Antes de perguntar veja aqui: Qual GPS comprar?

Relação de perguntas frequentes e suas respostas. Pesquise aqui antes de fazer sua pergunta!
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Antes de perguntar veja aqui: Qual GPS comprar?

#1 Mensagem por nqnnospam »

A pergunta mais frequente do fórum sem dúvida é "Qual GPS comprar?"

Obviamente, todos querem um GPS que faça tudo, e custe nada :lol:. Infelizmente isso não existe. Tendo esta limitação em vista, o que se pode fazer é escolher um modelo com melhor relação custo benefício.

Mesmo assim, ainda resta a questão da aplicação que se quer dar ao GPS.

Se a aplicação for profissional, isto é, para demarcações com fins legais, ou uso em aplicações que demandem alta precisão (centímetros ou menos), então a resposta não está neste tópico, mesmo porque tais receptores custam muito caro (dezenas ou centenas de milhares de reais).

Mesmo se a aplicação for amadora (para "navegação" como se costuma dizer), a questão da aplicação que se quer dar ao GPS ainda permanece.

Nas sugestões a seguir, estou considerando somente os modelos da Garmin, porque até agora São os únicos compatíveis com os mapas do Projeto Tracksource.

Também estou considerando só modelos que suportam mapas, pois não vejo muita vantagem hoje em comprar um modelo que não tenha esta capacidade.

Por considerar somente modelos que aceitam mapas, limito minhas sugestões somente aos modelos coloridos, porque a visualização de mapas fica extremamente prejudicada em modelos monocromáticos.

Vale ressaltar que as considerações a seguir representam minha opinião, apesar de eu saber que muita gente concorda comigo. Recomenda-se ao comprador ler o manual do modelo escolhido antes de comprar (sempre é possível descarregar o manual do site do fabricante).

1) Uso terrestre portátil

Por uso terrestre portátil entenda-se o uso a pé (caminhas, trekking, hiking, escaladas, alpinismo, etc.) ou em veículos terrestres (bicicleta, moto, carro, caminhão, etc.).

O modelo indicado nesse caso é o Garmin GPS Map 60Cx.

Se o usuário pretende usar o GPS como bússola onde não há recepção de satélites, ou se deseja uma maior precisão nas medidas de altitude (escaladas, alpinismo, etc.), então recomenda-se o Garmin GPS Map 60CSx.

Aqui alguém pode dizer "Ahhh, o modelo tal (eTrex Legend, Vista, VistaC, LegendC) é mais barato. não é possível usá-lo no carro?". Possível é, mas em muitas circunstâncias ocorrerão problemas de recepção, de velocidade de atualização da tela, dificuldades de visualição, etc.

2) Uso terrestre E náutico portátil

Por uso terrestre ou náutico portátil entenda-se todas as aplicações do item 1, mais o uso em embarcações (lanchas, veleiros, caiaques, rafting, etc.).

O modelo indicado nesse caso é o Garmin GPS Map 76Cx.

Se o usuário pretende usar o GPS como bússola onde não há recepção de satélites, ou se deseja uma maior precisão nas medidas de altitude (escaladas, alpinismo, etc.), então recomenda-se o Garmin GPS Map 76CSx.

Vale ressaltar que ambas as linhas, 60 e 76, São a prova d'água. A diferença é que, a linha 76 bóia ao cair na água, enquanto a linha 60 não. Assim sendo, é possível atravessar um rio a nado com modelos de ambas as linhas na cintura, contudo se você estiver pescando e o seu modelo da linha 60 cair na água, ele vai ao fundo. Um modelo da linha 76 não.

3) Uso fixo terrestre E/OU náutico

Para uso fixo em veículos terrestres de quatro rodas ou em embarcações (lanchas, veleiros, etc.), recomenda-se o Garmin GPSMap 276C.

Observar que nada impede o uso do 276C numa bicicleta ou na mão (ele vai funcionar nestas condições), mas o seu tamanho maior pode torná-lo inconveniente.

Aqui nesta opção, se for excluído o uso náutico, pode-se incluir Também PDAs (Palm, PocketPC, PocketPhones, etc.) com GPS incorporado, ou externo bluetooth (neste último caso tanto o PDA quanto o GPS precisam ter Bluetooth, obviamente).

4) Uso terrestre portátil não veicular

Por uso terrestre portátil não veicular entenda-se o uso a pé (caminhas, trekking, hiking, escaladas, alpinismo, etc.).

Neste caso o modelo recomendado é um Garmin eTrex VistaCx.

5) PDAs (Palm/PocketPC) ou Pocket Phones com GPS Bluetooth

Uma solução muito popular nestes tempos de convergência, é usar PDAs com GPS Bluetooth, ou então PDAs já com GPS integrado.

Uma desvantagem dos PDAs é que, obviamente, deve-se excluir aqui os usos radicais, pois ninguém vai atravessar um rio com um PDA na cintura, ou levá-lo numa "aventura" de dias sabendo que a bateria dele não dura mais que algumas horas (onde achar uma tomada no meio do mato para recarregar o PDA e o GPS Bluetooth). Os PDAs São indicados para quem já tem um PDA e não quer investir num GPS portátil, e pretende usar com GPS somente dentro do carro.

Outra desvantagem é que o PDA quase nunca vem com um programa capaz de conversar com o GPS, mostrar mapas, fornecer instruções de voz, etc., etc., todas aquelas funções que já vem prontas caso se compre um GPS portátil. É comum as pessoas acharem que basta comprar um GPS Bluetooth, mas isso não é verdade. Só o que o GPS Bluetooth faz é determinar a posição. Todas as outras informações e funções ficam por conta do programa que será instalado no PDA.

Como existem inúmeros programas disponíveis, com funcionalidades nem sempre iguais e formatos de mapas sempre incompatíveis, é preciso pesquisar bem antes de comprar. Alguns programas famosos São o Garmin QUE (há um tópico no fórum sobre GPS x PDA explicando como instalá-lo), Destinator, Apontador, Route66, etc., mas há muitos outros no mercado. Quase todos São pagos, e em geral é necessário pagar pela atualização dos mapas.

A questão mais difícil é achar algum que tenha mapas decentes do Brasil. Observar que os mapas gratuitos do Projeto Tracksource só São compatíveis com o programa Garmin QUE, ou o mais recente, Garmin Mobile XT.

Também existe a questão de qual GPS Bluetooth comprar. Bom, no quesito compatibilidade, todo GPS Bluetooth é compatível com todo PDA Bluetooth. Como eu já disse antes, todas as funções avançadas São executadas pelo programa instalado no PDA, portando os critérios para escolha do GPS Bluetooth São basicamente:

- preço
- o chipset (melhor que seja o SIrfStarIII),
- disponibilidade de acessórios disponíveis (carregador veicular, carregador de parede, acessórios de fixação para veículos)
- duração das pilhas
- se ele vem ou não com algum programa para ser instalado no PDA, e caso venha, se esse programa é compatível com o PDA e tem mapas do Brasil
Editado pela última vez por nqnnospam em 03 Dez 2006, 23:48, em um total de 1 vez.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#2 Mensagem por Wallace »

Acho que umas das maiores diferenças entre o a linha 60 e a 76 é a posição das teclas.
Eu particulamente gosto mais das teclas em baixo como o 60, pois principalmente com ele fixo não se combre a tecla ao acionar os botões.
Mas é uma opinião particular (mas já tive ambos).


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
MOTOBAN
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Out 2006, 14:56
Localização: Pelotas - RS
Contato:

#3 Mensagem por MOTOBAN »

OLÁ,
ACHEI MUITO BOA SUA EXPLANAÇÃO SOBRE AS Opções DE GPS E SEUS USOS, ESTOU DESEJANDO ADQUIRIR UM E JÁ ESTAVA BEM INCLINADO PELO MAP 60CX E COM SUA OPINIÃO ACHO QUE VOU ACABAR DIFININDO POR ESTE, O PREÇO QUE NÃO AJUDA MUITO rs rs rs SÓ UMA DUVIDA PARA O FIM DE VIAGENS DE MOTO O LEGEND CX TAMBEM NÃO SERIA ADEQUADO? TERIA ELE TAMBEM MAPAS DA AMERICA LATINA, POIS PRETENDO VIAJAR DE MOTO PARA MACHU PICCHU A PARTIR DO RIO GRANDE DO SUL
UM ABRAÇO E PARABENS POR SUA EXPLANAÇÃO INTELIGENTE!
SDS GENTIL



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#4 Mensagem por nqnnospam »

MOTOBAN escreveu:OLÁ,
ACHEI MUITO BOA SUA EXPLANAÇÃO SOBRE AS Opções DE GPS E SEUS
... SDS GENTIL
Por gentileza, favor não escrever exclusivamente em letras maísculas, pois isto não é considerado educado:

http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html

Sobre o GPS, conforme eu disse no texto, não recomendo a série eTrex para uso veicular, mesmo que seja de moto.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
MOTOBAN
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Out 2006, 14:56
Localização: Pelotas - RS
Contato:

#5 Mensagem por MOTOBAN »

nqnnospam escreveu:
MOTOBAN escreveu:OLÁ,
ACHEI MUITO BOA SUA EXPLANAÇÃO SOBRE AS Opções DE GPS E SEUS
... SDS GENTIL
Por gentileza, favor não escrever exclusivamente em letras maísculas, pois isto não é considerado educado:

http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html

Sobre o GPS, conforme eu disse no texto, não recomendo a série eTrex para uso veicular, mesmo que seja de moto.
mil perdões pela minha falta involuntária de educação!!!!!! :oops:



RAEvangelista
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Set 2006, 23:45
Localização: Bhte/Betim-MG
Contato:

GPS para PDA's

#6 Mensagem por RAEvangelista »

Olá, boa noite.
Parabens pelo post.
Achei que falou pouco sobre a aplicação PDAxGPS
Poderia indicar algum aparelho para esse fim.
Como vê, tenho um Pda Dell X51v e estou buscando entender
mais afim de escolher um GPS adequado.
Conhece algum?

Abs,
Ricardo Evangelista


Nikon + Nodal Ninja + Apple User
Imagem

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: GPS para PDA's

#7 Mensagem por nqnnospam »

RAEvangelista escreveu:Olá, boa noite.
Parabens pelo post.
Achei que falou pouco sobre a aplicação PDAxGPS
Poderia indicar algum aparelho para esse fim.
Como vê, tenho um Pda Dell X51v e estou buscando entender
mais afim de escolher um GPS adequado.
Conhece algum?

Abs,
Ricardo Evangelista
Para uso com PDA Bluetooth, basicamente qualquer GPS Bluetooth serve, pois São todos compatíveis. O ideal é comprar um com chipset SirfStarIII (mesmo assim há inúmeros modelos que usam este chipset).

A diferença maior está no software que será instalado no PDA (Destinator, Apontador, Route66, Garmin Que, TomTom, Pathaway, etc.), porque é ele que vai fazer todo o trabalho (o GPS só serve mesmo para fornecer o horário e a posição). É do software que dependem todos os recursos úteis para o usuário:

- Cálculo das várias estatísticas (velocidade média, velocidade máxima, distância percorrida, etc., etc.)
- Gravação de trilhas, waypoints e rotas
- visualização de mapas
- instruções de voz
- etc.

Dos vários softwares disponíveis, o único que eu conheço é o Garmin Que, porque é o único compatível com os mapas gratuitos do Projeto Tracksource.

Dos outros, alguns não possuem mapas do Brasil (TomTom), e os que tem custam uma fortuna.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

RAEvangelista
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Set 2006, 23:45
Localização: Bhte/Betim-MG
Contato:

#8 Mensagem por RAEvangelista »

Olá, boa noite.
Conhece esse Holux GPSlim 236 Bluetooth GPS Receiver.
Tem neste shopping e estou pensando em comprar para usar no meu PPC x51v, o que acha?




Abs, Ricardo.


Nikon + Nodal Ninja + Apple User
Imagem

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#9 Mensagem por nqnnospam »

RAEvangelista escreveu:Olá, boa noite.
Conhece esse Holux GPSlim 236 Bluetooth GPS Receiver.
Tem neste shopping e estou pensando em comprar para usar no meu PPC x51v, o que acha?


Abs, Ricardo.
Infelizmente, não conheço nenhum GPS BT.
Editado pela última vez por nqnnospam em 23 Out 2006, 11:07, em um total de 1 vez.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

fecker
Mensagens: 4
Registrado em: 21 Out 2006, 14:19

#10 Mensagem por fecker »

Bom dia,

Sou novo no fórum mas informo que utilizo o modelo Etrex Legend (monocromático) para as minhas viagens de moto. O modelo aceita mapas (já coloquei) e satisfaz muito a minhas necessidades.
Tenho um colega que tem o Etrex Legend C e é lógico que atela colorida melhora a visualização, mas não considero esse item como fundamental.
Também faço passeios em trilhas a pé e esse modelo se mostrou muito versátil.
Ps.: é o mais barato dos modelos mapograficos...e isso é uma vantagem sim. Pelo menos para mim...



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#11 Mensagem por nqnnospam »

fecker escreveu:Bom dia,

Sou novo no fórum mas informo que utilizo o modelo Etrex Legend (monocromático) para as minhas viagens de moto. O modelo aceita mapas (já coloquei) e satisfaz muito a minhas necessidades.
Tenho um colega que tem o Etrex Legend C e é lógico que atela colorida melhora a visualização, mas não considero esse item como fundamental.
Também faço passeios em trilhas a pé e esse modelo se mostrou muito versátil.
Ps.: é o mais barato dos modelos mapograficos...e isso é uma vantagem sim. Pelo menos para mim...
Olá,

Bom, como eu disse antes, já tive um GPSMap 76S (4 tons de cinza como o seu Legend), e acho a diferença de uma tela não colorida para um colorida muita grande.

Acho que compensa pagar mais caro para ter uma tela colorida, principalmente se o aparelho vai ser usado intensamente com mapas de área urbanas. Nestes casos onde a densidade de informação na tela é grande, a tela colorida facilita muito a visualização. Obviamente cada um tem a sua opinião, e temos que respeitar que isso.

Só para exemplificar, na figura abaixo eu tentei simular uma tela mono. Na realidade a tela de um modelo de GPS não colorido é um pouco pior, porque a figura "não-colorida" abaixo está com 256 tons de cinza. Nos modelos de GPS com tela não colorida só há 4 tons de cinza.

Imagem

Observe que, se não houvesse a tela colorida como referência, seria muito difícil você ver a área do shopping, ou mesmo o tracklog (verde), principalmente se você estiver dirigindo e não tiver condições para ficar olhando a tela com calma e bem de perto. Com uma rota na tela então, a situação fica ainda mais complicada.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

fecker
Mensagens: 4
Registrado em: 21 Out 2006, 14:19

#12 Mensagem por fecker »

Concordo com Vc Sergio, com um modelo com tela colorida a visualização é melhor. Isso eu não discuto.

O que estou questionando é que na avaliação de GPS foram descartados todos os que não São mapograficos (ate entendo) e os monocromáticos.

Pense bem, aqui no fórum tem um monte de gente que já experiente em navegação por GPS, mas quem esta entrando nesse mundo não entende nada. E mesmo com o GPS na mão demora algumas semanas para o cara andar sozinho...
No mercado encontramos GPS com tela colorida com valores superiores R$1000,00 ou R$1100,00. Se nas avaliações do forum forem descartados os monocromáticos, tenho certeza que o valor de aquisição de um modelo colorido será limitador para a grande maioria das pessoas que esta pensando em adquirir um GPS.
Em contra-partida existem modelos como o que mencionei Etrex Legend que aceitam mapas e tem uma memoria interna. Entendo que esse tipo de modelo não tem tela colorida, expansão em cartão de memoria e nem bluetooth mas tem um preço que é menos da metade dos coloridos!! (paguei R$540,00 no meu).
As funções São praticamente as mesmas e com um modelo monocromatico os aspirantes ao mundo do GPS podem conhecer como navegar, criar waypoints, fazer rotas...enfim tem acesso a mais de 80% de tudo que os modelos mais caros tem.
Acredito que um forum que se denomina Portal do GPS não deveria descartar esses modelos.

Um abração, estou adorando o forum, pena que tem poucas pessoas que postam (pelo menos nos ultimos dias).

Um abração a todos.



RAEvangelista
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Set 2006, 23:45
Localização: Bhte/Betim-MG
Contato:

#13 Mensagem por RAEvangelista »

fecker
Cara, concordo com você. Participo Também do PalmFórum e lá Também o pessoal tem essa mania de se acharem. nós que temos pouca experiência ficamos a ver navios, rsss...
Também estou entrando no mundo dos GPS's. Estou comprando um Holux GPSLím 236 , ele é bluetooth e vou usa-lo com meu PDA da Dell X51v. Neste caso a tela é colorida e as opções de software São extensas. Quando chegar e eu tiver quase fera, posto aqui o que achei. Sucesso com seu GPS. Abs, Ricardo.


Nikon + Nodal Ninja + Apple User
Imagem

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#14 Mensagem por nqnnospam »

RAEvangelista escreveu:fecker
Cara, concordo com você. Participo Também do PalmFórum e lá Também o pessoal tem essa mania de se acharem. nós que temos pouca experiência ficamos a ver navios, rsss...
Se acharem o que? não estou "me achando" nada ...

Simplesmente coloquei aqui minha opinião pessoal (isto está bem claro na mensagem inicial).

não acho legal comprar um PDA só para usar com GPS. Contudo cada um faz o que quer da vida. não estou obrigando ninguém a fazer nada. não vendo GPS, não vendo PDA. não levo vantagem nenhuma qualquer que seja a sua escolha.

Além disso, como nunca usei GPS com o meu PDA, não posso opinar sobre modelos, para não falar besteira. Neste sentido, estou "me achando" responsável, por não falar sobre algo que não conheço direito.
fecker escreveu:Concordo com Vc Sergio, com um modelo com tela colorida a visualização é melhor. Isso eu não discuto.

O que estou questionando é que na avaliação de GPS foram descartados todos os que não São mapograficos (ate entendo) e os monocromáticos.

Pense bem, aqui no fórum tem um monte de gente que já experiente em navegação por GPS, mas quem esta entrando nesse mundo não entende nada. E mesmo com o GPS na mão demora algumas semanas para o cara andar sozinho...
No mercado encontramos GPS com tela colorida com valores superiores R$1000,00 ou R$1100,00. Se nas avaliações do forum forem descartados os monocromáticos, tenho certeza que o valor de aquisição de um modelo colorido será limitador para a grande maioria das pessoas que esta pensando em adquirir um GPS.
Em contra-partida existem modelos como o que mencionei Etrex Legend que aceitam mapas e tem uma memoria interna. Entendo que esse tipo de modelo não tem tela colorida, expansão em cartão de memoria e nem bluetooth mas tem um preço que é menos da metade dos coloridos!! (paguei R$540,00 no meu).
As funções São praticamente as mesmas e com um modelo monocromatico os aspirantes ao mundo do GPS podem conhecer como navegar, criar waypoints, fazer rotas...enfim tem acesso a mais de 80% de tudo que os modelos mais caros tem.
Acredito que um forum que se denomina Portal do GPS não deveria descartar esses modelos.

Um abração, estou adorando o forum, pena que tem poucas pessoas que postam (pelo menos nos ultimos dias).

Um abração a todos.
Fecker, só posso falar da minha experiência. já tive um GPS mono e agora tenho um colorido. Portanto acho que tenho condições de comparar os desempenhos.

você já carregou os 4 TM's São Paulo mais os da região do ABC, traçou rotas e tracks previamente no Mapsource, depois transferiu para o seu Legend, e por fim tentou usá-lo para chegar num dado local no centro de São Paulo? Eu fiz isso num GPSMAP 76S (mono) e num GPSMAP60CS (colorido), e o 76S simplesmente não deu conta do recado.

Eu não conseguia usar O GPSMap76S (tela 4 tons de cinza como o seu Legend, mas com processamento mais rápido), para navegação com mapas quando estava dirigindo, por causa da dificuldade de visualização dos elementos na tela (e olha que a tela do 76S é maior que a do Legend). Muitas vezes a tela do GPS chegava até a ficar "branca", porque ele não conseguia atualizá-la numa velocidade compatível com a de deslocamento (estou falando de no máximo 60Km/h). Aí eu tinha que parar o carro e esperar o GPS desenhar a tela. Na estrada (onde os mapas não São pesados) ele ia bem, mas na área urbana não. Isto é fato.

não gostei, porque percebi que havia comprado algo que não servia para mim. Culpa minha, lógico, porque todo mundo havia dito "compre um GPS colorido, porque é mais rápido, porque a visualização é melhor, etc.", mas resolvi economizar, e quebrei a cara.

No final, fiquei com o GPS por menos de seis meses, e logo fui obrigado a trocá-lo por um colorido.

Talvez você não use seu Legend nessas condições, e por isso esteja satisfeito com o desempenho dele. Fico contente com isso.

Talvez eu seja muito exigente, mas esta foi a minha experiência. não acho correto indicar para outra pessoa algo que para mim não serviu.

Por fim, vale lembrar que, com exceção de alguns modelos antigos (o GPS V, se não me engano), só os modelos coloridos têm auto-roteamento.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

fecker
Mensagens: 4
Registrado em: 21 Out 2006, 14:19

#15 Mensagem por fecker »

Calma Sergio, só quis alertar sobre o fato que os modelos monocromáticos atendem as necessidades da maioria das pessoas que querem entrar na navegação por GPS.
não comparto com a opinião que vc esta se achando, pelo contrário, estou aqui para aprender com quem tem mais experiência. Certo?

Realmente já carreguei os municipais, mas como o nível de detalhes é pessimo, retirei eles. Apenas deixei os da cidade de SP que estão divididos por zonas e os estaduais.
Como vc disse, minha utilização é diferente da sua. não uso o GPS na cidade, já vi modelos muito legais para essa utilização com telas grandes coloridas e inclusive em 3D.
Quanto a velocidade de paginação, não tive esses problemas da tela ficar branca. Pelo menos quando estou andando de carro. Pode ser que os mapas que vc utilizou na epoca em que teve o etrex tinham falhas que acarretavam a baixa velocidade.
Agora quando tento "percorrer o mapa" manualmente, aí sim noto que o equipamento não renderiza as imagens com uma velocidade aceitável, ficando com a tela branca ate que as imagens sejam atualizadas, mas isso não demora mais de 5 segundos.

O meu intuito de comprar um GPS foi para andar de moto em estradas de terra que não estão nos mapas. Longe da cidade, onde detalhes de ruas e esquinas não São importantes. Também utilizo em trilhas a pé, onde ele vai muito bem. Para essa utilização ele vai muito bem, permitindo visualizar as rotas no mapsource, as marcações de waypoints, podendo disponibilizar esses mapas para os colegas.
Em estradas então ele é excelente porque dificilmente vc entrará em uma estrada errada e acabam as dúvidas nas bifurcações e mudanças de estrada.

Por isso insisto, os modelos mais baratos São uma excelente porta de entrada para a navegação por GPS, mas concordo que no minimo o modelo deve aceitar mapas.

Um abração e obrigado.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#16 Mensagem por nqnnospam »

fecker escreveu: Realmente já carreguei os municipais, mas como o nível de detalhes é pessimo, retirei eles. Apenas deixei os da cidade de SP que estão divididos por zonas e os estaduais.
Parece que você não tem usado os mapas TM ultimamente. Ao contrário do que você diz, os mapas TM de São Paulo, de boa parte das cidades do ABC, e Também de centenas de outras cidades do País, estão muito bons, com altíssimo nível de detalhes.

Só para citar mapas de cidades do ABC, São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Diadema, Santo André, Osasco, etc., todos estão excelentes, provavelmente cobrindo quase 100% da malha urbana dessas cidades, e boa parte dos pontos de interesse.

Sugiro que você dê uma olhada na última Versão (3.26) dos mapas municipais das grandes cidades do estado de São Paulo, e Também nas cidades do ABC.
Quanto a velocidade de paginação, não tive esses problemas da tela ficar branca. Pelo menos quando estou andando de carro. Pode ser que os mapas que vc utilizou na epoca em que teve o etrex tinham falhas que acarretavam a baixa velocidade.
Eu não tinha um eTrex. Tinha um GPSMAP76S, que supostamente é melhor que os modelos da linha eTrex.

E não era problema nos mapas, porque eles funcionam normalmente no meu novo GPS.
Agora quando tento "percorrer o mapa" manualmente, aí sim noto que o equipamento não renderiza as imagens com uma velocidade aceitável, ficando com a tela branca ate que as imagens sejam atualizadas, mas isso não demora mais de 5 segundos.
No meu GPS atual este problema não acontece, mesmo que haja rotas e tracks na tela, e que eu esteja em movimento.
O meu intuito de comprar um GPS foi para andar de moto em estradas de terra que não estão nos mapas. Longe da cidade, onde detalhes de ruas e esquinas não São importantes.
O problema é que a maior parte das pessoas querem comprar um GPS para navegação veicular em cidades e estradas, e uso eventual na mão.

Infelizmente, para este tipo de uso, principalmente por causa da parte urbana, os modelos mono com mapas não São adequados, na minha experiência, pelas razões que eu já apresentei antes (lentidão, dificuldade de visualização, etc.)
Por isso insisto, os modelos mais baratos São uma excelente porta de entrada para a navegação por GPS, mas concordo que no minimo o modelo deve aceitar mapas.
Dependendo do uso, podem ser sim. Mas se for para uso urbano não São, por que a pessoa vai passar raiva quando tentar usar o GPS. Na minha opinião é perder dinheiro comprar um equipamento que não se consegue usar.

Novamente, eu não acho que alguém vai querer comprar um GPS que fica com a tela em branco quando se precisa usá-lo, mesmo que ele seja mais barato.

Eu penso que, se me proponho a recomendar à alguém que modelo comprar, devo ser sincero sobre as limitações das várias opções.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

fecker
Mensagens: 4
Registrado em: 21 Out 2006, 14:19

#17 Mensagem por fecker »

É uma pena,.... tentei mostrar que existem possibilidades para quem esta entrando na navegação que custam menos de R$1400,00, mas ...deixa prá lá.

Um abração,



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#18 Mensagem por nqnnospam »

fecker escreveu:É uma pena,.... tentei mostrar que existem possibilidades para quem esta entrando na navegação que custam menos de R$1400,00, mas ...deixa prá lá.

Um abração,
É claro que existe.

não estou dizendo que a pessoa não pode comprar um Legend ou até um modelo mais simples (muita gente ainda hoje usa o "Amarelinho"), mesmo porque cada um compra o que está dentro das suas possibilidades.

Só estou dizendo que a pessoa precisa saber o que está levando (ou deixando de levar), quando faz opção por modelos mais simples, para que não fique frustrada depois.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

RAEvangelista
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Set 2006, 23:45
Localização: Bhte/Betim-MG
Contato:

#19 Mensagem por RAEvangelista »

nqnnospam escreveu:Se acharem o que? não estou "me achando" nada ...

Simplesmente coloquei aqui minha opinião pessoal (isto está bem claro na mensagem inicial).

não acho legal comprar um PDA só para usar com GPS. Contudo cada um faz o que quer da vida. não estou obrigando ninguém a fazer nada. não vendo GPS, não vendo PDA. não levo vantagem nenhuma qualquer que seja a sua escolha.

Além disso, como nunca usei GPS com o meu PDA, não posso opinar sobre modelos, para não falar besteira. Neste sentido, estou "me achando" responsável, por não falar sobre algo que não conheço direito.
Cara, fica mais calmo. não precisa ofender. Quando falei ''se acharem'', não me referi a você, generalizei o assunto em pauta. Ah, Também não comprei um PDA só para uso de um GPS, é o contrário. já trabalho com PDA há muitos anos e agora vou comprar um GPS.
A minha intensão ao escrever isso, foi realmente fazer o tópico mais dinâmico nas discussões, mas não pra ofender ninguém. Ok?

Abs a todos, Ricardo.


Nikon + Nodal Ninja + Apple User
Imagem

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#20 Mensagem por nqnnospam »

RAEvangelista escreveu:não precisa ofender.
não ofendi ninguém, muito pelo contrário. Minha unica intenção aqui foi justamente ajudar quem está tentando comprar um GPS.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Dúvidas Frequentes”