Garmin GPSMAP 60Cx e GPSMAP 60CSx

Espaço para fazermos avaliações técnicas sobre modelos de GPS.
Mensagem
Autor
nqnnospam

Garmin GPSMAP 60Cx e GPSMAP 60CSx

#1 Mensagem por nqnnospam »

Primeiro, acho importante dizer que já tive os seguintes modelos, na ordem: GPSMAP 76S, GPSMAP 60CS e, agora um GPSMAP 60CSx. Também já vi um GPSMAP 276C funcionando (muito bom, mesmo!).

Os modelos 60Cx e 60CSx são os mais indicados para usos múltiplos não específicos:

- veicular terrestre (carro, motos, bicicletas, etc.), pois suportam mapas, têm tela colorida, aceitam antena externa e a interface gráfica é rápida.
- não veicular terrestre (caminhadas, escaladas, etc.), pois são portáteis, a prova d'água, possuem boa autonomia, e funcionam com pilhas comuns.

Não são recomendados para outros aplicações específicas (náutico, aviação).

O modelo CSx possui a bússola eletrônica e o altímetro barométrico. A bússola do CSx funciona mesmo que o GPS esteja parado ou não esteja captando satélites (obviamente a do Cx não funciona nestas condições). O altímetro barométrico melhora a precisão e a exatidão na medida de altitude do GPS.

Características:

1) Recepção

Começando pela recepção, o ponto mais forte dos novos modelos da linha GPSMap X-treme (que utilizam o moderno chipset SirfStarIII). Falar que o 60CSx tem uma recepção boa é pouco. O 60CSx tem uma recepção "x-tremamente" melhor que os modelos anteriores da linha GPSMAP. Tão melhor que chega a ser covardia comparar a nova linha GPSMAP x-treme com os modelos anteriores da linha GPSMAP ou eTrex.

Pode-se avaliar a melhora na qualidade da recepção, sabendo que é possível usar com facilidade o 60CSx dentro de um ônibus por exemplo. Fiz vários testes com ele. No primeiro, estava num ônibus intermunicipal na Argentina. Ele pegava uma dezena de satélites, inclusive através do teto do ônibus. Com o 60CS ou 76S isto era impossível. É impressionante:

Imagem

Vão dizer "estava próxima à janela". De fato, os satélites vistos através da janela (2,4, 24, 28 e 17) são os que têm sinal mais forte. Mas e os outros, principalmente o 9, 26 e 29? Pegando através do teto metálico do ônibus? Só SirfStarIII mesmo ...

Ainda no aspecto da recepção, fiz uma viagem Campinas - Rio de Janeiro de Cometão. Levei o 60CSx ligado, dentro duma "pochete" na cintura. Ele não perdeu o sinal em nenhum momento, nem na parte de serra, onde tem aqueles paredões. Vou ver se consigo postar o tracklog aqui, para quem quiser comparar com o TE. Também levei ele ligado, dentro da mochila, na linha 2011 aqui no Rio de Janeiro (Term. Rod. Novo Rio até o Leme). A qualidade da recepção cai bastante em relação ao experimento no Cometão, mas ainda é bem melhor do que o antigo GPSMAP 60CS.

Também testei com antena externa dentro do carro. Novamente, é covardia:

Imagem

Nem esperei ele pegar todos os satélites para tirar a foto...

2) Novo recurso de alerta de velocidade e proximadade

Os novos modelos da linha GPSMap x-treme tem um recurso muito interessante. Além dos alertas de proximidade para POIs/Waypoints já disponíveis nos modelos anteriores, há um novo tipo de alerta de proximidade de POIs/Waypoints. Além de suportar um número muito maior de pontos (1000 pelo menos, já testei), ele permite avisar quando nos aproximamos do POI/Waypoint com uma velocidade maior que um limite, definido na criação do alerta. Recurso muito interessante para alertar sobre sensores de velocidade ...

Para utilizar estes novos alertas de proximidades disponíveis nos modelos GPSMap só na linha X, é necessário utlizar o programa "GARMIN POI Loader":

http://www.garmin.com/products/poiloader/

3) Velocidade de processamento

Apesar de parecer igual ao seu irmão mais velho, o 60CSx é muito mais rápido no processamento dos mapas. É possível mover o mapa na tela com muito mais facilidade, o mapa é atualizado mais rapidamente. Inclusive, o ponteiro que indica a posição continua se movendo enquanto o mapa é atualizado, ou se está no modo "panning"! As informações sobre a entidade sobre o cursor também surgem na tela mais rapidamente.

4) Cartão de memória:

Os modelos da linha x-treme agora vêm com cartão de memória micro-SD (antes chamado de "transflash"). É um cartão bem pequeno, quase do tamanho de um selo (menor até!). O cartão fica num slot parecido com o usado para os chips de telefone celular (em vermelho na foto abaixo), no compartimento de pilhas, sob as mesmas. Notar que o compartimento de pilhas é selado com dois anéis de borracha (amarelo), para evitar entrada de água:

Imagem

Desculpem pela foto. Foi tirada com o celular.

O mais interessante é que, desde a atualização do firmware 2.62 Beta, é possível gravar o tracklog simultaneamente no cartão de memória, como arquivos GPX (o GPS grava um arquivo por dia). Gravando deste jeito, o tracklog não é truncado, é o número máximo de pontos passa a ser limitado somente pelo tamanho do cartão. Mesmo com o tracklog cheio, o GPS continua gravando os pontos no cartão. Naturalmente, é preciso ativar o registro em cartão no menu apropriado (Datacard Setup):

Imagem

Na imagem acima o registro em cartão está ativado ("Log Track Data do datacard").

Conforme mostrado na figura acima, o GPS grava um arquivo GPX por dia.

Para ler os arquivo basta passar o GPS para o modo "Dispositivo de armazenamento USB" (disponível a partir da atualização de firmware 2.71), na tela de "Interface Setup".

5) Considerações finais:

A única desvantagem do 60CSx é o fato dele não ter o despertador (despertador mesmo, que você programa para tocar numa hora qualquer), que eu usava muito no 60CS. Contudo, é uma desvantagem muito pequena, se comparada com as vantagens desse modelo em relação aos outros.

Estou muito contente com a minha aquisição ... :D

Se você precisa de um GPS portátil, que possa ser usado em veículos ou na mão, então recomendo fortemente o GPSMap 60CSx, ou seu irmão mais simples, o GPSMAP 60Cx .

Por fim, vale lembrar, que os novos eTrex da linha x-treme NÃO TÊM o SirfStarIII, o que é realmente uma pena. Para mim, o ponto mais forte da nova linha GPSMAP x-treme é justamente o fato de ter o SirfStarIII.
Editado pela última vez por nqnnospam em 16 Dez 2006, 11:40, em um total de 16 vezes.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Igor
Contato:

#2 Mensagem por Igor »

E onde se coloca o cartão de memória?

Dá prá postar uma fotinho???

Me agradou bastante o que li, já pensei, até em adquirir um, em função da sensibilidade, mas uma grande preocupação é quanto ao cartão de memória.
Me parece um item bastante frágil.

͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

LF

#3 Mensagem por LF »

Estou muito satisfeito com o GPSMap 60CSx.
Sua recepção é algo de espetacular! Após encontrar os satélites, você pode entrar em edifícios com 2 ou 3 lajes de concreto sobre a cabeça, com outros prédios ao lado, e mesmo assim ele achará satélites desde a linha do horizonte até o topo de sua cabeça. Em movimento é muito fácil ele chegar à precisão de +/- 3 metros.
Só numa coisa eu achei que ele é pior que meu outro GPS - um eTrex Vista: quando você está traçando trilhas. No Vista, quando você "desliga" e "liga" novamente a gravação de trilhas, elas ficam registradas com cores distintas, facilitando bastante o reconhecimento de, por exemplo, quando uma trilha muda do asfalto para terra e vice-versa.
já no 60CSx, mesmo que você troque a cor da trilha, ela ficará só com a última cor, e emendará com uma linha reta o final de um trecho com o início do trecho seguinte - mesmo que você tenha esteja em outro dia e em outra cidade.
No resto, ele tem muito mais recurso que o Vista e é Também muito mais rápido na atualização das telas. você pode usá-lo em velocidade que o mapa acompanha.
Abraços,
Luís Fernando Peira Ruffino[/u]

Atenciosamente,
Luí­s Fernando P. Ruffino - Jundiaí­ - SP

nqnnospam

#4 Mensagem por nqnnospam »

Igor escreveu:E onde se coloca o cartão de memória?

Me agradou bastante o que li, já pensei, até em adquirir um, em função da sensibilidade, mas uma grande preocupação é quanto ao cartão de memória.
O cartão de memória fica no compartimento das pilhas, sob as pilhas. É minúsculo. você já viu chip de celular GSM? É mais ou menos do mesmo tamanho, e usa o mesmo sistema de encaixe.

O compartimento das pilhas Também a prova d'água.

Vou por umas fotos mais tarde.

[]'s Sérgio Barroso

nqnnospam

#5 Mensagem por nqnnospam »

Igor escreveu:E onde se coloca o cartão de memória?

Coloquei a foto, apesar de não estar muito boa. Estou sem minha máquina digital, por isso tirei a foto com o celular :( .

[]'s Sérgio Barroso

Valadao

#6 Mensagem por Valadao »

Talvez seja uma pergunta meio boba, mas quais São as diferenças entre o GPSMAP 60CSx e o GPSMAP 60Cx

Mauricio Valadão
Baiano morando em Aracaju
Finalmente perto de casa :)

nqnnospam

#7 Mensagem por nqnnospam »

Talvez seja uma resposta meio boba, as mesmas entre o 60CS e o 60C:

- Bússola eletrônica
- Áltimetro barométrico

Editado pela Moderação
não faz sentido fazer o quote da mensagem imediatamente acima.
Isso até atrapalha a leitura.
Quote apagado.
Agradeçemos a colaboração.

[]'s Sérgio Barroso

Igor
Contato:

#8 Mensagem por Igor »

Sérgio, obrigado pelas fotos e informações extra sobre o cartão de memória!

͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

OMEGAred

#9 Mensagem por OMEGAred »

mais alguma informação sobre as trilhas, rotas e pontos salvos no cartão? queria saber se ele salva todas as informações ou faz alguma alteração antes, limite de pontos por trilha, etc

Rino 520HCx - entrou água
Oregon 300 - v3.30

nqnnospam

#10 Mensagem por nqnnospam »

Nada ainda. Estou esperando chegar meu leitor de cartão microSD para descobrir.

A única informação certa é que é possível salvar o tracklog no cartão, mas além disso as informações São contraditórias.

Editado pela Moderação
Quote apagado.

[]'s Sérgio Barroso

nqnnospam

#11 Mensagem por nqnnospam »

Atualizei o review com mais informações sobre o uso do cartão de memória.

[]'s Sérgio Barroso

jbosco

#12 Mensagem por jbosco »

Sérgio,
Eu sou Também um feliz proprietário do 60CSx, não tão feliz com a capacidade de memória de tracklogs. graças ao seu review percebi que nem tudo está perdido :D
Tenho o leitor de miniSD e segundo a informação que você postou, basta um pequeno adaptador do microSD para a leitura no slot do miniSD. você tem idéia de como eu consigo isso aqui no Brasil, já que não temos Radio Shack(s)?

nqnnospam

#13 Mensagem por nqnnospam »

Um amigo meu está nos EUA agora. já procurou muito o adaptador e não encontrou. Ele só é vendido junto com um cartão microSD (ou transflash). Outra opção é comprar um leitor de microSD.

Editado pela Moderação
Quote apagado.

[]'s Sérgio Barroso

jbosco

Leitura de tracklogs armazenados no cartão

#14 Mensagem por jbosco »

Bom eu acabo de instalar a atualização beta versao 2.71 do software para o 60CSx, disponível desde 12 de maio, e ela agora trás a opção do modo "USB mass storage" como interface. Isso significa que podemos ver o conteúdo da memória microSD como veríamos os arquivos de um pendrive normal, lendo, gravando e apagando arquivos na memória do 60CSx, sem precisar remover o cartão de memória e ter que usar adaptadores ou outro tipo de suporte.
A dúvida que pairava no review muito bem feito pelo Sérgio era qual é a capacidade disponível para guardar tracklogs no cartão. não sei responder exatamente essa dúvida, mas tenho alguns números para lançar alguma luz nesta questão.
Primeira coisa, esta área é proporcional ao tamanho da mémoria livre. Isso porque recarreguei meus mapas mantendo dois tracklogs gravados no cartão, e como carreguei um número menor de mapas a indicação de uso da área de tracklogs baixou. Os números São os seguintes: com 2 tracklogs totalizando 1,52 Mb a indicação da barra de uso de área no cartão é de 27%. Os mapas que tenho ocupam 14,6 Mb e tenho o cartão de 64Mb original que na verdade correspondem a 59,4Mb de capacidade total. Supondo a indicação da barra de ocupação confiável, eu disponho de 5,6Mb de capacidade total para tracklogs. A área livre no cartão é 59,4-14,6Mb = 44,8Mb o que significa que posso ocupar somente 12,5% do espaço livre. Porque será que a Garmin reserva tão pouco da memória para os tracklogs? será que o resto é usado para os cálculos e dados de navegação? será que se eu passar a ter um cartão de 128Mb eu terei 5,6Mb que tenho agora + 64Mb extras? Perguntas que não tenho respostas, será que alguém tem?

Wallace
Contato:

#15 Mensagem por Wallace »

Quantos pontos tem estes seus tracks, cada um separadamente?
E quantos tracks salvos o GPS permite normalmente?

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

nqnnospam

Re: Leitura de tracklogs armazenados no cartão

#16 Mensagem por nqnnospam »

jbosco escreveu:Bom eu acabo de instalar a atualização beta versao 2.71 do software para o 60CSx, disponível desde 12 de maio, e ela agora trás a opção do modo "USB mass storage" como interface. Isso significa que podemos ver o conteúdo da memória microSD como veríamos os arquivos de um pendrive normal, lendo, gravando e apagando arquivos na memória do 60CSx, sem precisar remover o cartão de memória e ter que usar adaptadores ou outro tipo de suporte.
A dúvida que pairava no review muito bem feito pelo Sérgio era qual é a capacidade disponível para guardar tracklogs no cartão. não sei responder exatamente essa dúvida, mas tenho alguns números para lançar alguma luz nesta questão.
Primeira coisa, esta área é proporcional ao tamanho da mémoria livre. Isso porque recarreguei meus mapas mantendo dois tracklogs gravados no cartão, e como carreguei um número menor de mapas a indicação de uso da área de tracklogs baixou. Os números São os seguintes: com 2 tracklogs totalizando 1,52 Mb a indicação da barra de uso de área no cartão é de 27%. Os mapas que tenho ocupam 14,6 Mb e tenho o cartão de 64Mb original que na verdade correspondem a 59,4Mb de capacidade total. Supondo a indicação da barra de ocupação confiável, eu disponho de 5,6Mb de capacidade total para tracklogs. A área livre no cartão é 59,4-14,6Mb = 44,8Mb o que significa que posso ocupar somente 12,5% do espaço livre. Porque será que a Garmin reserva tão pouco da memória para os tracklogs? será que o resto é usado para os cálculos e dados de navegação? será que se eu passar a ter um cartão de 128Mb eu terei 5,6Mb que tenho agora + 64Mb extras? Perguntas que não tenho respostas, será que alguém tem?
Acho que na verdade é

% usada = 100 * (memória usada pelos mapas + memória usada pelos tracks) / memória total

% usada = 100 * (14.6 + 1.52) / 59.4 = 100 * 16.12 / 59.4 = 27.1% ~ 27%

que bate com os 27% indicados pelo GPS no seu caso.

[]'s Sérgio Barroso

nqnnospam

#17 Mensagem por nqnnospam »

Wallace escreveu: E quantos tracks salvos o GPS permite normalmente?
Na tela de Tracks normal (igual a do 60CS):

Imagem

Aparecem as 20 posições normais. Mas se você for no Setup:

Imagem

Aparece a opção "Data Card Setup", e entrando nela:

Imagem

Aparece a lista de "Data Card Tracks" (no meu está vazia) e a indicação de memória utilizada que o jbosco citou. (Estas opções não estão indicadas na versão do manual que eu recebi, pois foram criadas depois da impressão do manual. Talvez as versões mais novas do manual documente isso tudo.)

Quando "Log Track To Data Card" está marcada, o GPS, ao mesmo tempo em que registra o tracklog na memória, vai copiando-o no cartão, e continua copiando mesmo que a memória de tracklog fique cheia. A opção "Wrap When Full" não influencia o registro no cartão. Notar também que não é feita nenhuma modificação nos pontos, ao contrário do que ocorre quando se grava o tracklog numa das 20 memórias de trilhas. Ou seja, registrando no cartão, não se perde nenhum detalhe do tracklog.

No registro em cartão, não existe limite para o número de pontos. O único limite é o tamanho do cartão. O GPS vai gravando os pontos em arquivos .gpx, um arquivo por dia (os arquivos tem a data no nome, ver a imagem postada mais abaixo pelo zebio_cwb), que depois devem ser acessados usando o modo USB Storage do 60CSx.

A única limitação do registro em cartão, é a impossibilidade de visualizá-lo na tela do GPS imediatamente. Para isso é necessário passar os arquivos .gpx para o PC primeiro, para então enviar os dados para o GPS novamente, como trilhas, tracklog, rotas ou um mapa criado pelo usuário.
Editado pela última vez por nqnnospam em 23 Jul 2006, 13:30, em um total de 1 vez.

[]'s Sérgio Barroso

zebio_cwb

número de tracks...

#18 Mensagem por zebio_cwb »

Olá a todos...

No meu 60CSx, o GPS grava na memória interna igual meu antigo 60CS, e Também grava no cartão (grava em ambos ao mesmo tempo), sendo um track para cada dia de uso... Hoje por exemplo, nesta tela que o Sérgio postou (a última) tem seguinte lista:
20060513.gpx
20060515.gpx
20060516.gpx
20060518.gpx
20060520.gpx
20060521.gpx
20060524.gpx
Aqui vai uma imagem de um "review" que mostra os tracks salvos pelo GPS de quem escreveu o review (o link está abaixo):
Imagem

quem quiser ler dois reviews bem interessantes sobre este GPS:
http://gpsinformation.org/penrod/g60csx/60csx.html e
http://patrick-roeder.de/reviews/garmin ... _60CSx.htm

Agora, com esta nova Versão beta 2.71, para "recuperar" no computador os tracks do cartão, basta ativar o "USB Mass Storage" e baixar os arquivos xxxxxxxx.gpx ... que o GTM e o Mapsource abrem sem problemas...

Comparando o track ativo da memoria do GPS com o track salvo no cartão, eles São "quase" iguais... As diferenças:

*Na memória do GPS, os tracks tem nomes: ACTIVE LOG, ACTIVE LOG 001, ACTIVE LOG 002, etc, e podem ter mais de "um dia" de comprimento...
*No track salvo no cartão: cada arquivo .gpx corresponde à um dia, sendo a nomenclatura: AAAAMMDD.gpx , devido a isto, se o track ativo na memoria do GPS passar da meia noite, ele "corta" e joga no gpx do dia seguinte... Cada arquivo .gpx, tem os tracks ACTIVE LOG163945, ACTIVE LOG182535, etc... Sendo a nomenclatura: HHMMSS (ex: nos dois exemplos anteriores: 16h 39m 45s e 18h 25m 35s) que começa o registro do track.

Quanto a limites: tudo que achei até agora diz que o registro dos tracks no cartão só dependem do espaço disponível no cartão... mas ainda não cheguei nem perto dos 100% pra poder afirmar... Isso mesmo o gps gerando uns arquivos .gpx relativamente grandes, como 500 ou 600 kb em alguns dias (dias que viajei uns 600km+-)....

te+

Henri

jbosco

Re: Leitura de tracklogs armazenados no cartão

#19 Mensagem por jbosco »

nqnnospam escreveu: Acho que na verdade é

% usada = 100 * (memória usada pelos mapas + memória usada pelos tracks) / memória total

% usada = 100 * (14.6 + 1.52) / 59.4 = 100 * 16.12 / 59.4 = 27.1% ~ 27%

que bate com os 27% indicados pelo GPS no seu caso.
Perfeito essa conta faz mais sentido. Significa que toda a área não utilizada pelos mapas é útil para salvar tracklogs, e o método parece ser diário "sem limites" como diz o Henri. Parece bom!

stanleyid

Re: GPSMAP 60CSx

#20 Mensagem por stanleyid »

2) Novo recurso de alerta de velocidade e proximadade

Os novos modelos da linha GPSMap x-treme tem um recurso muito interessante. Além dos alertas de proximidade para POIs/Waypoints já disponíveis nos modelos anteriores, há um novo tipo de alerta de proximidade de POIs/Waypoints. Além de suportar um número muito maior de pontos (1000 pelo menos, já testei), ele permite avisar quando nos aproximamos do POI/Waypoint com uma velocidade maior que um limite, definido na criação do alerta. Recurso muito interessante para alertar sobre sensores de velocidade ...

Depois que eu li esse REVIEW. Fiquei mais motivado a comprar o 60csx. Estava testando esse recurso de aproximação com alerta dos waypoints e ele só permitiu alertar 10. Sabe como eu poço conseguir um alerta maior para esses Waypoints?

60scx

nqnnospam

Re: GPSMAP 60CSx

#21 Mensagem por nqnnospam »

Procure no fórum por "POI Loader". Com este programa gratuito da Garmin é possível transferir muito mais de 10 alertas.

Editado pela Moderação
Quote apagado.

[]'s Sérgio Barroso

stanleyid

#22 Mensagem por stanleyid »

Sérgio Barroso,
obrigado mesmo, deu certo!!!!!! :D
Agora eu queria saber um detalhe, se vc conhece como alterar o som de alerta. No Menu dos alteração tones não mostra essa opção.

60scx

nqnnospam

60 CS x 60CSx

#23 Mensagem por nqnnospam »

stanleyid escreveu:Muitos vendedores estão tentando empurrar o 60CS alegando que unica diferença é o slot para cartão. Bem tem um chip que justifica o x do 60CSx o SiRFstarIII.
E nesse site abaixo, teve um cara que fez um super review sobre os dois vale a pena conferir.
Quem esta com dúvida se var gastar um pouco mais ou não, veja esse review, que compreenderá o motivo da diferença, que não é só o slot para cartão, aliás, já é um super motivo, para expansão de memória e transporte até de outros arquivos.

60CS vs. 60CSx
http://patrick-roeder.de/reviews/garmin ... _60CSx.htm

[]'s Sérgio Barroso

marciorahal

#24 Mensagem por marciorahal »

Pessoal, seguindo conselhos do pessoal, fiz hoje o pedido do MAP60Cx, acredito que em dois dias esteja com ele. Agora preciso achar umas dicas sobre GPS, pois sou leigo no assunto :)
será que alguém poderia me ajudar?

Abraços

Márcio Rahal
Campo Grande - MS

nqnnospam

#25 Mensagem por nqnnospam »

Aqui nos fóruns há várias dicas sobre os mais diversos assuntos. Pode-se aprender muito lendo as mensagens antigas, que, na medida do possível, estão organizadas de acordo com assunto. Use a ferramenta "Pesquisar".

Antes de abrir um novo tópico para alguma dúvida, verifique se já não há algum tópico relacionado. Prefira sempre colocar sua dúvida num tópico relacionado à ela. É mais fácil separar um tópico em vários do que juntar vários em um.

Grato pela colaboração.

[]'s Sérgio Barroso

rpfernan
Contato:

#26 Mensagem por rpfernan »

Prezado Luis Fernando, tenho interesse em comprar um GPSMap 60 CSX principalmente para uso em automóvel. não o conheço fisicamente e gostaria de saber se é boa a visualização tanto no que diz respeito a reflexo, tamanho da tela e definições possibilitando que eu obtenha algumas informações enquanto trafego.

Obrigado
Roberto
http://www.fernandesconsultores.com.br

LF escreveu:Estou muito satisfeito com o GPSMap 60CSx.
Sua recepção é algo de espetacular! Após encontrar os satélites, você pode entrar em edifícios com 2 ou 3 lajes de concreto sobre a cabeça, com outros prédios ao lado, e mesmo assim ele achará satélites desde a linha do horizonte até o topo de sua cabeça. Em movimento é muito fácil ele chegar à precisão de +/- 3 metros.
Só numa coisa eu achei que ele é pior que meu outro GPS - um eTrex Vista: quando você está traçando trilhas. No Vista, quando você "desliga" e "liga" novamente a gravação de trilhas, elas ficam registradas com cores distintas, facilitando bastante o reconhecimento de, por exemplo, quando uma trilha muda do asfalto para terra e vice-versa.
já no 60CSx, mesmo que você troque a cor da trilha, ela ficará só com a última cor, e emendará com uma linha reta o final de um trecho com o início do trecho seguinte - mesmo que você tenha esteja em outro dia e em outra cidade.
No resto, ele tem muito mais recurso que o Vista e é Também muito mais rápido na atualização das telas. você pode usá-lo em velocidade que o mapa acompanha.
Abraços,

Roberto P. Fernandes

rpfernan
Contato:

#27 Mensagem por rpfernan »

Márcio estou interessado em comprar um MAP60CSX. você poderia me informar a loja onde comprou?

Roberto
http://www.fernandesconsultores.com.br

marciorahal escreveu:Pessoal, seguindo conselhos do pessoal, fiz hoje o pedido do MAP60Cx, acredito que em dois dias esteja com ele. Agora preciso achar umas dicas sobre GPS, pois sou leigo no assunto :)
será que alguém poderia me ajudar?

Abraços

Roberto P. Fernandes

Wallace
Contato:

#28 Mensagem por Wallace »

E bom, mas o 276C é bem melhor, principalemente por ter a tela do dobro do tamanho.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Yuri Walter

porque não náutico?

#29 Mensagem por Yuri Walter »

Fiquei com uma dúvida do primeiro post.

Porque esse GPS Map 60 ... não é recomendado para uso náutico?

Procuro por um GPS para usar em trilhas e com meu JPX (off-road).
De barco pretendo chegar aos pontos certos e, no caso de uma
emergência, navegar com pouca visibilidade (a noite ou com chuvas, por
exemplo). Aqui seria legal saber pontos de parcéis, lajes, ilhas, com
boa precisão. Por outro lado, não faço questão de localizar peixes,
cardumes, etc.

Ele atende a estes requisitos?

Abraços, e grato pelas respostas!

Yuri

Localize!

nqnnospam

Re: porque não náutico?

#30 Mensagem por nqnnospam »

Yuri Walter escreveu:Fiquei com uma dúvida do primeiro post.

Porque esse GPS Map 60 ... não é recomendado para uso náutico?
Porque ele não bóia. Quem bóia São os "primos" dele, o GPSMap 76CSx e o 76Cx. Imagino que, para uso náutico, um GPS que bóia seja mais apropriado.

Notar que todos eles São "water-proof"
Yuri Walter escreveu: Ele atende a estes requisitos?
Yuri
Fora a questão de não boiar, atende sim.

[]'s Sérgio Barroso

Yuri Walter

obrigado!

#31 Mensagem por Yuri Walter »

Obrigado, Sérgio!

Mantendo-o dentro do barco, então, sem problemas! :D

Abraços,

Yuri

Localize!

andreluizsa

#32 Mensagem por andreluizsa »

Bom dia! Existe alguma maneira de desligar o altímetro barométrico e trabalhar só com os satélites no GPSMap 60CSx?? vou viajar de avião e acho q o altímetro n vai funcionar corretamente devido à pressão interna do avião.
Desde já Obrigado

André Luiz Sá Araújo
GPSMap 60SCx
Araguari-MG

Wallace
Contato:

#33 Mensagem por Wallace »

não, é por isso que recomendo os sem S para quem não precisa.
Pois ao contrario que muitos acham o 60CSx não é superior ao 60Cx, mas sim um equipamento com vantagens e desvantagens (como essa).

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Haigh

#34 Mensagem por Haigh »

Fiz a mesma pergunta no forum abaixo e tive a mesma resposta. Só dá pra ver a altitude instantânea medida via satélite na página de satélites.

veja em:
http://www.portalgps.com.br/forum/viewtopic.php?t=80

Robert Haigh

It´s a WIKI world..... collaborate!

andreluizsa

#35 Mensagem por andreluizsa »

Obrigado!! Bom.. hehe se pelo menos deixarem eu ligar o GPS já está bom né hehehe... mas valee pelas respostas!!

André Luiz Sá Araújo
GPSMap 60SCx
Araguari-MG

Valadao

Acurácia no 60CSx

#36 Mensagem por Valadao »

não sei se este e o local correto para postar isso ou se o assunto merece um tópico específico.

No meu trabalho existe uma equipe que materializa no campo pontos apartir de coordenadas usando GPS Geodésico, não sei qual o nível de precisão destes aparelhos ou se o procedimento da equipe esta correto, afinal estes equipamentos exigem um certo tempo estacionado para funcionar devidamente, mas em tese a acurácia é de apenas alguns centimetros.

Bem, uma vez materializados os pontos fui com meu 60csx e verifiquei a acurácia.

Era campo aberto, o ceu estava claro, e o erro declarado do 60csx (Accuracy) estava variando entre 3 e 4 metros.

Dei um "Go To" para os pontos, coloquei o GPS exatamente no ponto e verifiquei a distância "to destination", em tese esta distância seria a acurácia. Confere?

Verifiquei 6 pontos, em 5 a diferença foi de 7 metros, no outro a diferença foi 8 metros.

Farei outras verificações deste tipo, mas o que me entrigou foi o fato de todos os pontos mostrarem praticamente o mesmo erro, em torno de 7 metros.

será que existe algum erro sistemático por parte de quem locou os pontos?
não seria esperado uma acurácia melhor, uma vez que o erro era de 3 a 4 metros?

:shock:

:?: :?:

Mauricio Valadão

nqnnospam

Re: Acurácia no 60CSx

#37 Mensagem por nqnnospam »

Valadao escreveu:não sei se este e o local correto para postar isso ou se o assunto merece um tópico específico.

No meu trabalho existe uma equipe que materializa no campo pontos apartir de coordenadas usando GPS Geodésico, não sei qual o nível de precisão destes aparelhos ou se o procedimento da equipe esta correto, afinal estes equipamentos exigem um certo tempo estacionado para funcionar devidamente, mas em tese a acurácia é de apenas alguns centimetros.

Bem, uma vez materializados os pontos fui com meu 60csx e verifiquei a acurácia.

Era campo aberto, o ceu estava claro, e o erro declarado do 60csx (Accuracy) estava variando entre 3 e 4 metros.

Dei um "Go To" para os pontos, coloquei o GPS exatamente no ponto e verifiquei a distância "to destination", em tese esta distância seria a acurácia. Confere?

Verifiquei 6 pontos, em 5 a diferença foi de 7 metros, no outro a diferença foi 8 metros.

Farei outras verificações deste tipo, mas o que me entrigou foi o fato de todos os pontos mostrarem praticamente o mesmo erro, em torno de 7 metros.

Para mim é consistente. Primeiro, esta indicação de erro do GPS é chamada de accuracy em Ínglês, e precisão em Português. Isto só já dá muito pano para manga, por que São duas coisas diferentes. Eu diria que esta indicação está mais para precisão do que para acurácia, mas enfim.

Além disso existe a questão do intervalo de confiança. não se sabe qual intervalo de confiança está associado com a indicação de erro que aparece na tela do GPS. No manual aparece sempre "<15m 95%", logo 7 metros está na faixa.

Além disso, existe um limite para a acurácia de um GPS de navegação, determinado por fatores externos que os códigos internos de cálculo não tem como compensar totalmente. Este limite é da ordem é de 5 metros.

Por isso que GPS geodésicos São tão caros...

[]'s Sérgio Barroso

Valadao

#38 Mensagem por Valadao »

nqnnospam escreveu:
Valadao escreveu:não sei se este e o local correto para postar isso ou se o assunto merece um tópico específico.

Para mim é consistente. Primeiro, esta indicação de erro do GPS é chamada de accuracy em Ínglês, e precisão em Português. Isto só já dá muito pano para manga, por que São duas coisas diferentes. Eu diria que esta indicação está mais para precisão do que para acurácia, mas enfim.

Além disso existe a questão do intervalo de confiança. não se sabe qual intervalo de confiança está associado com a indicação de erro que aparece na tela do GPS. No manual aparece sempre "<15m 95%", logo 7 metros está na faixa.

Além disso, existe um limite para a acurácia de um GPS de navegação, determinado por fatores externos que os códigos internos de cálculo não tem como compensar totalmente. Este limite é da ordem é de 5 metros.

Por isso que GPS geodésicos São tão caros...
Desculpe, não me fiz entender:

Concordo com tudo que voce disse e estou bastante satisfeito com uma precisão de 7 metros. A única coisa que me surpreendeu foi todos os pontos cravarem exatamente no mesmo erro. não é muita coicidência não??

Ou talvez eu esteja procurando chifre em cabeça de cavalo... rsss

Mauricio Valadão

nqnnospam

#39 Mensagem por nqnnospam »

Valadao escreveu: A única coisa que me surpreendeu foi todos os pontos cravarem exatamente no mesmo erro. não é muita coicidência não??
você fez as medidas todas mais ou menos no mesmo local e hora? Se foi, faz sentido o desvio ser semelhante.

[]'s Sérgio Barroso

Valadao

#40 Mensagem por Valadao »

nqnnospam escreveu:
Valadao escreveu: A única coisa que me surpreendeu foi todos os pontos cravarem exatamente no mesmo erro. não é muita coicidência não??
você fez as medidas todas mais ou menos no mesmo local e hora? Se foi, faz sentido o desvio ser semelhante.
Tem razão Sergio, agora encontrei um sentido, as medidasforam relativamente proximas em termos de local e hora.

Bem, assim que fizer tomarei outras medidas e comento aqui.

Mauricio Valadão

Valadao

#41 Mensagem por Valadao »

Esqueçam tudo que eu falei antes!!

Procurei confirmar, como os pontos tinham sido derminados inicialmente. Descobri que não tinha sido utilizado o GPS Geodésico.

Foi utilizado o procedimento tradicional, ou seja, partindo de um ponto de coordenada conhecida, e utilizando teodolitos (acurácia de milimetro) chega-se a coordenada procurada, que São os pontos que usei como referencia para checar a exatidão do 60CSx.

Porem, fui informado que existe um erro na determinação das coordenadas dos tais pontos de partida. Adivinhem de quanto?!?!?!?!

Exatos 7,80 m !!!! :D :D :D :D

Ou seja, como meu erro ficou na maioria dos casos em 7 metros e em um ponto de 8 metros a acurácia do 60CSx VARIOU DE 20 A 80 CENTIMETROS. MENOS DE UM METRO!!!!! :D :D :D

Estamos falando de Brasil, sem o auxilido de SAAS!!
Isso é fantástico! :D

Valadao escreveu:
nqnnospam escreveu:
Tem razão Sergio, agora encontrei um sentido, as medidasforam relativamente proximas em termos de local e hora.

Bem, assim que fizer tomarei outras medidas e comento aqui.

Mauricio Valadão

Wallace
Contato:

#42 Mensagem por Wallace »

Acho que não é assim que se calcula.
Imagina que o erro de medida deles é de 7 metros.
Ai pode acontecer do seu GPS ter um erro de 8 metros para a mesma posição do erro da medida.
Pela sua conta voce acharia que seu GPS tem um erro de 1 metro quando tem de 8.
Se fosse um erro de 9 metros para o lado oposto não seria um erro de 16 metros, mas 9.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

almocafre2006

#43 Mensagem por almocafre2006 »

Desculpem se estou escrevendo algo que já foi postado pois não lí todos os comentários. Uso o cartão de memória no 76CSx há algum tempo. Voce tem que habilitar o GPS para que faça um espelho do que é gravado. Com isso todas as trilhas que o GPS grava São passadas para o cartão. Cada dia gera um arquivo com a data sendo o nome do arquivo. Este arquivo diario não tem limite de pontos. Se voce colocar 1s de tempo para sinal, irá gerar naquele dia 60 x 60 x 24 pontos. Só vai para o cartão se estiver ativado o espelhamento. Se voce deixar gravar até 100% dos pontos permitidos pelo GPS na memoria de trabalho, voce não mais terá o espelhamento. Baixando o último firmware do aparelho voce tem a possibilidade de mostar na tela do PC ou LapTop os arquivos do cartão. não é aínda possivel retornar o arquivo para o GPS. Serve apenas para guardar e baixar no PC. Voce cuida quando chegar a 90% de memoria do GPS, limpa a memoria de trabalho e começa novamente do zero. Lá no cartão continua normalmente sem perder nada. Voce pode rodar gravando o dia inteiro sem ter que salvar a trilha no GPS e com isso perder qualidade. Eu já gravei 50 dias com aproximadamente 300km por dia e a memoria do cartão estava tranquila. Claro que o ideal é à cada trinta dias hogar estes arquivos em uma pasta do PC. Aí voce limpa o cartão e começa tudo denovo.
Espero ter acrescentado algo ao forum. abração, Ricardo

Valadao

#44 Mensagem por Valadao »

rssss....

Na empolgação, esqueci deste raciocinio óbvio. :oops:

Da proxima vez que tiver uma chance anotarei as duas coordenadas para comparar. Mas pelo fato dos números coicidirem em 100% dos casos, tou "apostando" que a acurácia vai dar excelente. :D Quem paga praver?? :?:
Wallace escreveu:Acho que não é assim que se calcula.
Imagina que o erro de medida deles é de 7 metros.
Ai pode acontecer do seu GPS ter um erro de 8 metros para a mesma posição do erro da medida.
Pela sua conta voce acharia que seu GPS tem um erro de 1 metro quando tem de 8.
Se fosse um erro de 9 metros para o lado oposto não seria um erro de 16 metros, mas 9.

Mauricio Valadão

Valadao

#45 Mensagem por Valadao »

almocafre2006 escreveu:Desculpem se estou escrevendo algo que já foi postado pois não lí todos os comentários. Uso o cartão de memória no 76CSx há algum tempo. Voce tem que habilitar o GPS para que faça um espelho do que é gravado. Com isso todas as trilhas que o GPS grava São passadas para o cartão. Cada dia gera um arquivo com a data sendo o nome do arquivo. Este arquivo diario não tem limite de pontos. Se voce colocar 1s de tempo para sinal, irá gerar naquele dia 60 x 60 x 24 pontos. Só vai para o cartão se estiver ativado o espelhamento. Se voce deixar gravar até 100% dos pontos permitidos pelo GPS na memoria de trabalho, voce não mais terá o espelhamento. Baixando o último firmware do aparelho voce tem a possibilidade de mostar na tela do PC ou LapTop os arquivos do cartão. não é aínda possivel retornar o arquivo para o GPS. Serve apenas para guardar e baixar no PC. Voce cuida quando chegar a 90% de memoria do GPS, limpa a memoria de trabalho e começa novamente do zero. Lá no cartão continua normalmente sem perder nada. Voce pode rodar gravando o dia inteiro sem ter que salvar a trilha no GPS e com isso perder qualidade. Eu já gravei 50 dias com aproximadamente 300km por dia e a memoria do cartão estava tranquila. Claro que o ideal é à cada trinta dias hogar estes arquivos em uma pasta do PC. Aí voce limpa o cartão e começa tudo denovo.
Ricardo,

estou incafifado com isso. Tenho um 60 csx com o cartão original, acho a memória muito pequena para minhas necessidades. não localizei como se faz no aparelho para ativar este "espelhamento". Finalmente, quando aparece a memória 99% cheia é o cartão que esta cheio ou apenas a memoria do aparelho?

[]

Mauricio Valadão

almocafre2006

#46 Mensagem por almocafre2006 »

Mauricio
Tem uma posição que vou olhar com detalhes e depois te respondo.
Quanto aos 99% ,é da memoria de trabalho do GPS, não do cartão.
A partir deste ponto voce não está mais salvando no cartão. Porisso é importante não deixar chegar nos 99.
Veja só: Eu coloquei de volta no cartão, 40Mb de trilhas salvas diariamente no cartão e que eu já tinha guardando numa pasta no PC. Foram aproximadamente 30 dias. O cartão é de 128Mb e deu certinho. Acusou 32% de memoria utilizada.
Mais um detalhe: Cada vez que voce liga ou desliga o aparelho, a trilha do cartão naquele dia fica com uma cor diferente.

almocafre2006

#47 Mensagem por almocafre2006 »

Mais uma curiosidade: Este cartão é o mesmo cartão de expansão de memoria de diversos celulares. não o chip do celular e sim o cartão de expansão. Micro SD.

nqnnospam

#48 Mensagem por nqnnospam »

Valadao escreveu: estou incafifado com isso. Tenho um 60 csx com o cartão original, acho a memória muito pequena para minhas necessidades. não localizei como se faz no aparelho para ativar este "espelhamento". Finalmente, quando aparece a memória 99% cheia é o cartão que esta cheio ou apenas a memoria do aparelho?
Na primeira mensagem deste tópico tudo isto está respondido. Tem até screenshots da tela onde se ativa o registro em cartão.

[]'s Sérgio Barroso

Valadao

#49 Mensagem por Valadao »

nqnnospam escreveu:
Valadao escreveu: estou incafifado com isso. Tenho um 60 csx com o cartão original, acho a memória muito pequena para minhas necessidades. não localizei como se faz no aparelho para ativar este "espelhamento". Finalmente, quando aparece a memória 99% cheia é o cartão que esta cheio ou apenas a memoria do aparelho?
Na primeira mensagem deste tópico tudo isto está respondido. Tem até screenshots da tela onde se ativa o registro em cartão.
OK, Sergio, dei uma lida lá, realmente ajuda.
As vezes fica dificil "garimpar" a informação e agente termina criando redundâncias.

Mauricio Valadão

Wallace
Contato:

#50 Mensagem por Wallace »

almocafre2006 escreveu:Desculpem se estou escrevendo algo que já foi postado pois não lí todos os comentários. Uso o cartão de memória no 76CSx há algum tempo. Voce tem que habilitar o GPS para que faça um espelho do que é gravado. Com isso todas as trilhas que o GPS grava São passadas para o cartão. Cada dia gera um arquivo com a data sendo o nome do arquivo. Este arquivo diario não tem limite de pontos. Se voce colocar 1s de tempo para sinal, irá gerar naquele dia 60 x 60 x 24 pontos. Só vai para o cartão se estiver ativado o espelhamento. Se voce deixar gravar até 100% dos pontos permitidos pelo GPS na memoria de trabalho, voce não mais terá o espelhamento. Baixando o último firmware do aparelho voce tem a possibilidade de mostar na tela do PC ou LapTop os arquivos do cartão. não é aínda possivel retornar o arquivo para o GPS. Serve apenas para guardar e baixar no PC. Voce cuida quando chegar a 90% de memoria do GPS, limpa a memoria de trabalho e começa novamente do zero. Lá no cartão continua normalmente sem perder nada. Voce pode rodar gravando o dia inteiro sem ter que salvar a trilha no GPS e com isso perder qualidade. Eu já gravei 50 dias com aproximadamente 300km por dia e a memoria do cartão estava tranquila. Claro que o ideal é à cada trinta dias hogar estes arquivos em uma pasta do PC. Aí voce limpa o cartão e começa tudo denovo.
Uma coisa que não faz sentido ai é gravar um ponto no track ativo a cada segundo.
Use o metodo automatico.
Ele otimiza a gravação de pontos; usando poucos pontos nas retas e mais nas curvas. Assim se fica um um track mais limpo e leve.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Wallace
Contato:

#51 Mensagem por Wallace »

Valadao escreveu:Ricardo,

estou incafifado com isso. Tenho um 60 csx com o cartão original, acho a memória muito pequena para minhas necessidades. não localizei como se faz no aparelho para ativar este "espelhamento". Finalmente, quando aparece a memória 99% cheia é o cartão que esta cheio ou apenas a memoria do aparelho?

[]
Como respondi em outro topico, certamente voce esta fazendo um uso errado e com o GPS mal configurado.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Wallace
Contato:

#52 Mensagem por Wallace »

Outra coisa.
não precisa e não faz sentido guardar todos os seus tracks no GPS como refencia.
O mais inteligente é criar um mapa e neste ter os tracks já feitos.
Isso gasta muito pouca memoria de mapas e não deixa uma bagunca de tracks no GPS.
O ideal seria formatar estes tracks direitinho e incluin no projeto tracksource para todos.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Valadao

#53 Mensagem por Valadao »

Wallace escreveu:Uma coisa que não faz sentido ai é gravar um ponto no track ativo a cada segundo.
Use o metodo automatico.
Ele otimiza a gravação de pontos; usando poucos pontos nas retas e mais nas curvas. Assim se fica um um track mais limpo e leve.
Wallace,
usava o método automático mas achei as curvas muito mal definidas, com poucos pontos. Tambem não achei sensato definir um intervalo de tempo, pois assim terei uma infinidade de pontos quando estiver em um engarafamento e poucos pontos em velocidade. Partir para o exagero e coloquei um ponto a cada 20 m que é o que se usa para construção de estradas (estacas). Naturalmente fiquei com pouca memoria. :?

Quala opinião de voces? Para os mapas do projeto o método automático é suficiente??

[]

Mauricio Valadão

Ruy Lerac

#54 Mensagem por Ruy Lerac »

Valadao escreveu:
Quala opinião de voces? Para os mapas do projeto o método automático é suficiente??

[]
Sim. Para 99% dos casos. Apenas alguns acessos e trevos requerem atenção especial. Mais importante que o método é usar sempre uma boa antena externa.

[ ]'s Ruy Lerac

Wallace
Contato:

#55 Mensagem por Wallace »

Veja se o seu GPS não tem um configuração do metodo automatico.
Os meus dois tem.
No 276C uso 9 metros de resolução no metodo automatico com uso no carro e 3 metros de bike.
No 60 CSx tem uma configuração para o auto ser mais ou menos detalhado.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

almocafre2006

#56 Mensagem por almocafre2006 »

No meu aparelho, 76CSx as máximas resoluções São 1s e 10m.
O cartão é de 128Mb.
Eu fiz um apanhado dos arquivos que tenho e dos oito arquivos com grande número de pontos cheguei a média de 8,4 pontos por kb de memória. Sendo assim, tenho capacidade de armazenar 13 dias ininterruptos ou 11.000 km com o seguinte raciocínio: resolução máxima igual a 10m/s ou 36 km/h. então se quero a máxima, quando estou abaixo de 36km/h uso 1s. acima disto, uso 10m. Usei este raciocínio para o máximo do cartão. É muito espaço. não tem como reclamar.
Um pouco de matemática nunca é demais.
S! Ricardo

Wallace
Contato:

#57 Mensagem por Wallace »

Veja melhor no seu GPS.
não falei nem na configuração de selvar por tempo ou por distancia, mas sim na automatica que pode ter alguma subconfiguração.
Acho que não faz sentido usar 10 metros acima de 36 km/h, pois pelo que sei o seu GPS só atualiza os dados a cada segundo.
Ter muitos pontos não quer dizer um bom resultado final.
Um bom resultado num track é um track que represente o caminho com o minimo de pontos necessarios.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Ivan
Contato:

#58 Mensagem por Ivan »

Tinha um GPSMAP 162 e agora estou com um 276.
Achei estranho o que vi na pagina 35 do manual PDF do 276, baixado da Garmin, quando se fala em gravar tracks. "Resolution records track points based on the resolution. The higher the resolution entered, the more points the unit creates to make the track."

Pergunto: nao seria o contrario ? Quanto mais baixa a resolucao, mais pontos no track ?

Obrigado.

Haigh

#59 Mensagem por Haigh »

Questão de semântica. Mais alta resolução não é igual a um número maior. Resolução de 1 metro é maior que resolução de 10 metros. É neste sentido que eles querem dizer que quanto mais alta a resolução maior o número de pontos criados.

abração
Robert

Robert Haigh

nqnnospam

#60 Mensagem por nqnnospam »

Haigh escreveu:Questão de semântica. Mais alta resolução não é igual a um número maior. Resolução de 1 metro é maior que resolução de 10 metros. É neste sentido que eles querem dizer que quanto mais alta a resolução maior o número de pontos criados.

abração
Robert
Sim. Resolução do track, no caso, é "o poder do track de descrever as nuances de um certo trajeto". Assim, maior (melhor) poder de descrição significa maior (melhor) resolução.

Uma resolução de 10 metros não descreve uma nuance de 5 metros.

Por outro lado, uma resolução de 1 metro descreve nuances de 5 metros e de 10 metros.

Logo uma resolução de 1 metro é melhor (maior) que uma de 10 metros.

[]'s Sérgio Barroso

paulocarvalho
Contato:

#61 Mensagem por paulocarvalho »

Comprei o GPSMAP 60CX para descobrir o quanto caminho dentro do supermercado quando faço compras. :lol: :lol: :lol:

Brincadeiras à parte, para mim o mais importante é o SiRF Star III. Nem o fato de o meu 60CX ter vindo sem o microSD prometido na caixa me perturbou muito (já reclamei, mas ainda não tive resposta).

Para quem por um acaso não sabe, não é possível transferir mapas para eles sem o cartão de memória.

Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

nqnnospam

#62 Mensagem por nqnnospam »

não mesmo. A memória de mapas é o cartão microSD.

Mas isto é estranho. A Garmin vende com o cartão. O meu 60CSx (comprado nos EUA) veio com cartão.

Editado pela Moderação
Quote apagado.

[]'s Sérgio Barroso

Wallace
Contato:

#63 Mensagem por Wallace »

o meu comprado aqui como todos que conheço Também.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

paulocarvalho
Contato:

#64 Mensagem por paulocarvalho »

nqnnospam escreveu:
paulocarvalho escreveu:Comprei o GPSMAP 60CX para descobrir o quanto caminho dentro do supermercado quando faço compras. :lol: :lol: :lol:

Brincadeiras à parte, para mim o mais importante é o SiRF Star III. Nem o fato de o meu 60CX ter vindo sem o microSD prometido na caixa me perturbou muito (já reclamei, mas ainda não tive resposta).

Para quem por um acaso não sabe, não é possível transferir mapas para eles sem o cartão de memória.
não mesmo. A memória de mapas é o cartão microSD.

Mas isto é estranho. A Garmin vende com o cartão. O meu 60CSx (comprado nos EUA) veio com cartão.
O pessoal da Etronics respondeu ontem dizendo que mandaram o chip para mim. Vou aguardar.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

ropesca

#65 Mensagem por ropesca »

Gostaria de tirar umas dúvidas sobre o 60CSX:

1. No caso de mapas roteáveis, basta marcar o ponto de saída e o ponto onde se quer chegar que o GPS irá calcular a melhor rota automaticamente? Também é possível fazer a rota no PC e enviar ela pronta para o GPS?
2. Por exemplo em BRs e Estaduais, o GPS indica sonoramente e visualmente os locais onde devo entrar Após a rota já ter sido traçada?
3. É um GPS robusto para ser usado no carro?

Obrigado pela atenção.

Rodrigo.

Haigh

#66 Mensagem por Haigh »

ropesca escreveu: 1. No caso de mapas roteáveis, basta marcar o ponto de saída e o ponto onde se quer chegar que o GPS irá calcular a melhor rota automaticamente? Também é possível fazer a rota no PC e enviar ela pronta para o GPS?
O GPS calcula a melhor rota do ponto aonde você está até qualquer ponto selecionado. É possível construir rotas no PC e enviar para o GPS. Neste caso o PC calcula o melhor caminho mas na hora de passar para o GPS passa só os pontos nos quais deseja passar. O GPS então recalcura o melhor caminho.
Obviamente isto tudo só vale para mapas roteáveis.
ropesca escreveu: 2. Por exemplo em BRs e Estaduais, o GPS indica sonoramente e visualmente os locais onde devo entrar Após a rota já ter sido traçada?
Sim, há um aviso sonoro e visual
ropesca escreveu: 3. É um GPS robusto para ser usado no carro?
Uso o meu no carro, no barco e em trilhas. Acho perfeito e o aparelho mais versátil que há. Para uso exclusivo em carro talvez o 276C seja mais legal (não conheço mas li reviews) mas é mais caro Também. O 60CX ou CSX é excelente. Os etrex vão deixar a desejar.

Robert Haigh

Wallace
Contato:

#67 Mensagem por Wallace »

paulocarvalho escreveu:O pessoal da Etronics respondeu ontem dizendo que mandaram o chip para mim. Vou aguardar.
E ai, recebeu?

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

ropesca

#68 Mensagem por ropesca »

Estive observando fotos do 60CSx e notei que o teclado dele tem as teclas com as suas funções escritas. Essas escritas não saem/apagam com o tempo de uso assim como acontece com outros aparelhos?

Outra dúvida: existe assistência técnica autorizada (ou não) da Garmin no Brasil? Se sim, onde se localiza?

Abraços.

Wallace
Contato:

#69 Mensagem por Wallace »

As letras não São escritas, pois com a iluminaçãio ligada a luz passa pelo escrito.
não sei dizer se é o preto que é pintado (mais provavel, mais barato e pior) ou se São dois materiais que fazem cada botão.
Mas de toda forma em nenhum dos meus Garmins até hoje tive tal problema.
A unica assistencia tecnica real que conheço é da GPSCenter em Moema SP.
As outras parecem que enviam para eles.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Simeão Dias Gomes
Localização: Jaguarão e Pelotas S31° 46' 09.3" W52° 20' 27.1" - RS
Contato:

#70 Mensagem por Simeão Dias Gomes »

O fato de não boiar é relativo. Na praia, ao atravessar o rio na Guarda do Embau-SC, coloquei o map60Cx num saco plástico e junto uma garrafa plástica vazia de água mineral bem fechada. Um pedaço de isopor serve Também.
Para ver mais detalhes da área ocupada no cartão, basta abrir Menu Geral > Trajetos > Definições > Condig Carta de Dados > botão MENU > Informação Cartão e teremos uma excelente informação: Mapas, Trajectos e Espaço para Diversos (que não sei os seusn componentes). Depois a área total e a utilizada. Com um cartão de 1 GB tenho, por exemplo:Mapas 2,41 Trilhas 0,26 Espaço para Diversos 0,12 Total livre 949,39 Total ocupado 2,80 e com gráficos de barra a cores.
Simeão

paulocarvalho
Contato:

#71 Mensagem por paulocarvalho »

Wallace escreveu:
paulocarvalho escreveu:O pessoal da Etronics respondeu ontem dizendo que mandaram o chip para mim. Vou aguardar.
E ai, recebeu?
Sim.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

fngerdes

#72 Mensagem por fngerdes »

Pessoal, tenho atualmente um Garmin Vista C, meu uso é 70% do tempo na bicicleta, para fazer trilhas, pensei em um upgrade para o 60CSX, o que acham?

Ele é muito maior que o Vista C? Pergunto pois ele vai ficar preso ao guidão tremendo bastante :D .

Obrigado

Felipe

rmfsouza

#73 Mensagem por rmfsouza »

Eu usei por 3 anos um Etrex Vista no guidão de uma mountain-bike (muita trilha com bastante trepidação).

Hoje eu uso um MAP 60Csx nestas mesmas condições e posso dizer que o tamanho um pouco maior não atrapalha em nada. Recomendo.

Beto

fngerdes

#74 Mensagem por fngerdes »

60CSX encomendado :D

Comprei mais para aproveitar a oportunidade de atualizar, pois uma tia vem dos EUA no mês que vem.

Sinceramente o meu Vista C me atende muuuuuito bem, não sinto falta em nada dele.

Chegando comento...

Obrigado pela dica.

[]a‚´s

Felipe

rmfsouza

#75 Mensagem por rmfsouza »

não sei quanto ao Vista C, mas quando muidei do Vista para o MAP 60Csx o que mais me impressionou fou a qualidade do sinal. Com o Vista era só entrar debaixo de umas árvores que o sinal era perdido. Com o MAP 60Csx eu NUNCA perdi o sinal.

Beto

Nelson A. da Costa

#76 Mensagem por Nelson A. da Costa »

LF escreveu:Estou muito satisfeito com o GPSMap 60CSx.
já no 60CSx, mesmo que você troque a cor da trilha, ela ficará só com a última cor, e emendará com uma linha reta o final de um trecho com o início do trecho seguinte - mesmo que você tenha esteja em outro dia e em outra cidade.No resto, ele tem muito mais recurso que o Vista e é Também muito mais rápido na atualização das telas. você pode usá-lo em velocidade que o mapa acompanha.
Abraços,
Olá pessoal !!
Por necessidade comprei um Garmin 60CSx (perdi o meu Vista C). Excelente aparelho !!
Acontece que gravei várias actvelog e quando exportei para o TrackMarker todas aparecem interligadas, como o Luis Fernando narrou acima.
A minha dúvida é se existe alguma maneira de evitar que isso aconteça ??

Abraços
Nelson

Haigh

#77 Mensagem por Haigh »

Como 60CSX você não precisa gravar o activelog nunca. Basta configurar o bixo pra gravar as tracks no cartão e depois colocá-lo em modo de trasferência de dados para acessar o cartão como se fosse um Pen Drive.

O GPS grava um arquivo GPX para cada dia e dentro dele tem um log para cada trecho. Cada vez que o GPS é desligado e ligado inicia um novo trecho.

A principal vantagem deste método é que o GPS não reduz o número de pontos para gravar o track. Quando você salva um track no GPS ele automaticamente otimiza o número de pontos e perde qualidade nos dados. Os arquivos GPX gravados no cartão aparentemente não tem limite de pontos no track.

abração
Robert

Robert Haigh

nqnnospam

#78 Mensagem por nqnnospam »

Luis e Nelson cuidado para não confundir os termos Gravar, Salvar e Registrar.

O caminho percorrido é registrado na memória que chamamos de tracklog, quando o gps está em movimento.

A trilha registrada na memória do tracklog é Gravada ou Salva numa memória de trilha quando se usa o "Save" na página do tracklog.

Os trechos unidos aparecem porque vocês estão misturando as coisas. No meu 60CSx, como eu nunca uso a função "Save", os tracklogs sempre ficam separados e com cores diferentes quando eu desligo e religo o registro.

está tudo explicado em detalhes no tópico:

http://www.portalgps.com.br/forum/viewtopic.php?t=1491

Leiam com atenção... :wink:

Isto para não falar na opção mencionada pelo Robert, de registrar o tracklog simultaneamente no cartão, que está disponível nos modelos X. Com ela as memórias de trilhas ficam liberadas!

[]'s Sérgio Barroso

Nelson A. da Costa

#79 Mensagem por Nelson A. da Costa »

Robert e Sérgio !!
Obrigado pelas informações !
O relato de interligação dos tracklogs se deu ao transferir para o TrackMaker.
Sem alterar nada no GPS fiz outro teste de transmissão dos caminhos registrados através do Mapsource. Neste caso não aparece tais linhas interligando os tracklogs.
Bem... vou tentar ajustar o funcionamento para o TrackMaker.

até mais..
Nelson

Wallace
Contato:

#80 Mensagem por Wallace »

Haigh escreveu:Quando você salva um track no GPS ele automaticamente otimiza o número de pontos
Isso só ocorre se o track tem mais pontos que a memoria do track salvo.
Haigh escreveu: e perde qualidade nos dados.
Ai depende do modelo de GPS, pois alguns nem gravam algumas coisas mesmo no track ativo, e se foi feita a redução anterior.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Gpedro

Re: Garmin GPSMAP 60Cx e GPSMAP 60CSx

#81 Mensagem por Gpedro »

Bom dia galera.

Sou novato na área e estou lendo neste tópico que existe a possibilidade de configurar o GPS pra gravar as tracks no cartão.

Eu tenho o GPS 60CSx e atualizei o firmware para a Versão 3.30 em http://www.garmin.com/software/GPSMAP60CSx_330.exe, mas não consigo visualizar a opção de gravação dos trajetos no sd.

será que esta Versão do firmware não tem a opção "Data Card Setup" ou, se tem, alguem poderia dizer passo a passo como configuro o GPS para visualisa-la?

Abraços.

Gpedro

#82 Mensagem por Gpedro »

Ok, já consegui resolver o "problema".

É que o meu menu é em portugues e a opção está definida como "Config. Carta Dados".

De qualquer forma, obrigado pela informações e dicas já postadas.

Fui.

cesarfoto1

#83 Mensagem por cesarfoto1 »

Ola Sérgio tenho um 60 csx estou precisando baixar mapas municipais e rodoviario ..pense numa dificuldade, estou pedindo ajuda... para conseguir..preciso algumas dicas passo a passo ..obrigado

Wallace
Contato:

#84 Mensagem por Wallace »

Ajuda se voce informar o que já fez.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Aiello

#85 Mensagem por Aiello »

nqnnospam escreveu:
...4) Cartão de memória:

Os modelos da linha x-treme agora vêm com cartão de memória micro-SD (antes chamado de "transflash"). É um cartão bem pequeno, quase do tamanho de um selo (menor até!). ...

O mais interessante é que, desde a atualização do firmware 2.62 Beta, é possível gravar o tracklog simultaneamente no cartão de memória, como arquivos GPX (o GPS grava um arquivo por dia). Gravando deste jeito, o tracklog não é truncado, é o número máximo de pontos passa a ser limitado somente pelo tamanho do cartão. Mesmo com o tracklog cheio, o GPS continua gravando os pontos no cartão. Naturalmente, é preciso ativar o registro em cartão no menu apropriado (Datacard Setup):

Para ler os arquivo basta passar o GPS para o modo "Dispositivo de armazenamento USB" (disponível a partir da atualização de firmware 2.71), na tela de "Interface Setup".[/i]

Boa noite a todos,
Lendo o FAQ na pag da Garmin encontrei esta informação, sobre a série X, que complementa o ótimo review do nqnnospam:

"Question: Is there a particular manufacturer of the micro SD cards that is recommended for use with the X series GPS units?
Answer: Although any brand of the microSD card should work without any problems, Garmin recommends using SanDisk or Kingston brand cards. The only exception is that the SanDisk Ultra II 1 Gb cards are currently not compatible with the X-series Garmin GPS units.
Last modified on: 06/01/2007"

A Garmin informa que há incompatibilidade com os cartões Ultra II 1Gb da San Disk, porém ela recomenda os outros da San Disk e os da Kingston. Quanto ao tamanho da memória, o limite é o tamanho do cartão que existe no mercado, atualmente 2Gb.

Abraços

Roberto
GPSMap 60Cx
Nüvi 255W

rodrigodemarque
Contato:

#86 Mensagem por rodrigodemarque »

Por dentro do 60CSx

Estava navegando e vasculhando outros fóruns quando vi um tópico que me chamou a atenção... o cidadão comprou um 60CSx pelo ebay a preço de banana...
Mas quando recebeu veio quebrado... ou melhor ele liga inicia...acessa os menus mas não consegue "adquirir satélites"...
O vendedor não quer o aparelho de volta... a Garmin quer cobrar 200 dolares pelo conserto e o cara não tem dinheiro...
Muita sacanagem... enfim isso é apenas pra explicar as fotos abaixo mostrando o interior do 60CSx... que tem uma antena muito simples,um cilindro metalico com ranhuras helicoidais....

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Link onde foram encontradas as fotos:

http://www.gpspassion.com/forumsen/topi ... C_ID=78110

Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

rgparisoto

#87 Mensagem por rgparisoto »

Pessoal,

Vamos efetuar diversas viagens pela América do Sul e Brasil de moto e eu estou precisando comprar um GPS.

Muitas pessoas me indicaram esse 60CSx, por ser, segundo eles, o mais indicado.

então pergunto:
- Alguém já pegou no Paraguai? Mesmo em lojas boas, o custo é mais de 50% menor.
- Quando eu comprar o GPS, ele virá com os mapas que preciso (América do Sul e Brasil)?
- Se não, como eu encontro estes mapas? Tem gratuitamente em algum site?
- Devo comprar de imediato o Cartão de Memória Micro SD? Que tamanho é melhor?
- Suporte na moto, a Garmim possui? será que ele agüenta a trepidação/vento/velocidade da moto?
- Preciso ligá-lo na bateria. Existe cabo para acendedor de cigarros? E um para criar o acendedor na motocicleta (algo não disponível na mesma), tem a venda?
- Um amigo me deu algumas dicas para fazer o roteiro da viagem no Google Earth, para salvar como KML/KMZ, passar para o TrackMaker de depois para o GPS. Alguém já fez isso? Funciona efetivamente?
- Como funciona com esse roteiro? Vou viajando e ele me avisa para pegar a direta/esquerda, principalmente em regiões onde não teremos muitas informações/guias/mapas/etc. (locais remotos)?

Desculpem-me a quantidade de perguntas, pode ser que eu esteja criando tempestade em copo d'água, por puro desconhecimento de causa.

Agradeço as informações que me forem enviadas.

Grande abração,

nqnnospam

#88 Mensagem por nqnnospam »

Amigo rgparisoto, peço sua paciência, mas todos estas perguntas estão respondidas neste mesmo tópico, ou em outros aqui no fórum mesmo. Sugiro primeiro reler o tópico com atenção, depois consultar a seção dúvidas Frequentes, e por fim usar o mecanismo de busca do fórum. Obrigado.

[]'s Sérgio Barroso

tino_Leg

#89 Mensagem por tino_Leg »

Confeccionei um suporte para o meu carro para o 60csx, já que os da Garmin não se adaptam ao meu painel. Ficou legal, mas quando passo em buracos acho que passa muita vibração para o aparelho. Coloquei umas borrachas mas não resoveu muito. será que tem perigo de danificar o aparelho?
Se este assunto constar em algum tópico, me descupem mas não achei.

nqnnospam

#90 Mensagem por nqnnospam »

[]'s Sérgio Barroso

Tokim

#91 Mensagem por Tokim »

já decidi que vou comprar o 60 csx. Só ouço falar bem dele.
Mas onde achar por um bom preço aqui no Brasil?
Na cdmidia ele está barato em relação às demais lojas, vocês recomendam?
Segue o link.
http://www.cdmidia.com/comprar/gps-garmin-map-60csx.asp

Eu estava pensando em comprar na Amazon mas estou com medo de ter que pagar mais caro por causa da alfândegam e alem do mais quem o traria para mim só poderia fazê-lo em fevereiro.
É seguro enviar pelo correio dos EUA para ca?(pode ficar na alfandega?) E há um bom meio de ele trazer?

Desde já grato pela atenção.

PAZ!

rodrigodemarque
Contato:

#92 Mensagem por rodrigodemarque »

Compre aqui em sampa...na Santa Efigenia vc compra por 1100 reais... testa o aparelho e leva na hora... comprei o meu GPSMAP 60CSx lá e nunca tive problema ...depois se quiser te passo o nome da loja em PVT... ok
Nunca comprei nada nesta tal de cdmidia... mas que ta barato..tá...
fui...

Editado pela Moderação
Quote apagado.

Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

rodrigodemarque
Contato:

#93 Mensagem por rodrigodemarque »

Mande umas fotos do seu suporte pra gente ver como ficou....

Editado pela Moderação
Quote apagado.

Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

cpandora

#94 Mensagem por cpandora »

Salve Rodrigo, vc tem o nome telefone e endereço de loja na Sta Efigenia? passa prá mim, valeu. abç. FELIPPO MONTENEGRO

p.s.: cpandora@gmail.com

rodrigodemarque
Contato:

#95 Mensagem por rodrigodemarque »

endereço enviado... 8)

Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

paulo106

#96 Mensagem por paulo106 »

Alguem poderia enviar os endereços na santa Ifigenia para mim: paulo.andre@ig.com.br
Obrigado.

Paulo

rodrigodemarque
Contato:

#97 Mensagem por rodrigodemarque »

endereço enviado........

Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

nqnnospam

IPX7

#98 Mensagem por nqnnospam »

Achei esse foto nos meus arquivos:

Imagem

[]'s Sérgio Barroso

Barcelos

#99 Mensagem por Barcelos »

Sou novato no mundo dos GPS, alem das funcoes mencionadas, utilizarei bastante calculo da areas, entao continuo na duvida sobre Vista hcx e 60csx.
Alguem pode me ajudar?
Grato

Hélcio Assis
Contato:

#100 Mensagem por Hélcio Assis »

- Boa tarde Barcelos, na minha opinião o 60 CSX vai atender as suas necessidades!

Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

Barcelos

#101 Mensagem por Barcelos »

Amigos,
Novamente desculpem a ignorancia mas, estou inclinado ao 60csx mas resta uma so questao:
o que o eTrex Vista Hcx faz que o 60Csx nao faz?
Desde ja agradeco.

Wallace
Contato:

#102 Mensagem por Wallace »

Nada, O 60 é que faz coisas que ele não faz.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Osório Martins

#103 Mensagem por Osório Martins »

é isso ái...

Imagem

Osório Martins

#104 Mensagem por Osório Martins »

Imagem

Osório Martins

#105 Mensagem por Osório Martins »

Imagem

Imagem

nqnnospam

#107 Mensagem por nqnnospam »

Barcelos escreveu:Sou novato no mundo dos GPS, alem das funcoes mencionadas, utilizarei bastante calculo da areas, entao continuo na duvida sobre Vista hcx e 60csx.
Alguem pode me ajudar?
Grato
O 60CSx é um ótimo aparelho, mas cálculo de área no aparelho somente percorrendo todo o perímetro da área a ser medida.

[]'s Sérgio Barroso

Barcelos

#108 Mensagem por Barcelos »

E apos ter os pontos da area, posso liga-los no programa de computador e descobrir a area, mesmo sem percorrer o perimetro todo? (no caso do 60csx)
Abraços

nqnnospam

#109 Mensagem por nqnnospam »

Isso naturalmente depende do programa (???) que estiver sendo usado no computador, e não do GPS.

[]'s Sérgio Barroso

Ruy Lerac

#110 Mensagem por Ruy Lerac »

Para cálculo de área, havendo, logicamente, esta disponibilidades, é sempre mais indicado coletar em campo, com o gps, as coordenadas dos vértices dos perímetro em questão, de preferência procedendo a média de várias medições para cada ponto, lançar estes pontos em software apropriado (Autocad, GTM, Mapsource, Global Mapper, ......), desenhar o perímetro e solicitar o cálculo da área.

Caminhar sobre o perímetro com o gps, e depois pedir para que ele mesmo calcule está área, nunca será tão exato como o método acima. Pode até quebrar um galho, mas não tem a mesma exatidão.

[ ]'s Ruy Lerac

Barcelos

#111 Mensagem por Barcelos »

Amigos, estou com dificuldade de comprar o 60csx, tenho opção do 76csx, o que ele tem de melhor?
Obrigado.

Danniel

#112 Mensagem por Danniel »

A série 76 bóia na água, de resto é igual.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Wallace
Contato:

#113 Mensagem por Wallace »

Sim e não.

Para mim o formato e posições dos botões da linha 60 é bem melhor.
A linha 76 por exemplo voce acaba tapando a tela quando aciona os botões.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Danniel

#114 Mensagem por Danniel »

Sim, tirando a parte externa, claro :mrgreen:

Eu também acho s botões do 60 melhor pra manusear.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

sebacho

#115 Mensagem por sebacho »

Alguem sabe qual GPS permite calcular a área no próprio aparelho sem ter que transferir primeiramente os pontos. Trabalho com levantamentos de terra e muitas vezes no meio de mata preciso dessa funçao tendo os vertices de certa área, pois nao acho pratico ter que percorrer toda a área, sendo que muitas vezes nem existem caminhos que permitam fazer isso e acho que essa deveria ser uma funçao basica nestes aparelhos, se alguem saber de alguma coisa agradeço desde já, abraço.

Kathying

#116 Mensagem por Kathying »

Agora só preciso aprender a gravar os caminhos percorridos

Angelone

#117 Mensagem por Angelone »

Sugiro ler esse tutorial do Simeao, muito bom:
http://simeaogomes.blogspot.com.br/2006 ... ender.html

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Reviews”