Nome diferente na mesma trilha- Ajuda

Mensagem
Autor
Batitucci
Mensagens: 2
Registrado em: 10 Ago 2007, 09:05

Nome diferente na mesma trilha- Ajuda

#1 Mensagem por Batitucci »

Comecei a poucos dias a ajudar no mapeamento da minha cidade só que tenho algumas duvidas. Como faço para dar 2 nomes na mesma trilha, ex: uma avenida que tem um nome até determinado ponto e dai pra frente outro nome? Outra dúvida é ao traçar uma trilha ao inves de ficar uma trilha redondinha nas curvas em determinados pontos ela ficou em zigue zague será que foi poruqe a velocidade foi alta e o sinal do satelite com pouca precisão, pois onde andei mais devagar na mesma rua ela ficou mais certa, tem a ver a velocidade?



Forster

Re: Nome diferente na mesma trilha- Ajuda

#2 Mensagem por Forster »

Como diria Jack, vamos por partes.. :-)
Batitucci escreveu:Comecei a poucos dias a ajudar no mapeamento da minha cidade só que tenho algumas duvidas. Como faço para dar 2 nomes na mesma trilha, ex: uma avenida que tem um nome até determinado ponto e dai pra frente outro nome?
Faça dois tracks, um com cada nome.. isso resolveria o problema.
Batitucci escreveu:Outra dúvida é ao traçar uma trilha ao inves de ficar uma trilha redondinha nas curvas em determinados pontos ela ficou em zigue zague será que foi poruqe a velocidade foi alta e o sinal do satelite com pouca precisão, pois onde andei mais devagar na mesma rua ela ficou mais certa, tem a ver a velocidade?
Qual o método de coleta de tracks que vc esta usando? Auto, auto-most often, por tempo? As vezes seu GPS esta gerando os tracks com um intervalo de coleta muito grande e por isso fica tudo "quadrado". Seria bom tb informar qual o modelo do seu GPS.

Abraços.



Avatar do usuário
charlescbl
Mensagens: 83
Registrado em: 21 Mai 2007, 10:20
Localização: Juiz de Fora - MG

Re: Nome diferente na mesma trilha- Ajuda

#3 Mensagem por charlescbl »

Fala, Marcus.

É um prazer falar com vc aqui na lista tb.

Acho que suas dúvidas foram sanadas.

Um abração.

Charles
GPSmap60Csx


Charles

Simeão Dias Gomes
Mensagens: 49
Registrado em: 20 Set 2006, 13:19
Localização: Jaguarão e Pelotas S31° 46' 09.3" W52° 20' 27.1" - RS
Contato:

Re: Nome diferente na mesma trilha- Ajuda

#4 Mensagem por Simeão Dias Gomes »

Batitucci escreveu:Comecei a poucos dias a ajudar no mapeamento da minha cidade ...
... Outra dúvida é ao traçar uma trilha ao inves de ficar uma trilha redondinha nas curvas em determinados pontos ela ficou em zigue zague será que foi poruqe a velocidade foi alta e o sinal do satelite com pouca precisão, pois onde andei mais devagar na mesma rua ela ficou mais certa, tem a ver a velocidade?
Eu uso o GPS Map60Cx e notei que, ao marcar trilhas caminhando (baixa velocidade), a trilha ficou cheia de zigue zague.
Se eu ficar parado, o gps fica marcando movimentos inexistentes.
Ao andar mais rápido (de carro ou onibus), a trilha fica mais reta.
Quando quero maior precisão, vou em MENU > Trajectos > Definições e mudo a Gravação d/Método de Auto para Hora e altero o intervalo de 00 h 00 min 01 seg (ou 02 seg). Principalmente quando necessito gravar a trilha de um trevo ou rotatória. O ideal e percorrer pela volta de fora, onde o percurso é maior e diminuir a velocidade.
A opção distância permite no máximo 0,01 Km (10 metros).
Para estradas e ruas que já existem nos mapas, uso a opção Auto com Intervalo = Normal, geralmente apenas para registrar uma viagem ou para criar uma trilha que será usada como rota de retorno (TrackBack).
Podes fazer um teste: marcar o mesmo percurso ou trilha a diferentes velocidades, inclusive a pé, usando as diversas alternativas. Interromper a gravação e depois re-iniciar usando um novo método. O Auto não serve para pequenos detalhes.
Quando quero maior precisão em ruas ou estradas, procuro gravar Também alguns pontos no começo, fim e em curvas usando MARK > Media e aguardo umas 50 leituras (note que a precisão vai aumentando até ficar estavel). O ideal é selecionar previamente esses pontos usando o GoogleEarth ou GoogleMaps. Como por exemplo, marcar as ruas que contornas uma região da cidade onde temos uma malha retangular. Ao marcar os pontos nas extremidades dessas ruas, teremos uma forma de melhor aferir as que estão mal registradas.
Notei Também que, nos primeiros 5 minutos Após ligar o GPS, há maiores chances de erros (Existem estudos na Internet sobre precisão do GPS).
Usei os marcos do IBGE para aferir o meu GPS usando o gravar média. há estudiosos que chegaram a usar dois GPS da mesma marca e modelo e repetir muitas gravações por muito tempo e em diferentes datas e horas a fim de escrever artigos sobre a precisão.
Simeão



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Nome diferente na mesma trilha- Ajuda

#5 Mensagem por Wallace »

Simeão, eu uso somente Auto na melhor qualidade no 60Csx.
No 276C tem como ajustar o Auto por erro que é melhor.
Ter mais dados para mim acaba sendo mais trabalho e deixa o mapa mais pesado.
O que acho que não ficou bom eu acerto na mão mesmo.
E acho que o GPS é mais preciso em movimento que parado.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Simeão Dias Gomes
Mensagens: 49
Registrado em: 20 Set 2006, 13:19
Localização: Jaguarão e Pelotas S31° 46' 09.3" W52° 20' 27.1" - RS
Contato:

Re: Nome diferente na mesma trilha- Ajuda

#6 Mensagem por Simeão Dias Gomes »

Concordo plenamente.
Estive toda a semana arrumando os computadores da clínica do meu filho, em Fraiburgo-SC.
Consegui o mapa em Autocad, mas a qualidade é boa apenas na demarcação dos terrenos. As ruas aparecem interrompidas e há muitas trilhas soltas. Tentaram marcar inclusive as calçadas e muitos terrenos a poligonal não fecha. A avenida central, continuação da rodovia estadual entre Lages e Videira, possui duas pistas e, ao lado de cada uma, duas ruas. No mapa do autocad tentaram marcar todas elas e ficou ruim.
Usei o GPS MAP 60Cx na precisão 1 segundo e marquei muitos pontos para tentar obter maior precisão a fim de melhor avaliar tudo.
Passei muito trabalho para ajustar as coordenadas do mapa Acad para ficar igual à do GPS.
Usei um ponto conhecido comum a ambos levantamentos. A planilha do Excel ajudou: usei coordenadas UTM região 22J.
RESULTADO da minha pesquisa:
Muitos pontos que marquei, não estavam corretos e algumas trilhas do GPS estaval fora do local.
Marquei novas linhas usando o Trackmaker onde deveriam ficar as ruas (Ver imagem anexa, linhas em vermelho).
Resolvi me alongar no assunto pois acho que será util para muitos novatos no assunto.
Fazia tempo que não usava o Autocad. não gostei da Versão 2006 em Português pois os comando estão traduzidos.
Aproveito para fazer uma pergunta:
Como fazer para que a data dos pontos do GPS apareçam no campo Data do Trackmaker, em vez de usar apenas os Comentários ?
Grato - Simeão



Avatar do usuário
pcrapaki
Mensagens: 21
Registrado em: 15 Mar 2008, 10:00
Localização: TRAMANDAI RS

Re: Nome diferente na mesma trilha- Ajuda

#7 Mensagem por pcrapaki »

Quebrando a cabeça,sou novo com uso de GPS. (tenho um GPS 60csx)
DIFICULDADE EM NOMEAR TRAJETOS
Como eu faço para nomear trajetos que eu percorri ? ex: eu liguei o Gps e saí para fazer trilhas entre asfalto,cascalho,trilhas 4x4,atoleiros e só desliguei o GPS quando cheguei em casa e como devo fazer para separar o ACTIVE LOG no pc para nomear os trajetos separadamente onde é asfalto ,trilha 4x4 e etc... ,porque eu tentei editar as trilhas e quando coloco o nome fica toda a trilha com o mesmo nome. Tem como nomear separadamente ? já li todo o manual e não achei o referido assunto.fico no aguardo,T+



jorgiate
Mensagens: 46
Registrado em: 29 Nov 2007, 21:43

Re: Nome diferente na mesma trilha- Ajuda

#8 Mensagem por jorgiate »

Boa noite,meu amigo vou tentar explicar como faço com meu Gpsmap 60CSx. Comecei a colaborar com o mapa de Sao Vicente fazendo assim, va na opcao trajetos,Reg Trajeto On Off,com essa pagina eu uso seta direita e esquerda par selecionar On no inicio e Off no final do trajeto,quando chega ao ponto que quero gravar ou parar so preciono enter .Caso voce ja gravou algum trajeto com nomes diferentes,e so apagar no ponto entre os dois trajetos e nomear. E facil, so usar o Trackmaker!

Abraços-Jorge
Gpsmap 60CSx



Avatar do usuário
pcrapaki
Mensagens: 21
Registrado em: 15 Mar 2008, 10:00
Localização: TRAMANDAI RS

Re: Nome diferente na mesma trilha- Ajuda

#9 Mensagem por pcrapaki »

Meu amigo Jorgiate,meu problema é com o Trackmaker no computador,é como eu disse anteriormente eu saí com o GPS em trajeto on e fiz meus passeios o dia todo de jeep e quando cheguei em casa eu passei o trajeto todo para o pc,só que eu queria separar este trajeto em varios nomes como BR101,av: tal,rua tal,estrada de cascalho,trilha 4x4 ,atoleiro e etc... vc me entendeu agora? No aparelho 60csx eu sei nomear e iniciar um trajeto e começar outro ,o problema é no pc que eu tento colocar o nome em um pedaço do trajeto e o pc nomeia todo ele com o mesmo nome . abçs e até +



Simeão Dias Gomes
Mensagens: 49
Registrado em: 20 Set 2006, 13:19
Localização: Jaguarão e Pelotas S31° 46' 09.3" W52° 20' 27.1" - RS
Contato:

Re: Nome diferente na mesma trilha- Ajuda

#10 Mensagem por Simeão Dias Gomes »

Para interromper um trilha, a fim de que possamos trocar o nome e/ou a formatação, eu uso uma linha auxiliar em forma de "V" e a Ferramenta > Trilhas e Rotas > Fragmentar (Ctrl+B).
Veja a figura anexa.
É o que ocorre numa rua, onde ela passa a ser mão única a partir de determinado cruzamento, embora siga com o mesmo nome. Também ocorre numa estrada quando ela era passa a ter um canteiro central em algum trecho, embora siga com o mesmo nome, ou quando queremos marcar um trecho onde existe pedágio.
Seleciono o thecho a interromper e uso o citado "V" (poderiam ser 2 retas) a fim de cortar a trilha a fragmentar, que deve ser selecionada depois de criar esse "V". Ctrl+B fragmenta a trilha principal, formando 3 partes de um segmento. Deleto a do meio causando uma interrupção no ponto onde a trilha deve ser formatada de modo diferente.
Depois é só criar um segmento refazendo a trilha e, quando obter a mensagem perguntando se queremos unir as trilhas, respondo "N"ão, a fim de que elas continuem diferentes.

Editado pela moderação.
Favor não fazer o quote de toda a mensagem imediatamente acima.
não faz sentido e atrapalha a leitura.
Quote apagado.
Agradeçemos a colaboração.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



Avatar do usuário
pcrapaki
Mensagens: 21
Registrado em: 15 Mar 2008, 10:00
Localização: TRAMANDAI RS

Re: Nome diferente na mesma trilha- Ajuda

#11 Mensagem por pcrapaki »

Saudações meu amigo Simeão Dias Gomes,me ajudou demais com esta explicação,agradeço demais.Abçs. :D



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Nome diferente na mesma trilha- Ajuda

#12 Mensagem por Wallace »

Eu simplesmente apago um segmento da trilha.
Ai recrio o segmento colocando não na opção de unir os tracks (ou segmentos).
Pronto, temos duas trilhas que podem ter nomes e formatações diferentes.
Quando estou gravando o track eu vou criando pontos quando a via muda de tipo, de nome, etc ou mesmo quando vou marcar um POI ou alguma informação.
Ai com um gravador de voz digital (no meu caso com meu palm) eu gravo em voz o numero do POI e as informações necessarias.
Foi o metodo mais pratico e seguro que encontrei até agora.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Simeão Dias Gomes
Mensagens: 49
Registrado em: 20 Set 2006, 13:19
Localização: Jaguarão e Pelotas S31° 46' 09.3" W52° 20' 27.1" - RS
Contato:

Re: Nome diferente na mesma trilha- Ajuda

#13 Mensagem por Simeão Dias Gomes »

Wallace
Realmente, esse é o método mais lógico.
Naquele que eu mostrei, de retirar toda aquela pequena trilha (que pode ser um desvio num posto de Policia Rodoviaria, Policia Federal ou Aduana), a fim de causar a interrupção das estradas de acesso, me ensinou uma coisa interessante: ao marcar o trecho, recortar usando o Ctrl+X e colar numa outra tela em branco do Trackmaker, constatei que recorta apenas o que eu quero, mas ao colar, cria Também as outras trilhas adjascentes e não apenas aquela poção que foi excluida.

Editado pela moderação.
Favor não fazer o quote de toda a mensagem imediatamente acima.
não faz sentido e atrapalha a leitura.
Quote apagado.
Agradeçemos a colaboração.



Avatar do usuário
pcrapaki
Mensagens: 21
Registrado em: 15 Mar 2008, 10:00
Localização: TRAMANDAI RS

Re: Nome diferente na mesma trilha- Ajuda

#14 Mensagem por pcrapaki »

É Wallace teu método é mais pratico,valeu.



drterror
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Mar 2008, 18:04

Re: Nome diferente na mesma trilha- Ajuda

#15 Mensagem por drterror »

Aproveitando o tópico. No mapa básico que recebi, algumas ruas da cidade que estou construindo, já estavam nomeadas com nomes de estradas tipo PB-073, seguindo o mapa rodoviário. Estas estradas cortam realamente a cidade, porém dentro da cidade possuem nomes de ruas ou avenidas e depois voltam a ser verdadeiramente estrada.
Na construça£o do mapa municipal devo fragmentá-las e nomeá-las dentro da cidade com os seus respectivos nomes de ruas ou não?



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Nome diferente na mesma trilha- Ajuda

#16 Mensagem por nqnnospam »

Sim, e avise o desenvolvedor estadual.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “GPS TrackMaker”