Tracksource Estadual Roteável para o Mapsource

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Guilherme
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Tracksource Estadual Roteável para o Mapsource

#1 Mensagem por Guilherme »

Prezados,

Sou novo no forum e gostaria de listar algumas de minhas opiniões / dúvidas;

1 - Parabenizo pelo projeto tracksource e pelos mapas dispensados. O que vocês fizeram é realmente incrivel !

2 - Tenho um Garmin Nuvi e instalei o TM, o TE e o TRR (Mapsource).

3 - Mesmo sendo Beta o TRR fuincionou muito bem com algumas restrições;

3.1 - Ainda existem alguns erros cartográficos, ruas no Rio de Janeiro que estão duplicadas e modificadas que não constam nesta Versão Beta.

3.2 - O endereçamento não funciona, ou seja, o GPS me pede um estado antes do imputo do endereço e dá erro.

3.3 - não sei porque, mas a linha indicadora de percurso está abaixo da linha da estrada / rua... Dá pra ver que ela está lá, mas por baixo.

Estou fazendo alguma coisa errada ?

Existe algum setup que eu não fui ?

Obrigado a todos,

Guilherme.



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nqnnospam
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Re: Tracksource Estadual Roteável para o Mapsource

#2 Mensagem por nqnnospam »

Guilherme escreveu:Prezados,

Sou novo no forum e gostaria de listar algumas de minhas opiniões / dúvidas;

1 - Parabenizo pelo projeto tracksource e pelos mapas dispensados. O que vocês fizeram é realmente incrivel !
Obrigado, em nome de todos os envolvidos. A melhor forma de agradecer é contribuir para aperfeiçoar nossos mapas, enviando correções e adições.

Veja como contribuir em:

http://tracksourcebrasil.wikispaces.com
3.1 - Ainda existem alguns erros cartográficos, ruas no Rio de Janeiro que estão duplicadas e modificadas que não constam nesta Versão Beta.
Como eu disse antes, a melhor forma de agradecer é contribuindo para o aperfeiçoamento do mapa:

http://tracksourcebrasil.wikispaces.com
3.2 - O endereçamento não funciona, ou seja, o GPS me pede um estado antes do imputo do endereço e dá erro.
Use o Pesquisar e faça uma busca por "Global Index", ou "Índice Global".
3.3 - não sei porque, mas a linha indicadora de percurso está abaixo da linha da estrada / rua... Dá pra ver que ela está lá, mas por baixo.
Retirado do manual em http://tracksourcebrasil.wikispaces.com:

Observação 4: não ative no GPS mapas de conjuntos diferentes ao mesmo tempo, isto vai causar confusão e comportamentes estranhos. Se houver um mapa TM ativado, desative os mapas TE (com exceção do TEBrasilBranco) e TRR. Se o TE estiver ativado, desative TM e TRR, etc.


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Ruy Lerac
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#3 Mensagem por Ruy Lerac »

Complementando a resposta anterior, desative Também o basemap (que vem com o gps), pois este Também é Roteável e provocará confusão.


[ ]'s Ruy Lerac

Guilherme
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#4 Mensagem por Guilherme »

Obrigado pelas respostas, ainda não tive tempo de tentá-las, mas assim que o fizer lhes aviso.



Guilherme
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#5 Mensagem por Guilherme »

Como havia mensionado fiz alguns testes e desabilitei todos os TE, TM e o americano que já veio instaldo, só deixando abilitado o TRR, mas verifiquei que a Versão que tenho é a 1.0.

Apesar de funcionar muito bem, o detalhamento é muito pequeno.

Verifiquei que agora todos os downloads estão diretamente na página do projeto, quando fiz o download, tive que ir a uma página internacional...

Tenho que dar o download novamente ?

Pelo que ví as versões foram muito atualizadas, verdade ?



Guilherme
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#6 Mensagem por Guilherme »

Como seu novo no Fórum e no uso da ferramenta, agora que verifiquei que o TRR basicamente tem informações estaduais e não municipais...

Por isso achei com muito pouco detalhe...

Vocês pretendem estender o TRR para detalhamento municipal ?



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paulocarvalho
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#7 Mensagem por paulocarvalho »

Guilherme escreveu:Como seu novo no Fórum e no uso da ferramenta, agora que verifiquei que o TRR basicamente tem informações estaduais e não municipais...

Por isso achei com muito pouco detalhe...

Vocês pretendem estender o TRR para detalhamento municipal ?
Eu estou conversando com o Amílton para aumentarmos a capilaridade do TRR na cidade do Rio de Janeiro.



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nqnnospam
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#8 Mensagem por nqnnospam »

paulocarvalho escreveu:
Guilherme escreveu:Como seu novo no Fórum e no uso da ferramenta, agora que verifiquei que o TRR basicamente tem informações estaduais e não municipais...

Por isso achei com muito pouco detalhe...

Vocês pretendem estender o TRR para detalhamento municipal ?
Eu estou conversando com o Amílton para aumentarmos a capilaridade do TRR na cidade do Rio de Janeiro.
Sim, em cooperação com o desenvolvedor estadual isto até pode ser feito. Infelizmente exigirá um certo esforço, já que não há forma simples de fazer isso por enquanto. Além disso, não é possível usar as restrições de roteamento, nem o endereçamento completo.


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#9 Mensagem por paulocarvalho »

nqnnospam escreveu:
paulocarvalho escreveu:
Guilherme escreveu:Como seu novo no Fórum e no uso da ferramenta, agora que verifiquei que o TRR basicamente tem informações estaduais e não municipais...

Por isso achei com muito pouco detalhe...

Vocês pretendem estender o TRR para detalhamento municipal ?
Eu estou conversando com o Amílton para aumentarmos a capilaridade do TRR na cidade do Rio de Janeiro.
Sim, em cooperação com o desenvolvedor estadual isto até pode ser feito. Infelizmente exigirá um certo esforço, já que não há forma simples de fazer isso por enquanto. Além disso, não é possível usar as restrições de roteamento, nem o endereçamento completo.
Eu entedi que o endereçamento requer a Atribuição de números aos parâmetros Lstart, Lend, Rstart e Rend, mas as mãos de direção, velocidades, classes de via e restrições de tipos de veículo São editáveis com tags no GTM resultando num produto bastante funcional em termos de roteamento.



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#10 Mensagem por nqnnospam »

paulocarvalho escreveu:
Eu entedi que o endereçamento requer a Atribuição de números aos parâmetros Lstart, Lend, Rstart e Rend, mas as mãos de direção, velocidades, classes de via e restrições de tipos de veículo São editáveis com tags no GTM resultando num produto bastante funcional em termos de roteamento.
Entendeu corretamente (acho :)), mas como entrar Lstart, Lend, Rstart e Rend no GTM? Impossível...

As restrições que você citou São as que se aplicam às vias. Além delas há as restrições que só podem ser definidas em termos de vias e nós de roteamento. Num mapa municipal estas restrições que se aplicam a vias e nós de roteamento São muito comuns, e sem elas o sistema de auto-roteamento vai gerar muitas instruções erradas, além da possibilidade dele ficar sobrecarregado tentando recalcular a rota por caminhos não permitidos. Notar que Também é impossível registrar estas restrições nos mapas .gtm, não sem estender a interface do GTM.


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#11 Mensagem por paulocarvalho »

nqnnospam escreveu:
paulocarvalho escreveu:
Eu entedi que o endereçamento requer a Atribuição de números aos parâmetros Lstart, Lend, Rstart e Rend, mas as mãos de direção, velocidades, classes de via e restrições de tipos de veículo São editáveis com tags no GTM resultando num produto bastante funcional em termos de roteamento.
Entendeu corretamente (acho :)), mas como entrar Lstart, Lend, Rstart e Rend no GTM? Impossível...

As restrições que você citou São as que se aplicam às vias. Além delas há as restrições que só podem ser definidas em termos de vias e nós de roteamento. Num mapa municipal estas restrições que se aplicam a vias e nós de roteamento São muito comuns, e sem elas o sistema de auto-roteamento vai gerar muitas instruções erradas, além da possibilidade dele ficar sobrecarregado tentando recalcular a rota por caminhos não permitidos. Notar que Também é impossível registrar estas restrições nos mapas .gtm, não sem estender a interface do GTM.
não existem restrições em nível de nó. As informações L/R/end/start só servem para o endereçamento. Os demais parâmetros São para identificar a qual via os nós pertencem, se é de ligação entre mapas, o número do nó dentro da via, etc... enfim, sem impacto no roteamento. Sem eles um mapa Roteável é perfeitamente viável e não vai gerar informações incorretas como você disse, é claro, desde que o desenvolvedor e fonte sejam precisos.



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#12 Mensagem por nqnnospam »

Vou apresentar um exemplo de restrição que dependo do nó no outro tópico:

http://www.portalgps.com.br/forum/viewtopic.php?t=1443

Preciso fazer um desenho antes...


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#13 Mensagem por paulocarvalho »

Bom, vou fazer umas citações do manual de roteamento:
Sem nós em comum, não há mudança de via, e o auto-roteamento fica inviabilizado.
É fundamental que o desenvolvedor verifique seu mapa, para garantir que há nós em comum em todos os pontos onde é possível uma mudança de via.
Quando o maproute processa os arquivos produzidos pelo Conversor (no modo maproute), ou o Conversor processa um arquivo GTM TXT, eles identificam os nós de roteamento, e colocam esta informação na tabela de nós de roteameno (ou simplesmente tabela de nós). Se o desenvolvedor não criar, no GPSTrackMaker®, os nós em comum nos pontos onde é possível ocorrer uma mudança de via, o auto-roteamento não vai funcionar.
Tudo isso acima aponta para um processo automatizado de conversão de um GTM para um mapa Roteável viável, sem, é claro, o endereçamento, o qual não é essencial. Podemos discutir como gerar endereçamento aproximado por métricas mais tarde.

Mas aí você pode argumentar com o seguinte:
Cabe ao desenvolvedor estudar a tabela produzida pelo Otimizador para verificar quais destes candidatos São realmente nós de roteamento.
Mas isso só vai acontecer se o desenvolvedor quiser aproveitar os GTMs do TM atual, coisa que não pretendo fazer. Pretendo refazer tudo, só reaproveitando os waypoints, entidades de área, ferrovias, rios, etc, de modo a produzir um novo mapa, já parametrizado para ser processado pelos softwares de produção de mapas roteáveis.

Bom, mas há o problema do nós de ligação (bound nodes):
Fica claro então, que a criação e identificação dos nós de ligação é um trabalho que deve ser feito em conjunto pelos desenvolvedores dos mapas com fronteira em comum. Eles (os desenvolvedores) devem chegar num acordo sobre o traçado das vias nas fronteiras, e devem trabalhar em comum acordo para que os nós de ligação tenham exatamente as mesmas coordenadas em todos os mapas.
Mas conforme o parágrafo isso se resolve se os desenvolvedores usarem o mesmo mapa como referência, pelo menos no lugar onde tais nós ocorrem, assim os nós de ambas as partes coincidirão quando usarem o GTM para criar os mapas.

Ainda:
O Conversor, ao gerar a tabela de nós, atribui valores aos atributos obrigatórios, e ao parâmetro opcional Bound, mesmo porque não há forma de adivinhar os valores dos outros parâmetros opcionais. Para atribuir valores ao parâmetro Bound, o conversor verifica a distância entre os nós iniciais e finais de todas as vias e os limites do mapa. Caso esta distância seja inferior a um valor máximo, o valor 1 é atribuído ao parâmetro Bound do nó.
Parece-me que o seu Conversor faz um ótimo trabalho automatizando ainda por cima a determinação do parâmetro bound. E os parâmetros opcionais só servem para viabilizar a busca de enderços. Se você quiser navegar até um POI ou cruzamento, os mapas produzidos assim satisfazem plenamente as necessidades.

Com exceção do trabalho de verificar/criar o mapa no GTM, não vejo outras fontes de trabalho não automatizado. Se houver alguma coisa que eu esteja perdendo, me fale.



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#14 Mensagem por nqnnospam »

Paulo,

Bom existe a questão fundamental das restrições de roteamento, que eu tentei descrever no outro tópico.

Sobre recomeçar o mapa do zero, não sei se é melhor saída. Tenho a impressão que usar o "Viadutos" ainda é uma opção melhor. Pelo menos esta é a experiência que temos com os mapas estaduais.

não sei se entendi a questão da métrica para o endereçamento. Gostaria que você detalhasse um pouco mais sua idéia.


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