TUTORIAL - TROCANDO DE MAPAS COM O MAPCHANGER

Mensagem
Autor
xlipesousa
Contato:

TUTORIAL - TROCANDO DE MAPAS COM O MAPCHANGER

#1 Mensagem por xlipesousa »

EDITADO 31/05/2011
ARQUIVOS REUPADOS 100%

CRÉDITOS: visualmidia
FONTE portalgps

Galera, para o pessoal que ainda não conseguiu alternar entre mapas com seu IGO resolvi fazer esse tutorial, claro, toda colaboração é bem vinda.

MapChanger: aplicativo que já vem com o IGO e que faz a alternância entre os mapas contidos nele, configurado corretamente, vc pode escolher entre Navteq e Teleatlas ou outros mapas quando quiser.

Antes precisamos entender o seguinte: para cada mapa existe uma pasta dentro de \content

map_ta (para colocar o mapa da TELEATLAS)
map_nt (para colocar o mapa da NAVTEQ)
map_ot (para outros mapas, por exemplo de outros países)
map (mapa em uso atualmente)

Se vc ainda não possui os mapas mais atuais baixe aki:

NAVTEQ Q4 2010
http://zpag.es/1yoV

TELEATLAS Q4 2010
http://zpag.es/20Jn

NAVTEQ Q1 2011
http://zpag.es/2588

TELEATLAS Q1 2011
http://zpag.es/2582

O que o MapChanger faz?
Quando vc escolhe um mapa no aplicativo, ele renomeia a pasta onde está esse mapa para "map", ou seja, vc terá sempre 3 pastas contendo mapas,
se vc escolher o mapa da TELEATLAS ele renomeará a pasta "map_ta" para "map", e quando ele reiniciar o sistema procurará seu mapa na pasta \content\map e estará lá o seu mapa teleatlas, vale lembrar que nesse caso a pasta "map_ta" sumirá, mas na verdade ela apenas está renomeada para "map" e teremos então 3 pastas contendo mapas: "map"(que é a pasta map_ta renomeada), map_nt(com o mapa navteq) e map_ot (com qualquer outro mapa)

Então se vc não possui essas pastas faça o seguinte:

********BACKUP DE TODAS AS PASTAS E ARQUIVOS ANTES DE TUDO ****************

OBS: UTILIZAREMOS AQUI A SKIN GURJON PARA OS EXEMPLOS

1- escolha qual mapa vc vai usar como default: vou escolher o TELEATLAS Q4 para esse exemplo (pode ser a versão que mais lhe agrada)
2- crie dentro da pasta \content as pastas que faltam, nesse caso criarei map_nt (onde colocarei meu mapa Naviteq) e a pasta_ot (para colocar outros mapas)

Obs: NÃO criarei a pasta map_ta, pois colocarei meu mapa teleatlas dentro da pasta "map", como se ela tivesse sido renomeada de map_ta para map.

3- copie o mapa teleatlas de sua escolha para a pasta map JUNTAMENTE com o arquivo Basemap.fbl que vc possui.

NOTA: cada pasta deverá ter APENAS 2 ARQUIVOS, seu mapa e o seu basemap.fbl, que pode ser o mesmo para todos os mapas.

4- copie para a pasta map_nt o seu mapa naviteq TAMBÉM com seu basemap
5- copie para a pasta map_ot outro mapa que deseja usar, no meu caso coloquei o outro teleatlas, o Q3. se não quiser outro não coloque nada na pasta.

Agora vamos configurar o nosso Navegador

NO IGO AMIGO

Acrescente no final de seu sys.tx as linhas, ou altere conforme abaixo caso já existam

===========================================================================
[utility]
utilitymov=",1,\SDMMC\Amigo,"
utilitydel=",2,\SDMMC\Amigo,"

[mapswitch]
1=",map_ta,\SDMMC\Amigo,0,"
2=",map_nt,\SDMMC\Amigo,0,"
3=",map_ot,\SDMMC\Amigo,0,"

Obs.: ==> Lembrando que que SDMMC é o nome do meu cartão de memoria, veja em qual nome o seu se enquandra, ex: Storage Card, Resident Flash . . . entre outros nomes, sendo assim apenas substitua o nome, e a pasta onde está o meu navegador chama-se Amigo

Em seguida dentro da pasta Ultility edit com o Bloco de Notas o arquivo dj_MapChanger.NFRUN ou MapChanger.NFRUN, conforme sua versão do IGO AMIGO, e troque as seguintes linhas:

IFWINDOWEXIST "amigo"
Sleep "2000"
NFRUNAGAIN
ENDIF

#DEBUG
setvar "iAmigo" "\SDMMC\Amigo\"
setvar "content" "\SDMMC\Amigo\content\"
savedir" "\SDMMC\Amigo\save\"

Lembrando que meu IGO está no cartão SDMMC.

Anida na pasta ultility edite também com o bloco de notas o arquivo mapchanger.ini e deixe-o da seguinte forma:

[mapchanger]
swpoi=0
DirContent=\SDMMC\Amigo\content
DirSave=\SDMMC\Amigo\save
ExeName=amigo.exe
Sound=set.wav

OBS: sem a barra no final

Salve e reinicie seu aparelho, se vc seguiu corretamente os passos seu MapChanger já está pronto para seu usado.

PARA O IGO PRIMO

os procedimentos são os mesmos, porém a pasta onde se encontra meu navegador chama-se PRIMO e está também no SDMMC.

1- siga os passos de criação e cópia dos mapas descrita no início
2- altere também o seu sys.tx conforme descrito acima substituindo onde estiver "Amigo" coloque "PRIMO", ou o nome da pasta de seu navegador.
3- na pasta ultility altere também o seu dj_MapChanger.NFRUN ou MapChanger.NFRUN, conforme sua versão do IGO PRIMO, e troque as seguintes linhas:

SETVAR "iGOPrg" "\SDMMC\PRIMO\"
SETVAR "IniFile" "utility\mapchanger.ini"

SETVAR "content" "\SDMMC\PRIMO\content\"
SETVAR "savedir" "\SDMMC\PRIMO\save\"

4- altere também o arquivo mapchanger.ini para que fique da seguinte forma:

[mapchanger]
swpoi=0
swbuilding=0
swhistspeed=0
swphoneme=0
DirContent=\SDMMC\PRIMO\content
DirSave=\SDMMC\PRIMO\save
ExeName=primo.exe
Sound=set.wav

OBS: sem as barras no final

salve e reinicie seu aparelho.

PARA O IGO MY WAY 8.3

é um pouco diferente, mas vamos lá.

o meu IGO fica também no cartão SDMMC e a pasta de meu navegador chama-se IGO8.3

1- siga o mesmo passo para criação das pastas, porém crie també uma pasta chamada map_us para colocar mapas de outros países, se for o caso
2- acrescente as sinhas em seu sys.txt

[folders]
app="\SDMMC\IGO8.3"
work_dir="\SDMMC\IGO8.3"
content="\SDMMC\IGO8.3\content"

[switchmap]
changer="\SDMMC\IGO8.3\extension\MapChanger\MapChanger.exe"
1=",map_ta,\SDMMC\IGO8.3\content,,"
2=",map_nt,\SDMMC\IGO8.3\content,,"
3=",map_ot,\SDMMC\IGO8.3\content,,"
4=",map_us,\SDMMC\IGO8.3\content,,"
poiswitch=0

OBS: todos sem barra no final. A opção poiswitch, se estiver em 0 significa que vc quer manter o mesmo arquivo .poi para os dois mapas, se estiver em 1 vc pode alternar entre arquivos poi para cada mapa

3- entre na pasta \extencion\MapChanger e altere no arquivo Mapchanger.NFRUN as seguintes linhas;

setvar "content" "\SDMMC\IGO8.3\content\"
setvar "savedir" "\SDMMC\IGO8.3\save\"

OBS: com barras no final

e no final do mesmo arquivo as linhas:

IF "@STRLEN("$3$") = 0"
RUN "$2$\iGO8.exe"
ELSE
RUN "$3$\iGO8.exe"

verificando se está batendo com o nome de seu executável.

reinicie seu aparelho.

Qualquer problema poste aki para tentarmos solucionar.
Editado pela última vez por xlipesousa em 31 Mai 2011, 00:31, em um total de 4 vezes.

JRoberto

Re: TUTORIAL - TROCANDO DE MAPAS COM O MAPCHANGER

#2 Mensagem por JRoberto »

Olá

Estou rodando o IGO 8.3.4.142975 (que vc postou) , tudo indo muito bem! :)
inclusive, com o novo mapa NAVTEQ Q4 !

Agora, fiz as alterações conforme o tutorial e toda vez que inicializa dá uma mensagem, parecida com isso: "os mapas estão desatualizados, consulte o revendedor..."
Vc tem alguma idéia do que pode ser ?

GRATO!

JRoberto

#3 Mensagem por JRoberto »

Bom...fiquei "martelando" e acabei conseguindo ! :)

O principal: instalei a SKIN GURJON - 6.18 novamente. Aquela que vem no pacote baixado tem uma diferença no tamanho (mesma versão !) e então sumiram todas as mensagens estranhas.

Outra coisa (bastante elementar), mas se não fizer não funciona. Uma vez ativada a skin gurjon, precisa escolher um botão para a troca de mapa. Fiz isso entrando em Menu > Opções > Definições de Mapa > Menu Rápido, então escolhi um botão qualquer para ser a troca de mapa.

Valeu! :D

xlipesousa
Contato:

#4 Mensagem por xlipesousa »

JRoberto escreveu:Bom...fiquei "martelando" e acabei conseguindo ! :)

O principal: instalei a SKIN GURJON - 6.18 novamente. Aquela que vem no pacote baixado tem uma diferença no tamanho (mesma versão !) e então sumiram todas as mensagens estranhas.

Outra coisa (bastante elementar), mas se não fizer não funciona. Uma vez ativada a skin gurjon, precisa escolher um botão para a troca de mapa. Fiz isso entrando em Menu > Opções > Definições de Mapa > Menu Rápido, então escolhi um botão qualquer para ser a troca de mapa.

Valeu! :D
Excelente observação cara, e obrigado por compartilhar sua experiência conosco, que bom que resolveu seu problema.
Abraço

Csgfernandes

#5 Mensagem por Csgfernandes »

xlopesouza
Segui o seu tutorial para iGo 8.3 ajustando o nome do meu diretorio e executavel.
Criei as pastas CONTENT\map_ta, CONTENT\Map_us e CONTENTE\Map_ot no SDMMC
na pasta map coloquei o mapa da NT e em cada pasta coloquei o base map

Na primeira vez deu erro na abertura do navegador.
Dizia que a base de dados não foi encontrada.
Retirei as linhas que definem os diretorios
[folders]
app="\SDMMC\Igo834-142975"
work_dir="\SDMMC\Igo834-142975"
content="\SDMMC\Igo834-142975\content"

Com isto consegui abrir o navegador.
Depois de muito apanhar para fazer aparecer um botão com o MapChanger consegui, e o Map Changer apareceu.

Apareceram os 4 botões:
NavTec, Tele Atlas, Usuario e Outros
com a mensagem - Se trocar o mapa o gps vai reiniciar. Beleza.

Só que não importa qual botaõ eu aperte, o mapa não muda. Continua sempre o mapa da NavTec.

O que está faltando ? Grato

xlipesousa
Contato:

#6 Mensagem por xlipesousa »

Csgfernandes
Experimente o seguinte

retire das outras pastas o basemap.fbl deixando somente o mapa correspondente, volte com aquelas linhas que vc retirou e teste novamente. ficará assim

content\map > mapa + basemap
conten\map_  > somente o mapa correspondente à pasta (TA ou NT ou US)

sidneyreynaldo

#7 Mensagem por sidneyreynaldo »

Pessoal, dá uma ajuda aqui para um ser bem leigo... estou usando o Primo (8.5.11.168090) baixado recentemente, e queria usar o mapchanger. Só que eu não tenho a pasta "utility" em nenhum lugar, logo, não consegui editar os arquivos .NFRUN e mapchanger.ini deste completíssimo tutorial, aliás, parabéns pelo trabalho e pelas explicações. Como faço pra fazer aparecer a tal pasta utility, ou ainda, se alguém puder me enviar a pasta com os arquivos necessários... Vlw galera.

xlipesousa
Contato:

#8 Mensagem por xlipesousa »

sidneyreynaldo escreveu:Pessoal, dá uma ajuda aqui para um ser bem leigo... estou usando o Primo (8.5.11.168090) baixado recentemente, e queria usar o mapchanger. Só que eu não tenho a pasta "utility" em nenhum lugar, logo, não consegui editar os arquivos .NFRUN e mapchanger.ini deste completíssimo tutorial, aliás, parabéns pelo trabalho e pelas explicações. Como faço pra fazer aparecer a tal pasta utility, ou ainda, se alguém puder me enviar a pasta com os arquivos necessários... Vlw galera.
ela é pequena, me passa teu email que te mando

aurelio108

#9 Mensagem por aurelio108 »

xlipesousa escreveu:Csgfernandes Experimente o seguinte
retire das outras pastas o basemap.fbl deixando somente o mapa correspondente, volte com aquelas linhas que vc retirou e teste novamente. ficará assim
content\map > mapa + basemap
conten\map_  > somente o mapa correspondente à pasta (TA ou NT ou US)
Csgfernandes,

A dica do xlipesousa funcionou contigo?
Comigo aconteceu a mesma coisa, mas não resolveu com as dicas acima.
Alguém tem mais alguma sugestão?
Abraços e obrigado.

Aurélio

evluiz

#10 Mensagem por evluiz »

Olá Aurélio / CsgFernandes!!!

No meu funciona perfeitamente e está assim no sys.txt(note que falta algumas virgulas no tuto:

[switchmap]
poiswitch=0

Além do mais vc tem que ter o seguinte na pasta content: (igo8.3/content)

as pastas contendo o mapa e o basemap

map ======================> é onde vai ficar o mapa que ao ligar ele vai carregar..por exemplo TA Q4+basemap
map_nt ======================> é onde vai ficar um mapa navteq ...por exemplo NT Q4+basemap
map_ta ======================> é onde vai ficar um outro mapa teleatlas....por exemplo TA Q3+basemap
map_us ======================> é onde vai ficar um outro mapa que queira.....por exemplo NT Q3+basemap
map_ot ======================> é onde vai ficar um outro mapa que queira.....por exemplo Mapa da Argentina+basemap

Além disso tem que fazer as alterações no nfrum da pasta extension/mapchanger!!!

Espero que funcione!!

Abs!

aurelio108

#11 Mensagem por aurelio108 »

Olá, evluiz

Muito obrigado, amigo.
Depois das correções proposta por você, funcionou perfeitamente.
Abraços,

Aurélio

misterjohn

#12 Mensagem por misterjohn »

Instalei o iGO Primo 1.2 Connected 9.2.1.178658 com TTS Gabriela, ao descompactar o arquivo foram criadas duas pastas, uma com o programa e outra de nome MapChanger, esses arquivos também seram instalados no cartão dentro ou fora da pasta?
Outra coisa, o idioma é português de Portugal, tem como mudar para o português do Brasil?

xlipesousa
Contato:

#13 Mensagem por xlipesousa »

misterjohn
Cara, este que vc baixou não é o do link deste tópico, foi disponibilizado por outro fórum, este daqui não possui esta pasta externa, bastando fazer a instalação normal como todos os outros, mas vamo responder sua pergunta:
As pastas devem ser colocadas (separadas, do jeito que foi extraido) na raiz de seu cartão.

Minersampa

#14 Mensagem por Minersampa »

[quote="xlipesousa"]

Boa Noite!
Meu GPS: Magneti Marelli EasyRoad.
Instalei o WolfNCU.
Estou utilizando os Navegadores, Guia 4 Rodas e iGO 8.3.4 MyWay e estão funcionando.
Instalei também o Primo Green mas ainda não consegui fazê-lo rodar, bom isto é outra história.
No meu Igo 8.3 não veio o MapChanger.exe, tentei utilizar o do Primo (não sei se serve), o "MapChanger.nfrun", não abre, existe um arquivo "mapchanger" .ini que pode ser editado.
Fiz conforme o explicado no tutorial, mas não obtive sucesso o iGO8.3 não abriu.
O que devo fazer? Grato.

Minersampa
CM - CASKA 1624 - iGO 8.3.5
GPS Magneti Marelli EasyRoad
Menu Simples 320x240 a 800x240
iGO 8.34 e iGO Amigo

Kadao107

#15 Mensagem por Kadao107 »

Meu GPS é um Mio C520 importado e destravado usando para acessar o SDMMC o MioPocket 3.0 Release 59, embora tenha realizado exatamente todos os procedimentos do tutorial, tanto para os diretórios quanto para o executável, alterando exatamente como recomendado o arquivo Mapchanger.NFRUN e tentado todas as dicas aqui colocadas, não consegui êxito nas tentativas de trocas de mapas. O mapa de fato só muda na tela de troca de mapas, mas quando você verifica na pasta map, depois da troca efetuada e reiniciado o GPS, só consta o arquivo do mapa default, ou seja, da NavTec.
Gostaria que se alguém conseguiu fazer funcionar a troca de mapas no mesmo aparelho ou num equivalente, passasse os detalhes para tal. Obrigado.

xlipesousa
Contato:

#16 Mensagem por xlipesousa »

Minersampa
para editar o nfrun, no windows, clique com o botão direito e escolha "abrir com" e selecione o bloco de notas.

Kadao107
Não entendi muito bem a história do "muda na tela de troca mas não muda na pasta", mas faça o seguinte, vá em Menu>sobre e verifique o conteúdo, ou seja, qual mapa o IGO está utilizando.

Kadao107

#17 Mensagem por Kadao107 »

Inicialmente, obrigado pela atenção. Sobre "mudar o mapa na tela de troca" é o seguinte: após acionar o botão "trocar o mapa" obtemos a tela "Trocar Mapa" onde temos 4 opções de mapa, TELEATLAS, NAVTEC, OUTRO E USUÁRIO correto ?
Na parte inferior temos o campo "Mapa Atual", a mudança de mapa só ocorre neste campo onde é descriminado o mapa que deveria estar em uso, mas na verdade, quando você verifica o mapa, tanto em "Mapas", quanto na pasta \content\map, onde deveria estar o mapa teleatlas, p.ex., sempre vai constar o NAVTEQ, apesar de ter sido trocado o mapa pelo teleatlas, p.ex., e renicializado o GPS. Na prática o mapa não muda. Continua sempre o mapa da NavTec.
Estou usando o IGO MY WAY 8.3.4.142975. Abraços.

MILTON COLOMBO

#18 Mensagem por MILTON COLOMBO »

Estou usando o Igo 8.3.4142975 com o skin GJ6.18 , fiz as inclusões no Sys.txt, para
utilizar o MapChanger:

[folders]
app="\SDMMC\IGO8.3"
work_dir="\SDMMC\IGO8.3"

[switchmap]
poiswitch=0

Quando ligo o GPS aparece a mensagem:
Program application database
cannot be found

(Programa não encontrado, acho que é o [folders] )

Alguem poderia me ajudar a resolver o problema ?
Obrigado.
MIlton

evluiz

#19 Mensagem por evluiz »

Olá Milton!!

Retire do sys.txt as linhas abaixo que vai parar de dar esse erro;

folders]
app="\SDMMC\IGO8.3"
work_dir="\SDMMC\IGO8.3"

Abs!

xlipesousa
Contato:

#20 Mensagem por xlipesousa »

Galera, vou postar o conteúdo dos arquivos do meu IGO 8.3 que funciona belezinha o mapchanger:
Lembrando que o nome do meu executável é IGO8.exe e que fiz os procedimentos referentes
às pastas dos mapas.

arquivo sys.txt (somente as linhas que interessam)

[folders]
app="\SDMMC\IGO8.3"
work_dir="\SDMMC\IGO8.3"

[switchmap]
poiswitch=0

Conteúdo completo do arquivo MapChanger.nfrun que fica na pasta \SDMMC\IGO8.3\extencion\MapChanger

IFWINDOWEXIST "iGO 8"
Sleep "1000"
NFRUNAGAIN
ENDIF

#DEBUG

setvar "content" "\SDMMC\IGO8.3\content\"
setvar "savedir" "\SDMMC\IGO8.3\save\"

IF "@STRLEN("$3$") = 0"
setvar "systxt" "$2$\sys.txt"
ELSE
setvar "systxt" "$3$\sys.txt"
ENDIF

setvar "poiswitch" "@READINI($systxt$,switchmap,poiswitch,0)"
setvar "poiprovider" "poi@STRCOPY("$1$",4,3)"

msg "p1:$1$, p2:$2$, p3:$3$, systxt:$systxt$, poiswitch:$poiswitch$, poiprovider:$poiprovider$, content:$content$"

IFFILEEXIST "$content$map_ta"
ELSE
MOVE "$content$map" "$content$map_ta"
IFFILEEXIST "$savedir$ROADBLOCKS.sav"
MOVE "$savedir$ROADBLOCKS.sav" "$savedir$ROADBLOCKS.map_ta"
ENDIF
IF "$poiswitch$=1"
IFFILEEXIST "$content$poi"
Sleep "500"
MOVE "$content$poi" "$content$poi_ta"
msg "ta, $content$poi, $content$poi_ta"
ENDIF