Avaliação do Mio Moov M300

Mensagem
Autor
ldcarvalho

Avaliação do Mio Moov M300

#1 Mensagem por ldcarvalho »

Pessoal acabei de comprar um GPS Mio Moov M300 pelo site das lojas Americanas.
Porém após efetuar a compra estava lendo alguns tópicos a respeito do M300 e até mesmo sem receber o produto já estou arrependido (se tudo o que li for verdade)

Como tudo tem os dois lados da moeda...

Tem tópicos aqui no Portal dizendo que ele trava, que da coordenadas erradas fazendo entrar em contra mão..entre varios problemas...etc.

Mas tem tópicos na rede do google de revistas...etc...que elogiaram o modelo M300 e relação a outros modelos de preços aproximados. (por isso comprei)

Link do modelo que comprei:
http://www.miobrasil.com.br/produto.php?produto=41

Gostaria de saber a opnião de outros usuários, nos quais utilizam ou utilizaram esse equipamento.
Se realmente esse modelo da Mio é uma verdadeira dor de cabeça ou uma boa solução para guia.

Obrigado pela atenção!!!!

Ffbf

Re: Avaliação do Mio Moov M300

#2 Mensagem por Ffbf »

Não se arrependa, todos os aparelhos erram mandando fazer conversões proibidas ou entrar em uma rua que é contramão. O que acontece é que as pessoas compram um gps achando que é um aparelho mágico que vai sempre encontrar o melhor caminho e dar indicações perfeitas. Isso não existe, nem aqui no Brasil e nem no exterior. O gps é um aparelho de apoio, ele vai te levar no endereço mas pode errar e, além disso, o caminho pode não ser o melhor (passando em uma favela por exemplo).

O gps nada mais é que um palm top rodando windows CE com receptor gps, sendo assim todos são muito semelhantes. As diferenças estão no programa que ele roda e nos mapas, não no aparelho.

E o que manda é o mapa, esse geralmente é feito na Europa portanto apresenta erros. Existem cidades e regiões mais bem mapeadas que outras, logo o gps pode falhar mais ou menos dependendo da região.

De qualquer forma você pode mudar o navegador e os mapas do seu aparelho, não tem porque vc se arrepender de sua compra. O mio é um aparelho mais caro, porém tem qualidade e não deve te dar dor de cabeça.

ldcarvalho

#3 Mensagem por ldcarvalho »

O aparelho chegou e a principio é de facil operação...

Vamos ver agora como se sai me guiando pelas ruas...rs

flavgraf

#4 Mensagem por flavgraf »

Comprei o Mio Moov M300 e estou gostando muito, só gostaria de saber com qto tempo faço atualização, já que essa informação não vem constando no manual? Será que alguem pode me auxiliar? Grata, Flávia

ldcarvalho

#5 Mensagem por ldcarvalho »

Qual o tempo de atualização nao sei...só que ele já comeu bola em uma avenida aqui coordenando para entrar na contra mão...rs
(mas como o colega acima disse...isso não é um aparelho mágico...é só ficar ligado nas ordens dele)

Marcos Furieri

#6 Mensagem por Marcos Furieri »

Já estou utilizando o M300 a uma semana. Moro em Ibiraçu, interior do ES. Navegando por cidades como Aracruz, João Neiva e Linhares percebe-se que ele traz muitos acertos, mas também erros. Nomes errados de ruas, algumas estão faltando, manda entrar em contra-mão, às vezes o carro do GPS sai fora das vias, a locução da navegadora não é das melhores, entre outros. Amanhã estarei indo à Vitória, capital do estado e também uma cidade navegável segundo o fabricante, e lá estarei observando o comportamento do M300 e então decidindo se opto por comprar outro GPS ou não, postando informações no forum.(Aceito indicações de aparelhos a comprar na faixa de até 500 reais). Quanto a erros como travamento, ainda não os tive. Gostaria de uma dica para acertar o relógio na página inicial do GPS Mio M300(Aquela que apresenta as opções iniciais e indicação de bateria). Aguardo respostas. Um abraço.

ldcarvalho

#7 Mensagem por ldcarvalho »

As cidades que trafego segundo o fabricante é tudo navegável...São José dos Campos...Taubaté...Jacareí...o GPS da cada vacilo que fico imaginando como seria se não fosse trafegavel.

Dizem que o mapa esta atualizado isso é mentira, tem vias que nem existem mais e consta no aparelho assim como novas vias que nem aparecem on GPSS...na telinha quando vc entra nessas ruas novas (estao ali a mais de 5 anos) no aparelho consta que vc esta andando na grama.

Sem falar que ele manda vc virar a direita com a seta apontando para esquerda.

Ffbf

#8 Mensagem por Ffbf »

Marcos, os erros de nome de ruas, contra-mão e sair de via são erros do mapa, não adianta absolutamente nada você comprar outro gps já que boa parte deles usa o mesmo mapa (geralmente da Teleatlas). A diferença provavelmente vai ser apenas o navegador, sendo assim a única melhoria que talvez você tenha seja a locução. Para resolver os problemas de navegação só esperando o novo mapa da Teleatlas (ou outro desenvolvedor), que está previsto pra sair até o fim de 2010. Acredito que o mapa que esteja em seu mio seja o 9.1, se não for realmente não é o mapa mais atualizado disponível. Fuçando nas opções você encontra a versão do mapa, não lembro em qual menu já que não tenho esse aparelho.

Alguns aparelhos usam o mapa da navteq, infelizmente não conheço nenhum de cabeça, mas acredito que pesquisando seja fácil encontrar. O problema é que os mapas da Navteq também apresentam diversas falhas, da mesma forma que você pode observar uma melhora pode existir uma piora também e seu dinheiro terá ido para o lixo.

Os aparelhos diferenciados são os da Tomtom e garmin.

Tomtom porque é o único aparelho que permite que você mesmo mude as mãos das ruas, basta conectar o seu gps no computador e o programa permite que você corrija as mãos das ruas. Além disso, você acaba recebendo correções de outros usuários e enviando as suas. Porém, até onde sei, o posicionamento no mapa, as ruas existentes e inexistentes não tem correção.

Garmin porque existe um projeto chamado tracksource. Esse projeto consiste em mapeamento por parte de voluntários e todos os mapas desenvolvidos são gratuitos. É muito mais fácil de se entrar em contato com os desenvolvedores para apontar eventuais correções, porém não existem milagres.

A verdade é a seguinte, não adianta comprar outro gps por erros de mapa, o ideal é testar os navegadores e mapas disponíveis e ver qual se adequa melhor a você. É por isso que os tópicos de "como destravar tal gps" são constantes no forum, você pode instalar novos navegadores e mapas em seu aparelho e descobrir qual funciona melhor em sua região.

ldcarvalho

#9 Mensagem por ldcarvalho »

Ffbf escreveu:Marcos, os erros de nome de ruas, contra-mão e sair de via são erros do mapa, não adianta absolutamente nada você comprar outro gps já que boa parte deles usa o mesmo mapa (geralmente da Teleatlas). A diferença provavelmente vai ser apenas o navegador, sendo assim a única melhoria que talvez você tenha seja a locução. Para resolver os problemas de navegação só esperando o novo mapa da Teleatlas (ou outro desenvolvedor), que está previsto pra sair até o fim de 2010. Acredito que o mapa que esteja em seu mio seja o 9.1, se não for realmente não é o mapa mais atualizado disponível. Fuçando nas opções você encontra a versão do mapa, não lembro em qual menu já que não tenho esse aparelho.

Alguns aparelhos usam o mapa da navteq, infelizmente não conheço nenhum de cabeça, mas acredito que pesquisando seja fácil encontrar. O problema é que os mapas da Navteq também apresentam diversas falhas, da mesma forma que você pode observar uma melhora pode existir uma piora também e seu dinheiro terá ido para o lixo.

Os aparelhos diferenciados são os da Tomtom e garmin.

Tomtom porque é o único aparelho que permite que você mesmo mude as mãos das ruas, basta conectar o seu gps no computador e o programa permite que você corrija as mãos das ruas. Além disso, você acaba recebendo correções de outros usuários e enviando as suas. Porém, até onde sei, o posicionamento no mapa, as ruas existentes e inexistentes não tem correção.

Garmin porque existe um projeto chamado tracksource. Esse projeto consiste em mapeamento por parte de voluntários e todos os mapas desenvolvidos são gratuitos. É muito mais fácil de se entrar em contato com os desenvolvedores para apontar eventuais correções, porém não existem milagres.

A verdade é a seguinte, não adianta comprar outro gps por erros de mapa, o ideal é testar os navegadores e mapas disponíveis e ver qual se adequa melhor a você. É por isso que os tópicos de "como destravar tal gps" são constantes no forum, você pode instalar novos navegadores e mapas em seu aparelho e descobrir qual funciona melhor em sua região.

Brother no meu caso utilizando um da Mio não tem como melhor isso?

nanui

#10 Mensagem por nanui »

eu tenho um mio moov m300, so que ele foi comprado na frança e vem com mapa da europa, preciso do mapa do Brasil, alguém tem este mapa?

Ffbf

#11 Mensagem por Ffbf »

ldcarvalho e nanui, pesquisem sobre o miopocket. Esse é um programa que permite instalar outros navegadores em seus mio, sendo assim vocês poderão testar outros mapas/navegadores. O ideal é comprar um cartão de memória e executar o processo utilizando o cartão, não modifiquem nada da memória interna de seu gps.

Eu gosto muito e utilizo o IGO8, porém o mapa é o 9.1 da teleatlas (acredito que o mesmo que o seu ldcarvalho, verifique isso nas opções do destinator, não lembro em qual menu) e estou esperando o mapa do primeiro semestre de 2010, esse sim deve corrigir algumas falhas porém é óbvio que não será perfeito.

Infelizmente não tenho um mio, não posso ajudar na instalação do miopocket nem de novos navegadores, porém isso é possível. Acredito que os princpais navegadores estão disponíveis aqui no forum. Pesquisem bem sobre o assunto, e façam a instalação no cartão de memória. É possível utilizar a memória interna do gps, mas qualquer erro pode travar o aparelho e aí só mandando pra assistência mesmo.

A verdade é que estamos todos no mesmo barco, não importa a marca ou modelo do gps, somos "reféns" das empresas que desenvolvem os mapas para uma navegação mais confiável.

Aqui um link interessante sobre o miopocket:

<http://www.gpspassion.com/forumsen/topi ... _ID=126303>

Boa sorte
Editado pela última vez por Ffbf em 19 Mai 2010, 10:24, em um total de 1 vez.

thayanarv

#12 Mensagem por thayanarv »

As atualizações do MIO são pagas?
Há algum fabricante que não cobre por elas?

ldcarvalho

#13 Mensagem por ldcarvalho »

thayanarv escreveu:As atualizações do MIO são pagas?
Há algum fabricante que não cobre por elas?
São pagas sim e por sinal nem um pouco barato.
Se arrependimento matasse não teria pego esse Mio Moov M300.
Não tem entrada para SD...não sei se tem como eu colocar outro software como falam em outros foruns...=[ mas se tiver como eu arriscaria a sorte sem duvida.

O pior de tudo não é nem o aparelho e sim o descaso da assistência técnica da Mio.
Os caras são verdadeiramente uns "BOSTAS"

Um brother meu me aconselhou comprar o Garmin, por causa de custo estava entre a TOMTOM e a MIO, lendo a teoria do site da Mio optei por eles...e agora deu no que deu, o aparelho pra mim não valeu o 400tão.
Mas a primeira vez a gente sempre faz uma cagadinha de leve, o próximo vou comprar um que faça juz ao nome.

Ffbf

#14 Mensagem por Ffbf »

ldcarvalho, você não confirmou qual é a versão de seu mapa. Como disse antes, se for o 9.1 é a última versão disponível para o Brasil, no caso não adiantaria atualizar, só se você tentar instalar o garmin e utilizar os mapas do projeto tracksource, mas não é nada garantido.

É possível sim atualizar seu aparelho, se quiser arriscar veja esse tópico nesse forum (não vou reproduzir o conteúdo aqui já que não fui eu que desenvolveu o tutorial), é preciso se registrar.

<www.portalgps.com.br/bra/viewtopic.php?f=46&t ... 100d08bc28>

Obs:entre os dois pontos escreva gps bra, sem espaço.

Os fabricantes no Brasil nos tratam como verdadeiros palhaços. Eu tenho um nav740 e não tenho suporte de atualização pelo fabricante nem pagando, tive que atualizar na marra mesmo. Meu pai comprou um mio moov 300 15 dias atrás, foi um verdadeiro parto (ligações, envios de fax e emails) para conseguir uma atualização que ele tinha direito (no caso a mio garantia a atualização gratuita caso fosse lançada alguma no mês de compra do aparelho). Agora vejam só que engraçado, atualização está disponível para quem quiser comprar, no caso do meu pai que tem direito a atualização sem custo ainda não está disponível.

ldcarvalho

#15 Mensagem por ldcarvalho »

Ffbf escreveu:ldcarvalho, você não confirmou qual é a versão de seu mapa. Como disse antes, se for o 9.1 é a última versão disponível para o Brasil, no caso não adiantaria atualizar, só se você tentar instalar o garmin e utilizar os mapas do projeto tracksource, mas não é nada garantido.

É possível sim atualizar seu aparelho, se quiser arriscar veja esse tópico nesse forum (não vou reproduzir o conteúdo aqui já que não fui eu que desenvolveu o tutorial), é preciso se registrar.

<www. .com/bra/viewtopic.php?f=46&t=5530&sid=ff594519a93fd1218c11f3100d08bc28>

Obs:entre os dois pontos escreva gps bra, sem espaço.

Os fabricantes no Brasil nos tratam como verdadeiros palhaços. Eu tenho um nav740 e não tenho suporte de atualização pelo fabricante nem pagando, tive que atualizar na marra mesmo. Meu pai comprou um mio moov 300 15 dias atrás, foi um verdadeiro parto (ligações, envios de fax e emails) para conseguir uma atualização que ele tinha direito (no caso a mio garantia a atualização gratuita caso fosse lançada alguma no mês de compra do aparelho). Agora vejam só que engraçado, atualização está disponível para quem quiser comprar, no caso do meu pai que tem direito a atualização sem custo ainda não está disponível.
Obrigado pela dica brother, estava lendo o tópico e achei interessante.
Vou arriscar a sorte e tentar desbloquear esse aparelho, por que ficar na mão da Mio tão tem condições.

Mas por exemplo, desbloqueando esse aparelho eu consigo rodar outros mapas ou software, tipo da TOMTOM, iGo ou outros com mais funcionalidade?

Esse mapa que veio no Mio Moov M300 4 Rodas é mais velho que cagar agachado (isso por que no site fala que é a ultima atualização) tem pontos na rodovia Presidente Dutra que nem existem mais e o GPS fica mandando você sair por vias invisiveis a qualquer ser mortal...isso sem falar das inumeras vezes que mandou entrar em contra mão.

Sou novato nessa area de GPS, é meu primeiro equipamento e estou aprendendo com vocês.
Em breve vou tentar o desbloqueio, se der tudo certo, ótimo! Se o GPS travar $%#@-se, porque essa MIO é uma tremenda furada!

Ffbf

#16 Mensagem por Ffbf »

Sim, destravando o aparelho você terá acesso direto ao windows, funciona como um computador normal. Você pode baixar o IGO por exemplo, copiar para a memória do gps (muito cuidado para não modificar ou apagar algum arquivo). Tendo o IGO na memória do gps é só clicar no arquivo executável e pronto. No forum existem diversos links para download, dê uma olhada.

Os únicos navegadores que são mais chatos de rodar são o Tomtom e Garmin, dê uma lida no forum sobre eles.

ldcarvalho

#17 Mensagem por ldcarvalho »

Ffbf escreveu:Sim, destravando o aparelho você terá acesso direto ao windows, funciona como um computador normal. Você pode baixar o IGO por exemplo, copiar para a memória do gps (muito cuidado para não modificar ou apagar algum arquivo). Tendo o IGO na memória do gps é só clicar no arquivo executável e pronto. No forum existem diversos links para download, dê uma olhada.

Os únicos navegadores que são mais chatos de rodar são o Tomtom e Garmin, dê uma lida no forum sobre eles.
Brother então você me aconselha a desbloquear esse GPS para outros software's ou troca-lo por um TOMTOM? (estou dentro dos 7 dias para devolução na loja)

Se me indicar desbloquear esse equipamento vou ficar com ele mesmo, tenho até amanhã para devolver ou trocar por outro.

Se instalar esse tal de IGO consigo atualizar os mapas com mais facilidade???

Ffbf

#18 Mensagem por Ffbf »

Olha, eu vejo como ideal um gps que seja possível destravar e tenha entrada de cartão de memória. Dessa forma, pode-se atualizar o aparelho sem alterar a memória interna.

A desvantagem de se comprar um Tomtom ou Garmin é que você só poderá usar os navegadores deles, não é possível instalar o iGO por exemplo.

Destravando o seu mio, você pode rodar o iGO e teoricamente se interessar até o Tomtom e Garmin. Digo teoricamento porque a instalação desses 2 navegadores não é simples como o iGO e Destinator, porém na teoria é possível rodá-los em aparelhos com windows ce.

Com o iGO é muito simples de se atualizar o mapa, mas para isso dependemos da Teleatlas lançar a versão 2010, o que ainda não aconteceu. Acho estranho um aparelho novo como o seu ter uma mapa antigo, tem certeza que não é o 9.1?

Como disse antes, é complicado recomendar algum aparelho sendo que a maioria tem exatamente as mesmas características. Não passam de palm tops com receptor gps, processador de 400 Mhz e 64 MB de memória. A diferença principal é apenas como destravar.

Veja, no seu caso acredito que o ideal seria destravar e testar o iGO com o mapa 9.1 e basemap de 2009 (se o seu for mais antigo que esses), isso ainda nesse prazo de 7 dias. Se você gostar ótimo, se mesmo assim ficar insatisfeito reverta o processo, devolva e tente outro aparelho. O único porém é efetuar o desbloqueio com o máximo de cuidado, para não travar.

ldcarvalho

#19 Mensagem por ldcarvalho »

Ffbf escreveu:Olha, eu vejo como ideal um gps que seja possível destravar e tenha entrada de cartão de memória. Dessa forma, pode-se atualizar o aparelho sem alterar a memória interna.

A desvantagem de se comprar um Tomtom ou Garmin é que você só poderá usar os navegadores deles, não é possível instalar o iGO por exemplo.

Destravando o seu mio, você pode rodar o iGO e teoricamente se interessar até o Tomtom e Garmin. Digo teoricamento porque a instalação desses 2 navegadores não é simples como o iGO e Destinator, porém na teoria é possível rodá-los em aparelhos com windows ce.

Com o iGO é muito simples de se atualizar o mapa, mas para isso dependemos da Teleatlas lançar a versão 2010, o que ainda não aconteceu. Acho estranho um aparelho novo como o seu ter uma mapa antigo, tem certeza que não é o 9.1?

Como disse antes, é complicado recomendar algum aparelho sendo que a maioria tem exatamente as mesmas características. Não passam de palm tops com receptor gps, processador de 400 Mhz e 64 MB de memória. A diferença principal é apenas como destravar.

Veja, no seu caso acredito que o ideal seria destravar e testar o iGO com o mapa 9.1 e basemap de 2009 (se o seu for mais antigo que esses), isso ainda nesse prazo de 7 dias. Se você gostar ótimo, se mesmo assim ficar insatisfeito reverta o processo, devolva e tente outro aparelho. O único porém é efetuar o desbloqueio com o máximo de cuidado, para não travar.
Uma vez travado (se eu fizer algo de errado) não tem como reverter o quadro??

Infelizmente esse modelo não tem como expandir a memória, mas 2G é o suficiente para colocar outro software como o IGO??

darcizo

#20 Mensagem por darcizo »

Carvalho, eu tenho um Moov 200, e fiz o desbloqueio com o arquivo deste site http://xtyler91.webs.com/moovunlocks.htm

São alguns arquivos que tu copia para dentro de um cartão SD, depois de copiado é só colocar no SD uma pasta com o navegador iGO, iGO Amigo, Destinator.

Feito isso tu só precisará editar o arquivo .mscr que está na pasta APPS para colocar o caminho certo do navegador que tu está usando.

No meu está assim:

Pasta do navegador: SD/iGO8/iGO8.exe
O .mscr: RunWait("\Storage Card\iGO8\iGO8.exe")

Tu edita com o bloco de notas.

E não altera em nada os arquivos originais do teu aparelho. Roda tudo diretamente do SD. Se tirar o SD tu vai rodar como tu está rodando agora.

Abraço.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Mio”