Nuvi 1390T Mudo
Nuvi 1390T Mudo
Pessoal, estou com um 1390T que está sem som algum (incluindo voz) com o gps em uso. Na tela info/testes (acessível pressionando o icone da bateria) na pagina Audio Test aparece o aviso INCOMPATIBLE AUDIO (em Corrent Phrase), ou seja, parece problema de software, algo do tipo driver da controladora de som. Já fiz o Master Reset e continua igual. Também apaguei vários arquivos de voz e nada. Tambem reinstalei o o Firmware pelo Webupdater, mas nao adiantou. Nessa reinstalaçao, infelizmente o webupdate só oferece como opçao linguas e Banco de dados do receptor FM. Os drivers de bluetooth e outros nem aparecem. Teria como eu fazer uma reinstalaçao completa do firmware, mesmo que para versão anterior para que todos esses drivers sejam reinstalados e posteriormente atualizados para versões recentes? Teria que usar o GUPDATE.GCD (o HWID do aparelho é 972) e coisas do tipo? Se alguém tiver algum link ou dica, agradeço..
Re: Nuvi 1390T Mudo
Consegui resolver esse problema depois de muita pesquisa na Net. Por sinal, nao encontrei soluçao para o problema que ocorre com varios proprietários desse modelo, nem o suporte da Garmin USA resolveu, mesmo eu tendo trocado alguns emails com eles. A causa do problema foi conflito de driver do bluetooth com o da controladora de som.
Vou mostrar os passos, pelo menos dessa forma o driver do Bluetooth foi instalado e tudo voltou a funcionar (prova de que ele foi a causa do conflito), inclusive com a ultima versão do firmware, a 5.20. O procedimento foi feito a partir do firmware 4.90 já instalado, mas deve funcionar a partir das versoes mais recentes, suponho. Todos os arquivos da pasta RemoteSW, de outro nuvi 1390T funcional, foram copiados para o aparelho com problemas depois de apagados os arquivos anteriormente existentes na pasta de destino RemoteSW, que fica na pasta oculta .System da memória flash do Gps (importante habilitar "ver pastas ocultas" no Windows). Após reiniciar o gps, continuou sem som. Fiz então um Hardware Reset (ligando o aparelho com um dedo pressionando o canto direito inferior da tela até aparecer instruçoes). Reinicializei e continuou sem som. Em seguida entrei em Ferramentas, Configuraçoes, Sistema, Sobre e cliquei em Versões do software. Somente nesse momento abriu-se uma janela de atualizaçao do Bluetooth, processo em que aparece a porcentagem da evoluçao da instalaçao do novo driver. O processo todo demora uns 2 minutos. Após a reinicializaçao o som reapareceu e tudo voltou a funcionar perfeitamente. Os arquivos dessa pasta somam aproximadamente 2,4 megabytes descompactados ou 1 mega zipado. Quem precisar pode baixar em http://www.megaupload.com/?d=D2HAWDMP . É bom conferir a versao e P/N da PCB na funçao Diagnóstico, segunda tela (acessivel mantendo pressionado o icone da bateria, por pelo menos 4 segundos). A P/N dos 2 aparelhos eram identicas, isto é, PN 105-01554-01 Versão 5 e nao é garantido que os arquivos funcionem com outra versao de PCB ("placa-mãe). **IMPORTANTE: a provável origem desse bug nos Garmin é o SOM DESABILITADO antes da atualizaçao, portanto, antes de usar o webupdate confira para que o som esteja Habilitado (acessivel pela opção Volume na pagina principal). Meus agradecimentos ao Acleite pelas dicas.
Vou mostrar os passos, pelo menos dessa forma o driver do Bluetooth foi instalado e tudo voltou a funcionar (prova de que ele foi a causa do conflito), inclusive com a ultima versão do firmware, a 5.20. O procedimento foi feito a partir do firmware 4.90 já instalado, mas deve funcionar a partir das versoes mais recentes, suponho. Todos os arquivos da pasta RemoteSW, de outro nuvi 1390T funcional, foram copiados para o aparelho com problemas depois de apagados os arquivos anteriormente existentes na pasta de destino RemoteSW, que fica na pasta oculta .System da memória flash do Gps (importante habilitar "ver pastas ocultas" no Windows). Após reiniciar o gps, continuou sem som. Fiz então um Hardware Reset (ligando o aparelho com um dedo pressionando o canto direito inferior da tela até aparecer instruçoes). Reinicializei e continuou sem som. Em seguida entrei em Ferramentas, Configuraçoes, Sistema, Sobre e cliquei em Versões do software. Somente nesse momento abriu-se uma janela de atualizaçao do Bluetooth, processo em que aparece a porcentagem da evoluçao da instalaçao do novo driver. O processo todo demora uns 2 minutos. Após a reinicializaçao o som reapareceu e tudo voltou a funcionar perfeitamente. Os arquivos dessa pasta somam aproximadamente 2,4 megabytes descompactados ou 1 mega zipado. Quem precisar pode baixar em http://www.megaupload.com/?d=D2HAWDMP . É bom conferir a versao e P/N da PCB na funçao Diagnóstico, segunda tela (acessivel mantendo pressionado o icone da bateria, por pelo menos 4 segundos). A P/N dos 2 aparelhos eram identicas, isto é, PN 105-01554-01 Versão 5 e nao é garantido que os arquivos funcionem com outra versao de PCB ("placa-mãe). **IMPORTANTE: a provável origem desse bug nos Garmin é o SOM DESABILITADO antes da atualizaçao, portanto, antes de usar o webupdate confira para que o som esteja Habilitado (acessivel pela opção Volume na pagina principal). Meus agradecimentos ao Acleite pelas dicas.
Editado pela última vez por Angelone em 17 Mai 2011, 20:13, em um total de 2 vezes.
-
ACLeite e Angelo,
Estou com o problema do som no meu GPS 1350. Na tela de diagnostico aparece "Incompatible Audio", mas a versão do software no menu ferramentas é a 6.2.
Tentei baixar o arquivo do megaupload, mas ele está fora do ar por problemas de pirataria.
Alguém saberia me indicar o que fazer?
Abraços.
Estou com o problema do som no meu GPS 1350. Na tela de diagnostico aparece "Incompatible Audio", mas a versão do software no menu ferramentas é a 6.2.
Tentei baixar o arquivo do megaupload, mas ele está fora do ar por problemas de pirataria.
Alguém saberia me indicar o que fazer?
Abraços.
Franco, o problema descrito ocorria sob determinadas condiçoes (som off) na instalação da atualização do firmware que gerava conflito com os drivers do bluetooth. Consegui resolver o problema, mas a Garmin somente solucionou meses depois com uma nova versão de firmware que identificava esse problema e, obviamente, a resoluçao via firmware. Pelo que sei, o 1350 nao tem bluetooth, logo, o seu problema deve ser outro. O aviso Incompatible Audio nao tem nada a ver com o problema. É importante voce observar se o som esta habilitado, se sumiu completamente em todas as situaçoes ou somente a voz que indica ruas, alertas, etc.. Parece que vc já esta com o ultimo firmware instalado (6.2) e já fez essa e as atualizaçoes extras, mas pode repeti-las pelo webupdater, por via das dúvidas. Entretanto, é bastante provável que seu problema seja fisico, i.e., alto-falante pifado ou solda fria, mal contato. É coisa simples de resolver, qq técnico ou vc mesmo pode fazer isso, desde que tenha a peça se for necessário a troca. O sintoma é total falta de som.
-
Estou procurando na net, mas não consigo nada de evolução.
Nuvi 1350 sem som.
quem puder ajudar, ficarei muito agradecido.
Já tentei atualizar via site, garmin express, webupdater
mas continua sem som.
Nuvi 1350 sem som.
quem puder ajudar, ficarei muito agradecido.
Já tentei atualizar via site, garmin express, webupdater
mas continua sem som.
Leandro, voce leu o post anterior ao seu? Nele descrevo a origem do problema desse tópico e as possiveis outras causas da falta de som. Se voce tem o firmware atualizado (a ultima versão é 6.20) e ainda assim esta sem som, diria que é muito provável que o seu problema seja de hardware, possivelmente o alto-faltente, item bem simples de trocar. Abra voce mesmo ou leve a qualquer técnico para testar e, eventualmente, substitu-lo. Para abrir tire a moldura superior ao lado da tela, desencaixando-a com a ponta ou pedaço de cartão de crédito (ou outro objeto plastico firme e flexivel). Assim voce terá acesso aos parafusos para abrir o aparelho (chaves tork). Nao tem segredo...