MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL
Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL
Caros
Segue a troca de e-mail sobre o meu GPS da Tomtom.
Infelizmente, como poderão ler abaixo, terei que comprar o mapa do Brasil, quando for disponibilizado...
Mas aviso a todos que compraram um Tomtom. não se disfaçam dele! Pelo que pude ler em vários sites, o "bicho" é um senhor GPS, talvez o melhor do mercado. Vale a pena esperar e/ou pressionar o representante para disponibilizar o mapa. Outra opção é se alguém já tiver comprado o aparelho com o mapa do Brasil, poderemos tentar encaminhar para os demais (se for possÃÂvel é lógico).
Sidnei Notto Villanova
Caros
Obrigado pela resposta. Aguardarei a comercialização do referido mapa.
Aliás estou inscrito no grupo para receber notÃÂcias da Tomtom e aguardarei a notificação do inÃÂcio desta venda.
Atenciosamente
Sidnei Villanova
Em 13/12/07, SAC TOMTOM <sac@tomtom.com.br> escreveu:
Prezado Sr. Sidnei!
Os modelos de GPS desenvolvidos pela TOMTOM, foram feitos para utilização em conjunto com os mapas.
Sem a instalação ou utilização dos mesmos, irá apresentar somente as coordenadas de latitude e longitude.
Agradecemos sua confiança e informamos que todas as atividades da TomTom Internacional São sempre
desenvolvidas em pleno respeito da lei e dos seus consumidores.
A Tomtom está apenas iniciando a operação neste paÃÂs e, assim como foi feito em diversos lugares do mundo,
estaremos disponibilizando a oferta dos nossos diferentes produtos ao longo do tempo, inclusive mapas e
acessórios.
Esperamos poder comercializar o mapa avulso no decorrer do próximo ano.
Atenciosamente
Adilson Rodrigues
Serviço Técnico TomTom
sac@tomtom.com.br
0800-773-1-866
De: Sidnei Villanova [mailto: sidneinv@gmail.com]
Enviada em: quarta-feira, 12 de dezembro de 2007 18:42
Para: SAC TOMTOM
Assunto: Re: [myTomTom] Registration of Sidnei Villanova - 2007-12-12 03:34
Caros
Agradeço o retorno, mas gostaria que fosse respondido o questionamento que fiz conforme segue:
1 - Gostaria de saber se ele consegue construir um caminho sem um mapa da região, como feito em
GPS´s mais antigos, como os da Garmin e Airis, que marcam o caminha com uma linha a medida que nos deslocamos, sem a necessidade de vinculá-lo ao mapa, usando somente as coordenadas?
Acho que para você entrarem com o pé direito no Brasil, deverão disponibilizar rapidamente o mapa de nosso PaÃÂs e a um preço compatÃÂvel com os praticados no "Primeiro Mundo". Como pude observar em vários Fóruns na internet, São centenas de pessoas que compraram o aparelho na Europa ou Estados Unidos, só por este fato dá para notar que São formadoras de opinião, e que foram ludibriadas pelos vendedores, embora não necessariamente por vocês. Como acredito que vocês tem sérias intenções de ganhar mercado no Brasil, acho que não deveriam criar esta má impressão da Tomtom. Sei que vocês São os maiores fornecedores mundiais deste tipo de serviço, mas o nosso mercado é conservador e a inércia para conquistá-lo é muito grande, ainda mais se houver, já de inÃÂcio, uma propaganda negativa como esta.
Conto com sua colaboração, bem como estas centenas de brasileiros que acreditaram na Tomtom.
Obrigado pela atenção.
Sidnei Notto Villanova
Em tempo: Nos fóruns que visitei, pude observar que o e-mail que mandaram é padrão, mas gostaria que este fosse respondido de fato, pelo pessoal técnico da Tomtom. Obrigado.
Em 12/12/07, SAC TOMTOM < sac@tomtom.com.br> escreveu:
Prezado Sr. Sidnei,
Agradecemos seu contato e informamos que a TomTom está iniciando a partir
deste mês a comercialização no Brasil do produto ONE V3 e no inÃÂcio de 2008
o produto ONE XL.
Esses novos modelos virão com o mapa do Brasil já instalado e com a ultima
Versão de mapa e software e ainda suporte e garantia em todo território
nacional.
não existe uma data prevista para inÃÂcio da comercialização de apenas o mapa
do Brasil, através do site TomTom ou outro ponto de venda.
você poderá obter mais informações, através do site http://www.tomtom.com.br
Att.,
Serviço Técnico TOMTOM
sac@tomtom.com.br
0800 773 1 866
-----Mensagem original-----
De: Form myTomTom [mailto: sidneinv@gmail.com]
Enviada em: quarta-feira, 12 de dezembro de 2007 00:34
Para: sac@tomtom.com.br
Assunto: [myTomTom] Registration of Sidnei Villanova - 2007-12-12 03:34
Scheda di registrazione dal sito:
http://www.tomtom.com.br/support/support.php?ID=2
FIRST NAME: Sidnei
LAST NAME: Villanova
TELEPHONE: (41) 84011883
EMAIL: sidneinv@gmail.com
Segue a troca de e-mail sobre o meu GPS da Tomtom.
Infelizmente, como poderão ler abaixo, terei que comprar o mapa do Brasil, quando for disponibilizado...
Mas aviso a todos que compraram um Tomtom. não se disfaçam dele! Pelo que pude ler em vários sites, o "bicho" é um senhor GPS, talvez o melhor do mercado. Vale a pena esperar e/ou pressionar o representante para disponibilizar o mapa. Outra opção é se alguém já tiver comprado o aparelho com o mapa do Brasil, poderemos tentar encaminhar para os demais (se for possÃÂvel é lógico).
Sidnei Notto Villanova
Caros
Obrigado pela resposta. Aguardarei a comercialização do referido mapa.
Aliás estou inscrito no grupo para receber notÃÂcias da Tomtom e aguardarei a notificação do inÃÂcio desta venda.
Atenciosamente
Sidnei Villanova
Em 13/12/07, SAC TOMTOM <sac@tomtom.com.br> escreveu:
Prezado Sr. Sidnei!
Os modelos de GPS desenvolvidos pela TOMTOM, foram feitos para utilização em conjunto com os mapas.
Sem a instalação ou utilização dos mesmos, irá apresentar somente as coordenadas de latitude e longitude.
Agradecemos sua confiança e informamos que todas as atividades da TomTom Internacional São sempre
desenvolvidas em pleno respeito da lei e dos seus consumidores.
A Tomtom está apenas iniciando a operação neste paÃÂs e, assim como foi feito em diversos lugares do mundo,
estaremos disponibilizando a oferta dos nossos diferentes produtos ao longo do tempo, inclusive mapas e
acessórios.
Esperamos poder comercializar o mapa avulso no decorrer do próximo ano.
Atenciosamente
Adilson Rodrigues
Serviço Técnico TomTom
sac@tomtom.com.br
0800-773-1-866
De: Sidnei Villanova [mailto: sidneinv@gmail.com]
Enviada em: quarta-feira, 12 de dezembro de 2007 18:42
Para: SAC TOMTOM
Assunto: Re: [myTomTom] Registration of Sidnei Villanova - 2007-12-12 03:34
Caros
Agradeço o retorno, mas gostaria que fosse respondido o questionamento que fiz conforme segue:
1 - Gostaria de saber se ele consegue construir um caminho sem um mapa da região, como feito em
GPS´s mais antigos, como os da Garmin e Airis, que marcam o caminha com uma linha a medida que nos deslocamos, sem a necessidade de vinculá-lo ao mapa, usando somente as coordenadas?
Acho que para você entrarem com o pé direito no Brasil, deverão disponibilizar rapidamente o mapa de nosso PaÃÂs e a um preço compatÃÂvel com os praticados no "Primeiro Mundo". Como pude observar em vários Fóruns na internet, São centenas de pessoas que compraram o aparelho na Europa ou Estados Unidos, só por este fato dá para notar que São formadoras de opinião, e que foram ludibriadas pelos vendedores, embora não necessariamente por vocês. Como acredito que vocês tem sérias intenções de ganhar mercado no Brasil, acho que não deveriam criar esta má impressão da Tomtom. Sei que vocês São os maiores fornecedores mundiais deste tipo de serviço, mas o nosso mercado é conservador e a inércia para conquistá-lo é muito grande, ainda mais se houver, já de inÃÂcio, uma propaganda negativa como esta.
Conto com sua colaboração, bem como estas centenas de brasileiros que acreditaram na Tomtom.
Obrigado pela atenção.
Sidnei Notto Villanova
Em tempo: Nos fóruns que visitei, pude observar que o e-mail que mandaram é padrão, mas gostaria que este fosse respondido de fato, pelo pessoal técnico da Tomtom. Obrigado.
Em 12/12/07, SAC TOMTOM < sac@tomtom.com.br> escreveu:
Prezado Sr. Sidnei,
Agradecemos seu contato e informamos que a TomTom está iniciando a partir
deste mês a comercialização no Brasil do produto ONE V3 e no inÃÂcio de 2008
o produto ONE XL.
Esses novos modelos virão com o mapa do Brasil já instalado e com a ultima
Versão de mapa e software e ainda suporte e garantia em todo território
nacional.
não existe uma data prevista para inÃÂcio da comercialização de apenas o mapa
do Brasil, através do site TomTom ou outro ponto de venda.
você poderá obter mais informações, através do site http://www.tomtom.com.br
Att.,
Serviço Técnico TOMTOM
sac@tomtom.com.br
0800 773 1 866
-----Mensagem original-----
De: Form myTomTom [mailto: sidneinv@gmail.com]
Enviada em: quarta-feira, 12 de dezembro de 2007 00:34
Para: sac@tomtom.com.br
Assunto: [myTomTom] Registration of Sidnei Villanova - 2007-12-12 03:34
Scheda di registrazione dal sito:
http://www.tomtom.com.br/support/support.php?ID=2
FIRST NAME: Sidnei
LAST NAME: Villanova
TELEPHONE: (41) 84011883
EMAIL: sidneinv@gmail.com
-
Caro amigo
os mapas do brasil para o tom tom adquirido fora do brasil nõa vão estar disponiveis por enquanto, pois essa é a politica da tom tom do brasil. Somente oTom Tom adquirido no brasil terá o mapa do brasil naturalmente.
os mapas do brasil para o tom tom adquirido fora do brasil nõa vão estar disponiveis por enquanto, pois essa é a politica da tom tom do brasil. Somente oTom Tom adquirido no brasil terá o mapa do brasil naturalmente.
Filohipo escreveu:Olá
Caro masterhawk
Ninguém disse que não havia mapas do Brasil para PDA/Pocket PC
O que não há é mapas da Tomtom para os aparelhos da TomTom.
São coisas muito diferentes.
Mapas para o Brasil, para PDA em formato vectorial você tem da Garmin/projecto Tracksource, Destinator, Quatro Rodas, etc,
Qualquer PDA com um programa tipo Ozi explorer, CompeGpsLand, etc tem mapas Raster do Brasil.
Se você souber como fazer mapas par os Tomtom, de certo que haverá voluntários para mapear o Brasil
Cumprimentos
Nos suporte dos EUA, informaram que a TomTom lança novos mapas sempre no final do ano, portanto existe uma chance dos mapas do Brasil serem lançados ainda em 2007 ou inicio de 2008. De qualquer forma, é bem possivel que os primeiros mapas do Brasil deixem a desejar, até que possam ser atualizados e corrigidos. Os primeiros mapas deles p/ os EUA (em 2006) foram bastante criticados por serem imprecisos e incompletos, e por aqui não deve ser diferente. Mesmo assim, acredito que em pouco tempo serão os lideres de vendas aqui no Brasil, conforme aconteceu em outros paÃÂses.
Um detalhe interessante é que os próprios usuários do TomTom podem enviar correções p/ os mapas, e outros usuários podem optar por baixa-las ou não - inclusive c/ um critério de aceitar apenas aquelas "enviadas por muitos usuarios" ou "enviadas por alguns usuários".
Alguem que já comprou e esta usando o TomTom ONE que esta a venda no Brasil pode informar s/ a qualidade dos mapas?
Um detalhe interessante é que os próprios usuários do TomTom podem enviar correções p/ os mapas, e outros usuários podem optar por baixa-las ou não - inclusive c/ um critério de aceitar apenas aquelas "enviadas por muitos usuarios" ou "enviadas por alguns usuários".
Alguem que já comprou e esta usando o TomTom ONE que esta a venda no Brasil pode informar s/ a qualidade dos mapas?
TomTom One XL - TomTom Go 930T - TomTom Via 1605TM - Nextar 4.3LT - Garmin 765T
não sei não, mas pra mim isso vai contra as leis do consumidor.marceloconrado escreveu:Caro amigo
Olá
Alguns pontos:
1- Ver as datas das mensagens é muito importante. O que era verdade há três meses atrás sobre a não existência de mapas do Brasil para o TomTom (e eu afirmei isso), não é mais verdade agora (e eu confirmei isso no post inicial desta página).
2 - Se a politica da Tomtom for não vender os mapas do Brasil para os possuidores de Tomtom comprados no exterior, está no seu direito - Vai perder mercado pois "crackear" os mapas da Tomtom é (era) coisa para meninos iniciantes na informática e no Linux.
(Porque escrevo "era" ? Porque não conheço qual a Versão do Navcore e dos mapas que a Tomtom está vendendo no Brasil. Se for a Versão 6, extrair o mapa do aparelho e colocá-lo na Net não é muito dificil).
3 - Eu tenho a opinião, que a Tomtom, àsemelhança da Microsoft no seu inicio, tem uma polÃÂtica de "quanto mais nos piratearem melhor" pois um utilizador pirata faz boa propaganda e não compra da concorrência - A Tomtom domina o mercado europeu a vender PNA, bem distante da Garmin cujo sistema de segurança dos mapas só agora foi descoberto e crackeado
4 - O maior opositor àentrada da Tomtom no mercado brasileiro não é a Garmin, nem a Quatro Rodas etc.
O maior opositor àentrada da Tomtom é um grupo de voluntários que oferecem seus mapas do Brasil grátis para o pessoal. E como é grátis o pessoal desconfia...
não ficaria admirado se uma campanha de boatos sobre a falta de fiabilidade dos mapas do Projecto Tracksource não estivesse já em curso...
[]
Alguns pontos:
1- Ver as datas das mensagens é muito importante. O que era verdade há três meses atrás sobre a não existência de mapas do Brasil para o TomTom (e eu afirmei isso), não é mais verdade agora (e eu confirmei isso no post inicial desta página).
2 - Se a politica da Tomtom for não vender os mapas do Brasil para os possuidores de Tomtom comprados no exterior, está no seu direito - Vai perder mercado pois "crackear" os mapas da Tomtom é (era) coisa para meninos iniciantes na informática e no Linux.
(Porque escrevo "era" ? Porque não conheço qual a Versão do Navcore e dos mapas que a Tomtom está vendendo no Brasil. Se for a Versão 6, extrair o mapa do aparelho e colocá-lo na Net não é muito dificil).
3 - Eu tenho a opinião, que a Tomtom, àsemelhança da Microsoft no seu inicio, tem uma polÃÂtica de "quanto mais nos piratearem melhor" pois um utilizador pirata faz boa propaganda e não compra da concorrência - A Tomtom domina o mercado europeu a vender PNA, bem distante da Garmin cujo sistema de segurança dos mapas só agora foi descoberto e crackeado
4 - O maior opositor àentrada da Tomtom no mercado brasileiro não é a Garmin, nem a Quatro Rodas etc.
O maior opositor àentrada da Tomtom é um grupo de voluntários que oferecem seus mapas do Brasil grátis para o pessoal. E como é grátis o pessoal desconfia...
não ficaria admirado se uma campanha de boatos sobre a falta de fiabilidade dos mapas do Projecto Tracksource não estivesse já em curso...
[]
Vislumbro 2 alternativas.
Ou vou ter saco de ir até o Procom começar a epopéia e duvido muito que a TomTom Brasil não seja obrigada a prestar assitencia aos GPS que foram adquiridos fora do PaÃÂs (lei do consumidor).
Ou alguém que tenha comprado um Navegador da TomTom no Brasil disponibilize o arquivo de backup original de seu GPS.
Acho que a segunda da menos trabalho e estou cada dia menos disposto a ter que brigar para pagar por um mapa que não querem vender.
Ja notei que o TOMTOM Home não aceita arquivos que não tenham sido baixados do site ou do CD. Mas isso não deve ser muito difÃÂcel de ser contornado.
Imagino que seja uma questão de colocar o sistema beckapeado de um GPS com mapa do Brasil na pasta de backups do programa Home. Feito isso acredito que a função restarurar o sistema com esse arquivo no GPS ira deixar tudo funcional.
Alguém ai comprou o TomTom ONE V.3 aqui no Brasil?
Ou vou ter saco de ir até o Procom começar a epopéia e duvido muito que a TomTom Brasil não seja obrigada a prestar assitencia aos GPS que foram adquiridos fora do PaÃÂs (lei do consumidor).
Ou alguém que tenha comprado um Navegador da TomTom no Brasil disponibilize o arquivo de backup original de seu GPS.
Acho que a segunda da menos trabalho e estou cada dia menos disposto a ter que brigar para pagar por um mapa que não querem vender.
Ja notei que o TOMTOM Home não aceita arquivos que não tenham sido baixados do site ou do CD. Mas isso não deve ser muito difÃÂcel de ser contornado.
Imagino que seja uma questão de colocar o sistema beckapeado de um GPS com mapa do Brasil na pasta de backups do programa Home. Feito isso acredito que a função restarurar o sistema com esse arquivo no GPS ira deixar tudo funcional.
Alguém ai comprou o TomTom ONE V.3 aqui no Brasil?
Olá galera,
não sei sobre essa história de copiar o mapa, me parece ser contra as regras de conduta do fórum...
(não gosto de pirata, gosto da filha do governador!
)
Mas talvez seria legal usar um mapa genérico criado por usuários enquanto o mapa real não fica disponível.
Alguém sabe como, e se é possÃÂvel?
abração e boas festas
não sei sobre essa história de copiar o mapa, me parece ser contra as regras de conduta do fórum...

Mas talvez seria legal usar um mapa genérico criado por usuários enquanto o mapa real não fica disponível.
Alguém sabe como, e se é possÃÂvel?
abração e boas festas
Alguma novidade da TomTom?
Recebi novamente a mesma resposta padrão "não temos previsão"...
Recebi novamente a mesma resposta padrão "não temos previsão"...
Olá
Alguns dados mais:
Actualmente o programa interno de navegação dos PNA TomTom é o Navcore V7.
Existem diversas versões desta v7. A Tomtom está liberando gratuitamente o Navcore 7 para seus PNA de Versão 6 em função do modelo (use o Tomtom Home para atualizar)
Desde que um Tomtom tenha instalado o Navcore 7 ele aceita os mapas da Versão 7 (reconhece o mapa), mas pede código de ativação.
Alguns dados mais:
Actualmente o programa interno de navegação dos PNA TomTom é o Navcore V7.
Existem diversas versões desta v7. A Tomtom está liberando gratuitamente o Navcore 7 para seus PNA de Versão 6 em função do modelo (use o Tomtom Home para atualizar)
Desde que um Tomtom tenha instalado o Navcore 7 ele aceita os mapas da Versão 7 (reconhece o mapa), mas pede código de ativação.
Eu tambem compraria se estivesse disponivel. Estou tentando achar alguem que tenha comprado para tentar copiar enquanto eles nao começam a venda. Se alguem tiver e quiser disponibilizar nao ficaremos tristes.
Valeu
David
Valeu
David
Caro filohipo:
Infelizmente mesmo com o navcore 7 ele não pede para ativar o mapa, ele simplesmente não o reconhece. Se o mapa for Versão 6 ou menor, aàele pode para ativar.
O mapa da Versão 7 é casado com o PNA para o qual foi codificado, e não como mudar isto, exceto pela recodificação do mapa gerando um novo arquivo ".meta.dct".
Sem o blowfish key não há como esta recodificação.
Abraços,
Sérgio.
Infelizmente mesmo com o navcore 7 ele não pede para ativar o mapa, ele simplesmente não o reconhece. Se o mapa for Versão 6 ou menor, aàele pode para ativar.
O mapa da Versão 7 é casado com o PNA para o qual foi codificado, e não como mudar isto, exceto pela recodificação do mapa gerando um novo arquivo ".meta.dct".
Sem o blowfish key não há como esta recodificação.
Abraços,
Sérgio.
Boa noite Srs,
Tambem gostaria que os mapas estivessem a venda no portal da Tomtom/br. Acabei de ganhar um Tomtom-GO720 (cerca de US$380) e não há muito o que fazer com ele sem os mapas do Brasil, infelizmente. O pior é q acabei de me mudar para SP/SP e ganhei o GPS justamente para navegar na cidade...
Acho que eles vão demorar um pouco para liberar estes mapas a fim de forçar os usuários a comprar o equipamento por aqui. Alguem tem informações que justifiquem o preço dos aparelhos da Tomtom no Brasil? Acho r$1500 um valor abusivo (no mÃÂnimo).
Infelizmente tambem não conheço ninguem que tenha comprado um GPS da Tomtom no Brasil para fazer o que o Sérgio disse. Sou a favor de usar o mapa de um aparelho comprado aqui, já que não há outra alternativa!
O jeito é aguardar uma solução da Tomtom ou a disponibilização deste mapa na net.
Abcs,
Tambem gostaria que os mapas estivessem a venda no portal da Tomtom/br. Acabei de ganhar um Tomtom-GO720 (cerca de US$380) e não há muito o que fazer com ele sem os mapas do Brasil, infelizmente. O pior é q acabei de me mudar para SP/SP e ganhei o GPS justamente para navegar na cidade...
Acho que eles vão demorar um pouco para liberar estes mapas a fim de forçar os usuários a comprar o equipamento por aqui. Alguem tem informações que justifiquem o preço dos aparelhos da Tomtom no Brasil? Acho r$1500 um valor abusivo (no mÃÂnimo).
Infelizmente tambem não conheço ninguem que tenha comprado um GPS da Tomtom no Brasil para fazer o que o Sérgio disse. Sou a favor de usar o mapa de um aparelho comprado aqui, já que não há outra alternativa!
O jeito é aguardar uma solução da Tomtom ou a disponibilização deste mapa na net.
Abcs,
Eu uso o Tomtom Navigator para Palm, tenho um Treo 650 com Palm OS 5. será que os mapas de um Tomtom ONE funcionariam no meu Palm? Se não, como eu faria para colocar o mapa do Brasil no meu Navigator?
Falves:
Infelizmente o programa tomtom navigator para PPC/WM, esta na Versão 6, e por isso não reconhece os mapas feitos para Versão 7, no momento restrita os dispositivos de navegação independentes como o TomTom One.
Slandman:
Se a Versão instalada no navcore for 7 ou maior deve dar pra usar os mapas do Brasil, só precisa conseguÃÂ-los e fazer a "mágica" já mencionada anteriormente.
Abraços,
Sérgio.
Infelizmente o programa tomtom navigator para PPC/WM, esta na Versão 6, e por isso não reconhece os mapas feitos para Versão 7, no momento restrita os dispositivos de navegação independentes como o TomTom One.
Slandman:
Se a Versão instalada no navcore for 7 ou maior deve dar pra usar os mapas do Brasil, só precisa conseguÃÂ-los e fazer a "mágica" já mencionada anteriormente.
Abraços,
Sérgio.
Sergio,
não tem como voce disponibilizar os mapas para nós?
Obrigado
David
não tem como voce disponibilizar os mapas para nós?
Obrigado
David
Sergio,
Se vc for enviar o mapa para o Davi, me copia tb.
Grato,
Renato
Se vc for enviar o mapa para o Davi, me copia tb.
Grato,
Renato
Godoy,
Obrigado pela dica, sim o navcore é 7+ agora só falta arrumar os mapas!
Saudações,
Obrigado pela dica, sim o navcore é 7+ agora só falta arrumar os mapas!
Saudações,
Truncou entao separei
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -manutenco
-especializada-de-gps-airis-delphi-mio-magellan-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -manutenco
-especializada-de-gps-airis-delphi-mio-magellan-_JM
Abraços,
Geraldo Calmon
Nuvi 760
Geraldo Calmon
Nuvi 760
Desculpem-me, truncou novamente. Quando dou Prever não trunca! Aàvai novamente...
http://produto.mercadolivre.com.br/
MLB-67066120-manutenco-especializada
-de-gps-airis-delphi-mio-magellan-_JM
Amigos mais experientes, como faço para colocar o link sem truncar usando as tags do editor?
No entanto acho que dá para montar o endereço, né?.
http://produto.mercadolivre.com.br/
MLB-67066120-manutenco-especializada
-de-gps-airis-delphi-mio-magellan-_JM
Amigos mais experientes, como faço para colocar o link sem truncar usando as tags do editor?
No entanto acho que dá para montar o endereço, né?.
Abraços,
Geraldo Calmon
Nuvi 760
Geraldo Calmon
Nuvi 760