MAPAS TRACKSOURCE BRASIL E PROJETO MAPEAR SÃO EXCLUDENTES?

Mensagem
Autor
FLAVIO FARIA
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Mai 2009, 14:35

MAPAS TRACKSOURCE BRASIL E PROJETO MAPEAR SÃO EXCLUDENTES?

#1 Mensagem por FLAVIO FARIA »

Amigos, passei por algumas dificuldades em uma viagem a Ushuaia no mês passado com 4 GPS da Garmin (2 Nuvi255w, 1 Nuvi 40LM e 1 Nuvi50LM). Os mapas do Brasil do Tracksource e do Cone Sul do proyecto Mapear não ocupavam o mesmo espaço do SDCARD (de 4 e 8 GB). Se instalasse um, o outro sumia. Eu utilizei o software do Mapsource instalado no meu computador (único) para inserir TODOS os mapas no GPS. Não sei se o problema está no programa instalado ou se, de fato, os mapas são excludentes. Como solução, tive que usar 2 SDCARDs diferentes. Um com o mapa do Brasil e outro com o da América do Sul. Não lembro de ter acontecido isso em outras viagens. Alguém aí já passou por isso?



phninke
Mensagens: 348
Registrado em: 25 Ago 2008, 14:12
Localização: Vila Velha/ES

Re: MAPAS TRACKSOURCE BRASIL E PROJETO MAPEAR SÃO EXCLUDENTE

#2 Mensagem por phninke »

Por acaso não teria feito algum procedimento errado??

Quando você conecta o GPS no computador e via mapsource exporta um mapa para o cartão do GPS, esse mapa vai ser exportado sempre com o nome Gmapsupp.img.

Assim, se você exportou o TRC-Brasil, o arquivo criado na pasta Garmin do GPS era o Gmapsupp.img.
Ao exportar o Mapear, como o arquivo criado também terá o mesmo nome, ele substituirá o antigo.
Ou seja, sempre o último mapa exportado pelo Mapsource substitui qualquer mapa cujo arquivo tenho o nome gmapsupp.img no seu cartão de memória.

Solução 1:
- Com o Mapear e o Tracksource instalados no Mapsource, selecione um mapa (ou quadrículas que irá utilizar). Alterne o mapa no Mapsource para exibir o outro mapa e repita o procedimento. Assim, você estará selecionando tando quadrículas do Tracksource quando do Mapear e ao exportá-las, será criado um único arquivo gmapsupp.img contendo ambos os mapas.

Solução 2:
- Se não me engano, esses modelos Nuvi 40 e 50 aceitam mapas com qualquer nome e extensão IMG se colocados dentro de uma pasta Map.
Assim, poderá selecionar o Tracksource no Mapsource, conectar um pendrive no computador e exportar o mapa para o pendrive. Será criada uma pasta Garmin e o arquivo Gmapsupp.img estará lá. Renomei-o para TRC.img, por exemplo.
- Repita o procedimento selecionando agora somente as quadrículas do Mapear. Ao exportar para o pendrive terá novamente um arquivo gmapsupp.img. Renomei-o para Mapear.img, por exemplo.

Agora crie a pasta Map no cartão e copie os dois arquivos para essa pasta. Terá os dois mapas no GPS.

Solução 3:
- Ao invés de usar o Mapsource, baixe os arquivos gmapsupp.img já prontos nos sites do Tracksource e Mapear.
Renomeie um deles (ou ambos) e cole-os na pasta Map do cartão do GPS.

Já para o Nuvi 255, ele só lê (pelo que sei) mapas dentro da pasta Garmin.
Ai nesse caso ou usa a solução 1, ou salva um mapa na memória interna e outro no cartão.

PH


Paulo Henrique

"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz." (Ayrton Senna)

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Mapas para Garmin”