TRACKMAKER - Conexão via cabo e interface - Ajuda!!!

Mensagem
Autor
Deogenes
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Jun 2008, 20:11

TRACKMAKER - Conexão via cabo e interface - Ajuda!!!

#1 Mensagem por Deogenes »

Olá,
Sou um iniciante na utilização do GPS, e como não poderia deixar de ser estou com algumas dificuldades. Pois bem, adquiri recentemente um dispositivo rastreador, utilizado em veículos, geralmente para rastreamento de cargas de alto valor. O que acontece é que estou testando primeiro no meu PC e quando tento conectar ao dispositivo via cabo serial funciona, localiza o dispositivo normalmente, mas quando retiro o cabo, e tento conectar via algumas das interfaces (Garmin,...) exibi a mensagem "Sem dados na porta serial", isso mesmo depois do programa capturar o IP do PC. Está faltando alguma coisa? Pq a idéia é instalar o dispositivo no veículo e dessa forma não haverá cabo serial...tenho que ter um IP fixo?

Conto com a ajuda de vcs! Grato.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: TRACKMAKER - Conexão via cabo e interface - Ajuda!!!

#2 Mensagem por nqnnospam »

Não entendi muito bem o que você está fazendo.

Se você liga o dispositivo direto no PC, porque "capturar o IP"? "Interface Garmin" (e também as outras) não precisa de IP.

Os rastreadores enviam a posição via SMS, através de coneções GPRS para um IP fixo, ou via satélite, neste último caso para um servidor especial. Qual é o modelo/fabricante/tipo do seu rastreador?


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Deogenes
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Jun 2008, 20:11

Re: TRACKMAKER - Conexão via cabo e interface - Ajuda!!!

#3 Mensagem por Deogenes »

Sergio,

Desde já agradeço pela atenção e os esclarecimentos.
Estou usando um dispositivo rastreador da Federal Radiocom e a versão 13.3 do Track Maker. Mencionei o IP pq achei que as coordenadas de localização do dispositivo fossem enviadas para a máquina cujo o IP foi capturado.Na documentação do software não fica claro como se dará está comunicação. Mas enfim, o problema é como fazer que o dispositivo envie as coordenadas de localização para um PC sem o uso do cabo serial!? Como já citei, com o cabo serial funciona perfeitamente, consigo ver no software a localização do dispositivo...

Se puder ajudar agradeço. Obrigado!



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: TRACKMAKER - Conexão via cabo e interface - Ajuda!!!

#4 Mensagem por nqnnospam »

Então é o GEO-Tracker II®, do Odilon.

Nunca usei, mas pela lógica, você conecta usando o programa GPSTrackMaker na opção Rastreamento. Imagino que você deve fornecer na janela de Rastreamento o número (telefônico) do chip GSM instalado no rastreador (você colocou um chip GSM no rastreador?), e pedir a conexão. Na janela de rastreamento há várias opções de conexão (SMS, Tons e CSD), que devem estar explicadas no manual do aparelho. A partir daí o rastreador começa a enviar as informações de rastreamento para o GPSTrackMaker. Mas acho que você está certo, para funcionar, o IP não pode mudar. Se o IP mudar, aí tem reprogramar o rastreador com o novo IP (acho que criando nova conexão). Tome cuidado também com estes roteadores e modem-roteadores NAT muito usados hoje em dia, pois as informações do rastreador serão retidas pelo NAT, se não for feita configuração apropriada.

Creio que o manual do aparelho deve dar mais detalhes, não? Afinal, o dispositivo possui várias funções (microfone, fone de ouvido, botão de pânico, bloqueio), e só lendo o manual para saber mais detalhes.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Alex Rodrigues
Site Admin
Mensagens: 801
Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
Localização: New Smyrna Beach, Florida
Contato:

Re: TRACKMAKER - Conexão via cabo e interface - Ajuda!!!

#5 Mensagem por Alex Rodrigues »

Você só vai conseguir conversar com o rastreador usando a opção conectar por cabo, no menu do rastreador. Não vai funcionar se escolher a janela de interface Garmin ou qualquer outra.
Usando o menu de configuração do rastreador, você poderá configurar todos os parâmetros dele.

Alex



Deogenes
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Jun 2008, 20:11

Re: TRACKMAKER - Conexão via cabo e interface - Ajuda!!!

#6 Mensagem por Deogenes »

Sergio,

Coloquei o chip GSM no rastreador sim, até configurei no software para que ele enviasse um SMS para outro número de celular quando fosse ativado, e via cabo funciona perfeitamente... O problema é como utilizar sem o cabo serial, o que vai ocorrer na prática depois de instalado em um veículo. Creio também que seja a questão do IP que tem que ser fixo...Vou fazer uns testes! Obrigado!

Alex,

Não sei se conseguiu entender a minha dificuldade, mas tenho que conseguir receber informações do rastreador sem utilizar o cabo, pois depois de instalado no veículo vai ser dessa forma, não vou ter um PC para cada veículo.Entretanto, agradeço muito pela atenção e ajuda prestada!



Alex Rodrigues
Site Admin
Mensagens: 801
Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
Localização: New Smyrna Beach, Florida
Contato:

Re: TRACKMAKER - Conexão via cabo e interface - Ajuda!!!

#7 Mensagem por Alex Rodrigues »

Agora ficou mais claro, você quer se conectar via rádio no rastreador. Você precisa configurar o rastreador com o IP do seu computador, se for usar IP fixo. Uma vez configurado, ele irá sempre enviar os dados para este seu computador, independentemente de onde ele estiver, pois basta estar conectado pela internet. Quando abrir o trackmaker na parte do rastrearador, ele irá "perceber" que há um equipamento conectado e você poderá ver onde está o rastreador, pegar o tracklog de em tempo real, etc..

Estou preparando um curso gratuito só sobre essa parte do rastreador, aí ficará fácil configurar.

Abraços,
Alex Rodrigues
www.cursosdegps.com.br



Deogenes
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Jun 2008, 20:11

Re: TRACKMAKER - Conexão via cabo e interface - Ajuda!!!

#8 Mensagem por Deogenes »

Alex,

Vi que entendeu minha dúvida, é isso mesmo, porém, no momento não estou com o software do Track Maker (versão 13.3) , só vou acessa-lo a noite quando chegar retornar à minha residência, por isso, se não for pedir muito, gostaria que já me adiantasse onde, mais exatamente, no aplicativo eu configuro o IP para o qual ele deve enviar as informações!? Tenho conhecimento de uma tela onde ele captura o IP do computador, mas esse não é o caso, então tenho que saber onde informar o IP fixo.
Primeiro quero fazer ele basicamente funcionar, comunicar-se com o computador sem o cabo serial, depois disso funcionando teria interesse em fazer o curso afim de aprender as demais funcionalidades do programa.

Novamente agradeço pela atenção!!!



Alex Rodrigues
Site Admin
Mensagens: 801
Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
Localização: New Smyrna Beach, Florida
Contato:

Re: TRACKMAKER - Conexão via cabo e interface - Ajuda!!!

#9 Mensagem por Alex Rodrigues »

Uma boa leitura é este PDF que anexei.

Depois completo com mais informações, ok?

Alex
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



Deogenes
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Jun 2008, 20:11

Re: TRACKMAKER - Conexão via cabo e interface - Ajuda!!!

#10 Mensagem por Deogenes »

Ok Alex,

Vou fazer esta configuração e tentar enviar para o website.
Obrigado!



Alex Rodrigues
Site Admin
Mensagens: 801
Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
Localização: New Smyrna Beach, Florida
Contato:

Re: TRACKMAKER - Conexão via cabo e interface - Ajuda!!!

#11 Mensagem por Alex Rodrigues »

Qualquer coisa estamos por aqui.
Boa sorte.

Alex



Avatar do usuário
gpstesouro2007
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Out 2007, 16:35
Localização: RS
Contato:

Re: TRACKMAKER - Conexão via cabo e interface - Ajuda!!!

#12 Mensagem por gpstesouro2007 »

Vou colaborar com o Deogenes nesta discussão.

Vc tem toda a razão com relação a necessidade de informar o IP para o rastreador, afinal ele precisa saber para onde enviar as coordenadas do veículo a ser monitorado.

Usualmente, faço de duas formas:

1) Por torpedo (SMS)
Envio para o número do chip instalado no tracker II um torpedo, com a string gerado pelo programa GPSTrackMaker.
Ex: 1003160CA394AC95A29A61920ABDC0DA72
Pode crê, aí dentro tem o IP da minha máquina na Internet rodando o GPSTrackMaker.


2) Discando para o chip do Tracker e passando as informações necessárias
** Conexão Manual **
Disque a sequência abaixo em qualquer telefone:

- 8128*&%#
- [Senha]
- #65 189 010 146 097 560 005

Agora um adendo gratuito sobre website:
http://www.gpstesouro.com/php/wolly.htm

Boa sorte!



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “GeoStudio Tracker”