Atualizar TRC Brasil, no gps, pelo Basecamp

Mensagem
Autor
GILDINIZ
Mensagens: 66
Registrado em: 07 Nov 2008, 14:04
Localização: Itapeceriica, MG

Atualizar TRC Brasil, no gps, pelo Basecamp

#1 Mensagem por GILDINIZ »

Pessoal, dizem que o mapsource está sendo descontinuado. Tenho o basecamp baixado e funcionando direitinho, porém não estou conseguindo atualizar o TRC Brasil, no gps, através dele, como faço no mapsource. Se for possível gostaria que alguem desse uma dica. (gps nuvi 1490T e Edge 800). Grato.


Etrex vista HCX, Nuvi 1490T, Edge 800

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Atualizar TRC Brasil, no gps, pelo Basecamp

#2 Mensagem por Angelone »

Gildiniz, o Mapsource foi descontinuado em outubro de 2011 (aproximadamente) porque nao é 100% compativel com os novos modelos e a Garmin achou melhor desenvolver outro aplicativo do que aprimorar o mais antigo. Portanto, para gps como o Edge 800 é melhor usar o Basecamp e para os outros o Mapsource, caso prefira, apesar que do Base servir para ambos.
O processo de instalaçao de mapas pelo Base é um pouco diferente. Ele usa um aplicativo auxiliar, o Mapinstall. Para aciona-lo no Base vá em Ferramentas/Instalar Mapas em... (seu gps que deve estar conectado e reconhecido pelo Base). Ele mostrará os mapas já instalados e os disponíveis para instalaçao. Basta selecionar o que interessa e aguardar o fim do processo. Se desmarcar os já instalados eles serao removidos do gps. Obviamente, o Tracksource tem que estar instalado no Basecamp. Quando for baixar o Tracksource escolha a opção para Mapsource que é instalada também no Basecamp.
Tanto no Edge como no 1490 voce pode instalar diretamente a versão para cartão SD, sem a necessidade de utilizaçao do Mapsource ou Basecamp. É mais fácil e rápido. Baixe a versao para cartao SD e renomeie a seu critério, mas mantendo a terminaçao .img. No 1490 coloque o arquivo na pasta Map da memória interna ou do cartão SD (se nao tiver, crie uma). No Edge, coloque o arquivo/mapa na pasta Garmin.



GILDINIZ
Mensagens: 66
Registrado em: 07 Nov 2008, 14:04
Localização: Itapeceriica, MG

Re: Atualizar TRC Brasil, no gps, pelo Basecamp

#3 Mensagem por GILDINIZ »

Angelone, boa noite. Agora sim, tudo esclarecido. Como já estou com a ultima vesão 12.12 instalada vou aguardar a proxima e seguir suas orientações. Sou aficionado em cartografia e suas aplicações com gps, portanto a ansiedade é grande em interagir com as novidades e tudo que rola a respeito. A cada dia aprendo alguma coisa e ao mesmo tempo vejo que não sei nada, mas aí é que está tcham da coisa. Sou praticante de mountain bike e com isso aprendo bastante a operação do gps em relação a off road. Agradeço mais uma vez sua presteza em me auxiliar. O site de nossa turma de bike é www.matoemorrobike.com.br.


Etrex vista HCX, Nuvi 1490T, Edge 800

Ibitipoca
Mensagens: 5
Registrado em: 01 Jul 2013, 21:10
Localização: Barbacena

Re: Atualizar TRC Brasil, no gps, pelo Basecamp

#4 Mensagem por Ibitipoca »

Prezados, estou começando a usar o BaseCamp, pois não havia ainda buscado maiores conhecimentos no assunto. Como vi que o CNT 2014 Brasil tem falhas, achei por bem tentar o TrackSource para ver se funciona melhor. Baixei a última versão do TrackSource e consegui fazer a instalação no GPS, através do BaseCamp. Embora hajam várias funcionalidades que não entendi ainda, acredito ser questão de tempo entender melhor. Todavia, seguindo as orientações do site do TrackSource, tentei copiar os arquivos de POIs, através do Windows Explorer, mas quando vou colar na pasta POI do Garmin os arquivos, a opção "colar" está cinza, ou seja, não consigo colar. O que estou fazendo de errado?

Aproveitando o tópico, no Garmin (2415LT) em "MyMaps" tem os dois, TrackSource e CNT 2014 Brasil. Tenho que deixar ambos marcados ou somente um deles?

Eu tenho um MicroSD de 512 Mb espetado no slot do aparelho, mas ele não aparece quando abro através do Windows Explorer. Como fazer para o GPS reconhecer o cartão?

Abraços,


Edimar Oliveira
Barbacena/MG

GILDINIZ
Mensagens: 66
Registrado em: 07 Nov 2008, 14:04
Localização: Itapeceriica, MG

Re: Atualizar TRC Brasil, no gps, pelo Basecamp

#5 Mensagem por GILDINIZ »

Amigo, marque apenas o que vc vai usar para que não haja conflito na busca do gps. Verifique se seu micro SD está corretamente instalado. Seria bom vc usar um de maior capacidade. Baixe os pois (radar, voz, lombadas etc) para uma pasta provisoria do PC e depois copie e cole cada um na respectiva pasta no cartão do gps.
Seria bom vc dar uma olha neste tópico:
viewtopic.php?f=560&t=55689
Agraços
Gildiniz


Etrex vista HCX, Nuvi 1490T, Edge 800

Ibitipoca
Mensagens: 5
Registrado em: 01 Jul 2013, 21:10
Localização: Barbacena

Re: Atualizar TRC Brasil, no gps, pelo Basecamp

#6 Mensagem por Ibitipoca »

Gildiniz, obrigado pelas dicas. Já consegui instalar os POIs no Tracksource. Quanto ao cartão, sei que o melhor é um com maior capacidade, mas eu queria apenas fazer um teste como que eu tenho aqui. Vou seguir os passos das dicas do link que vc informou.

Abraços,


Edimar Oliveira
Barbacena/MG

Eduardo Yamada
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Nov 2009, 12:13

Re: Atualizar TRC Brasil, no gps, pelo Basecamp

#7 Mensagem por Eduardo Yamada »

Eu tenho um GPSMap Garmin 60csx que operava normalmente com o mapsource.
Mas resolvi instalar o basecamp e baixei a versão mais nova do TRC-Brasil.
Só que no basecamp só está disponível o mapa global.
Voces poderiam me ajudar a instalar o TRC-Brasil no basecamp?
Procurei no menu ferramentas mas não existe o opção instalar mapas.
Existe esta opção no menu mapas do basecamp mas não achei o TRC-Brasil.
Como faço para instalar o TRC-Brasil no basecamp?
Grato



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Atualizar TRC Brasil, no gps, pelo Basecamp

#8 Mensagem por jpgon »

Eduardo Yamada,
Boa tarde.

Funciona do mesmo jeito que no Mapsource.
Voce baixa para o seu computador em uma pasta de sua escollha e nome o arquivo do Tracksource para PC.
Executa o arquivo baixado, e após execujtado, procure abrir o BaseCamp e aquele arquivo deverá aparecer na relação de mapas, junto com os demais arquivos de mapas (Mapa Global; etc...)
Voce poderá tambem baixar para o seu computador o arquivo do mapa TRC para uso em cartão de memória.
Descompactar, e gravar este arquivo na pasta Map do Cartão de memoria (gmapsupp.img).
Manter este cartão de memoria no leitor de cartões em seu computador, e após acionar o BaseCamp, o programa procurá por mapas, e reconhecerá o arquivo como se estivesse em um GPS.
Poderá interagir no mapa, traçando rotas em estudos de viagens, trilhas, etc...


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “BaseCamp”