Apoio de Prefeituras

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
brower

Apoio de Prefeituras

#1 Mensagem por brower »

Pessoal, tenho uma dúvida que procurei no site pela explicação mas não encontrei, então se puderem me ajudar:

Vi que na lista de desenvolvimento tem uma opção de apoio de prefeituras. E vi que muitas enviaram um "mapa" no formato dwg. Alguém poderia me explicar o que é isso? Este apoio das prefeituras ajuda muito? Existe como fazer o pedido para a prefeitura deste "mapa" dwg? Qual secretaria é responsável por isso? Infra-Estrutura? Obras? Ajudaria quem não é desenvolvedor nem nada, fazer o pedido deste "dwg" pras nossas prefeituras e enviar para o desenvolvedor?

Agradeço se alguém puder dar uma explicada sobre isso.

Boa tarde.

regis
Contato:

Re: Apoio de Prefeituras

#2 Mensagem por regis »

Olá

Alguns municípios disponibilizam os mapas oficiais, ajudam muito na hora de acertar a nomenclatura das ruas

Régis Candeia
Caxias do Sul - RS
Pirataria é crime. Não roube navios.

phninke

#3 Mensagem por phninke »

Se tiver sorte, o mapa DWG (Auto Cad) já vem georeferenciado e neste caso resolve 80% do problema de desenhar a cidade, facilitando a vida de qualquer desenvolvedor.

O problema é que nem sempre as prefeitura tem esse mapa "prontinho" ou quando tem nem sempre gostam de disponibilizar.

Mas pode começar a peregrinação pelas Secretarias de Trânsito, Obras, e até Turismo (onde provavelmente eles irão gostar do projeto e lhe indicar a secretaria correta).

Paulo Henrique

"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz." (Ayrton Senna)

brower

#4 Mensagem por brower »

Hum.. obrigado pela ajuda.

Eu acho que vou enviar um email pra secretaria da minha cidade para ver se eles tem disponíveis a versão para me enviar. Não custa nada. Mas sou totalmente leigo, como seria um "email" padrão para solicitar? Peço o mapa em formato DWG? Alguém pode dar uma luz? :P

phninke

#5 Mensagem por phninke »

Segue o exemplo de um e.mail que enviei para o município de Jaguaré/ES. Pela sua localização estratégica achei importante mapeá-lo corretamente. Neste caso tive sucesso e eles me enviaram o mapa georeferenciado. Mas enviei e.mails semelhantes para outras 20 prefeituras e só 2 responderam (inclusive a deste e.mail)...rs

Altere conforme sua necessidade. E não se esqueça de destacar a importância do município no contexto estadual ou nacional.

====================
Prezados Senhores,

Gostaríamos de apresentar a essa municipalidade o Projeto Tracksource (http://www.tracksource.org.br).
O Projeto Tracksource é GRATUITO e visa a geração de mapas roteáveis para GPS.

Considerando que hoje em dia é cada vez mais comum o uso de GPS para navegação veicular, e ainda a importância desse Município no norte do ES, gostaríamos muito de poder colocar Jaguaré totalmente mapeado e roteado nos mapas gratuitos do Projeto Tracksource.

Estive nessa cidade há algumas semanas e percorri diversas ruas do centro, de forma a registrar o traçado no GPS, para depois fazer o desenho do mapa da sede desse município. Algumas outras ruas, foram desenhadas com auxílio do Google Earth.

Entretanto, para que a cidade possa estar completamente roteável (ou seja: para que o GPS possa ter capacidade de gerar rotas corretas nas ruas do município), torna-se necessário contarmos com o apoio dessa municipalidade, da seguinte forma:

- Envio de um mapa com os nomes das ruas e avenidas da sede desse município;
- Informações sobre sentidos de mão de direção (ruas com mão-única, com trânsito proibido para caminhões, etc);
- Caso também possuam um mapa georeferenciado, o envio desse também seria de grande utilidade.

Como informações adicionais, caso seja de interesse dessa municipalidade divulgar gratuitamente Jaguaré no Projeto Tracksource, gostaríamos que nos enviasse as coordenadas geográficas dos principais "pontos de interesse" do município (hotéis, restaurantes, postos e combustível, atrações turísticas, etc).

O envio dessas coordenadas pode ser feita diretamente pela marcação dos locais com os respectivos nomes no Google Earth (e com o envio do arquivo resultante), caso o município não possua aparelho de GPS.

Caso o município possua aparelho de GPS e queira divulgar os principais pontos turísticos rurais, bem como outros locais, basta que percorram as estradas/trilhas que ligam a Sede Jaguaré até esses locais e nos enviem o tracklog gravado no GPS, que incluiríamos nos mapas.

Esperamos contar com o apoio desse município, de forma a podermos divulgá-lo gratuitamente nos mapas do Projeto Tracksource.

Qualquer dúvida, basta entrar em contato.

Atenciosamente,

Paulo Henrique
( ) xxxx-4846
====================

Segue ainda outro e.mail que não tive retorno da prefeitura até hoje, após quase 1 ano...rs

=====================

Prezados Senhores,

Gostaríamos de apresentar a essa municipalidade o Projeto Tracksource (http://www.tracksource.org.br).

O Projeto Tracksource é GRATUITO e visa a geração de mapas roteáveis para GPS.

Considerando que hoje em dia é cada vez mais comum o uso de GPS para navegação veicular, e ainda que Nova Venécia funciona como um "Hub" no norte do ES, dando acesso a diversos outros municípios e considerando o potencial turístico que vi ao acessar o site desse município, gostaríamos muito de poder colocar Nova Venécia totalmente mapeada e roteada nos mapas gratuitos do Projeto Tracksource.

Estive nessa cidade há algumas semanas e percorri diversas ruas do centro, de forma a registrar o traçado no GPS, para depois fazer o desenho do mapa da sede desse município. Algumas outras ruas, foram desenhadas com auxílio do Google Earth.

Entretanto, para que a cidade possa estar completamente roteável (ou seja: para que o GPS possa ter capacidade de gerar rotas nas ruas do município), torna-se necessário contarmos com o apoio dessa municipalidade, da seguinte forma:

- Envio de um mapa com os nomes das ruas e avenidas da sede desse município;
- Informações sobre sentidos de mão de direção (ruas com mão-única, com trânsito proibido para caminhões, etc);
- Caso também possuam um mapa georeferenciado, o envio desse também seria de grande utilidade.

Como informações adicionais, caso seja de interesse dessa municipalidade divulgar gratuitamente Nova Venécia no Projeto Tracksource, gostaríamos que nos enviasse as coordenadas geográficas dos principais "pontos de interesse" do município (hotéis, restaurantes, postos e combustível, atrações turísticas, etc).
O envio dessas coordenadas pode ser feita diretamente pela marcação dos locais com os respectivos nomes no Google Earth (e com o envio do arquivo resultante), caso o município não possua aparelho de GPS.

Caso o município possua aparelho de GPS, e queira divulgar os principais pontos turísticos, conforme consta no link http://www.novavenecia.es.gov.br/turismo/turismo.htm , bem como outros locais, basta que percorram as estradas/trilhas que ligam a Sede de Nova Venécia até esses locais e nos enviem o tracklog gravado no GPS, que incluiríamos nos mapas. Caso não possuam GPS e mesmo assim queiram incluir os trajetos até esses locais, estaria a disposição para ir ao município com o meu GPS e, tendo um funcionário desse município como guia, ir até esses locais para gravar os trajetos.

Esperamos contar com o apoio desse município, de forma a podermos divulgá-lo gratuitamente nos mapas do Projeto Tracksource.

Qualquer dúvida, basta entrar em contato.

Atenciosamente,
Paulo Henrique

====================

Paulo Henrique

"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz." (Ayrton Senna)

brower

#6 Mensagem por brower »

Valeu mesmo, vou tentar enviar o email. +)

rkpicada

#7 Mensagem por rkpicada »

Eu já mandei algo parecido para as Prefeituras das cidades que desenvolvo e uma mandou o nome de algumas ruas (Boa Vista do Cadeado, RS, que escrevo aqui porque foi a única...).

Algumas sugestões para reflexão:

1) Projeto Tracksource: o NOME, me perdoem, não ajuda... a gente sabe quem são nossos governantes... um deles, o principal, não sabe ingreis... então outro nome mais amigável, em português, poderia ajudar mais... Projeto Mapear... Mapeamento Brasileiro...

2) Ter um adesivo, alguma coisa que identificasse o desenvolvedor... o símbolo da Garmin, o símbodo do projeto, alguma frase de efeito tipo ... Mapeador em Ação... Veículo Coletando Dados GPS... Veículo Mapeando Este Local... Esses dias o Régis disse que, após passar várias vezes pela mesma avenida de uma cidade, ele foi "abordado" pela polícia, mesmo estando com a família no carro... a gente passa por isso também...

3) Fazer uma ONG (e, de novo, me desculpem... não tenho noção sobre isso mas tem tanta ONG por aí...)

4) Pedir verba... vamos colocar alguma coisa na mídia, mandar email prá Veja, Istoé, Jornais... eu fiz isso e, de novo, nem responderam... então vamos pedir verba prá nós mesmos... se cada desenvolvedor der 50 Reais (não vai fazer falta, é meio tanque de gasolina), dá prá pagar alguma reportagem ou divulgar sei lá aonde... quantos desenvolvedores somos? Esperar que alguma prefeitura dê dinheiro é dificil... nem email eles respondem, na maioria delas... segue adiante... faltou espaço...

rkpicada

#8 Mensagem por rkpicada »

4) algum desenvolvedor poderá contestar: pô, já é voluntário, e vou dar 50 pila ainda? Sim, é voluntário mas a gente recebe tanto em troca, gratuitamente... olha a paciência dos caras mais experientes!!! olha o trabalho brutal do desenvolvedor estadual, que não tenho idéia de como vão juntando os municípios que, a toda hora, recebem mapas e mapas... se eu acrescento uma lombada (quebra-mola), atualizo e mando pro projeto... o cara vai ter que colocar no Estadual... e o nosso benefício em poder sair de casa montado numa moto, num carro, e passear, coletar dados, andar nas vicinais... atolar a roda da moto no barral??? é uma coisa desestressante fazer isso, é agradável, prezeroso, e grátis... 50 pila É POUCO...

5) pedir um help para a Garmin... entrar em sociedade com eles... o mapa deles é errado, a gente acerta, mas precisa, ao menos, divulgar isso... colocar na mídia... assim ficaremos conhecidos, eles venderão mais GPS, e todo mundo ficaria feliz

6) tanta gente compra GPS chinês... xing ling... vamos propagandear os da Garmin... é a marca dos melhores aviônicos... são eles que levam e trazem estes Boeings monitorando até o pensamento do comandante...

7) 50 pila, prá começar... é a minha campanha... minha sugestão...

rkpicada

#9 Mensagem por rkpicada »

E a COPA DO MUNDO???
Dá para usar isso para forçar a busca de apoio nas prefeituras que sediarão a copa em 2014... e nas que serão cidades de apoio...

- Olimpiadas em breve
- Ambulâncias
- Tele-Taxi ou Rádio-Taxi
- Tele-Entrega
- Políticos
- IBGE
- Polícia Rodoviária (Estadual e Federal)

Tanta gente usa GPS... vamos nos tornar mais conhecidos... prá isso, verba prá divulgação...

mhfernandes

#10 Mensagem por mhfernandes »

Oi pessoal, se tiver alguém interessado em aprender como posicionar um mapa em CAD nas coordenadas corretas eu posso explicar o procedimento em todos os detalhes, via Skype e (FREE), ou também posso fazer esse trab.para que quiser, basta que me envie o mapa e alguns tracks ou pontos em cruzamentos na cidade coletado com GPS de navegação, dai devolvo o arquivo em GTM prontinho para desenvolver.

Atualmente desenvolvo 3 municípios em minha região, todos baseados em arquivos DWG ou DXF com mapas cedidos por prefeituras.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”