Velocidade do GPS x Velocidade do Carro
-
Velocidade do GPS x Velocidade do Carro
Senhores, comprei um aparelho GPS que veio com o IGO 8 e ja atualizei para a anova versao que esta funcionando muito bem. Porem estou com uma grande duvida. Supondo que eu estou na velocidade de 80km o meu GPS sempre acusa 7km a menos tipo (carro 80km - GPS 73km). Ele nunca marca a velocidade real que esta no meu carro no momento. Fui informado por um amigo que o GPS sempre fica na velocidade real. Então quem esta errado?
-
Re: Velocidade do GPS x Velocidade do Carro
O Carro possui margem de erro proposital, colocada pelos fabricantes, varia de 5% a 10%
- mhfernandes
O meus GPSs tem um erro de so 2 KM (Carro 100KM-GPS 98KM)
-
Então a velocidade correta seria do GPS ok? Se um radar pega a velocidade de 80km eu posso ficar tranquilo em passar em 78km baseado no gps? Obrigado ae galera pela respostas. Pensei que o meu ponteiro do carro estava com problema.
Isso, a velocidade do gps é a correta.
HTC T3232: DX 25045 - IGO 8.3, Garmin XT, Tom Tom
PND GPS: DX 47768 - TV Digital, IGO 8.3, IGO PRIMO, Tom Tom, Garmin XT, Destinator 9, etc...
PND GPS: DX 22067 - Meu primeiro GPS!!
PND GPS: DX 47768 - TV Digital, IGO 8.3, IGO PRIMO, Tom Tom, Garmin XT, Destinator 9, etc...
PND GPS: DX 22067 - Meu primeiro GPS!!
Já vi uma discussão sobre isso em algum lugar, e no final das contas não se chegou a uma conclusão! por vezes pego meu GPS com o carro parado e o marcador do GPS indica 1, 2 ou até 3km/h de velocidade.... Ao que pude notar essa diferença tem a ver com relevo, entre outras coisas....
Oque ja notei é que o GPS tem um certo Delay em relação ao velocimetro..
Se vc segurar o velocimetro em uma velocidade constante , logo o GPS vai estabilizar tbm em uma velocidade entre 6 e 8 KM a menos que o velocimetro , que fica entre os 10% de diferença
Se vc segurar o velocimetro em uma velocidade constante , logo o GPS vai estabilizar tbm em uma velocidade entre 6 e 8 KM a menos que o velocimetro , que fica entre os 10% de diferença
A não ser que seja uma estrada muito íngreme, pode se considerar a velocidade do GPS correta.
A diferença entre essa e a do velocímetro depende do carro. Alguns dão 10%, outros 5% e outros batem em cima.
O fato de mostrar uma velocidade pequena enquanto parado é normal e se chama random walk. Isso acontece pq a cada segundo existe uma pequena diferença na posição obtida pelo satélite e isso acaba dando uma velocidade (dx/dt)
A diferença entre essa e a do velocímetro depende do carro. Alguns dão 10%, outros 5% e outros batem em cima.
O fato de mostrar uma velocidade pequena enquanto parado é normal e se chama random walk. Isso acontece pq a cada segundo existe uma pequena diferença na posição obtida pelo satélite e isso acaba dando uma velocidade (dx/dt)
Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18
-
Sempre fico olhando a velocidade quando passo pelas lombadas eletrônicas, é sempre a mesma marcada pelo GPS. Se as lombadas eletronicas estão reguladas pelo Imetro, portanto a do GPS é a correta, pois marca a mesma coisa.
A banda L1 de GPS civil - freqüência de 1575,42 MHz (Que nós utilizamos - existem 3, 1 para pessoas normais e outra para uso Militar, pretroleiros e navegação comercial de grande porte para quem tem muito, muito dinheiro) possui um erro por volta de +- 10 na medida. Dependendo do algoritmo utilizado conseguimos diminuir ou aumentar.
Tendo em vista que a velocidade medida é um fator entre medidas (metros por segundo, por exemplo) podemos ter a certeza da propagação deste erro.
Ou seja, a velocidade do carro sempre será mais real retirando o erro colocado propositadamente no marcador pois sabemos que o carro marcará sempre X km/h a menos com um erro menor do que o do GPS. Claro, para ponteiros analogicos. Carros com ponteiros digitais fazem aproximação o que tira precisão da medida.
Tendo em vista que a velocidade medida é um fator entre medidas (metros por segundo, por exemplo) podemos ter a certeza da propagação deste erro.
Ou seja, a velocidade do carro sempre será mais real retirando o erro colocado propositadamente no marcador pois sabemos que o carro marcará sempre X km/h a menos com um erro menor do que o do GPS. Claro, para ponteiros analogicos. Carros com ponteiros digitais fazem aproximação o que tira precisão da medida.
-