Não gostei do Garmin

Mensagem
Autor
vvilanova
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Set 2009, 21:28

Não gostei do Garmin

#1 Mensagem por vvilanova »

Pessoal,

Não gostei do Garmin Nuvi que possuo e gostaria de saber se podem me dizer se é viagem de minha cabeça ou concordar que é muito ruim mesmo.
- Uso o radar do tracksource, mas no Rio de Janeiro, cidade qual me mudei, faltam muiitos radares importantes na Barra da Tijuca, na principal avenida
- Quando temos avenidas com pistas paralelas, e eu estou em uma que o radar é 80km e o da pista do lado 60km, ele avisa sempre a do 60km, mesmo eu estando em uma de 80. ele não distingue o aviso das pistas próximas.
- Utilizando o mapa oficial, BRASIL NT da garmin, ele não tem uma série de ruas, e quando eu coloco a rua e o número da casa, ele me dá 3, 4 opções de escolha com o mesmo nome para locais diferentes na mesma rua, é como se não achasse o local certo, ou se eu tivesse que adivinhar qual opcão é o local que quero ir.
- Quando pedimos uma rota, ele nao fala vire a direita em 300m, ele fala o nome da rua que tem que pegar e só! como se todas as ruas no Brasil tivessem placas, outros GPS vêem com aviso de DIREITA, ESQUERDA, etc.. falando ou não o nome da rua também.

é isso! não gostei mesmo! uma vez aluguei um na localiza e achei bem útil, mas este meu que comprei nos USA, achei horrível.

é novinho! inclusive vendo, para kem quiser.

Victor



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: Não gostei do Garmin

#2 Mensagem por Danniel »

-A base de dados é colaborativa, ou seja, quem usa e vê que está faltando vai lá e cadastra. Só dizer que está faltando infelizmente não ajuda em nada.

-Os avisos são baseados no raio de distãncia configurada para o Radar. Se for um raio grande ele vai avisar nas pistas adjacentes. Também é ideal que o radar esteja posicionado a menos de 30m da via monitorada e a mais de 30m das demais, mas nem sempre isso é possível.

-Neste caso vc deve informar à Garmin os erros que existem no mapa dela, ou usar os do tracksource se estes te atendem.

-Deve ser algum problema específico do seu aparelho, pois todos que mexi até hoje informavam a distância e a direção. A diferença é que alguns falam o nome da rua e outros não.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

ultra64
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Fev 2009, 09:02

Re: Não gostei do Garmin

#3 Mensagem por ultra64 »

Também não gostei do garmin. Estou com um Nuvi 250w. Já tive um GPS com o Destinator e outro GPS Mio e, sinceramente, dão de 10 a zero no garmin. Moro em BH, estou com os mapas do tracksource mais atualizados e o outro da garmin 2010 e, em ambos o GPS não é capaz de produzir uma simples rota sem cometer uma série de erros. Coisa que nos anteriores não acontecia. Isso sem falar na pobreza do que é mostrado na tela, não aparecem os ícones dos POI, para que o GPS avise os radares é uma novela (no destinator é possível programar para avisar dos radares com 300 e 500m), o som é muito baixo, a voz manda ir pra direita quando na rota o certo é ir em frente, ou seja .... DECEPÇÃO TOTAL.... Até o GPS da Ipiranga é melhor! Estou vendendo o meu pra quem quiser, tem 02 dias de uso...



Avatar do usuário
Amaral32
Mensagens: 132
Registrado em: 14 Dez 2008, 22:40

Re: Não gostei do Garmin

#4 Mensagem por Amaral32 »

pessoal é simples... se não gostou eh só vender...
mas digam o modelo e o preço que querem.. lembrando que mesmo tendo só 2 dias de uso... é um aparelho usado... :lol:



Avatar do usuário
Poobah
Mensagens: 45
Registrado em: 17 Nov 2008, 16:04
Localização: Brasília

Re: Não gostei do Garmin

#5 Mensagem por Poobah »

vvilanova escreveu:Quando pedimos uma rota, ele nao fala vire a direita em 300m, ele fala o nome da rua que tem que pegar e só! como se todas as ruas no Brasil tivessem placas, outros GPS vêem com aviso de DIREITA, ESQUERDA, etc.. falando ou não o nome da rua também.
Para esse problema, experimente substituir a opção de voz com TTS (Text To Speech) para Português apenas.

Em tempo, antes de ter um Garmin tive um aparelho Rota, da Robotron, que tem o software de navegação Destinator e o mapeamento digital da Map Link/Tele Atlas. Confesso que estou tendo a sensação de ter feito besteira ao vender o meu aparelho anterior e comprado um Garmin, mas estou procurando ser paciente e testar mais. Fiquei um ano com o antigo e estou com o Garmin há apenas dois meses - quero dar mais um tempo antes de decidir o que fazer. Mas uma coisa é certa: aqui em Brasília a navegação melhorou MUITO ao trocar os mapas da Tracksource pelo City Navigator Brazil.


O respeito ao relógio é um ato nobre.

ultra64
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Fev 2009, 09:02

Re: Não gostei do Garmin

#6 Mensagem por ultra64 »

Só pra comprovar a ineficiência do garmin, moro em BELO HORIZONTE e estou com o programa mapsource, com o mapa da tracksource mais atual, com o mapa City navigator 2010.10, e ainda assim, em ambos os mapas, mesmo no computador, as rotas planejadas são incorretas; um caminho óbvio de seguir em frente numa avenida é ignorado, como se a rua virasse contra-mão de repente... É por isso que o aparelho não consegue elaborar uma rota correta... O problema não é o aparelho garmin, mas os mapas que servem pra ele: TODOS RUINS ! Talvez em SP ele funcione, mas aqui em BH: NOTA ZERO ! Volto a dizer: até o Ipiranga é melhor!



Bethos
Mensagens: 13
Registrado em: 28 Fev 2009, 00:41

Re: Não gostei do Garmin

#7 Mensagem por Bethos »

Eu acabei de comprar um Nuvi 255W e confesso que fiquei um pouco decepcionado. Eu disse um pouco pois através de pesquisas prévias soube que os Garmin não era dos aparelhos de GPS mais amigáveis.
A minha decepção maior foi com o grafismo dos mapas. É muuuuuito tosco!! Quem não acha isso é só comparar com o gráfico do software MioMap, que vem em qualquer aparelho genérico. O desenho é muito mais nítido e bonito. Um exemplo é o caso de avenidas em que as mãos são divididas por canteiros centrais: o Garmin interpreta graficamente como uma coisa só, enquanto que o MioMap desenha nitidamente a divisão da avenida. Como comparação para essa diferença de qualidade, posso por exemplo a tela de um celular de última geração e de um celular mais antigo.

Outra queixa é com relação à adição de POI. Enquanto que no IGO 8 adiciona-se facilmente uma radar não cadastrado, indicando inclusive em qual lado da rodovia ele está, nos Garmin eu tenho que adicionar como favoritos! Assim como para radar, o mesmo acontece com qualquer outro POI. Não é possível adicioná-los em sua categoria, somente como favorito.

Não tenho dúvidas da qualidade dos aparelhos Garmin, mas que não são nada amigáveis isso não são.

É isso.

Abraços,

Bruno



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: Não gostei do Garmin

#8 Mensagem por Danniel »

Se as vias são divididas por canteiros, são representadas por duas linhas. Só se o zoom está distante que aparece uma coisa só.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Bethos
Mensagens: 13
Registrado em: 28 Fev 2009, 00:41

Re: Não gostei do Garmin

#9 Mensagem por Bethos »

Vou fazer o teste.

Vlw!


Bruno
Nuvi 255W

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Não gostei do Garmin

#10 Mensagem por nqnnospam »

A forma como um elemento do mapa aparece na tela depende de três fatores:

- como este elemento está codificado no mapa
- do modelo do aparelho
- das configurações do aparelho

Todos os fabricantes possuem modelos com os mais avançados recursos de visualização, mas o elemento do mapa precisa estar cadastrado com certas informações, para que a visualização seja possível.

Por exemplo, muitos modelos de fabricantes diferentes possuem recurso que permite a visualização das construções em 3D. Contudo, se o mapa não contiver as informações 3D de uma determinada construção, o aparelho certamente não vai conseguir mostrar esta construção em 3D:

Imagem

Outro exemplo, a Garmin (e certamente os outros fabricantes também) oferece modelos com um recurso chamado "Lane Assist", que indica visualmente em qual faixa o motorista deve permanecer para realizar a manobra (útil quando a via tem muitas faixas):

Imagem

Mesmo que a pessoa tenha um modelo com o Lane Assist, é preciso que o mapa contenha as informações que o Lane Assist precisa para gerar o desenho das faixas e as informações nas placas (número de faixas, para onde vai cada faixa, número de placas, a informação de cada placa etc.).

No caso específico da via com duas pistas separadas por canteiros:

- talvez o mapa não contenha tal informação (de que a via tem duas pistas separadas por canteiros).
- talvez o zoom esteja muito afastado (como mencionou o Daniel).

É lógico que este monte de informações não interessa para 99% dos usuários, pois o que eles querem é ligar o aparelho e ter tudo pronto funcionando 100%. Mas, no caso dos mapas Tracksource, o usuário pode contribuir para a melhora do mapa, enviando atualizações e correções, sempre que encontrar elementos com representação incompleta ou incorreta:

http://www.tracksource.org.br/desenv/colaborar.php


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

gustavoaco
Mensagens: 93
Registrado em: 28 Dez 2008, 09:58
Localização: Belo Horizonte/MG

Re: Não gostei do Garmin

#11 Mensagem por gustavoaco »

Caros,

Confesso que ao comprar o meu Nüvi 760 no meio deste ano, eu tinha uma ilusão: acreditava que o aparelho era "mágico", capaz de me levar a qualquer lugar, sempre pela melhor rota possível, sem qualquer erro.

É claro que as coisas não funcionam assim. Minha sensação inicial durante os testes com o aparelho foi, portanto, de frustração e desânimo.

Não demorou para que eu começasse a usar o mapa do projeto Tracksource, uma vez que o considerei superior ao mapa City Navigator Brazil, mesmo em sua versão mais atual.

Ainda assim, observava muitos erros relacionados a mãos de ruas, restrições a conversões, sentido de circulação em praças etc., fato que às vezes até inviabilizava a função de roteamento (porque toda hora a rota estava errada e era preciso recalcular constantemente). Era decepcionante ver que a logo primeira rua que pego ao sair de casa já apresentava erro quanto à mão de trânsito, assim como acontecia com outras próximas.

Foi aí que resolvi mandar para o Chicão (que é o desenvolvedor aqui de Belo Horizonte) uma contribuição com três correções de mãos de rua do meu bairro. Mandei a mensagem sem muita expectativa, achando que eu nem seria atendido, ou que levaria um século para ver a correção implantada.

Qual não foi a minha surpresa quando, em menos de 24h, recebi um e-mail avisando que a correção estava feita!

Satisfeito com a presteza na correção e com a reação cordial do desenvolvedor, decidi tirar a manhã de um sábado para fazer uma caminhada pelo meu bairro e anotar todas as ruas de mão única e todas as restrições a conversões (sinalização em cruzamento que manda ou proíbe convergir, seguir reto etc.). Anotei os limites dos trechos de mão única (em que cruzamento a rua tal começa a ser mão única e até que cruzamento ela segue como mão única), bem como os sentidos de deslocamento nesses trechos. Ao chegar em casa, abri o Mapsource e fiz vários testes, traçando pequenas rotas, para verificar se o mapa permitia um deslocamento proibido (exemplo: seguir na contramão). Quando a informação do mapa já estava certa, eu cortava o item da lista. Se o mapa deixasse fazer manobra proibida, eu marcava o item para envio ao desenvolvedor. E não foi ruim: além de simples e de não ter passado de uma caminhada numa manhã de sábado, estava motivado pelo fato de que pelo menos o meu bairro ficaria 100% no mapa.

Enviei a contribuição e, mais uma vez, o Chicão fez todas as correções, em pouco tempo.

Então, resolvi fazer a mesma coisa em alguns bairros próximos. Fiz várias anotações e enviei outras contribuições ao desenvolvedor. Ao todo, foram 173 itens relacionados a mãos de ruas, algumas divergências quanto a nomes de ruas, sentidos de circulação em praças, restrições a conversões etc.

É claro que a cidade de Belo Horizonte é extensa e há várias outras situações. Mas, pelo menos, a próxima versão do mapa terá 173 erros a menos, (mandei as contribuções com base no TRC-Brasil 6.09. As mudanças entrarão na versão 6.10).

Não espero que quem esteja insatisfeito saia por aí levantando todos os erros do mapa. Mas se alguns se dispuserem a anotar algumas ruas próximas à sua casa, dá para melhorar a qualidade do mapa. Afinal de contas, o mapa do Projeto Tracksource já me quebrou o galho várias vezes, quando precisei chegar a alguns endereços que não conhecia. Muita gente trabalhou voluntariamente para levantar aquelas informações. Por que não contribuir com alguma coisa também?

Espero que mais pessoas tirem um tempo livre e anotem as informações das ruas da região em que mora. Já seria uma ótima ajuda. Existe nisso um benefício coletivo. E se a moda pega, o projeto será uma ferramenta cada vez mais poderosa.

Aproveito para agradecer ao Chicão por implantar as contribuições que tendo mandado e que tantos outros mandam.

Abraços,
Gustavo



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: Não gostei do Garmin

#12 Mensagem por Danniel »

Gustavo, meus parabéns, é isso que precisamos! Viu que nem doeu? Infelizmente algumas pessoas pensam que os mapas se auto-corrigem e acabam frustradas. O feedback dos usuários é essencial.

Abs,


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Avatar do usuário
gcmarini
Mensagens: 44
Registrado em: 07 Dez 2009, 10:43

Re: Não gostei do Garmin

#13 Mensagem por gcmarini »

Acho que o espirito é esse mesmo. Se cada um de nós fizer algumas sugestoes e ajudar um pouquinho, rapidamente teremos mapas praticamente perfeitos.

Eu sou usuario ha 3 dias apenas, e contactei o Leonardo, desenvolvedor de minha cidade (Ribeirão Preto) e simples detalhes que eu percebi de erros nos meus trajetos usuais, em menos de 30 min recebi email confirmando a modificação. Portanto, boa vontade do pessoal que desenvolve os mapas como voluntários, há. Resta a nós usuarios, que sabemos onde estao os erros, informar e ajudar....

Boa vontade. Reclamar ajuda? Creio que não. Eu pesquisei muito antes de comprar meu equipamento. E optei pelo Garmin exatamente por isso. Nós mesmos fazemos as atualizações. Não dependemos de mais ninguem.

Mãos à obra galera.....

Abraços,



ultra64
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Fev 2009, 09:02

Re: Não gostei do Garmin

#14 Mensagem por ultra64 »

Quanto a isso vcs tem razão. Mas pra quem quer comprar um aparelho, instalar no carro e montar uma rota, o garmin não serve. Tudo bem que a galera está trabalhando duro pra atualizar os mapas, respeito esses caras; mas para o usuário final, que não quer perder tempo indo pra rua pra atualizar mapa, que não quer ficar horas a fim na internet aprendendo soluções para seu GPS, o Garmin é uma grande perda de tempo. Ainda não é um produto pronto. Os outros navegadores estão muito a frente quanto a isso...



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: Não gostei do Garmin

#15 Mensagem por Danniel »

Discordo. A garmin vende o mapa dela (city navigator) que é equivalente a qualquer outro mapa comercial, ou claro, já vem incluso nos aparelhos comprados nos revendedores oficiais. Não precisa revirar a internet pra nada se não quiser.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Avatar do usuário
Poobah
Mensagens: 45
Registrado em: 17 Nov 2008, 16:04
Localização: Brasília

Re: Não gostei do Garmin

#16 Mensagem por Poobah »

Danniel, anexei uma captura de tela de um outro tópico. Lembra dessa nossa troca de mensagens? Você teve algum retorno do Rodrigo?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


O respeito ao relógio é um ato nobre.

ultra64
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Fev 2009, 09:02

Re: Não gostei do Garmin

#17 Mensagem por ultra64 »

Como falei no início do tópico, se usar o City Navigator, só funciona em SP. BH e interior de Minas é ridículo... Até o Ipiranga é bem melhor...



binodf
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Mai 2009, 09:03

Re: Não gostei do Garmin

#18 Mensagem por binodf »

Na boa, tem gente reclamando de barriga cheia. O garmin é um gps muito bom e o projeto tracksource (que está em desenvolvimento constante) é ótimo.

Estou em brasília e uso o TRC 6.09 e o city navigator 2010.20. Realmente quando se trata na busca de endereços o 2010.20 sai na frente por possuir a numeração e nome de todas as ruas. Mesmo sendo muito bom ele ainda comete erros groceiros como mandar navegar na contra mão numa via tão importante como a Av. castanheiras em águas claras.
Agora quando o assunto é POI´s e vias novas, o TRC brasil dá um show e ganha de lavada do city navigator! Muito mais completo e preciso. Posso dizer que errou pouquíssimas vezes aqui em Brasília e pelas cidades de minas por onde passei.

NENHUM deles é perfeito, mas dizer que o gps garmin é ruim seria uma grande estupidez ou no minimo falta de conhecimento do produto.



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: Não gostei do Garmin

#19 Mensagem por Danniel »

Não tive, vou contactar a coordenação pra ver se eles sabem de alguma coisa.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Avatar do usuário
gcmarini
Mensagens: 44
Registrado em: 07 Dez 2009, 10:43

Re: Não gostei do Garmin

#20 Mensagem por gcmarini »

binodf, concordo com vc.

Eu pesquisei muito antes de comprar esse mes o meu GPS. E a opção pelo Gamin foi exatamente pela possibilidade de ATUALIZACAO CONSTANTE e que depende de nos. Eu em 2 dias andando, já to enchendo o saco do Danniel ai pra me ajudar e do coitado do Leonardo, desenvolvedor de minha cidade. Mas, creio que esse é o intuito, as vezes eu passo por locais agora que outros usuarios nao andavam tanto, e estou vendo alguns erros de ruas inversas, locais ainda nao existentes e estou pentelhando eles e mandando as informações pra melhorar o mapa.

Em 30 dias, teremos as atualizações prontas e disponiveis pra TODOS os usuarios e não dependemos de uma empresa realizar atualização, lançar a atualização no mercado (e isso eu acredito que leve tempo) nao vao lançar uma atualização so pra Brasilia, tem que ter atualição do Brasil todo pra viabilizar o lançamento de uma nova versão, e alem de tudo, com CUSTO. E o nosso custo hj é zero..... Boa vontade e paciencia do pessoal que fica recebendo os emails da galera atualizando as informações, principalmente novatos como eu.

Então eu vejo essa como a principal vantagem da Garmin, temos sempre a opção de compra do navegador original, mas temos uma otima ferramenta nas maos com atualizações DIarias.....

Parabens a TrackSource. Nada será perfeito, até porque as mudanças de rotas nas grandes cidades são contantes, mas......

Abraços



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”