Olá Turma!
A pedido da colega MarcellaS, estou postando uma pergunta que ela fez via mensagem privada. Ela trabalha com a criação das famosas "vozes" que nos guiam nos aparelhos de GPS. Ela pergunta sobre a melhor forma de falar algumas frases, como nos exemplos citados no e-mail abaixo. Esse é um momento importante para aplicar sugestões, inclusive sugestões que possam facilitar o desenvolvimento do projeto Tracksource. Peço que colaborem e façam seus comentários, uma vez que a colega MarcellaS provavelmente deve ter prazo para decidir quais sugestões implementar.
Segue o texto:
Prezados colegas
Por favos, alguém poderia me esclarecer uma dúvida em relação a uma frase utilizada em comandos de voz para navegação GPS.
Qual a melhor maneira de dizer ou escrever por extenso: Ou seja, o que é mais utilizado nos Brasil:
O contexto é o seguinte:
"Em 1,7 milha(s), vire à direita"
"Em 2,6 quilômetros, vire à direita"
"uma vírgula sete milhas", ou um ponto sete milhas,
dois vírgula seis quilômetros ou dois ponto seis quilômetros. Ou quem sabe dois quilômetros e seisentos metros:
Estou introduzindo num sistema TTS (text to speech) e estou confusa em relação ao comando produzido em alta voz. Daí a minha pergunta.
Muito obrigada
Frases para sistema de navegação por voz
Frases para sistema de navegação por voz
Luzemário Dantas
Garmin GPSmap 60C
GPS Genérico + Garmin Mobile XT + 4GB SD
Nokia E71 + Garmin Mobile XT + 8GB MicroSD
Serviços de Internet bons e baratos
http://www.luzehost.com.br
Garmin GPSmap 60C
GPS Genérico + Garmin Mobile XT + 4GB SD
Nokia E71 + Garmin Mobile XT + 8GB MicroSD
Serviços de Internet bons e baratos

-
- Contato:
Re: Frases para sistema de navegação por voz
- Boa tarde Luzemario, já respondi a ela há algum tempo atrás via MP!
Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI
Há alguns meses atrás eu abri um chamado na Garmin com a seguinte sugestão de melhoria no TTS Brasil. Talvez nossa colega Marcella possa aproveitar esta dica.
ERROR 1:
English like:
Arriving AT destination IN THE direction (ex.: arriving at theater in the left)
Portuguese-Brazilian AS-IS:
Chegando DENTRO DE destination DENTRO DE direction (ex.: Chegando dentro de casa dentro de direita)
Suggestion/Correct Portuguese-Brazilian:
Chegando EM destination A direction (ex.: Chegando em casa a direita)
ERROR 2:
English like:
At distance, turn direction and THEN turn next-direction (ex.: At 200 meters, turn right and then turn left)
Em distance, vire a direction e ENTÃO vire a next-direction (ex.: Em 200 metros, vire a direita e então vire a esqueda)
Em distance, vire a direction e EM SEGUIDA vire a next-direction (ex.: Em 200 metros, vire a direita e em seguida vire a esqueda)
Abraço,
Xandão
ERROR 1:
English like:
Arriving AT destination IN THE direction (ex.: arriving at theater in the left)
Chegando DENTRO DE destination DENTRO DE direction (ex.: Chegando dentro de casa dentro de direita)
Chegando EM destination A direction (ex.: Chegando em casa a direita)
ERROR 2:
English like:
At distance, turn direction and THEN turn next-direction (ex.: At 200 meters, turn right and then turn left)
Em distance, vire a direction e ENTÃO vire a next-direction (ex.: Em 200 metros, vire a direita e então vire a esqueda)
Em distance, vire a direction e EM SEGUIDA vire a next-direction (ex.: Em 200 metros, vire a direita e em seguida vire a esqueda)
Abraço,
Xandão
Outra sugestão que lembrei agora e que considero importante...
Como as frases incluindo os nomes das ruas costuma ficar longas (ex.: "Em 300 metros, vire a direita na Avenida Afonso Pena e então vire acentuadamente a esquerda"), o que tenho observado é que o deslocamento do mapa fica congelado até o término da frase. Dependendo do tamanho da frase, da distância para a próxima manobra e a velocidade de locomoção, perde-se facilmente o ponto de conversão.
Portanto, minha sugestão é acelerar o a frase. Por exemplo, uma frase que atualmente é falada em 4 segundos, pode ser perfeitamente entendida sem falada em 2 segundos.
Quem já fez um teste com um TTS em inglês já deve ter observado como as orientações de direção são faladas em modo super-acelerado.
Abraço,
Xandão
Como as frases incluindo os nomes das ruas costuma ficar longas (ex.: "Em 300 metros, vire a direita na Avenida Afonso Pena e então vire acentuadamente a esquerda"), o que tenho observado é que o deslocamento do mapa fica congelado até o término da frase. Dependendo do tamanho da frase, da distância para a próxima manobra e a velocidade de locomoção, perde-se facilmente o ponto de conversão.
Portanto, minha sugestão é acelerar o a frase. Por exemplo, uma frase que atualmente é falada em 4 segundos, pode ser perfeitamente entendida sem falada em 2 segundos.
Quem já fez um teste com um TTS em inglês já deve ter observado como as orientações de direção são faladas em modo super-acelerado.
Abraço,
Xandão
Ela mandou mensagem privada para o fórum inteiro. Deveria ter aberto um tópico.Luzemario escreveu: "uma vírgula sete milhas", ou um ponto sete milhas,
dois vírgula seis quilômetros ou dois ponto seis quilômetros. Ou quem sabe dois quilômetros e seisentos metros:
No Brasil oficialmente se usa vírgula para separar a parte inteira da fracionária, logo o correto é "dois vírgula seis quilômetros".
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.