GPS x Vegetaça£o Densa: Antena resolve?

Mensagem
Autor
heltonbiker

GPS x Vegetação Densa: Antena resolve?

#1 Mensagem por heltonbiker »

Galera

Vi que muito foi falado (e esclarecido) com relação ao uso do gepeto com antena na cidade, onde algumas áreas do céu São totalmente bloqueadas. Alguém teve alguma experiência com uso de repetidora + etrex em meio ao mato fechado, onde TODA a área do céu está quase que totalmente bloqueada?

Abraços

nqnnospam

#2 Mensagem por nqnnospam »

Olá

Eu, pessoalmente, nunca tive nenhuma experiência assim, mas já li e ouvi que a situação fica realmente complicada.

Em princípio, só resolveria se a antena repetidora fosse muito mais sensível do que a antena do GPS, o que parece não ser verdade. Pela experiência que tenho com a minha antena externa e o GPSMap 60CS que eu tinha, quando (nas mesmas condições de visibilidade do céu) o GPS não consegue sinal sem a antena externa, não vai conseguir mesmo que conectado à antena externa. Talvez existam antenas externas de alta sensibilidade, capazes de filtrar o ruído de sinais fracos e amplificá-los, mas devem ser bem mais caras do que estas que encontramos por aí normalmente.

Além disso, a capacidade do receptor GPS de aproveitar sinais fracos não depende só da sensibilidade da antena, mas Também da qualidade dos algorítmos de processamento implementados no chipset do receptor. Os vários reviews dos receptores GPS que utilizam chipsets mais novos (SirfSTAR III, Nemerix, etc.), São unâmimes em dizer que eles conseguem trabalhar em situações de recepção onde os chipsets antigos não conseguiam, usando antenas semelhantes.

Assim, baseando-me no que eu li e ouvi (e não em experiência própria), eu me arriscaria a dizer que não adianta você comprar a antena repetidora. Seria melhor comprar um GPS novo, que utilize um chipset mais moderno (como os novos Garmins GPSMap da linha "x-treme", que usam o famoso chipset SirfStarIII).

Para você não ficar totalmente desanimado :), li uma vez um artigo com dicas de uso do GPS em mata fechada:

- Leve um mapa impresso da região (num saco plástico tipo "zip lock" para não molhar), uma bússola e um lápis (não sai na água).
- Aproveite todas as clareiras (ou locais onde o seu GPS conseguir se localizar) para marcar a posição indicada pelo GPS no mapa impresso e as direçoes de deslocamento (usando a bússola/GPS)
- Procure identificar pontos notáveis de referência, visualmente e no mapa.
- Também li no mesmo artigo que, dependendo da altura/tamanho da copa das árvores, usar uma antena externa numa vara comprida (alguns metros) pode reduzir a espessura de vegetação o sufiente para que o GPS pegue algum sinal. O artigo não falava sobre antena repetidora, mas eu imagino que, dependendo da "configuração" da vegetação, uma antena repetidora pode até resolver (apesar de uma antena externa com cabo ser muito mais eficiente, pois o sinal da antena para o GPS não é atenuado pela vegetação abaixo da antena).

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Wallace
Contato:

#3 Mensagem por Wallace »

Eu tenho dois GPS (276C e 60CS) e duas antenas originais garmin (GA26).
A até onde consegui observar a antena externa faz diferença sim.
já fiz alguns testes e o que parece é que a antena externa faz mais diferença quando o GPS esta alimentado com fonte externa de energia.
Talvez porque ele procure economizar bateria com o uso da antena externa que Também consome energia.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

robram2004

#4 Mensagem por robram2004 »

ola, sempre usei meu Garmim V, com a antena original, e como sempre perdia totalmente o sinal entre as arvores, e como eu precisava do gps, para mapear trilhas, nao ajudava muito...
Dias atras fui mapear com um amigo q tinha antena externa no troller, liguei no meu gps, oq resolveu totalmente o problema de perda de sinal...
Se vc usa o gps em mata, ou mesmo no centro das cidades onde ha muitos predios altos, a antena externa, diminui em muita a perda de sinal.

nqnnospam

#5 Mensagem por nqnnospam »

robram2004 escreveu:ola, sempre usei meu Garmim V, com a antena original, e como sempre perdia totalmente o sinal entre as arvores, e como eu precisava do gps, para mapear trilhas, nao ajudava muito...
Dias atras fui mapear com um amigo q tinha antena externa no troller, liguei no meu gps, oq resolveu totalmente o problema de perda de sinal...
Se vc usa o gps em mata, ou mesmo no centro das cidades onde ha muitos predios altos, a antena externa, diminui em muita a perda de sinal.
No seu caso, as árvores cobriam o caminho por onde passava o troller?

Em Salvador tem um lugar bom para testar isso. O acesso ao aeroporto é coberto por um "túnel" formado pelo bambuzal que margeia o acesso... Na próxima vez que eu estiver por lá vou ver se lembro de testar.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

EltonGuedes®

#6 Mensagem por EltonGuedes® »

Possuo um GPSV que uso muito em trilhas de motos e realmente tem alguns casos em que fico sem sinal (matas fechadas). Pergunto aos companheiros: será que se eu usar uma antena externa na moto vai melhorar (visto que a do GPS já fica exposta)???

Wallace
Contato:

#7 Mensagem por Wallace »

Sim, mas não sei se justifica o investimento, e não esquece que o GPS com alimentação externa Também tem seu desempenho melhorado.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

luisdeak
Contato:

Antena externa

#8 Mensagem por luisdeak »

A antena externa que comprei aumenta para 25db o sinal.
Melhora muito, especialmente em alta velocidade.

Em mata fechada não melhora muito não.
Eu adaptei a antena externa no paralamas dianteiro da moto e funciona bem em céu parcialmente coberto de árvores.

Nas trilhas o meu GPS sempre apagava. Fiz uma caixinha com 2 baterias de 9v em série num conector Garmin. Agora não tenho mais problemas

[img]http://www.deak.com.br/deakracing/images/GPS_18v_ 009.jpg[/img]

macaferri

#9 Mensagem por macaferri »

Olá amigos, uso muito meu gps no centro de São Paulo, como possuo um Etrex Legend (sem conector de antena) decidi usar uma antena repetidora. A melhora foi incrível. O receptor que antes recebia somente uns 5 satélites (fraquinho), passou a receber 10 satélites, 80% deles com sinal "final de escala" e erro de 7 metros. Acredito que no caso de vegetação o resultado será uma melhora no sinal. A antena que uso é "genérica" modelo G504.

cpandora

#10 Mensagem por cpandora »

Como citado acima numa mata fechada eh importante ter as maos um mapa impresso(vc pode fazer isso no trackmaker) e uma bussola... agora sinal em matas fechadas e canios eh algo complicado, temos tres opcoes. 1-subir numa arvore, 2-subir na cachoeira (esses dois jah me resolveram muito), 3-optar pelos garmin 60 ou 76 csx que conseguem sinal mesmo em baixo de vegetacao densa e fundo de canions e cachoeiras e sao bem mais praticos que uma antena externa, mas lembre-se sempre do mapa em papel. FELIPPO MONTENEGRO

SOLTEIRO

Re: GPS x Vegetação Densa: Antena resolve?

#11 Mensagem por SOLTEIRO »

Pessoal, eu tenho um recém adquirido GPS 76 e o sinal é fraco... uso aqui no Distrito Federal (onde é tudo plano e aberto)as vezes na estrada dentro do carro ele perde o sinal... sem contar que no cerrado (vegetação baixa mas fechada) Também tenho tido problemas com sinal. será que é problema do aparelho ou adquirindo uma antena (e qual antena adquirir pq achei três tipos - duas no mercadolivre e uma do fabricante nacional acima), o problema vai se resolver???

Wallace
Contato:

#12 Mensagem por Wallace »

Pode ser configuração do GPS.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Filohipo

#13 Mensagem por Filohipo »

Olá
Que modelo é o seu 76 ? Se for 76cx tem problema de conexão com a antena. Pegue uma antena exterior, ligue nele e veja o resultado.
Se for 76C ou apenas 76 e seu carro tiver vidros "atérmicos" uma antena exterior ajuda a resolver, pois o vidro impede que os sinais de satélite cheguem ao GPS
[]

paulocarvalho
Contato:

#14 Mensagem por paulocarvalho »

Meu GPS tem o SirfStarIII e nunca falhou em mata fechada comigo. A precisão às vezes caía para 15m, mas nunca tive um tracklog sequer interrompido. As contribuições que fiz ao Projeto Tracksource em termos de trilhas em matas fechadas (Pedra do Elefante, Pico da Tijuca e Excelsior) São testemunhas disso.

Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Cabos, antenas e suportes.”