O que é Pirataria de Software?
Existem várias modalidades de pirataria de software. O que há em comum entre todas é que ao piratear um software, seu desenvolvedor não recebe compensação por seu trabalho.
Os efeitos da Pirataria de Software
Quando software é pirateado, consumidores, desenvolvedores de software, e revendedores são prejudicados. A pirataria de software aumenta o risco de que o computador do consumidor seja corrompido por software defeituoso, malicioso e infectado com vírus ou outras ameaças à sua segurança e privacidade.
Quem fornece software defeituoso e ilegal não pode fornecer suporte técnico. O software pirateado normalmente tem documentação inadequada, que não permite aos consumidores usufruir todos os benefícios do pacote de software. Além disso, os consumidores não têm a possibilidade de receber versões aperfeiçoadas do programa e suporte técnico, que estão tipicamente disponíveis aos usuários legitimamente registrados. Software pirateado pode custar muito tempo e dinheiro a seus usuários.
Os desenvolvedores perdem renda de seus programas pirateados, tanto de produtos atuais quanto de programas futuros. Isso se dá porque quando software é vendido, a maioria dos desenvolvedores investem uma parte da renda em pesquisa e desenvolvimento futuro em melhorias do pacote de software. Quando esses programas são pirateados, fica mais caro o desenvolvimento de novos softwares e isso resulta em prejuízo para toda a sociedade.
Tipos de Pirataria:
Pirataria de usuário final:
A pirataria de usuário final se dá quando um única cópia licenciada de um software é instalada em diferentes computadores. Outra forma comum de pirataria de usuário final é quando uma versão “crackeada” do software é usada. Um software crackeado é aquele em que o usuário informa uma chave de registro que invalida a proteção de cópia, ou códigos de tecla gerados ilegalmente que destrancam uma versão limitada.
Pirataria de revendedor:
A pirataria de revendedor acontece quando um revendedor sem escrúpulos distribui cópias de um único software para clientes diferentes; isso se dá principalmente com sistemas operacionais e software precarregados em computadores novos. O usuário não recebe os discos, manuais e registros do software. A pirataria de revendedor acontece também quando se vender versões falsificadas de software, imitando embalagens, selos e documentos do software original. Sinais de pirataria de revendedor são vários usuários com o mesmo número de série, falta de documentação original, uma configuração incompleta configurar, e, ausência ou insuficiência de documentação original.
Violação de marca registada:
A infração acontece quando uma empresa não credenciada se apresenta como negociante autorizado, técnico, provedor de apoio ou revendedor, ou usa indevidamente um nome de marca registrada.
Pirataria de Internet:
A pirataria de Internet acontece quando ocorre uma transferência eletrônica de software com direitos autorais. Operadores de sistemas e/ou usuários disponibilizam materiais com direitos autorais na Internet para outros copiar e usar sem a licença correspondente. Freqüentemente hackeres distribuem ou vendem software crackeado. O desenvolvedor não recebe qualquer dinheiro pelo software distribuído pelo hacker. Essa é uma violação dos direitos autorais do desenvolvedor.
Outra técnica usada por piratas de software é obter ilegalmente uma cópia registrada de software. O pirata compra um única cópia e a usa em vários computadores. Ainda outra técnica dos piratas é a compra de software com cartões de crédito clonados ou roubados. Infelizmente, as técnicas e táticas usadas pelos piratas são cada vez mais sofisticadas.
A pirataria é um problema sério. É um obstáculo ao crescimento da indústria de software. Isso resulta em um atraso no desenvolvimento de aplicações melhores para todos.
Ajude a preservar os direitos autorais dos desenvolvedores de software e a garantir software melhores para todos: denuncie casos de pirataria de software.
Nao existiria tantas perguntas aqui neste forum ,por que meu aparelho não faz isto, porque deu problema nisto enfim 99% das perguntas deste forum não existiriam.
YAMADA TANIGUCHI
ENGENHEIRO ELETRONICO E DESENVOLVEDOR DE SOFTWARE
PROPIETARIO DA:
ANDRONICS SOLUÇÕES AVANÇADAS
FELIZ ANO NOVO A TODOS
2010 REPLETO DE PROPERIDADE
ultimo post de 2009
o que é pirataria de software- leia e pense.
Re: o que é pirataria de software- leia e pense.
Acho que o amigo está exagerando ao afirmar que: " Nao existiria tantas perguntas aqui neste forum ,por que meu aparelho não faz isto, porque deu problema nisto enfim 99% das perguntas deste forum não existiriam."
Desde que me conheço por gente SEMPRE achei que software deveria ser livre, e o autor ganharia no suporte (serviço). Assim, sempre estaria atualizado. E quem quisesse aprender por conta, poderia.
É o caso dos GPS, as empresas NÃO atualizam mapas, e quem usa diariamente sofre com isso.
Eu particularmente acho que devria-se ter os softwares (mapas) livres para cada usuário acessar e modificar conforme a necessidade, e a união de todos fariam um mapa descente (que é o espírito do fórum).
Desde que me conheço por gente SEMPRE achei que software deveria ser livre, e o autor ganharia no suporte (serviço). Assim, sempre estaria atualizado. E quem quisesse aprender por conta, poderia.
É o caso dos GPS, as empresas NÃO atualizam mapas, e quem usa diariamente sofre com isso.
Eu particularmente acho que devria-se ter os softwares (mapas) livres para cada usuário acessar e modificar conforme a necessidade, e a união de todos fariam um mapa descente (que é o espírito do fórum).
Também sou desenvolvedor, mas não aguento ouvir essa ladainha. Basta usar o contra-exemplo clássico: Me nego a pagar a fortuna que uma Microsoft cobra por um produto LIXO como o Windows (que vem cheio de programas infames tais como o Notepad, WordPad e Paint). Quando uso o Windows, não é por causa do Windows, mas sim pelos programs que rodo nele e, enfim, é SÓ um sistema operacional.
Como a Apple vende seu maravilhoso sistema operacional por meros R$ 75,00 e a Microsoft quer cobrar 10X isso pelo LIXO-ULTIMATE que eles oferecem? O OSX Snow Leopard pode ser utilizado inclusive como servidor ilimitado (com selo UNIX certificado) enquanto o Win Ultimate te limita a 10 conexões simultâneas! Não serve nem para rodar o BitTorrent descentemente! kkk
Soube de um caso em um pais subdesenvolvido, onde o juiz deu a causa para o pirata, já que a alegação do mesmo era que a Microsoft não tinha um preço adequado ao mercado de um país subdesenvolvido, se comparado ao vendido nos EUA (qualquer cursinho meia-boca de marketing ensina que preço é ajustado conforme mercado, senão seu produto é inviável).
Me fala se o salário médio brasileiro permite pagar R$ 500 por uma licença de Windows?
Me nego completamente! Já migrei para a Apple, pois não aceito esse tipo de coisa. Falam que seu hardware é caro, mas já desmontei meu Apple (sou desenvolvedor e, portanto, muito curioso): até os parafusos são de materiais diferenciados (aço). Prefiro gastar meu dinheiro com produtos de qualidade!
Ah, só pra reforçar: Nunca reinstalei meu OS X mas reinstalei meu Window 7 Ultimate neste último fim-de-semana (por sinal é uma versão legítima e licenciada para desenvolvedores - o MSDN).
Essa dor de cabeça vale R$800,00? Certamente não!
Acho que pirataria é uma questão RELATIVA.
Muito tem a ver com JOGAR LIMPO: Se o homem mais rico do mundo fosse dono da Porsche/Ford/GM/BMW/Mercedes/Toyota/Honda/etc acharia bastante natural, já que "babamos" por seus produtos. Agora um geekzinho egoísta com um longo histórico de envolvimento em ROUBO de código e tecnologias alheias, ser o cara mais rico do mundo, vendendo um produto que só emplaca pois, desde os primórdios os "decision-makers" - que são um simples rebanho guiados pela imprensa "especializada" (kkk) - enquanto que vejo o pessoal com formação realmente técnica criticando, me cheira a golpe, desonestidade e falta de ética (embora, como no nosso legislativo, nada ficou provado!!!).
Pagaria no máximo R$ 60,00 por um Windows Home Premium e R$ 120,00 pelo Ultimate (e ainda assim seria mais caro que o infinitamente superior OS X Snow Leopard!).
Como a Apple vende seu maravilhoso sistema operacional por meros R$ 75,00 e a Microsoft quer cobrar 10X isso pelo LIXO-ULTIMATE que eles oferecem? O OSX Snow Leopard pode ser utilizado inclusive como servidor ilimitado (com selo UNIX certificado) enquanto o Win Ultimate te limita a 10 conexões simultâneas! Não serve nem para rodar o BitTorrent descentemente! kkk
Soube de um caso em um pais subdesenvolvido, onde o juiz deu a causa para o pirata, já que a alegação do mesmo era que a Microsoft não tinha um preço adequado ao mercado de um país subdesenvolvido, se comparado ao vendido nos EUA (qualquer cursinho meia-boca de marketing ensina que preço é ajustado conforme mercado, senão seu produto é inviável).
Me fala se o salário médio brasileiro permite pagar R$ 500 por uma licença de Windows?
Me nego completamente! Já migrei para a Apple, pois não aceito esse tipo de coisa. Falam que seu hardware é caro, mas já desmontei meu Apple (sou desenvolvedor e, portanto, muito curioso): até os parafusos são de materiais diferenciados (aço). Prefiro gastar meu dinheiro com produtos de qualidade!
Ah, só pra reforçar: Nunca reinstalei meu OS X mas reinstalei meu Window 7 Ultimate neste último fim-de-semana (por sinal é uma versão legítima e licenciada para desenvolvedores - o MSDN).
Essa dor de cabeça vale R$800,00? Certamente não!
Acho que pirataria é uma questão RELATIVA.
Muito tem a ver com JOGAR LIMPO: Se o homem mais rico do mundo fosse dono da Porsche/Ford/GM/BMW/Mercedes/Toyota/Honda/etc acharia bastante natural, já que "babamos" por seus produtos. Agora um geekzinho egoísta com um longo histórico de envolvimento em ROUBO de código e tecnologias alheias, ser o cara mais rico do mundo, vendendo um produto que só emplaca pois, desde os primórdios os "decision-makers" - que são um simples rebanho guiados pela imprensa "especializada" (kkk) - enquanto que vejo o pessoal com formação realmente técnica criticando, me cheira a golpe, desonestidade e falta de ética (embora, como no nosso legislativo, nada ficou provado!!!).
Pagaria no máximo R$ 60,00 por um Windows Home Premium e R$ 120,00 pelo Ultimate (e ainda assim seria mais caro que o infinitamente superior OS X Snow Leopard!).
É muito blá blá blá por parte da Andronics. Enviei mei GPS para conserto da telaem 12/01/2010 e me deram o cano. É uma empresa pirata e não me devolveram o aparelho. Além de tudo efetuei o pagamento de R$145,00 referente ao conserto e também perdi. Mas valeu pela lição, nunca mais faço negócios com alguém do estado do Rio de Janeiro. Acredito que a maior parte da população é constituida de pessoas de bom caráter...mas existe uma parcela que desmerece o estado como um todo. É uma pena, afinal é a cidade mais bonita do Brasil e nosso cartão postal. Hoje eu tenho certeza que se existe Sodoma e Gomorra esse lugar é o Rio...
-
- Contato:
- Com a palavra a Andronics!
Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI
Solicitei a participação e explicações dele aqui no Forum.
Vamos aguardar um pouco.
Vamos aguardar um pouco.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Prezados,
Vai minha opinião!
- Em primeiro a descrição de pirataria (com base na propriedade intelectual) feita pela Andronics é ridiculamente tendenciosa;
- No contexto de pirataria não existe justificativa para a quebra de propriedade intelectual, porem a de se definir o que é propriedade intelectual (patenteável ou não)...[ mapas por exemplo, particularmente não consigo conceber a propriedade "intelectual" para um mapa];
A verdade é que EM GERAL se exite algum tipo de pirataria ela existe por uma demanda não atendida de mercado (principalmente quando comparamos a qualidade e garantias dadas em outros países), alem disso, Qual o dispositivo GPS que vem sem software de navegação?
Poderia fazer uma pesquisa dentro do "livro verde" e do "livro branco" (informática e sociedade) em busca de parâmetros para identificar ate que ponto o controle sobre softwares de navegação deve ser feito, porem questionar a pirataria leva ao ponto de questionar o controle dos Navegadores mas a verdade é que o CRIME mesmo começa pela venda dos aparelhos... que já vem com software atrelado (ate onde eu sei todos são comercializados no brasil desta forma) o que caracteriza CRIME, me amparo nas leis:
* A Lei 8.137 / 90, artigo 5º, II, III tipificou essa prática como crime, com penas de detenção aos infratores que variam de 2 a 5 anos ou multa.
* E a Lei 8.884 / 94, artigo 21º, XXIII, define a venda casada como infração de ordem econômica. A prática de venda casada configura-se sempre que alguém condicionar, subordinar ou sujeitar a venda de um bem ou utilização de um serviço à aquisição de outro bem ou ao uso de determinado serviço.
* Pelo Código de Defesa do Consumidor, a Lei 8078 / 90, artigo 39º, “é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos”.
* E pela Resolução do Banco Central nº 2878/01 (alterada pela nº 2892/01), Artº 17, “é vedada a contratação de quaisquer operações condicionadas ou vinculadas à realização de outras operações ou à aquisição de outros bens e serviços”.
(Pois vejo apenas duas hipoteses, se o Hardware e software são vendidos em pacote, configura venda casada! Se software não é um produto, então nada esta sendo usurpado!).
Se vamos lutar contra pirataria, primeiro precisamos lutar por uma regulamentação da industria que nos prove e pelos direitos (tal como garantia)! Façamos com que TODO hardware e software de navegação (de mesmo escopo) sejam 100% compatíveis entre plataformas e comercializados individualmente. (bem como deveria ser com os PCs e MACs).
Se hoje existe um forum, e trocas de arquivos, mods. , etc..., isto se da pela falta de competência do suporte técnico/canais de venda e a falta de regulamentação/fiscalização.
Att,
Vai minha opinião!
- Em primeiro a descrição de pirataria (com base na propriedade intelectual) feita pela Andronics é ridiculamente tendenciosa;
- No contexto de pirataria não existe justificativa para a quebra de propriedade intelectual, porem a de se definir o que é propriedade intelectual (patenteável ou não)...[ mapas por exemplo, particularmente não consigo conceber a propriedade "intelectual" para um mapa];
A verdade é que EM GERAL se exite algum tipo de pirataria ela existe por uma demanda não atendida de mercado (principalmente quando comparamos a qualidade e garantias dadas em outros países), alem disso, Qual o dispositivo GPS que vem sem software de navegação?
Poderia fazer uma pesquisa dentro do "livro verde" e do "livro branco" (informática e sociedade) em busca de parâmetros para identificar ate que ponto o controle sobre softwares de navegação deve ser feito, porem questionar a pirataria leva ao ponto de questionar o controle dos Navegadores mas a verdade é que o CRIME mesmo começa pela venda dos aparelhos... que já vem com software atrelado (ate onde eu sei todos são comercializados no brasil desta forma) o que caracteriza CRIME, me amparo nas leis:
* A Lei 8.137 / 90, artigo 5º, II, III tipificou essa prática como crime, com penas de detenção aos infratores que variam de 2 a 5 anos ou multa.
* E a Lei 8.884 / 94, artigo 21º, XXIII, define a venda casada como infração de ordem econômica. A prática de venda casada configura-se sempre que alguém condicionar, subordinar ou sujeitar a venda de um bem ou utilização de um serviço à aquisição de outro bem ou ao uso de determinado serviço.
* Pelo Código de Defesa do Consumidor, a Lei 8078 / 90, artigo 39º, “é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos”.
* E pela Resolução do Banco Central nº 2878/01 (alterada pela nº 2892/01), Artº 17, “é vedada a contratação de quaisquer operações condicionadas ou vinculadas à realização de outras operações ou à aquisição de outros bens e serviços”.
(Pois vejo apenas duas hipoteses, se o Hardware e software são vendidos em pacote, configura venda casada! Se software não é um produto, então nada esta sendo usurpado!).
Se vamos lutar contra pirataria, primeiro precisamos lutar por uma regulamentação da industria que nos prove e pelos direitos (tal como garantia)! Façamos com que TODO hardware e software de navegação (de mesmo escopo) sejam 100% compatíveis entre plataformas e comercializados individualmente. (bem como deveria ser com os PCs e MACs).
Se hoje existe um forum, e trocas de arquivos, mods. , etc..., isto se da pela falta de competência do suporte técnico/canais de venda e a falta de regulamentação/fiscalização.
Att,
Editado pela última vez por dguiarj em 20 Dez 2010, 15:21, em um total de 1 vez.
Pelo que entendi o cara quer dar lição de moral sobre pirataria mas rouba GPS que enviam para conserto??
Polícia!!!

mdarezzo escreveu:É muito blá blá blá por parte da Andronics. Enviei mei GPS para conserto da telaem 12/01/2010 e me deram o cano. É uma empresa pirata e não me devolveram o aparelho. Além de tudo efetuei o pagamento de R$145,00 referente ao conserto e também perdi. Mas valeu pela lição, nunca mais faço negócios com alguém do estado do Rio de Janeiro. Acredito que a maior parte da população é constituida de pessoas de bom caráter...mas existe uma parcela que desmerece o estado como um todo. É uma pena, afinal é a cidade mais bonita do Brasil e nosso cartão postal. Hoje eu tenho certeza que se existe Sodoma e Gomorra esse lugar é o Rio...
Alexandro Corrêa - Eldorado do Sul-RS / Torres-RS / Passo-de-Torres-SC
NUNCA INSTALE OS MAPAS NA MEMÓRIA INTERNA DO SEU NUVI! UTILIZE SEMPRE O CARTÃO DE MEMÓRIA!
NUNCA INSTALE OS MAPAS NA MEMÓRIA INTERNA DO SEU NUVI! UTILIZE SEMPRE O CARTÃO DE MEMÓRIA!