Nuvi 3790T Alegrias e Decepções

Mensagem
Autor
joelsobrinho

Nuvi 3790T Alegrias e Decepções

#1 Mensagem por joelsobrinho »

Depois da felicidade do 255W a "grande" dificuldade encontrada era não ter importação de rotas. Ai.. com um pouquinho de mão de obra, estava lá ele ttransformado em um 465W e funcionando muito be,. Nisto a GARMIN anuncia a toda poderosa serie 3700. Ela não soh prmetia que ele falava, como também escutava.. :lol: através de conmando de voz.... :D ..
Bem numa possibilidade comprei um la nos Esteites.
Vamos deixar de trololó :

1. Não precisa mais juntar os mapas, pois ele aceita qq nome dentro de uma pasta MAP no SD CARD.

2. Qdo liga pela segunda vez , a primeira eh qdo faz a atualização dos mapas, ele vai direto para a tela de navegação, não precisando mais passar pelas telas iniciais. Se fizser alteração de dados no SD CARD ele iniciliza o SD novamente.

3. Tem agora dois modelos de tela de navegação, completo e o "normal". A normal eh muito parecida com o 255W, a completa apresenta horas de chegada e atual , mais direção de navegação e velocidade. Soh que o mapa da tela fica reduzido para o tamanho do GPS sem W. Achei um poouco pequeno. Questão de gosto.

4. Veio com TTS e normal, o TTS tem um leve sotaque português. Como eu falo a lingua, até que achei "normal". Eu não gosto que fale o nome da rua, pois qdo eu não conheço a cidade não adianta falar o nome da rua!!!!.Ficou na voz sem o TTS.

5. A qualidade da imagem eh muito boa, mas no nosso mapa não se oberva diferenças. Vou testar agora em New York. La funciona td!!!!!.. que maravilha...

6. A tela touch screen em algumas telas demora um pouco para responde. Vc toca a tela e ela não responde. Teve um momento em casa que apareceu um informação na tgela que estava atualizando os drives de touchScreen!!!! Nem imagino o que aconteceu, parei o que esava fazendo e deixei rolar. demorou uns 5 minutos e td normalizou. Não encontrei tb onde calibrar o touchScrenn e veio um pouco descalibrado na parte superior da tela.

7. Ele tem um cadeado para habilitar a tela depois que fica parado, tocando 2 vezes ele abre. Bom...

8. O comando por voz, soh funciona em ingles.. portanto nadica de portugues. Esperimentei no transito. Humm cuidado com ruidos de fundo. Eh legal qdo vc tem rotas ou pontos programados assim vc chama pelo numero.

9. Não testei ainda o BT, depois eu falo dele.

10. Os cabos de coneção são todos diferentes. O USB de dados eh o mini, parecido com o celular Samsung I8000 omnia II, ao testar verifiquei que eh o mesmo cabo e funciona normal. Cuidado, conector pequno e delicado, tem que tomar cuidado para saber qual eh o lado correto de coenxão, se forçar ja era!!!!!!

11. A bateria descarrega mais fácil, pois a tela eh mais brilhante, mais consumo de energia.

12. O carregador eh ligado na Base de Fixação do carro e não mais no corpo do GPS. Bom....

13. Estranhamente notei um erro de mapa muito maior que o 255W, achei muito estranho. Eh um percurso que sempre faço. ELE ERROU A RUA!!! Na rua onde moro ele erra a rua tb.O GPS acusava um erro de 9 metros no sensor. Isto não acontece no 255W. Testei o mapa TRU_SP atualizado e nada disto aconteceu. Parece que a maior resolução da tela esta influenciando na função de ajusta a posição da rua.

14. Já fiz o BKP, e para isto eh necessário habilitar o W7 a ver todas as pastas, assim aparece a pasta .System onde estão os mapas.

15. ELE NÃO ACEITA ROTA!!!! tentei de tudo e nada.. ai resolvi entrar em contato com a Garmin americana e fui informado OFICIALMENTE que ele não tem esta função!!!! Esta previsto para o início de 2011. Resposta oficial da GARMIN:

At this time the nuvi 3700 series does not have the ability to manually receive created routes from MapSource or any third party applications. Garmin intends to add this functionality into the nuvi 3700 series via a software update sometime in the future. Current plans call for the update to be released in the first quarter of 2011.

16. Ele tb não carrega os icons dos POIs... tb não!!!!!

17. Carrega mapas e pois com qq nome. MARAVILHA...HOJE TENHO UNS 10 MAPAS CARREGADOS NO SD Card... e cada um com um nome. Habilito somente aquele que vou usar.

18. Para criar atraves de estradas de preferencia deve-se: criar a rota ponto a ponto colocando os pontos onde vc quer que passe em sequencia e somente no final adicionar o destino. Ao contrario do GOOGLE, onde vc modifica a rota depois de pronta. FAzendo isto eh bem fracil criar a rota.

Comentários pessoais:
Nuvi 255W ( travestido de 465W rrsrsrs) preço 100 dolares:
Carrega mapas com um unico nome, carrega POIs, carrega icones de POIs, faz bem rotas mas eh chato pra cacete alterar na tela.
Grande
Robusto, a caixa plastica proteje bem o equipamento.
Não tem BT
Não tem comando por voz.

Nuvi 3790T preço 500 dolares
Carrega mapas com qq nome, carrega POIs, NÃO carrega icones de POIs, faz bem rotas mas e tb eh chato pra cacete alterar na tela, mas eh bem mais facil intgroduzir pontos intermediários.
Pequeno, ele eh bem fino e eh pratico coloca-lo no bolso
Fragil, não tem caixa para protegê-lo. Se cair a chance de danificar o display eh muito grande.
Tem BT.
O comando por voz eh legal... evita ficar digitando qdo se monta uma rota por pontos.
Não consegui encontrar o comando escondido ára fazer resitro de posição a cada segundo.

Resumo, muito bonito, mas não deixo por enquanto o meu 465W de lado...

Bem por enquanto eh soh. Se alguem tiver alguma curiosidade eh soh perguntar.

joelsobrinho

Re: Nuvi 3790T Alegrias e Decepções

#2 Mensagem por joelsobrinho »

Mais uma:
Hoje resolvi atualizar meu NUVI 3790T. Entrei no site, conectei o bixo na USB e o site identificou todinho o GPS. Até ai td bem..rsrr
Fiz o upgrade para a versão mais atual e foi adicionado um dicionário para viagens.. lega. fiquei contente .. soh que o dicionário não estava lá, somente a pasta. Verifiquei no site da garmin e custa apenass 80 dolares, pesquisando outros sites encontrei por 60!! VOu ficar sem dicionario mesmo.. rsrsrsrs
Outra, antes todas as vezes que eu reiniciava o GPS ele perguntava se queria carregar os Pois para dentro do GPS, agora tem um checkbox para definir que vc não quer carregar.. boa!
Carreguei a configuração de BT e conectei meu telefone.. ele tb funciona por voice.. Ao ele busca as ligações feitas e os numeros blz.. fiz lligações usando o voice do GPS. Muito bom. TD EM INGLES!!!
Ele conclocou um icon de tel. na tela.
Atualizei o mapa americano versão 2010.31demorou umas 4 horas, fui carregar o SD card e ele acusou 11 horas qdo conectado ao NUVI.. puts...
Tirei o SD card e espetei no micro, agora são alguns minutos.
por hoje eh soh. Depois se tiver novidades tem mais.

mauribeiro

#3 Mensagem por mauribeiro »

E aeee Joel anda brincando muito com o Nuvi 3790T? Pois bem... também comprei um, mas não consigo visualizar os pontos do mapa, quanto coloco em "mais detalhes" no menu de configurações. Você saberia como me ajudar?

Valeeu.

Ass: Maurício.

joelsobrinho

#4 Mensagem por joelsobrinho »

MauriRibeiro,
Os ponto que vc referencia são os icones dos POIs? Se são desista!!!" rsrsrsrsr
Este modelo TAMBÉM não mostra os ditos cujos no mapa. Existe uma alteração de firmware que promete colocar um MP3 player e mostrar os icones no mapa... por enquanto vou dar um tempo.. depois faço alguma besteirinha!!!!

pipo
Contato:

#5 Mensagem por pipo »

Tenho utilizado um 3790, e a maior inconveniência (para mim) é que mesmo quando se cria uma rota diretamente pelo aparelho, se você decide parar a navegação no meio da rota, quando for retomar a navegação na mesma rota criada, ele só oferece a opção de escolher o próximo destino da rota que você deseja ir.
Exemplo:
1-Se você decidir pelo último ponto da rota, ele te levará diretamente ao ponto final, ignorando os pontos intermediários (um problemão, pois ele pode optar por um caminho diferente do que você programou na rota).
2-Se você decidir pelo ponto da rota mais próximo (ou qualquer outro intermediário), ele te guia para este ponto como se fosse o ponto final (outro problemão, pois você fica sem saber as informações até o ponto final, como a distancia, a hora de chegada e todos os dados da viagem até o destino).

Uma saída que eu adotei foi não utilizar a criação de rota, e introduzir direto o ponto final através do "Para Onde". Depois de calculado o caminho, eu vou adicionando pontos intermediários através do "Para Onde" e "Adicionar a rota atual" (começando introduzir dos pontos mais distantes para os mais próximos, pois várias vezes que não fiz dessa forma, ele não recalculou a melhor ordem dos pontos, indo primeiro para um mais distante, depois para um mais perto... uma confusão total). É trabalhoso!

Só lembrando: No 765 (por ex.), se você tiver uma rota gravada entra duas cidades, com vários pontos intermediários e rosolve parar a navegação no meio do percurso e desliga o aparelho (para dormir, por ex.), quando for retomar a navegação, seleciona a mesma rota novamente, e mesmo que você esteja longe de onde passa a rota, ele te guia até ela e retoma a navegação a partir de sua localização atual. O 3790 não faz isso.

Caso alguém tenha a solução para isso, poste aqui, mas acho que teremos que esperar alguma atualização da Garmin.

Por enquanto levo um 765 ligado ao lado do 3790 (é um absurdo!)

Valeu!

* Um Abraço,
* PIPO
* www.pipo.com.br

joelsobrinho

#6 Mensagem por joelsobrinho »

Pipo:
Acho que seria interessante se achássemos um caminho de comunucação com a GARMIN para enviar esteas informações a ela.
A gente discute muito os problemas mas não fazemos uma ação direta com o fabricante.

Eu ainda não usei o 3790T em campo, vou testar agora no final do ano. Mas a dica foi interessante.

mauribeiro

#7 Mensagem por mauribeiro »

Joel os pontos que me refiro são os waypoint do próprio mapa, tais como restaurantes, polícia, construções, e etc. No modelo Map 60 Csx, quando você seleciona mais detalhes, ele te "mostra" mais waypoint do mapa, já o 3790... até onde eu tentei mostra apenas os que ele quer... rsrsrss.

Gostaria de mais informações dessa atualização do firmware que toca MP3 e mostra mais icones... qualquer novidade nos comunique.

Ass: Maurício.

joelsobrinho

#8 Mensagem por joelsobrinho »

Mauribeiro,
REALMENTE ele NÃO mostra os Pois ..... ja tentei um monte de coisas e nadica de nada. Até que eu localizaei uma informação em um site em ingles onde eles falam a mesma coisa e sugerem alterar o firmware...acho cedo ainda para alterar..
Caso vc dseje, eh soh digitar alteração de firmaware no nuvi 3790 no Google e ele te leva la..
Acho que aqui não pode colocar links para outro site.

joelsobrinho

#9 Mensagem por joelsobrinho »

Pipo:
Usando o 255W metamorfoseado para 465W, ao parar uma rota e dar continuidade ele pergunta o que vc quer fazer: começar do inicio ou do ponto em que esta... Simples assim tb.

Fiz uso do 3790T com pontos intermediários conforme vc relata.. e.. deu vontade de chorar..... o bixo ta muito burrinho.. rsrsrrsrsssr.
O que eu aprendi na programaçao de rota foi mudar os pontos de rota , de maneira grafica. Coloca-se o dedo no ponto que deseja e arrasta o bixo..mas ainda permanece o problema... nada muda.

Estive analisando o arquivo current.gpx onde ele garda uma serie de dados de rotas.. mas não guardas as rotas... a ideia era emendar as rotas programadas direto na memória do monstrinho.

Vc ja descobriu onde ele guarda?

pipo
Contato:

#10 Mensagem por pipo »

Ao tranferir uma rota do MapSource para o 3790, ele cria um arquivo chamado "Temp.gpx" (na mesma pasta do "Current.gpx"), as rotas estão lá, mas não aparecem no aparelho (isso é um problema já admitido pela Garmin, ele não aceita rotas do MapSource), tentei de várias maneiras, mas ele só aceita rotas criadas diretamente no aparelho.
Segundo a Garmin, a mudança do software foi muito significativa em relação aos outros modelos dos Nuvi e eles estão trabalhando para solucionar esse e outros problemas para as próximas atualizações de software (sabe lá quando), acho que só nos resta esperar. Enquanto isso, estou "fritando" minha cabeça a procura de alternativas.
Por outro lado, fiz várias viagens utilizando o 3790 e um 765 juntos, e, tirando o problema das rotas, o 3790 é muito mais fácil de manusear e foi totalmente confiável, sem qualquer erro na navegação.
Ele é bem "burrinho" mesmo com as rotas pré-programadas.

Qualquer novidade que eu descubra, estarei por aqui.

* Um Abraço,
* PIPO
* www.pipo.com.br

joelsobrinho

#11 Mensagem por joelsobrinho »

Ola Pipo, td blz?
Espero que tenha tido um bom natal e um bom inicio de ano.

Neste final de ano encarei umas estradas paulistas com o 3790T.
O projeto de viagem previa pontos intermediários de rotas e rota reversa.
No percurso que eu faria, havia tres possibilidades de caminho, praticamente com as mesmas distâncias, o que variava eh o tipo de pista e a quantidade de pedágio.
Rota 1 : pouco pedágio, pista simples
Rota 2 : um pouco mais de pedágio e mais caro, mista duplas e smples
Rota 3 : muito pedágios e caros, praticamente soh duplas
A programação foi prompt e eu deveria poder escolher, mas ele me envia sempre pela mais rápida ( FAST).
Ele automaticamente jogou na rota 2. Coloquei um ponto intermediário par obrigar a rota 1. Blz, ele montou a rota de ida.

Na volta pedi a rota reversa, pois ele pergunta qual eh o ponto da rota que vc deseja... ai ele fez a rota que ele queria... rota 2!
Percebi então que cai na mesma armadilha que vc mencionou, mesmo com a escolha da rota ele faz o plano dele.

Não usei o Voice Command, soh fiz uso do touch screen.
No local onde eu estava, fiz uso várias vezes para rota pequenas na cidade e entre elas. Sucesso total e sem problema.
Um comentário interessante: ele possui um modo de desligamento "parcial". Ao retornar ele volta na tela de uso e não na tela de inicialização. Para inicializar aperte o botão de desligar por uns 10 segundos ao ser religado ele inicializa o GPS.
Chamo isto de stand-by, que eh um metodo muito comum ele eletrônica.

"Ostra" coisa, o manuseio dos prediletos está bem melhor, a organização melhorou e muito. Mas ainda sinto falta de uma "ag enda" onde poderíamos colocar todos os endereços etc mais o ponto de coordenadas que desejássemos. Assim manipularíamos a agenda e não mais os prediletos. Lá ficaria soh os pontos de uso.

Bem acho que lembrei das observações mais significativas.

Vou dar uma olhada no TEMP.GPX ver se consigo fazer alguma "sacanagem" com ele. A ideia basica eh ver como ele armazena o dados e qual eh o índice que ele usa. Depois disto eh soh fazer o merge ( juntar) dos dados novos e alterar o indice, se houver. Se coonseguir fazer isto monto um programa que fará isto automaticamente, substituindo o temp.gpx para adicinarmos rotas no bixo!!

Bom ano a todos!

joelsobrinho

#12 Mensagem por joelsobrinho »

Pipo,
Esqueci de perguntar, vc sabe onde ficam as rotas criadas pelo próprio GPS?
Eu não consegui achar o aruivo que ele armazena os dados. Tb eh uma boa oportunidade de fazer o merge neste arquivo.

rhdssp

#13 Mensagem por rhdssp »

Olá amigos, também comprei um gamin 3790t, sou do interior de sp, em dezembro fiz uma viagem para ilhabela, depois fiquei uns dias em sp, gostei muito do gps, me orientou perfeitamente na maioria dos trajetos, estou contente com o aparelho, porém não entendo muito de gps, na verdade quase nada, é o seguinte as vezes faço trilha off road, e como voces sabem no meio do mato não tem mapa, quando eu comprei o gps o cara que me vendeu me disse que tem a possibilidade de gravar o trajeto off road, e salvar no próprio gps, isso é bom pois algumas trilha voce se perde na metade, com o trajeto salvo é só seguir a linha no gps, mas essa opção de gravar trajeto só da certo quando eu traço uma rota nele, mas ai pra mim serve, gostaria de gravar o trajeto em off road onde não tem mapa, alguém sabe se é possível??.
Muito Obrigado.

pipo
Contato:

#14 Mensagem por pipo »

*Em relação as rotas criadas no próprio aparelho ainda não procurei em que arquivo elas são armazenadas, mas vou dar uma olhada. Pode ser uma boa opção, caso seja um ".gpx", mas acredito que não seja. Vou vasculhar.

*Em relação aos trajetos, eles são armazenados independentemente de você estar navegando ou não. O que pode estar acontecendo, é que depois de um certo período, os mais antigos não são mais mostrados no mapa, mas ainda estão gravados para posterior visualização no computador. Verifique se é isso.

* Um Abraço,
* PIPO
* www.pipo.com.br

paiva.daniel

#15 Mensagem por paiva.daniel »

O que mais me decepcionou até o momento foi a falta de:

- comandos de voz para português (era o que eu mais queria usar)
- 3D buildings para mapas brasileiros (quando que o tracksource irá incorporar predios em 3D?)
- Junction view (tracksource terá isso um dia?)

Fora isso, foi uma excelente aquisição.... esse GPS é mto lindo!

Desenvolvedor Ituiutaba/MG
GPS: Garmin nüvi 3790T
E-mail / MSN: paiva.daniel@hotmail.com

joelsobrinho

#16 Mensagem por joelsobrinho »

Ola Passoal, voltando de viagem e com mais novidades.Vamos lá!!!
1.O Nuvi 3790T depois de umas 3 a 4 horas ligado, trava... ou ele reseta sozinho ou precisa de reset manual, ou seja, desliga e liga.
2. Colocado para track on.. deçpis de algum tempo ele perde o track, precisa desligar e ligar.
Depois tem mais...

paiva.daniel

#17 Mensagem por paiva.daniel »

Será q é porque ele esquenta muito? Eu percebi que em poucos minutos, o meu fica bem quentinho (menos de 1 hora de uso). Nao sei se é pelo fato dele estar simplesmente ligado, ou pelo fato dele estar carregando sua bateria pelo carregador veicular. To até com medo ja de fazer a proxima viagem com ele kkk... vamos ver! Vamos postando nossas impressões aqui.

Aproveitando... será q um dia teremos buildings 3D e junction view no brasil?! Mal posso esperar!

joelsobrinho

#18 Mensagem por joelsobrinho »

Olha, eu tb pensei na temperatura...mas não tive como avaliar, pois ele SEMPRE está quente.
Outra coisa que eu percebi eh que ele tb perde o track qdo colocamos a tela para mais detalhes. Usei com o ar condiconado SEMPRE ligado, mas não tive nenhum resultado diferente. Mas acho que vc está certo, pois alguns chips, com temperatura de trabalho muito elevadada pode errar no processamento.
Estou pensando em montar uma lista de problemas e enviar para a GARMI.
O que vcs acham, vamos montar a lista?

paiva.daniel

#19 Mensagem por paiva.daniel »

Vamos sim. Eu ainda nao tive problemas com o meu, mas tambem, utilizei muitooo pouco. E além do mais, o meu uso é bem simples. Eu indico um POI ou endereço que quero ir, e vou... eu nao uso muito mais que isso (rotas, varios pontos de viagem, etc...). Mas a medida q aparecer problemas, eu posto aqui.

A Garmin me respondeu um email que enviei. Eles não tem previsão de quando sairá junction view, 3D building ou voice command para o Brasil. Inclusive, o cara disse que nem sabe se um dia isso irá existir.

Como um amigo meu me disse: quem sabe se a copa do mundo e as olimpiadas não dão um empurrãozinho né?

Abraços

Daniel

Renatospock

#20 Mensagem por Renatospock »

Ola, meu nome é Renato
Acompanho muito este fórum e o mesmo contribuo com localizações de POIS pelo TrackSource.
Mas o assunto é outro, Nuvi 3790T.
Tenho os modelos Nuvi 760T e Nuvi 885T
Esta por chegar o modelo na qual já comprei, Nuvi 3790T
Andei acompanhando as situações desastrosas do novo Nuvi 3790T onde vocês relataram os seguintes erros;
- Não carrega os Ícones dos POIs.
- Não aceita Rotas pelo TrackSource / mapsource
- Aparelho depois de 3 a 4 horas de funcionamento começa travar e desligar.
- Uma vez traçado uma rota, resolver dar uma paradinha e desligar o aparato o GPS já não começa da posição atual, pulas todas estapas intermediarias e se perde dados de distancia e horas chegada.

Esta passando varias palavras em minha cabeça, a mais suave é....que bela “porc...” que eu comprei.
Eu já tenho problemas com o Nuvi 885T, onde ele trava reseta, agora mais este modelo, nuvi 3790T, demais.....
Tenho a opção de cancelar.....
Será que devemos esperar um outro lançamento de aparelho ou um “firmware” ajeitando tudo isso colocado acima?
São 4 defeitos graves, gravíssimos, não seria conveniente todos fazer um texto em anexo com nomes, dados de serie, quem possui este aparelho e enviar para suporte a GARMIN?

Estarei divulgando isso constantemente para melhorar esta anomalia da serie Nuvi 3790T.

Saudações colegas!
Renato

RENATO (spock)
Nuvi 760T - Nuvi 885T - Nuvi 3790T - N95 8G

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”