Consegui as provas que demonstram que os nossos mapas de rua são um lixo!
São a cara dos "competentes profissionais" quem os elaborou!
Ocorre que TODOS os nossos mapas de ruas estão deslocados da posição verdadeira de uns 50m a 70m.
Isso explica o motivo de vários GPS de marcas e softwares diferentes apresentam um erro crônico de deslocamento.
Será que todos os GPS estão errados? Ou TODOS os mapas de rua brasileiros, disponibilizados à estas empresas, são um lixo! Duvido que esta discrepância irresponsável ocorra nos mapas europeus ou americanos...
Vejam abaixo as fotos que disponibilizei no Orkut.
Esta é de quando ainda utilizava o Navigator7 da EasyRoad (que tristeza lembrar disso...)
O GPS está marcando minha posição +/- 55m deslocada à noroeste.
Considerando-se o mapa de ruas eu estava no "ponto azul" e era para onde o GPS deveria apontar, mas se o mapa está errado...
http://images.orkut.com/orkut/photos/Og ... 1LSeCF.jpg
Aqui uma foto de satélite, sobreposta pelo mapa de ruas, disponibilizado para o GoogleMaps.
O ponto vermelho (do GPS) coincide com a foto do satélite, apontando exatamente para onde eu estava.
Mas de acordo com o mapa eu estava em outra rua!
O mapa de ruas está deslocado cerca de 55m da posição verdadeira.
http://images.orkut.com/orkut/photos/Og ... GdUNJs.jpg
Mais uma foto demonstrando um desvio de quase 70m ! De acordo com o mapa de ruas, carregado no GPS, eu estaria dentro do rio! (ver mapa sobreposto).
Mas a foto de satélite coincide exatamente com o posicionamento do GPS (ponto vermelho).
http://images.orkut.com/orkut/photos/Og ... hMWRZK.jpg
Portanto prezados companheiros de navegação, a culpa de muitas trapalhadas, quiçá acidentes, de nossos GPS, não é dos aparelhos mas da incompetência de nossas autoridades governamentais em produzir mapas de ruas fidedignos para serem fornecidos, ou vendidos, às empresas interessadas.
Durante o CENSO contratam dezenas de milhares de entrevistadores, mas não se dão ao trabalho de registrar as coordenadas do início e do fim de cada rua entrevistada.
Vejam no esquema abaixo e considere como quarteirões as linhas pretas, e como calçadas as linhas vermelhas. Com apenas três pontos, (a, b, c) medidos a partir das calçadas (sem oferecer riscos) é possível determinar com precisão tanto o comprimento da rua quanto sua largura.
Isso é coisa que se aprende no primário...
http://images.orkut.com/orkut/photos/OQ ... NEcZto.jpg
Abraços,
Marcus Mello
OS MAPAS DE RUAS BRASILEIROS SÃO UM LIXO !
Re: OS MAPAS DE RUAS BRASILEIROS SÃO UM LIXO !
Prezados,
Atualizando o tópico com a participação de outros companheiros venho aqui com algumas sugestões mais.
Experimentem entrar no Google Maps, escolham qualquer cidade, principalmente as do interior, e cliquem no ícone "Satélite".
As imagens dos mapas são apresentadas "sobre" as imagens de satélite (imagens REAIS !) e aí você vai perceber que em várias ruas ou mesmo rodovias há uma discrepância de 50m a 70m !
Outras sequer aparecem nos mapas mas estão inclusive asfaltadas conforme as nítidas fotos do satélite.
Por esse motivo o software de navegação precisa estar "adivinhando" o tempo todo onde "provavelmente" você está "no mapa", apesar de saber exatamente quais são suas coordenadas geográficas !
Não há nenhum problema "de precisão" com seu GPS. A culpa é do IBGE.
A maior parte dos mapas do Google vieram do mesmo lugar que os nossos mapas de GPS, do IBGE, mas o pessoal do Google têm refeito muitos mapas por conta própria utilizando inclusive equipamentos GPS militares.
Por enquanto isso só acontece em grandes cidades, mas com o tempo acredito na expansão do projeto, afinal o Google é referência Nº1 em geolocalização e possivelmente virá a se tornar um "fornecedor" oficial de mapas brasileiros, mas estes sim com qualidade.
Ultimamente tenho dito para os companheiros geonavegadores:
Consultem o GPS...
e SIGAM AS PLACAS !
Abraços,
Marcus Mello
Atualizando o tópico com a participação de outros companheiros venho aqui com algumas sugestões mais.
Experimentem entrar no Google Maps, escolham qualquer cidade, principalmente as do interior, e cliquem no ícone "Satélite".
As imagens dos mapas são apresentadas "sobre" as imagens de satélite (imagens REAIS !) e aí você vai perceber que em várias ruas ou mesmo rodovias há uma discrepância de 50m a 70m !
Outras sequer aparecem nos mapas mas estão inclusive asfaltadas conforme as nítidas fotos do satélite.
Por esse motivo o software de navegação precisa estar "adivinhando" o tempo todo onde "provavelmente" você está "no mapa", apesar de saber exatamente quais são suas coordenadas geográficas !
Não há nenhum problema "de precisão" com seu GPS. A culpa é do IBGE.
A maior parte dos mapas do Google vieram do mesmo lugar que os nossos mapas de GPS, do IBGE, mas o pessoal do Google têm refeito muitos mapas por conta própria utilizando inclusive equipamentos GPS militares.
Por enquanto isso só acontece em grandes cidades, mas com o tempo acredito na expansão do projeto, afinal o Google é referência Nº1 em geolocalização e possivelmente virá a se tornar um "fornecedor" oficial de mapas brasileiros, mas estes sim com qualidade.
Ultimamente tenho dito para os companheiros geonavegadores:
Consultem o GPS...
e SIGAM AS PLACAS !
Abraços,
Marcus Mello
Editado pela última vez por mvcm em 22 Mar 2011, 03:53, em um total de 1 vez.
-
mvcm,
Esse é um dos motivos da criação do Projeto TrackSource. Se você ainda não conhece entre no site e conheça o projeto. Se cada um de nós dermos nossa colaboração em breve teremos um mapa confiável de todo o Brasil.
Esse é um dos motivos da criação do Projeto TrackSource. Se você ainda não conhece entre no site e conheça o projeto. Se cada um de nós dermos nossa colaboração em breve teremos um mapa confiável de todo o Brasil.
Apontador T500
Garmin Nüvi 1100
Desenvolvedor Tracksource - Acre
Garmin Nüvi 1100
Prezado Vanderley,
Grato pela dica, o projeto parece ser muito bom, amplo e organizado, mas inútil para mim, que tenho um Magneti Marelli.
O projeto é EXCLUSIVO para GPS GARMIN.
Ver posts:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=311&t=3879
Abraços,
Marcus Mello
Grato pela dica, o projeto parece ser muito bom, amplo e organizado, mas inútil para mim, que tenho um Magneti Marelli.
O projeto é EXCLUSIVO para GPS GARMIN.
Ver posts:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=311&t=3879
Abraços,
Marcus Mello
-
Não conheço o GPS Magneti Marelli, mas se ele usar o windows CE então é possível instalar O Garmin Mobile XT e usar os mapas do Tracksource nele.
Para baixar o Garmin Mobile XT, visite os endereços:
npossibilidades.com.br/w/?p=1707
ou
todososarquivos.blogspot.com/2009/08/garmin-mobile-xt-v50050-download.html
Para baixar o Garmin Mobile XT, visite os endereços:
npossibilidades.com.br/w/?p=1707
ou
todososarquivos.blogspot.com/2009/08/garmin-mobile-xt-v50050-download.html
Apontador T500
Garmin Nüvi 1100
Garmin Nüvi 1100
Pessoal,
Acabei de baixar a atualização dos mapas e dos radares 2011 para fazer uma viagem de 1200km.
Tudo OK na viagem, exceto por algumas rodovias mais novas de MG, onde a discrepância com o mapa do GPS passava de 100 metros!
Daí que o iGO não podia fazer nada e não me alertou para entrar ou sair pelo menos duas vezes, me deixando seguir para o lugar errado.
Culpa de governos corruptos e de um IBGE ineficiente, ineficaz, incapaz e incompetente para atualizar os mapas brasileiros.
Quem vêm fazendo essa atualização de mapas de modo ostensivo é o Google.
Cuidado ao viajar pelas estradas de Minas Gerais, não pelo asfalto, quem até vem sendo recuperado em grande parte, mas pela desatualização dos mapas junto ao IBGE!
Abraços,
Marcus Mello
Santo Antônio de Pádua - RJ
Acabei de baixar a atualização dos mapas e dos radares 2011 para fazer uma viagem de 1200km.
Tudo OK na viagem, exceto por algumas rodovias mais novas de MG, onde a discrepância com o mapa do GPS passava de 100 metros!
Daí que o iGO não podia fazer nada e não me alertou para entrar ou sair pelo menos duas vezes, me deixando seguir para o lugar errado.
Culpa de governos corruptos e de um IBGE ineficiente, ineficaz, incapaz e incompetente para atualizar os mapas brasileiros.
Quem vêm fazendo essa atualização de mapas de modo ostensivo é o Google.
Cuidado ao viajar pelas estradas de Minas Gerais, não pelo asfalto, quem até vem sendo recuperado em grande parte, mas pela desatualização dos mapas junto ao IBGE!
Abraços,
Marcus Mello
Santo Antônio de Pádua - RJ