Bom dia Rott,
Provavelmente o pessoal mais técnico postará mensagens que ajudem melhor.
Tenho o 1300 e copiei no cartão de memória os arquivos baixados deste tópico :
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=366&t=19641
Tenho um leitor de cartão, então não uso o GPS como leitor, retiro o cartão de memória do GPS e coloco no leitor. No cartão de memória no diretório raíz ( no meu caso o cartão é o drive G:\, pode ser D:\,E:\, F:\ dependendo dos drivers físicos ou virtuais do computador) criei a pasta Garmin e dentro desta pasta criei uma sub-pasta chamada Poi.
G:\Garmin\Poi
Na pasta poi copiei os arquivos descompactados com voz da Raquel Wav.
Colocado o cartão novamente no GPS e ao iniciar o GPS ele pergunta se quer atualizar, copiar os arquivos novos para a memória do gps. Eu sempre escolho não. Não estou tendo problemas até o momento.
Na sua pergunta, "Instalar o detector de radares" , vou falar como leigo pois só conheço o meu GPS e os vários comentários aqui lidos. O GPS não detecta Radares, existem pontos inseridos nos mapas ( recursos de mapa, waypoint ) que nos alertam quanto as suas características, seja de proximidade, velocidade, etc... seja por um Bip ou Voz.
Estes pacotes de radares são feitos por pessoas que cedem parte de seu tempo livre para compartilhar sem cobrar nada em troca, e as atualizações são constantes.
Espero ter ajudado.