Diferença entre GPS de carro e o convencional de navegação?

Mensagem
Autor
danilofox123

Diferença entre GPS de carro e o convencional de navegação?

#1 Mensagem por danilofox123 »

Pessoal, por gentileza gostaria que alguém com mais conhecimento que eu, pudesse me informar qual a diferença entre um GPS de navegaçao (GPS de mão) como este:
Imagem

Para um GPS desses de carro:
Imagem

Já usei um GPS de mão do primeiro tipo. Acho que um diferencial que o de carro não vai ter é uma entrada para um cabo que conecta em DataLogger. Usamos isto para georreferenciar pontos amostrados com um aparelho que faz medições de compactação no solo. Ao coletar os dados tem a opção de entrar com as coordenada manualmente ou, se o GPS estiver conectado por este cabo (vocês devem saber qual é a entrada para esse cabo que estou falando), então o programa automaticamente registra as coordenadas importadas do GPS.

Creio que isto seria uma das limitações no GPS de carro.
E quanto a navegação, mais o que muda? Sei que o GPS de mão dificilmente vai ter a opção de falar para virar a tantos metros se você estiver usando com mapas rodoviários como se fosse um de carro, e sei que só os mais novos têm essa opção.

Mas eu quero mesmo saber o que o GPS de carro faz igual ao de mão? Ele marca pontos? Fecha perímetros, calcula área? Da distancia percorrida? Daria para um agrônomo usar o GPS do carro para fazer medições em fazendas? Como se fossem aqueles geodésicos (claro, desconsiderando a precisão).

Danniel

Re: Diferença entre GPS de carro e o convencional de navegação?

#2 Mensagem por Danniel »

Só marca pontos e registra um odômetro, alguns modelos gravam o tracklog.

E são bem mais sensíveis a choques/poeira/água/sol.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

danilofox123

#3 Mensagem por danilofox123 »

Obrigado!
É mais ou menos o que eu pensava mesmo.
Quanto ao cabo não existe mesmo GPS de carro com esse tipo de conexao?

E será que teria algum modelo de campo que atende as funçoes de carro também? Com carregador de carro por exemplo, e que fale os caminhos?

Quanto a esse modelo que eu postei na foto que está a venda na Best Buy é um bom negócio? O pessoal recomenda ou já está velho esse? Me parece o melhor custo x benefício, mas também as vezes com um pouco a mais posso pegar um top ou pelo menos com alguma novidade de mercado. Sei que tem muitos opcionais, mas no geral em relação às funçoes e conexões se eu pegar esse modelo estarei atualizado?

Obrigado pela ajuda pessoal, sou bem leigo e iniciante nessa área e com um pouco de pressa... Mas estou pesquisando bastante na net e espero estar no caminho certo.

Danniel

#4 Mensagem por Danniel »

Raríssimos fornecem sentença NMEA, as vezes só em menus de diagnóstico. Somente pela USB, não tem serial.

Muitos aparelhos de navegação suportam mapas e roteamento mas não falam, apenas bipes. O mais perto de um automotivo creio que seja um 276C.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”