Para um GPS desses de carro:

Já usei um GPS de mão do primeiro tipo. Acho que um diferencial que o de carro não vai ter é uma entrada para um cabo que conecta em DataLogger. Usamos isto para georreferenciar pontos amostrados com um aparelho que faz medições de compactação no solo. Ao coletar os dados tem a opção de entrar com as coordenada manualmente ou, se o GPS estiver conectado por este cabo (vocês devem saber qual é a entrada para esse cabo que estou falando), então o programa automaticamente registra as coordenadas importadas do GPS.
Creio que isto seria uma das limitações no GPS de carro.
E quanto a navegação, mais o que muda? Sei que o GPS de mão dificilmente vai ter a opção de falar para virar a tantos metros se você estiver usando com mapas rodoviários como se fosse um de carro, e sei que só os mais novos têm essa opção.
Mas eu quero mesmo saber o que o GPS de carro faz igual ao de mão? Ele marca pontos? Fecha perímetros, calcula área? Da distancia percorrida? Daria para um agrônomo usar o GPS do carro para fazer medições em fazendas? Como se fossem aqueles geodésicos (claro, desconsiderando a precisão).