão. Se responder SIM, o software do GPS criará uma pasta POI na raiz da memória interna, e copiará para lá todos os arquivos.gpi. As perguntas feitas a cada início cessarão, e os POIs funcionarão sempre a partir da memória interna. A pasta POI, no cartão, nesse caso, será um simples backup dos POIs que foram instalados na memória interna (desde que tenha respondido SIM, bem entendido).
Se alguém puder fazer um teste digitando Santos(cidade) Dom Duarte Leopoldo e Silva nº 80 não aparece esse numero mesmo digitando, desse modo creio estar acionado o mapa do aparelho.
Vi a video aula de como fazer a troca dos mapas via windows explorer mas quero usar no cartão mas não consigo de forma alguma.
R: O mapa do Projeto TrackSource (atualmente na versão TRC_11.08), tende rapidamente a se tornar o melhor e mais preciso mapa roteável do Brasil, mas ainda está em evolução e depende essencialmente de um trabalho em conjunto para que sejam atingidos todos os objetivos. A indexação numérica dos domicílios na sua forma totalitária ainda é uma das metas com trabalho em franco andamento, não contemplando, por enquanto, muitas localidades. Porisso não localizastes o nº 80. Este é um exemplo de como pode ser conveniente ter mais de um mapa do Brasil instalado. Não conseguiu com um....tente com outro!
Outra coisa, verifiquei que o programa mapsource está instalado e funcionando só que não tenho o executável dele e não lembro de ter instalado nem da forma indireta conforme instruções que circulam na net, será que foi instalado quando eu registrei o aparelho no site da Garmin e baixou uma série de coisas?
E quando precisar formatar como fica?
Não acho esse programa em canto algum.....
R: O MapSource aplicativo (programa) da Garmin, contempla uma série de facilidades na manipulação de dados de pontos rotas e mapas em conjunto com o GPS. É instalável apenas no PC, e, absolutamente, não é essencial para que você usufrua plenamente do seu GPS. Nessa sua fase de aprendizado em que recém está travando uma certa intimidade com o aparelho, eu sugeriria, por ora, deixar o MapSource de lado.
Já que você perguntou: "E quando precisar formatar, como fica?", devo, por obrigação, alertá-lo: JAMAIS FORMATE A MEMÓRIA INTERNA DO GPS mesmo que tenha backup completo. Se um dia fizer isso, você passará imediatamente a ter dois destinos opcionais para seu GPS: Ou encaminhá-lo diretamente à Garmin para a devida ressurreição, ou usá-lo como peso de papel.

Remanescendo dúvidas, não hesite. Retorne. A coisa é assim mesmo, um passo de cada vez...

Abs.

LEANDROFU

#16 Mensagem por LEANDROFU »

leandrofu, se a nomenclatura do mapa estiver como "gmapsupp.img", ele (e somente ele...) deverá ficar dentro da pasta GARMIN. Se ele tiver uma nomenclatura personalizada, mas (obrigatóriamente) com a extensão ".img", deverá ficar dentro da pasta MAP, a ser criada (se já não existir) na raiz do cartão (preferentemente) ou na raiz da memória interna.

Abs.
Batedor primeiramente obrigado pelas dicas.
no meu caso ele veio com o mapa do EUA , se eu instalar o mapa pelo mapinstall, no Gps le cria uma pasta Map e dentro o "gmapsupp.img", se mando ele instalar no cartão ele cria a pasta GARMIN e dentro o "gmapsupp.img", porém na memoria do GPS funciona no cartão não, renomeio o mapa e coloquei dentro da pasta MAP do cartão. e nada também, vou em ferramentas >>configurações >> mapa >> informa e la dentro só estão 2 mapa. CN Nort america ( desmarcado ) e o TRC-ES 11.08 ( nesse caso de teste marcado ) o mapa completo do brasil do cartão não aparece por nada.

1 - Estou pensando em trocar o cartão!
2- O que estou fazendo de errado ? ( ja tenho um certo conhecimento em GPS, porém nesse caso não estou conseguindo resolver.

aguardo retorno.

misterjohn

#17 Mensagem por misterjohn »

Amigo batedor

Eu quando mencionei formatar, referi-me ao computador, deste modo perderia o programa mapsource uma vez que não disponho do executável.
Mas a pergunta final e a fonte dos meus problemas é:
-Não posso operar o gps navegando pelos mapas, pois e demais arquivos editáveis e deixar os equivalentes originais instalados na memória do gps?

Batedor

#18 Mensagem por Batedor »

misterjohn, está escrito na Bíblia:

1 - Os mapas tem a nomenclatura original de "gmapsupp.img".
Então, o Autoguia_2.39 descompactado, resultará num "gmapsupp.img",
O CNSA-Brasil descompactado resultará num outro "gmapsupp.img"
O Trc_11.08 descompactado resultará num outro "gmapsupp.img"

2 - Na pasta GARMIN do cartão só é admissível UM arquivo, obrigatóriamente com o nome "gmapsupp.img". Voce pode optar por deixar UM destes citados acima como exemplo, dentro dela...

3 - Na pasta MAP do cartão, são admitidos tantos mapas quanto for a capacidade do cartão, com o nome que você escolher (somente nesta pasta), desde que a extensão seja ".img". Então, você pode renomear os arquivos "gmapsupp.img" para, "CNSA-Brasil.img", "TRC_11.08.img e assim por diante.

Presente o que está contido no ítem 3 acima, você até nem precisa da pasta Garmin.....é sua livre escolha, pois todos os mapas podem constar dentro da pasta MAP com seus respectivos nomes identificadores e extensão ".img"

NOTA: As orientações acima só servem para os Nuvi da série 1xxx em diante.

Abs.

Lauro Michel

#19 Mensagem por Lauro Michel »

devo, por obrigação, alertá-lo: JAMAIS FORMATE A MEMÓRIA INTERNA DO GPS mesmo que tenha backup completo. Se um dia fizer isso, você passará imediatamente a ter dois destinos opcionais para seu GPS: Ou encaminhá-lo diretamente à Garmin para a devida ressurreição, ou usá-lo como peso de papel.
Batedor, se for apagado (ou formatado) todos os arquivos da memória interna do GPS não dá para (se tivermos backup de todos os arquivos incluindo os de sistema) copiar todos eles de volta conectando o GPS ao PC usando o Windows Explorer?

Garmin nuvi 1350

Batedor

#20 Mensagem por Batedor »

Lauro, sem sistema, o GPS nem sabe se é um GPS ou uma TV digital, na força da expressão.

Começa que o PC não "enxergará" mais o dispositivo. A conexão USB vai pro espaço. Os arquivos de backup - tão recomendado - provêem a necessidade de substituição de algum arquivo corrompido, desde que a unidade seja acessível pelo PC através da conexão USB. Em alguns casos, esta conexão pode ser restabelecida através de um firmware de "cura", que nada mais é do que um caminho alternativo que se impõe ao GPS na busca da sua legítima identidade. Mas os arquivos estão lá...

Em linguagem figurativa, a formatação da memória interna equivale a uma lavagem cerebral ampla, geral e irrestrita.

Abs.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”