Localização dos mapas no MapSource

Mensagem
Autor
Alicio L. Loth jR
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Mar 2009, 00:09

Localização dos mapas no MapSource

#1 Mensagem por Alicio L. Loth jR »

Comprei um NUVI 275T em Março. Após a compra baixei do site Garmin uma atualização do USA city navigator, a qual tinha direito e sem custo. Ao fazer a instalação ficou em meu computador uma versão do mapsource da Garmin.
Usando este map source instalei (no NUVI) o TRC Brasil 6.01 que funciona bem.
A pergunta a seguir se refere ao que ficou em meu computador.
Após estes dois passos meu map source tem dois mapas disponíveis: o TRC Brasil e o USA City Navigator.
Pois bem acho sem problemas onde estão e quais são os image files que o mapsource usa para o TRC Brasil, entretanto não consigo localizar onde estão os image files do USA City Navigator.
Estou em contacto via e-mail com a Garmin e ou eles não entendem a pergunta ou não querem responder.
Alguma pista?


Alicio L. Loth Jr.
a.lothjr@bol.com.br

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Localização dos mapas no MapSource

#2 Mensagem por nqnnospam »

Confesso que não entendi a pergunta também.

Você quer saber onde estão os arquivos .img do City Navigator? Que mal lhe pergunte, para que? Cuidado para não zoar a instalação. O Mapsource é muito "sensível".

Desculpe se a minha resposta é óbvia, mas eles ficam onde você mandou instalar. Onde você mandou instalar?

O default é no diretório C:\Garmin, mas se você mandou instalar em outro lugar, aí naturalmente eu já não sei.

Se você não sabe onde mandou instalar, pode olhar no registro do Windows em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Garmin\MapSource, em Families ou FamiliesNT. Cuidado para não zoar o registro. Se você não sabe o que é registro do Windows, então melhor nem mexer com isso, pois se você zoar o registro, o Windows pode deixar de funcionar.

Outra opção é você fazer uma busca aqui no fórum por mapsetoolkit.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Filohipo
Mensagens: 355
Registrado em: 20 Mar 2006, 01:12
Localização: Lisboa - Portugal

Re: Localização dos mapas no MapSource

#3 Mensagem por Filohipo »

Olá
Que versão do Mapsource você têm ?
As novas versões colocam os mapas da Garmin "bem fundo"
Dê uma olhada na seguinte pasta (os nomes podem variar nas diversas línguas):

C:\Documents and Settings\All Users\Application Data\GARMIN\Maps



Alicio L. Loth jR
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Mar 2009, 00:09

Re: Localização dos mapas no MapSource

#4 Mensagem por Alicio L. Loth jR »

Caro Sergio, obrigado pela atenção; minha pergunta deve soar estranha pois a Garmin também não entendeu.

A razão é que após atualizar o meu USA citi nav, ficou em meu computador uma versão do mapsource que tem dentro dele o próprio USA citi nav e funciona normalmente.
O que eu quero: copiar isto tudo para meu lap top que é o que levo nas viagens. Mas para copiar eu preciso saber o que copiar e onde está. A Garmin não diz onde está e me mandou refazer (usando o Laptop)a atualização para que tudo ficasse instalado no Laptop. Me parece uma solução "burra" pois toma um tempo enorme além de expor o Nuvi a qualquer "galho" na re-atualização.
Olhei os registros usando o REDEDIT e lá aparece apenas o TRC Brasil onde mandei instalar, como voce mesmo disse. Por falar nisto: no caso do USA citiNav eu não defini nenhum lugar de instalação, é tudo automático dentro do programa de instalação da atualização Garmin. Em principio estou procurando dentro de meu computador um arquivo que deve ter em torno de 1 Gb e não acho, pode?
A resposta da Garmin em algum ponto da confusão foi que o mapsource usa o próprio .EXE da atualização como fonte para rodar o mapsource, acho isto meio estranho. (Já fiz busca por data, olhando arquivos ocultos e de sistemas e nada).

Outro assunto: tenho também direito a uma atualização do mapa Europa city navigator. baixei a mesma e instalei. Resultado: do mapa europeu completo que tenho sobrou somente UK e Irlanda, o resto sumiu. Repeti o processo com o mesmo resultado. A programa de atualização ternina informando que foi bem sucedido, mas no meio recebo uma mensagem do tipo: "could not access network location LANG=ENU". A Garmin diz que pode ser falta de espaço no NUVI, mas isto é absurdo pois ainda tenho 1 GB livre na memoria, fora o cartão de 8 GB. O EU Nav tem no NUVI uns 1.5 GB, após a atualização o arquivo que fica tem 0.23 GB. Como eu tinha "back up", simplesmente copiei o mesmo de volta e tudo voltou ao que era originalmente, mas sem a atualização.
Vou baixar de novo a atualização, mas só vou instalar depois da viagem que farei a Europa em Maio.
Se tiver mais alguma dica agradeço.
Alicio


Alicio L. Loth Jr.
a.lothjr@bol.com.br

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Localização dos mapas no MapSource

#5 Mensagem por nqnnospam »

Se não aparece no registro do Windows no local indicado, então não está instalado em lugar nenhum, deve ter sido copiado diretamente para o Nuvi.

Você já tentou o mapsetoolkit?


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Filohipo
Mensagens: 355
Registrado em: 20 Mar 2006, 01:12
Localização: Lisboa - Portugal

Re: Localização dos mapas no MapSource

#6 Mensagem por Filohipo »

Olá
Para fazer um mapa aparecer no Mapsource, tendo o mapa num file gmapsupp.img ou gmapsup2.img ou gmaprom.img:
http://gpsando.blogspot.com/2007/12/rec ... ource.html
(espanhol).

Volltando ao seu problema:
a) Com a nova versão do Mapsource (6.15.3) os file não vão mais para onde você quer, mas sim para onde a Garmin quer (veja meu post anterior)
b) Os file não têm mais o formato 12345678.img, mas sim são pastas onde você encontra cada file 12345678.img dividido nos seus diversos componentes (a Garmin fez isso para agilizar as instalações nos MAC)
c) Este novo formato não é entendido pelos Mapsource v6.13.7 e anteriores. Existem ferramentas para converter o formato novo no antigo e instalar os xxxxxxxx.img na pasta que você quiser.
http://members.ziggo.nl/zumo/cne2009_multilang_de.html -
[url]http://cid-d14be435bc6f644b.skydrive.li ... terENU.exe[/url]
d) Depois de ter convertido os file para o formato antigo, use o Mapsetoolkit para gravar no Registry as chaves de localização dos mapas.
e) Mesmo as novas versão do Mapsource (6.15.x) lêem os Registry e vão encontrar todos os seus mapas
f) O City Navigator Europe v2010.1 têm 1.65 MB quando selecionado no Mapsource. Seu Nuvi não têm memoria interna suficiente. Os mapas no cartão SD só podem ser lidos com o nome gmapsupp.img, gmapsup2.img e nunca com o nome gmapprom.img (creio...).



Alicio L. Loth jR
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Mar 2009, 00:09

Re: Localização dos mapas no MapSource

#7 Mensagem por Alicio L. Loth jR »

Caros FILOHIPO e SERGIO
Agradeço as dicas e atenção, BINGO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Os mapas que eu procurava estão em
C:\Documents and Settings\All Users\Application Data\GARMIN\Maps

Como informado estão totalmente desmembrados em pequenos arquivos. A GARMIN entendeu perfeitamente a minha pergunta, apenas não quis responder.

Simplesmente copiei de um micro para o outro os arquivos (1.87 europa e 1.37 GB para USA) e pronto agora tenho os mapas (USA e Europa) em meu lap top e desktop, para usar com o mapsource e preparar as viagens.

A parte da instalação da atualização Europa que eu tinha mencionado não funcionou como deveria, pois toda vez que tento instalar o update ele instala apenas uma parte dos mapas, mas quando tento selecionar toda a Europa o programa instala apenas um pedaço, não entendo o que ocorre. Mas mesmo este está resolvido pois em uma das tentativas ficou instalado no lap top o mapa da Europa. Então eu usei o map install e instalei como deveria ser (toda a Europa).
Está instalado, testado e funcionando.
Resposta que esqueci da dar:
Meu Mapsource é o 6.15.4
Meu Nuvi 275T tem 3.72 GB de memória interna, mais um micro SD card de 8 GB; que está, por enquanto, sendo usado apenas para poucas coisas.
Após as instalações acima (Europa+USA) ainda sobram 960 MB de memória interna no NUVI, não acredito que memória seja meu problema.

Um detalhe os mapas antes apareciam no NUVI como gmapprom.img (USA) e gmapprom1.img (Europa). Agora após a instalação usando o mapinstall a Europa passou a ter o nome gmapsupp.img; vocês sabem se isto faz alguma diferença?
Novamente grato pela atenção,
Alicio


Alicio L. Loth Jr.
a.lothjr@bol.com.br

Filohipo
Mensagens: 355
Registrado em: 20 Mar 2006, 01:12
Localização: Lisboa - Portugal

Re: Localização dos mapas no MapSource

#8 Mensagem por Filohipo »

Sim e não.. Explicando:
Todo o mapa que você enviar para o Nuvi usando o mapsource vai se chamar de gmapsupp.img. Assim você vai apagar os mapas antigos sempre que enviar mapas novos para o Nuvi. Mas um nome diferente não afeta o desempenho do Nuvi.

Para evitar apagar os mapas, se puder, mude o nome de gmapsupp.img para gmapsup2.img
Tem a certeza que seu nuvi aceita mapas com o nome de gmapprom1.img ? É a primeira vez que leio este nome, e é a primeira vez que vejo um nome com 9 letras/numeros.
A Garmin só aceitava nomes com 8 alfanumericos...

Tenha a atenção que alguns nomes podem não funcionar em seu Nuvi.
Nomes já detetados aceites pela Garmin(funcionando e/ou no cartão e/ou na memória interna):
gmapsupp.img
gmapsup2.img (ou será gmapsup1.img ? Não lembro agora)
gmapbmap.img
gmapprom.img

Quando você diz que a memória interna do Nuvi é de 3,72 Gb, você se refere à memória total do Nuvi ou à memória disponivel para os mapas ?



Alicio L. Loth jR
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Mar 2009, 00:09

Re: Localização dos mapas no MapSource

#9 Mensagem por Alicio L. Loth jR »

Bem lembrado, vou trocar o nome para ...2 para evitar apagar quando eu incluir mais um mapa, porém antes uma pergunta: posso simplesmente entrar no NUVI (via windows explorer) e alterar o nome do arquivo? Não vai afetar o uso dele e o NUVI de repente não mais o reconhecer?

Anexei em um arquivo Word duas figuras que mostram com o o windows explorer vê me NUVI antes e depois do update. Na raiz tem os 3 diretórios mais um “autorun”.
Na fig 2 o disco removivel abaixo da GARMIN é o Micro SD card de 8 GB.
3.72 GB é a memória que o explorer mostra para todo o NUVI (é pouco? Sou leigo nisto!).
Onde fica a area exclusiva para mapas, me parece que fica tudo em um só lugar.
Os nomes dos arquivos você pode ver, apenas o mapa da Europa (após update) está com o nome novo como disse.
Existe algum lugar que explique o que cada arquivo faz e qual a sua finalidade?
Alicio
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Alicio L. Loth Jr.
a.lothjr@bol.com.br

Filohipo
Mensagens: 355
Registrado em: 20 Mar 2006, 01:12
Localização: Lisboa - Portugal

Re: Localização dos mapas no MapSource

#10 Mensagem por Filohipo »

Olá

Suas respostas estão aqui:
http://www.gpspassion.com/forumsen/topi ... _ID=120770

Este forum é na verdade muito bom para os Nuvi. Devo visitar ele mais vezes ;-)



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MapSource”