Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

Mensagem
Autor
Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

#1 Mensagem por Angelone »

Os modelos de GPS Garmin lançados em 2012 (séries 3400, 3500, 25x5, 24x5) tem uma limitaçao irritante para muitos: nao aparece o nome da rua em que trafegamos, como nos modelos anteriores, somente o nome das ruas transversais que encontraremos à frente. Até hoje pareceria que era uma condição absolutamente imutável, já que até o momento não vi em lugar algum solução para o problema.
Mas como quem procura acha, acabei encontrando o caminho da soluçao, bem simples por sinal. Como extra também se pode habilitar o alerta sonoro quando ultrapassamos as velocidades limite das vias (antes havia somente um alerta gráfico, com o indicativo de velocidade tornando-se vermelho), considero essa opção utilíssima também para quem quer trafegar sem risco de ser multado, um complemento interessante para o nosso conhecido alerta sonoro de radar (qdo ele existe..).

Procedimento:
1. A partir da pagina inicial, entrar na tela de Volume, pressionar e manter o canto superior direito da tela até aparecer a tela "Diagnostic Page"
2. Nela clique em "Clear All User Data" (limpar todos os dados de usuário), mas faça backup antes se for o caso (ver abaixo).
3. O gps será reiniciado e solicitado o nome do país. Selecione "Luxemburg e dê OK.
4. Na sequencia aparece "Select Language", selecione "Other"/OK/ Portugues Brasileiro/OK.
5. Altere em Configuraçoes o idioma do teclado, se necessário.
6. Findo os procedimentos é necessário sintonizar pacientemente os satélites, processo demorado, pois o sistema pensa que estamos em Luxemburgo..
Depois é testar em movimento na rua e tudo ira funcionar perfeitamente.


Habilitar o Alerta Sonoro de Limite de Velocidade: (essa opção somente estará disponível com os procedimentos feitos anteriormente)

- Na tela inicial, vá em Configuraçoes/Mapa e Veículo e habilite "Alertas de Velocidade Sonoros.
- ainda na tela de "Mapa e Veículo" escolha o tema de mapa da sua preferencia (o tema Luxemburgo é o padrão).
- lembrando que se deve selecionar apenas um mapa por vez (testado com o City Navigator South America", Autoguia e Tracksource)


*Backup dos Dados de usuário:
copie o current.gpx da pasta GPX do gps antes do reset (clear all user data, etc..) mas altere seu nome para current1.gpx. Para restaurar os dados copie esse arquivo de volta para a pasta GPX do gps. Alternativamente esse backup pode ser feito pelo Basecamp ou Mapsource.
89644_1pt.png
89644_2pt.png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Angelone em 11 Ago 2013, 21:41, em um total de 7 vezes.



Avin
Mensagens: 147
Registrado em: 17 Fev 2010, 12:51
Localização: SCS

Re: Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

#2 Mensagem por Avin »

Vou testar já já!

Ok, fiz a modificação. Na simulação continua mostrando a próxima rua. Ainda não pude testar andando. Isso funciona quando não estamos com percurso programado, Angelone?

De toda sorte, baita dica.


Tomtom One
Nüvi 3560LT

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

#3 Mensagem por Angelone »

Tem que seguir os procedimentos passo a passo. Super importante é limpar os dados de usuários, como indicado no item 2 do meu post.
No modo Simulação não vai acontecer nada, pois esse modo somente funciona para simularmos rotas.
Findo os procedimentos é necessário sintonizar pacientemente os satélites, processo demorado, pois o sistema pensa que estamos em Luxemburgo, rs..
Depois é testar em movimento na rua..
Funciona, com certeza, testei e retestei várias vezes. Testado com o City Navigator, Tracksource e Autoguia em um nuvi 3490 original e um 3790 com firmware do 3490, ou seja, coisa de software, portanto deve funcionar com todos os firmwares das famílias de gps mencionadas..
Editado pela última vez por Angelone em 11 Ago 2013, 19:18, em um total de 1 vez.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

#4 Mensagem por jpgon »

Angelone,
Boa noite

No caso da velocidade, depende de os mapas em uso possuirem as informações dos limites nos seguimentos por onde estiver navegando.
Quanto a informação do nome da rua por onde se está a navegar, no dispositivo GPS Garmin nüvi 1300/1490 informa o nome da rua.
Esta informação desaparece e somente mostra o nome das ruas proximas (cruzamentos) e onde o piloto deverá convergir, quando em modo de rota traçada(programada).


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

#5 Mensagem por Angelone »

Julio, nos nuvis da familia 3400 e 3500 é diferente dos modelos mais antigos como os que vc mencionou. Por exemplo, em uma via em que nao consta velocidade máxima no mapa é possível o usuário fixa-la manualmente e ela ficará gravada no gps. Em uma das imagens do meu post voce verá o icone + no lugar da velocidade, indicando q é uma rua q nao tem essa informaçao fixada no mapa. Basta clicar nele, fixar a velocidade e salvar. A outra imagem é mais um exemplo do que eu disse: o limite de 30 km/h foi eu quem fixei, exatamente para testar o alerta de velocidade em uma rua comum. Pode-se fixar qq velocidade a partir de 10 km/h nesses modelos. O alerta sonoro de velocidade vai funcionar perfeitamente, assim como para a velocidade limite que já consta no mapa, se for o caso (comum em vias importantes).
Estou ciente que a funcionalidade de aparecer o nome da rua enquanto se trafega é padrão nos modelos anteriores da Garmin, tanto que mencionei isso no post. Quem conhecia essa função como eu que já tive vários 13xx e 14xx, ficou realmente decepcionado com a mudança feita pela garmin, por isso a dica do post que recupera esse recurso tão útil, por sinal, que foi reintroduzido no firmware dos modelos 2013 (3597, 2597, etc..). O pior de tudo é que a função estava disponível nos fw 2012 mas a Garmin nunca divulgou, lamentável..
Editado pela última vez por Angelone em 11 Ago 2013, 19:25, em um total de 1 vez.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

#6 Mensagem por jpgon »

Angelone,

Esta particularidade de gravar as velocidades limites nos seguimentos, funcionalidade existente no firmware dos 2012/2013 para versões 3400 e 3500 é muito boa.
Foi um bom incremento que a Garmin disponibilizou.

Vc tem alguma informação se nas versões 2400 e 2500 ela existe???

Seria ótimo se pudessemos implementar nos modelos mais antigos (1300 / 1400, e etc...)


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Avin
Mensagens: 147
Registrado em: 17 Fev 2010, 12:51
Localização: SCS

Re: Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

#7 Mensagem por Avin »

@Angelone, ainda não testei na rua, mas desde já essa vale um chope. Porque isso é algo que me incomodava bastante no modelo. O procedimento é simples e você esmiuçou a coisa.

Show de bola sua dica.


Tomtom One
Nüvi 3560LT

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

#8 Mensagem por Angelone »

jpgon escreveu: Esta particularidade de gravar as velocidades limites nos seguimentos, funcionalidade existente no firmware dos 2012/2013 para versões 3400 e 3500 é muito boa.
Foi um bom incremento que a Garmin disponibilizou.
Vc tem alguma informação se nas versões 2400 e 2500 ela existe???
Seria ótimo se pudessemos implementar nos modelos mais antigos (1300 / 1400, e etc...)
Julio, o firmware dos 2400 e 2500 é da mesma familia dos 3700. Apesar de ter um 3790 nao me lembro se esse recurso estava disponível, isso pq estou utilizando o fw do 3400. Se o 3790 tiver, muito provavelmente os 24 e 2500 também terão o recurso.
Agora.. implementar essa função no firmware dos 1300 e familia, esqueça rs.. a Garmin jamais fará isso. Primeiro porque esses modelos estão fora de linha há um bom tempo, segundo porque mesmo se estivessem em linha os engenheiros teriam que mudar o firmware inteiro, ou seja, compatibilizar esses hardwares com os firmwares dos modelos mais recentes, algo que creio eles nao fariam por questões financeiras mesmo, pois implicaria muito trabalho e como sabemos no mundo capitalista tempo é dinheiro.. Além disso é um trabalho complexo de engenharia de software que mesmo os feras alternativos nao sabem como fazer. Os firmwares da Garmin são Caixas Pretas e os caras muito bons em programação mal arranham a coisa..

@Avin, combinamos assim: se nao funcionar eu pago uma rodada de chope, rs.. Se voce estiver impaciente para testar em casa dá para pelo menos conferir que funciona: com gps no modo simulaçao indique uma rota para o gps simular. Quando o veiculo estiver em movimento interrompa a navegaçao e por um curto espaço de tempo aparecerá na tela "Dirigindo pela rua tal..", indicando que a funçao está disponível..



Avatar do usuário
degmoura
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Mai 2008, 07:08
Localização: Belo Horizonte

Re: Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

#9 Mensagem por degmoura »

Valeu Angelone, fiz a sua dica em meu 2495LMT é uma informação na tela bastante ultil não sei o porque a Garmin tem umas restrições q so serve para deixar o cliente insatisfeito, os ching ling são igual a casa da vó vó tudo pode :lol: . No Auto Guia t informa a rua que vç esta + o nome do bairro.


Quando tenho vontade de trabalhar pego minha tralha de pesca vou para o rio esperar a vontade passar!!!!

LAfonso
Mensagens: 32
Registrado em: 11 Dez 2008, 13:06

Re: Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

#10 Mensagem por LAfonso »

Show de bola esta dica Angelone

Pelo seu post funciona na Serie Nuvi, eu tenho um 2415LT e quero implementar este recurso, pois a coisa que mais me irrita é essa droga de não saber onde está, funciona ?
Editado pela última vez por LAfonso em 12 Ago 2013, 15:58, em um total de 1 vez.


L.Afonso

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

#11 Mensagem por Angelone »

Afonso, diria que no seu modelo funciona, com 99,99% de probabilidade :)



Avatar do usuário
Sérgio Paulo
Mensagens: 10
Registrado em: 09 Jan 2009, 00:23
Localização: Pouso Alegre, MG
Contato:

Re: Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

#12 Mensagem por Sérgio Paulo »

Muito bom!!

Fiz o procedimento no Nuvi 3790T com SW original e funcionou que é uma maravilha! :lol:

Obrigado Angelone.

[]'s.


Sérgio Paulo Costa (Carroamaro)
Oregon 550, Nuvi 3790t, Nokia N8, Samsung Galaxy Note ll com iGo Primo

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

#13 Mensagem por Angelone »

Sérgio, ótimo saber que o procedimento serviu para o 3790. Pude confirmar agora também, pois acabei de instalar o firmware original no meu 3790 (antes estava com o fw do 3490). Diria que o restante de modelos que usam essa familia de firmware, como os 2400 e 2500, provavelmente também devem suportar essa alteraçao.



Avatar do usuário
degmoura
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Mai 2008, 07:08
Localização: Belo Horizonte

Re: Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

#14 Mensagem por degmoura »

O meu eh o 2495LMT fiz o procedimento e me deu a opção de habilitar o Alerta Sonoro de Limite de Velocidade, só ainda não usei vou fazer o teste e posto o resultado.


Quando tenho vontade de trabalhar pego minha tralha de pesca vou para o rio esperar a vontade passar!!!!

Avatar do usuário
Nelson A. da Costa
Mensagens: 199
Registrado em: 02 Mai 2006, 18:15
Localização: Jacutinga

Re: Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

#15 Mensagem por Nelson A. da Costa »

Fiz o procedimento... tudo OK !!
A única mudança que percebi até agora é a sequencia da busca por endereço que foi alterada:
Primeiro pede-se o número do imóvel pra depois o pedir nome da Rua.
Nada que atrapalhe.


Nelson
60CSx + Nuvi 3460LT
DM - Projeto Tracksource
Sul de Minas

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

#16 Mensagem por Angelone »

Nelson, se voce escolher Portugal no lugar de Luxemburgo a pesquisa ficará como antes: primeiro cidade, endereço e numero no final. Na realidade a maioria dos países da europa habilita os recursos mencionados, Portugal é o mais prático pelo idioma. Infelizmente não tenho privilégios para alterar mais o meu post. O mesmo tópico no g p s i n f o esta mais atualizado e completo, exatamente pq posso atualiza-lo a vontade.. abs



Avatar do usuário
degmoura
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Mai 2008, 07:08
Localização: Belo Horizonte

Re: Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

#17 Mensagem por degmoura »

Funcionamento perfeito no 2495LMT esta foi a dica da vez; :mrgreen:


Quando tenho vontade de trabalhar pego minha tralha de pesca vou para o rio esperar a vontade passar!!!!

Ibitipoca
Mensagens: 5
Registrado em: 01 Jul 2013, 21:10
Localização: Barbacena

Re: Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

#18 Mensagem por Ibitipoca »

Angelone, por aqui deu quase tudo certo num 2415LT ... Apenas o aviso de velocidade não está funcionando, embora esteja ativado. Mas eu removi um arquivo de radar que já estava instalado nele (City Navigator 2014), depois que instalei o TRC. Talvez este arquivo seja importante para a dica funcionar. Vou voltar com o arquivo para o local, para ver se resolve.

A única coisa que não deu certo foi o backup. Copiei o arquivo que você sugeriu (currente.gpx) com outro nome e depois voltei com ele, mas os locais salvos não aparecem mais. Também havia feito um backup com o Basecamp, mas de novo não apareceram os locais salvos.

Dá para entender o porquê de isso acontecer?

Muito agradecido pela dica, realmente me incomodava também o fato de não aparecer a rua, agora isso não acontece mais!

Abraços,


Edimar Oliveira
Barbacena/MG

Avatar do usuário
degmoura
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Mai 2008, 07:08
Localização: Belo Horizonte

Re: Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

#19 Mensagem por degmoura »

Código: Selecionar todos

A única coisa que não deu certo foi o backup. Copiei o arquivo que você sugeriu (currente.gpx)
O nome tem que ser diferente com a mesma extensão
ex. current1.gpx e manter dentro da pasta GPX


Quando tenho vontade de trabalhar pego minha tralha de pesca vou para o rio esperar a vontade passar!!!!

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Visualizar Nome de Ruas durante Navegação em Gps Garmin

#20 Mensagem por Angelone »

Ibitipoca escreveu:Angelone, por aqui deu quase tudo certo num 2415LT ... Apenas o aviso de velocidade não está funcionando, embora esteja ativado. Mas eu removi um arquivo de radar que já estava instalado nele (City Navigator 2014), depois que instalei o TRC. Talvez este arquivo seja importante para a dica funcionar. Vou voltar com o arquivo para o local, para ver se resolve.
A única coisa que não deu certo foi o backup. Copiei o arquivo que você sugeriu (currente.gpx) com outro nome e depois voltei com ele, mas os locais salvos não aparecem mais. Também havia feito um backup com o Basecamp, mas de novo não apareceram os locais salvos.
Quanto ao backup era recomendação do site da Garmin, mas por via das dúvidas é melhor utilizar o Basecamp ou Mapsource. Creio que o arquivo de radar nao tenha muito a ver. Já aconteceu algo parecido comigo, isto é, o alerta nao funcionava e eu nao conseguia salvar as alterações de velocidade da via, mas depois de algum tempo tudo voltou ao normal, sem eu saber exatamente a causa, mas parece ser o mapa escolhido (sempre habilite apenas UM mapa por vez).
Observe que o alerta funciona com o City Navigator e o Autoguia, mas NÃO FUNCIONA COM O TRACKSOURCE. Primeiro porque é um recurso inerente à estrutura do mapa, que pode ter ou não a velocidade máxima da via. Caso nao tenha basta inserir e salvar, mas somente o City Navigator e Autoguia permitem isso, porque ambos utilizaram o mesmo compilador oficial da Garmin, que nao é o caso do Tracksource. De qualquer forma, pelo menos o recurso de mostrar o nome das vias aparece com todos os mapas. Leia todos os posts do tópico que tem questões e soluções q podem ser úteis..



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”