Tracksource Estadual Roteável para o Mapsource
Tracksource Estadual Roteável para o Mapsource
Prezados,
Sou novo no forum e gostaria de listar algumas de minhas opiniões / dúvidas;
1 - Parabenizo pelo projeto tracksource e pelos mapas dispensados. O que vocês fizeram é realmente incrivel !
2 - Tenho um Garmin Nuvi e instalei o TM, o TE e o TRR (Mapsource).
3 - Mesmo sendo Beta o TRR fuincionou muito bem com algumas restrições;
3.1 - Ainda existem alguns erros cartográficos, ruas no Rio de Janeiro que estão duplicadas e modificadas que não constam nesta Versão Beta.
3.2 - O endereçamento não funciona, ou seja, o GPS me pede um estado antes do imputo do endereço e dá erro.
3.3 - não sei porque, mas a linha indicadora de percurso está abaixo da linha da estrada / rua... Dá pra ver que ela está lá, mas por baixo.
Estou fazendo alguma coisa errada ?
Existe algum setup que eu não fui ?
Obrigado a todos,
Guilherme.
1 - Parabenizo pelo projeto tracksource e pelos mapas dispensados. O que vocês fizeram é realmente incrivel !
2 - Tenho um Garmin Nuvi e instalei o TM, o TE e o TRR (Mapsource).
3 - Mesmo sendo Beta o TRR fuincionou muito bem com algumas restrições;
3.1 - Ainda existem alguns erros cartográficos, ruas no Rio de Janeiro que estão duplicadas e modificadas que não constam nesta Versão Beta.
3.2 - O endereçamento não funciona, ou seja, o GPS me pede um estado antes do imputo do endereço e dá erro.
3.3 - não sei porque, mas a linha indicadora de percurso está abaixo da linha da estrada / rua... Dá pra ver que ela está lá, mas por baixo.
Estou fazendo alguma coisa errada ?
Existe algum setup que eu não fui ?
Obrigado a todos,
Guilherme.
Re: Tracksource Estadual Roteável para o Mapsource
Obrigado, em nome de todos os envolvidos. A melhor forma de agradecer é contribuir para aperfeiçoar nossos mapas, enviando correções e adições.Guilherme escreveu:Prezados,
Veja como contribuir em:
http://tracksourcebrasil.wikispaces.com
Como eu disse antes, a melhor forma de agradecer é contribuindo para o aperfeiçoamento do mapa:3.1 - Ainda existem alguns erros cartográficos, ruas no Rio de Janeiro que estão duplicadas e modificadas que não constam nesta Versão Beta.
http://tracksourcebrasil.wikispaces.com
Use o Pesquisar e faça uma busca por "Global Index", ou "ÃÂndice Global".3.2 - O endereçamento não funciona, ou seja, o GPS me pede um estado antes do imputo do endereço e dá erro.
Retirado do manual em http://tracksourcebrasil.wikispaces.com:3.3 - não sei porque, mas a linha indicadora de percurso está abaixo da linha da estrada / rua... Dá pra ver que ela está lá, mas por baixo.
Observação 4: não ative no GPS mapas de conjuntos diferentes ao mesmo tempo, isto vai causar confusão e comportamentes estranhos. Se houver um mapa TM ativado, desative os mapas TE (com exceção do TEBrasilBranco) e TRR. Se o TE estiver ativado, desative TM e TRR, etc.
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
Como havia mensionado fiz alguns testes e desabilitei todos os TE, TM e o americano que já veio instaldo, só deixando abilitado o TRR, mas verifiquei que a Versão que tenho é a 1.0.
Apesar de funcionar muito bem, o detalhamento é muito pequeno.
Verifiquei que agora todos os downloads estão diretamente na página do projeto, quando fiz o download, tive que ir a uma página internacional...
Tenho que dar o download novamente ?
Pelo que vàas versões foram muito atualizadas, verdade ?
Apesar de funcionar muito bem, o detalhamento é muito pequeno.
Verifiquei que agora todos os downloads estão diretamente na página do projeto, quando fiz o download, tive que ir a uma página internacional...
Tenho que dar o download novamente ?
Pelo que vàas versões foram muito atualizadas, verdade ?
- paulocarvalho
- Contato:
Eu estou conversando com o AmÃÂlton para aumentarmos a capilaridade do TRR na cidade do Rio de Janeiro.Guilherme escreveu:Como seu novo no Fórum e no uso da ferramenta, agora que verifiquei que o TRR basicamente tem informações estaduais e não municipais...
Por isso achei com muito pouco detalhe...
Vocês pretendem estender o TRR para detalhamento municipal ?
Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.
Sim, em cooperação com o desenvolvedor estadual isto até pode ser feito. Infelizmente exigirá um certo esforço, já que não há forma simples de fazer isso por enquanto. Além disso, não é possÃÂvel usar as restrições de roteamento, nem o endereçamento completo.paulocarvalho escreveu:Eu estou conversando com o AmÃÂlton para aumentarmos a capilaridade do TRR na cidade do Rio de Janeiro.Guilherme escreveu:Como seu novo no Fórum e no uso da ferramenta, agora que verifiquei que o TRR basicamente tem informações estaduais e não municipais...
[]'s Sérgio Barroso
- paulocarvalho
- Contato:
Eu entedi que o endereçamento requer a Atribuição de números aos parâmetros Lstart, Lend, Rstart e Rend, mas as mãos de direção, velocidades, classes de via e restrições de tipos de veÃÂculo São editáveis com tags no GTM resultando num produto bastante funcional em termos de roteamento.nqnnospam escreveu:Sim, em cooperação com o desenvolvedor estadual isto até pode ser feito. Infelizmente exigirá um certo esforço, já que não há forma simples de fazer isso por enquanto. Além disso, não é possÃÂvel usar as restrições de roteamento, nem o endereçamento completo.paulocarvalho escreveu:Eu estou conversando com o AmÃÂlton para aumentarmos a capilaridade do TRR na cidade do Rio de Janeiro.Guilherme escreveu:Como seu novo no Fórum e no uso da ferramenta, agora que verifiquei que o TRR basicamente tem informações estaduais e não municipais...
Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
Entendeu corretamente (achopaulocarvalho escreveu:
Eu entedi que o endereçamento requer a Atribuição de números aos parâmetros Lstart, Lend, Rstart e Rend, mas as mãos de direção, velocidades, classes de via e restrições de tipos de veÃÂculo São editáveis com tags no GTM resultando num produto bastante funcional em termos de roteamento.

As restrições que você citou São as que se aplicam às vias. Além delas há as restrições que só podem ser definidas em termos de vias e nós de roteamento. Num mapa municipal estas restrições que se aplicam a vias e nós de roteamento São muito comuns, e sem elas o sistema de auto-roteamento vai gerar muitas instruções erradas, além da possibilidade dele ficar sobrecarregado tentando recalcular a rota por caminhos não permitidos. Notar que Também é impossÃÂvel registrar estas restrições nos mapas .gtm, não sem estender a interface do GTM.
[]'s Sérgio Barroso
- paulocarvalho
- Contato:
não existem restrições em nível de nó. As informações L/R/end/start só servem para o endereçamento. Os demais parâmetros São para identificar a qual via os nós pertencem, se é de ligação entre mapas, o número do nó dentro da via, etc... enfim, sem impacto no roteamento. Sem eles um mapa Roteável é perfeitamente viável e não vai gerar informações incorretas como você disse, é claro, desde que o desenvolvedor e fonte sejam precisos.nqnnospam escreveu:Entendeu corretamente (achopaulocarvalho escreveu:
Eu entedi que o endereçamento requer a Atribuição de números aos parâmetros Lstart, Lend, Rstart e Rend, mas as mãos de direção, velocidades, classes de via e restrições de tipos de veÃÂculo São editáveis com tags no GTM resultando num produto bastante funcional em termos de roteamento.), mas como entrar Lstart, Lend, Rstart e Rend no GTM? ImpossÃÂvel...
As restrições que você citou São as que se aplicam às vias. Além delas há as restrições que só podem ser definidas em termos de vias e nós de roteamento. Num mapa municipal estas restrições que se aplicam a vias e nós de roteamento São muito comuns, e sem elas o sistema de auto-roteamento vai gerar muitas instruções erradas, além da possibilidade dele ficar sobrecarregado tentando recalcular a rota por caminhos não permitidos. Notar que Também é impossÃÂvel registrar estas restrições nos mapas .gtm, não sem estender a interface do GTM.
Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
Vou apresentar um exemplo de restrição que dependo do nó no outro tópico:
http://www.portalgps.com.br/forum/viewtopic.php?t=1443
Preciso fazer um desenho antes...
http://www.portalgps.com.br/forum/viewtopic.php?t=1443
Preciso fazer um desenho antes...
[]'s Sérgio Barroso
- paulocarvalho
- Contato:
Bom, vou fazer umas citações do manual de roteamento:
Mas aàvocê pode argumentar com o seguinte:
Bom, mas há o problema do nós de ligação (bound nodes):
Ainda:
Com exceção do trabalho de verificar/criar o mapa no GTM, não vejo outras fontes de trabalho não automatizado. Se houver alguma coisa que eu esteja perdendo, me fale.
Sem nós em comum, não há mudança de via, e o auto-roteamento fica inviabilizado.
É fundamental que o desenvolvedor verifique seu mapa, para garantir que há nós em comum em todos os pontos onde é possÃÂvel uma mudança de via.
Tudo isso acima aponta para um processo automatizado de conversão de um GTM para um mapa Roteável viável, sem, é claro, o endereçamento, o qual não é essencial. Podemos discutir como gerar endereçamento aproximado por métricas mais tarde.Quando o maproute processa os arquivos produzidos pelo Conversor (no modo maproute), ou o Conversor processa um arquivo GTM TXT, eles identificam os nós de roteamento, e colocam esta informação na tabela de nós de roteameno (ou simplesmente tabela de nós). Se o desenvolvedor não criar, no GPSTrackMaker®, os nós em comum nos pontos onde é possÃÂvel ocorrer uma mudança de via, o auto-roteamento não vai funcionar.
Mas aàvocê pode argumentar com o seguinte:
Mas isso só vai acontecer se o desenvolvedor quiser aproveitar os GTMs do TM atual, coisa que não pretendo fazer. Pretendo refazer tudo, só reaproveitando os waypoints, entidades de área, ferrovias, rios, etc, de modo a produzir um novo mapa, já parametrizado para ser processado pelos softwares de produção de mapas roteáveis.Cabe ao desenvolvedor estudar a tabela produzida pelo Otimizador para verificar quais destes candidatos São realmente nós de roteamento.
Bom, mas há o problema do nós de ligação (bound nodes):
Mas conforme o parágrafo isso se resolve se os desenvolvedores usarem o mesmo mapa como referência, pelo menos no lugar onde tais nós ocorrem, assim os nós de ambas as partes coincidirão quando usarem o GTM para criar os mapas.Fica claro então, que a criação e identificação dos nós de ligação é um trabalho que deve ser feito em conjunto pelos desenvolvedores dos mapas com fronteira em comum. Eles (os desenvolvedores) devem chegar num acordo sobre o traçado das vias nas fronteiras, e devem trabalhar em comum acordo para que os nós de ligação tenham exatamente as mesmas coordenadas em todos os mapas.
Ainda:
Parece-me que o seu Conversor faz um ótimo trabalho automatizando ainda por cima a determinação do parâmetro bound. E os parâmetros opcionais só servem para viabilizar a busca de enderços. Se você quiser navegar até um POI ou cruzamento, os mapas produzidos assim satisfazem plenamente as necessidades.O Conversor, ao gerar a tabela de nós, atribui valores aos atributos obrigatórios, e ao parâmetro opcional Bound, mesmo porque não há forma de adivinhar os valores dos outros parâmetros opcionais. Para atribuir valores ao parâmetro Bound, o conversor verifica a distância entre os nós iniciais e finais de todas as vias e os limites do mapa. Caso esta distância seja inferior a um valor máximo, o valor 1 é atribuÃÂdo ao parâmetro Bound do nó.
Com exceção do trabalho de verificar/criar o mapa no GTM, não vejo outras fontes de trabalho não automatizado. Se houver alguma coisa que eu esteja perdendo, me fale.
Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
Paulo,
Bom existe a questão fundamental das restrições de roteamento, que eu tentei descrever no outro tópico.
Sobre recomeçar o mapa do zero, não sei se é melhor saÃÂda. Tenho a impressão que usar o "Viadutos" ainda é uma opção melhor. Pelo menos esta é a experiência que temos com os mapas estaduais.
não sei se entendi a questão da métrica para o endereçamento. Gostaria que você detalhasse um pouco mais sua idéia.
Bom existe a questão fundamental das restrições de roteamento, que eu tentei descrever no outro tópico.
Sobre recomeçar o mapa do zero, não sei se é melhor saÃÂda. Tenho a impressão que usar o "Viadutos" ainda é uma opção melhor. Pelo menos esta é a experiência que temos com os mapas estaduais.
não sei se entendi a questão da métrica para o endereçamento. Gostaria que você detalhasse um pouco mais sua idéia.
[]'s Sérgio Barroso