uso de gps

Mensagem
Autor
vida
Mensagens: 11
Registrado em: 16 Jul 2007, 15:09

uso de gps

#1 Mensagem por vida »

preciso conhecer alguem em Belo horizonte que possa me dar umas dicas pessoalmente no uso do GPS( mapas , roteamento, etc. estou tendo problemas com donwload de maps e roteamento. Alguem pode me ajudar(interrogacao).
Paulo
88758938



Forster

Re: uso de gps

#2 Mensagem por Forster »

Paulo,

Voce chegou a ler o os manuais (em http://tracksourcebrasil.wikispaces.com/) ou procurar no forum (aqui mesmo, usando a função Search ou Pesquisar) sobre os assuntos que voce esta tendo problemas? Acho que seria mais prático e rápido desta maneira.. Desta forma aproveita-se todo o conhecimento armazenado nestas enormes documentações, e caso voce tenha dúvidas específicas que não tenham sido mencionadas antes, voce posta sua dúvida.. Muito dificilmente vc encontrará alguem com tempo ou disposição para lhe ensinar passo a passo se voce nao tentar resolver suas dúvidas sozinho antes. O material do forum está ai pra isso.

Abraços.



vida
Mensagens: 11
Registrado em: 16 Jul 2007, 15:09

Re: uso de gps

#3 Mensagem por vida »

Foster
não é de meu interesse tomar o temp de outros. Acontece que já procurei em todo o forum e vi que muitos têm o mesmo problema mas ninguem responde diretamente. Me parece que o meu problema é simples para quem tem experiencia com GPs garmin 60csx e mapas tracsource. Vou explicar-le em poucas palavras e talvez voce possa me ajudar sem peder muito temo. Comprei um GPS a 15 dias e baixei o s mapas tM brasil e TRR minas gerais. Tudo estava funcionando perfeitamente. Viajei para algumas cidades do interior , fiz rotas e rotementos com os doi mapas habilitados. há poucos dias li que deeria desabilitar o TRR quando usando o TM. Quando o desabilitei, verifiquei que ele não roteava. Habilitei novamente e não mais roteou. então, desinstalei e instalei de acordo com as instruções do tracksource e não mais funcionou. Verificando no ste da Grmin, fiz um update para a Versão 3.5 e não adiantou.Aliás, piorou porque agora ele está marcando tracks completamente fora do trajeto percorrido. Interessante que ele marca os pontos nos locais certos e cria tracks completamente fora dos pontos. Bem, este é o meu problema. já tentei encontrar um representante da Garmin aqui em Belo Horizonte mas não encontrei. por isso apelei para o forum.
um abração
Paulo



Forster

Re: uso de gps

#4 Mensagem por Forster »

vida escreveu:não é de meu interesse tomar o temp de outros. Acontece que já procurei em todo o forum e vi que muitos têm o mesmo problema mas ninguem responde diretamente.
não é questão de tomar tempo.. Quem está aqui é pra ajudar mesmo.. Mas sempre devemos valorizar o que várias pessoas gastaram seu tempo aqui escrevendo dicas e resolvendo problemas, muitas vezes, iguais...
Sobre seu problema, não vi ninguem com este tipo de problema não..
vida escreveu:Vou explicar-le em poucas palavras e talvez voce possa me ajudar sem peder muito temo.
Explicando o problema de forma detalhada é mais facil de conseguir ajuda.
vida escreveu:Comprei um GPS a 15 dias e baixei o s mapas tM brasil e TRR minas gerais. Tudo estava funcionando perfeitamente. Viajei para algumas cidades do interior , fiz rotas e rotementos com os doi mapas habilitados. há poucos dias li que deeria desabilitar o TRR quando usando o TM. Quando o desabilitei, verifiquei que ele não roteava.
Por enquanto o TM não é roteavel mesmo...
vida escreveu:Habilitei novamente e não mais roteou. então, desinstalei e instalei de acordo com as instruções do tracksource e não mais funcionou.
Como assim desinstalou e instalou de novo? Voce quer dizer que fez o upload para o GPS novamente? Quando vc faz o upload, o Mapsource sobrescreve qualquer mapa que vc tenha instalado no GPS. E nem assim voltou a funcionar? Vc verificou se o TRR estava habilitado? Vc chegou a testar fazendo o upload somente do TRR, sem os TMs?
vida escreveu:Verificando no ste da Grmin, fiz um update para a Versão 3.5 e não adiantou.Aliás, piorou porque agora ele está marcando tracks completamente fora do trajeto percorrido. Interessante que ele marca os pontos nos locais certos e cria tracks completamente fora dos pontos.
Eu fiz o update no meu 60CSx para esta Versão e não tive problemas.. Além Também de não ter visto nenhum report de problemas de outros usuários no forum. O que vc quer dizer que marcar fora dos pontos? O posicionamento do GPS está errado? Ou é problema puramente nos tracks que ele esta gerando? Voce verificou como esta sua configuração de geração de tracks? Se esta em auto, por tempo, ou de outra forma? Se não estiver configurado corretamente, pode ficar tudo quadrado. Outra coisa a se verificar é se a opção Lock On Road (na pagina de configuração de mapas) esta ativada ou desativada.
vida escreveu:Bem, este é o meu problema. já tentei encontrar um representante da Garmin aqui em Belo Horizonte mas não encontrei. por isso apelei para o forum.
O forum está ai justamente para todo mundo se ajudar. O problema é que perguntas genéricas dificultam o entendimento.. e vc pode não conseguir a ajuda que procura.

Abraços.



vida
Mensagens: 11
Registrado em: 16 Jul 2007, 15:09

Re: uso de gps

#5 Mensagem por vida »

Foster
Revi as configurações que voce indicou e mudei o metodo de gravação para automático.Limpei os mapas do GPS usando o sendmap e carreguei novamente o TRR e O TMbrasilbranco e o TM Belo Horizonte. Desativei o TRR( e o Base map, é logico). Dei umas voltas nas redondezas de minha casa e a marcação do trajeto foi feita adequadamente.
Quanto ao roteamento no TRR, fiz o seguinte: desativei o TMbrasil branco e o TM bh e ativei o TRR. Escolhi dois pontos no perímetro urbano de belo Horizonte e mandei calcular a rota. Ele calculou 100% e roteou. Depois escolhi uma cidade perto de BH e mandei "ir para" .Ele começa a calcular e quando chega a 2% ele pára e avisa: "erro no cálculo da rota: sem estradas na proximidade do destino". Este é o problema que está acontecendo e que não acontecia anteriormente, a alguns dias atrás. Alguem fez esta pergunta no forum mas mas a resposta dada mandava ir em busca porque este tópico já havia sido respondido. Infelizmente a resposta que encontrei foi sobre a marcação no mapsource do item" include rout calculation"que acredito não ser o problema pois a marcação dele é automatica desde que o mapa seja Roteável. Deste modo, continuo com o problema e spero que alguem possa ainda ajudar.
Agradeço-lhe pelas respostas.
Paulo



Forster

Re: uso de gps

#6 Mensagem por Forster »

Paulo,

Mais algumas perguntas: 1) Voce tentou fazer o roteamento no mapsource? Qual exatamente foi a origem e o destino da rota que vc tentou fazer e que deu problema? No meu caso em particular, a unica vez que vi esse erro foi quando tentei calcular uma rota sendo que tinha deixado o TRR desabilitado, e como o TM não é roteavel, o GPS deu esse erro.

Abraços.



Avatar do usuário
Hélcio Assis
Mensagens: 1617
Registrado em: 18 Jan 2007, 16:33
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: uso de gps

#7 Mensagem por Hélcio Assis »

- Boa tarde Paulo, estou a sua disposição para o que você precisar. Entre em contato que marcaremos e tentaremos juntos solucionar as suas dúvidas. Segue abaixo o meu e-mail.
hgassis@cemig.com.br


Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas / Prudente de Morais / São João do Pacuí - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: uso de gps

#8 Mensagem por nqnnospam »

Só o mapa TRR é (auto)Roteável, e ele não tem a capacidade de transformar outros mapas em roteáveis.

Isto quer dizer que o roteamento automático só vai funcionar nas vias que estiverem no TRR. Se o ponto final ou inicial estiver longe das vias do TRR, o GPS vai acusar o erro que você apontou.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

vida
Mensagens: 11
Registrado em: 16 Jul 2007, 15:09

Re: uso de gps

#9 Mensagem por vida »

Foster
Fiz uma rota Belo Horizonte-Betim-Divinopolis. Escolhi esta rota por ser simples e por ter estradas no TRR. O gps nao roteou( somente o TRR estava habilitado). Desabilitei o TRR e habilitei so o basemap. Madei navegar com a mesma rota e funcionou. Isto mostra que o problema nao e do gps nem de erro de operacao.

UM abraco
Paulo



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: uso de gps

#10 Mensagem por nqnnospam »

Acabei de fazer a mesma rota no meu GPS (60CSx) e no Mapsource, e funcionou em ambos. Usei o TRR 4.05, e tenho mapas TRR e TM no GPS.

Desculpe, mas você deve estar fazendo alguma coisa inesperada. Conforme eu expliquei aqui e em outro tópico, se você mandar criar rotas para POIs que estão no TM, o roteamento pode falhar. No meu teste acima certifiquei-me que estava escolhendo os POIs de cidade que estão no TRR e não os do TM, justamente para evitar isso. não será esse o problema?

Observe que desabilitar o mapa não impede que os POIs dele sejam encontrados.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

ChoraoRN
Mensagens: 1
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:42

Re: uso de gps

#11 Mensagem por ChoraoRN »

Olá pessoal,

Leio sempre aqui no fórum que apenas o mapeamento estadual é que possui (auto) roteamento e o municipal não. A minha dúvida surge justamente disso.

Tenho um 60 CSX e instalado todos os mapas disponíveis no projeto tracksource. E estando em um ponto da cidade (Natal/RN) e mandando o gps ir para MINHA CASA (por exemplo) ou qualquer ponto na cidade, ele me mostra toda a rota a fazer, indicando as ruas da cidade que devo seguir até chegar ao destino.

Pergunto como isso é possível, já que apenas o tracksource estadual rodoviário é que apresenta o auto roteamento?

Desde já agradeço a atenção.


60 CSX
Natal/RN

Forster

Re: uso de gps

#12 Mensagem por Forster »

Nao estou com meu micro no momento e nao posso olhar, mas possu chutar o porque de sua dúvida. Voce consegue traçar algumas rotas dentro da cidade de Natal porque o TRR possui normalmente informações sobre avenidas e ruas principais das cidades. Voce pode verificar isso se vc abrir o TRR-RN no mapsource e visualizar com zoom adequado.

Ou.. vc esta com alguma versao de teste do TRU que tem mapa de Natal (nem sei se Natal ja tem algo roteavel em teste).

Abraços.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: uso de gps

#13 Mensagem por nqnnospam »

Muitas ruas de Natal-RN estão incluídas no TRR, por isso o roteamento funciona parcialmente. Sua casa com certeza está numas das ruas incluídas no TRR.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

cesarfoto1
Mensagens: 16
Registrado em: 04 Set 2007, 21:34

Re: uso de gps

#14 Mensagem por cesarfoto1 »

Ei pessoal tenho 60 csx...o que é TRR? como faço para colocar mapas estaduais no gps e usar a função de endereço automático..eu ja tenho os mapas estaduais e municipais(para map source) mais nao consigo visualizar no map source.alguem pode me ajudar ou do forum ou algum morador do DF..meu fone é 061-33556043



Avatar do usuário
Wilson Ximenes
Mensagens: 45
Registrado em: 05 Jan 2008, 01:39
Localização: Jandira/SP

Re: uso de gps

#15 Mensagem por Wilson Ximenes »

não estou conseguindo localizar o TMBrasilBranco no mapa TM-v501 que está atualmente disponível. Acho que estou seguindo as orientações do manual de instalação dos mapas mas não encontro o dito cujo.
Abraços



moraes19
Mensagens: 905
Registrado em: 09 Mar 2007, 22:28

Re: uso de gps

#16 Mensagem por moraes19 »




Avatar do usuário
Wilson Ximenes
Mensagens: 45
Registrado em: 05 Jan 2008, 01:39
Localização: Jandira/SP

Re: uso de gps

#17 Mensagem por Wilson Ximenes »

Obrigado pela dica.

Sugiro alterar ou colocar uma nota no manual de instalação dos mapas lá no tracksourcebrasil para não confundir outros iniciantes como eu.

Abraços


[ ]´s

Wilson Ximenes
Desenv. Tracksource
Zumo 660
Etrex Vista HCx

Luis Fernando
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Jan 2008, 15:28

Re: uso de gps

#18 Mensagem por Luis Fernando »

Tambem passei pelo mesma dificuldade, segui as orientações do manual e não encontrei o dito TMBRASILBRANCO.

Sou usuário novato de GPS e graças este Forum estou resolvendo pouco a pouco as minhas dúvida.

Sugiro alterar o manual, porque é o primeiro lugar que o pessoal novato irá procurar para transferir os mapas para o GPS.

Este FORUM e a turma que desenvolvem os Mapas é de grande ajuda para nós todos.

parabéns a todos e muito obrigado.

Luis Fernando (+1).


Luis Fernando (+1)
GPSMAP 60 CSX

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”