Basemap é necessário no Garmin nuvi 1350?

Mensagem
Autor
ManoelNeto

Basemap é necessário no Garmin nuvi 1350?

#1 Mensagem por ManoelNeto »

Caros,

Tenho um Nuvi 1350 e percebi que não veio nele o arquivo referente ao basemap, pergunto aos amigos este arquivo é necessário para o bom funcionamento do navegador? se sim em que pasta deverei descarrega-lo?

Agradeço a todos.

Batedor

Re: Basemap é necessário no Garmin nuvi 1350?

#2 Mensagem por Batedor »

Manoel....

Não tem ou apenas você não o está enxergando? É porque ele fica alojado dentro da pasta (oculta) ".system"...

Para ter acesso a essa pasta, é necessário que você habilite, no Sistema Operacional do PC, a propriedade de "Mostrar arquivos/pastas ocultos e de sistema".

É mais fácil ensinar um urubú a cantar do que um GPS vir sem o gmapbmap.img.....rsrsrs

Abs.

ManoelNeto

#3 Mensagem por ManoelNeto »

Batedor
Obrigado pela atenção,

Examinei a pasta .system e não encontrei, isto quer dizer que não existe mesmo, pergunto ao amigo posso baixar o referido arquivo e instala-lo ali, qual seria o real beneficio.

abs
Manoel

Dilsonpb

#4 Mensagem por Dilsonpb »

Se seu GPS estiver funcionando é porque já tem o basemap, se não tiver, não carrega nenhum mapa.

Dilson Brito
Garmin Nuvi 255; Nuvi 765T; 60Cs; Tablet 7 Android"; Smarthphone 5" Android.

pu2tki
Contato:

#5 Mensagem por pu2tki »

Se não tiver ele carrega mapa sim, mas vai assumir algum dos mapas existentes como o base.
Um sintoma pra saber se você tem ou não o gmapbmap.img é ir nas configurações de mapa e tentar desmarcar todos.
Se algum deles não deixar desmarcar, é porque realmente está sem o mapa base.
[]'s

Alexandre C. Leite (acleite)
nüvi 205 / 255W / 40 / 1490T - eTrex Legend

ManoelNeto

#6 Mensagem por ManoelNeto »

Caros,

Fiquei com dúvidas pois fui nas configurações e desmarquei "todos os mapas", então onde esta o basemap deste nuvi?
acredito que ele escolha aleatoriamente.
Me ajudem, posso concluir que este arquivo e dispensável?

Gostaria de aproveitar a opnião dos universitários e tirar outra dúvida é o seguinte a velocidade real do veiculo é 10km a mais que a apresentada pelo GPS, isso é normal?

Abs
Manoel

Batedor

#7 Mensagem por Batedor »

Não Manoel. A velocidade real é a que é apresentada pelo GPS, que mostra a velocidade de um objeto que é monitorado por várias triangulaçoes de sinais de satélites. A velocidade do carro no velocímetro original, normalmente se apresenta um pouco maior, pois é unicamente em função do giro, o que nem sempre corresponde exatamente a tal distancia percorrida. Temos como variáveis: desgaste de pneus, pneus superdimensionados, patinagem (principalmente com pista molhada), etc....

Quanto à questão do mapa-base, poderias postar uma imagem da pasta ".system"?

Abs.

ManoelNeto

#8 Mensagem por ManoelNeto »

Batedor,
Grato mais uma vez pelo retorno,

Estava pensando que a velocidade era pra ser GPS=Velocimetro, valeu pela dica.

Segue anexo imagem da pasta .System (copia fiel)

Uma virtude de inestimável valor (tão somente viver para ajudar e servir aos outros).

Abs
Manoel
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Batedor

#9 Mensagem por Batedor »

Manoel, estou upando a última versão do mapa-base para te fornecer o link. Nesse interím, poderias postar o conteúdo das pastas POI (se houver), da pasta Garmin e um print geral dos arquivos que compõe a memoria interna? Peço isso porque já dá pra ver que alguém andou fazendo uma faxina nos arquivos. Gostaria de dar uma conferida....

Abs.

ManoelNeto

#10 Mensagem por ManoelNeto »

ok.

Segue anexo imagens necessárias.
agradeço a força.

Manoel
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Batedor

#11 Mensagem por Batedor »

Manoel,

>Aí está o link para baixar o mapa-base mais atual (versão 5.01). Após descompactado, deverá resultar no arquivo "gmapbmap.img", que você copiará para dentro da pasta ".system", lá onde já está o "gmaptz.img"...

http://www.4shared.com/file/_7H6Iai-/Ga ... e_DEM.html

>Na pasta POI, acho que deve estar ocorrendo redundância de pontos de alerta, ou seja, aglutinados no arquivo "poi.gpi" devem estar a maioria dos pontos que estão nos demais arquivos.gpi (segmentados por tipo). Recomendo que você apague esse arquivo "poi.gpi"....

>Na pasta MAP está aparentemente tudo certo, embora o TRC já tenha saído a atualização 11.07, e aquele segundo mapa eu não tenha identificado qual seja. É nesta pasta que deverão ser colocados/substituídos os mapas.

Por enquanto é isso. Retorne com os resultados, OK?

Boa Sorte.

ManoelNeto

#12 Mensagem por ManoelNeto »

Caro Batedor,

Estive mexendo nas configurações do GPS e no caminho => ferramentas, sistema, sobre, abriu uma visualização onde mostrou o mapabase como sendo "AMR Autoroute Basemap NR 2.00" mas onde esta este arquivo?????, como pode ver está desaparecido, não consigo visualiza-lo em nenhuma pasta mesmo usando o explorer do windows.

Nota: Baixei o arquivo atualizei os mapas e exclui a redundancia nos Pois, farei testes e após estes, postarei os resultados.
Agradeço ao atencioso, bem humorado e prestativo amigo Batedor, fico feliz em saber que existem pessoas boas como os membros deste forum, a todos os meus sinceros agradecimentos.

Abs
Manoel
Editado pela última vez por ManoelNeto em 26 Jul 2011, 18:51, em um total de 2 vezes.

Batedor

#13 Mensagem por Batedor »

Manoel, não faço a mínima..... mas que não resisto a vontade de brincar, ah! não resisto mesmo:

"AMR Autoroute Basemap NR 2.00" = Antes do Manoel Remover...... rsrsrs
-----------------------------------------------
Brincadeiras a parte, esse mapa-base que você relatou pode estar "empacotado" junto com aquele 2º mapa que você tem lá na pasta MAP. Isso é apenas uma hipótese, na falta de uma explicação que não sei te dar...

Abs.

jasgrafica

#14 Mensagem por jasgrafica »

Mnoveli,
Se são POIs de alerta, devem ficar no cartãoSD, pasta /POI. Ao ligar o aparelho ele pergunta se quer transferir para a memória interna.
Então, deixe por conta do GPS fazer a transferência. A não ser que já tenha POIs de alerta conflitantes com a versão que vc quer instalar,
aí procure na pasta POI do aparelho e se for o caso, apague os arquivos .gpi que lá estão.
['Mandamento' dos usuários: procure gravar mapas/arquivos somente no cartãoSD do aparelho!]

Se são POIs normais [Pontos de Interesse: comércio, hospitais, restaurantes, etc] eles estarão nos 'Favoritos' do GPS.

[]s

Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

Lauro Michel

#15 Mensagem por Lauro Michel »

Manoel....

Não tem ou apenas você não o está enxergando? É porque ele fica alojado dentro da pasta (oculta) ".system"...

Para ter acesso a essa pasta, é necessário que você habilite, no Sistema Operacional do PC, a propriedade de "Mostrar arquivos/pastas ocultos e de sistema".

É mais fácil ensinar um urubú a cantar do que um GPS vir sem o gmapbmap.img.....rsrsrs

Abs.
Eu tenho esse mesmo GPS e no meu também e não existe essa pasta Basemap, tampouco o arquivo "gmapbmap.img". Eu já fiz o backup inteiro de todos os arquivos que tem no meu nuvi 1350 para uma pasta de backup de meu PC, fiz uma busca pela pesquisa do Windows (que está configurado para mostrar todos os arquivos ocultos) atrás desse arquivo "gmapbmap.img" e nada foi encontrado. Isso pode acarretar algum problema para o meu GPS ou será que a Garmin modificou o nome e posicionamento desses arquivos no sistema do GPS?

O que tem de mais parecido nas pastas do meu nuvi 1350 é uma pasta Map na raiz do GPS com o arquivo "gmapsupp.img" com data de 13/04/2010. E dentro da pasta Garmin na raiz do GPS só tem um arquivo de nome "GarminDevice.xml".

Garmin nuvi 1350

pu2tki
Contato:

#16 Mensagem por pu2tki »

Lauro
Seu windows está configurado para mostrar os arquivos e pastas ocultas, mas ta também para mostrar os arquivos de sistema?
Você enxerga a pasta oculta de nome .System???

Alexandre C. Leite (acleite)
nüvi 205 / 255W / 40 / 1490T - eTrex Legend

Lauro Michel

#17 Mensagem por Lauro Michel »

Sim, está configurado para mostrar tudo, eu enxergo a pasta .System, até fiz backup dela e de todos os demais arquivos que vieram no meu Garmin nuvi 1350.

Garmin nuvi 1350

Batedor

#18 Mensagem por Batedor »

Lauro,
Eu tenho esse mesmo GPS e no meu também e não existe essa pasta Basemap, tampouco o arquivo "gmapbmap.img".
"Basemap" não é uma pasta....é apenas o termo que se usa para definir o mapa-base, contido no arquivo "gmapbmap.img", alojado juntamente com o "gmapprom.img" e outros arquivos, dentro da pasta ".system". Essa pasta - oculta por natureza - abriga arquivos que a Garmin julga essenciais e não manipuláveis (em tese) pelos usuários.

O mapa-base, como o próprio nome define, é, digamos, apenas um apanhado geral do planeta, sem qualquer detalhamento, mas vital para o aparelho se estabilizar. Ele está sempre ativo com o GPS ligado, embora não apareça na Lista de mapas instalados. Ele é tão necessário que, na eventual ausência dele (apagamento acidental ou coisas do tipo), o aparelho elege um dos outros mapas da Lista, e o promove a mapa-base, sendo que, neste caso, este "novo" mapa-base terá sua habilitação fixada na lista, não sendo possível desmarcá-lo, enquanto o GPS não for suprido de um novo arquivo "gmapbmap.img" lá dentro da pasta ".system".

Abs.

Lauro Michel

#19 Mensagem por Lauro Michel »

Olá Batedor, obrigado pelos esclarecimentos. Mas o que pode acontecer com meu GPS se ele não tem esses arquivos? Não tem
nem o gmapbmap.img e nem gmapprom.img, já vasculhei o backup completo que fiz de todos os arquivos do nuvi 1350 para meu PC usando a ferramenta Pesquisar do Windows XP em busca desses arquivos e nada encontrei, não retorna nada, o único arquivo IMG que retorna é o gmapsupp.img na pasta Map que fica na raiz do GPS. E meu micro está com a opção de mostrar todos os arquivos ocultos e de sistema.

Garmin nuvi 1350

Batedor

#20 Mensagem por Batedor »

Lauro, tem como você postar aqui um "printscreen" da sua pasta ".system"??

Abs.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”