etrex vista hcx problemas c/registro de trajetos

Mensagem
Autor
artur albuquerque

etrex vista hcx problemas c/registro de trajetos

#1 Mensagem por artur albuquerque »

amigos, meu vista hcx começa a apagar o trajeto marcado a partir de aproximadamente 40 km,por exemplo, se for marcar um trajeto de 100km consigo apenas os ultimos 40km.
alguem pode me auxiliar, inclusive informando se é normal ele desativar a função de registro de trajetos toda vez que o aparelho é desligado.

Favor não repetir a mesma pergunta em tópico diferentes. Obrigado.

nqnnospam

Re: etrex vista hcx problemas c/registro de trajetos

#2 Mensagem por nqnnospam »

Desative o "Wrap when full", que ele então vai parar de "voltar para o começo" (wrap). Mas aí ele vai parar de registrar também. Você configurou o aparelho para 10000 pontos? Não tenho esse modelo, mas o meu GPS veio de fábrica configurado para um número menor de pontos.

Não sei o nome da opção em Português. Acho que é "Envolvente", mas a tradução é tão ruim que pode ser qualquer coisa. Mas ela fica na opção de configuração de Tracks.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

artur albuquerque

#3 Mensagem por artur albuquerque »

amigo, obrigado pela resposta. Vou testar um trajeto utilizando 10000 pontos, o problema é que meu aparelho antigo era mais simples (etrex amarelinho), e ja cheguei a registrar uma viagem de 600 km sem que o rastro inicial desaparecece.
O outro problema é que toda vez que desligo o aparelho, ele desativa a função registro de trajetos, me obrigando toda vez que liga-lo ter que ir até a função, o aparelho antigo ja registrava automaticamente. A função "Envolver quando cheio" ja está marcada, no entanto ela serve para ir removendo os trajetos mais antigos que ja estavam gravados. No meu caso ele apaga, após aproximadamente 40km, o começo da minha trilha antes mesmo de salvá-la.

a outra pergunta que foi removida, era quanto à utilização do cartão de memória, não consigo visualizar as trilhas ali armazenadas.

nqnnospam

#4 Mensagem por nqnnospam »

Bom, o que vou dizer é meio óbvio. Se não for esse o problema, então me desculpe.

Se o limite de pontos no tracklog está em 1000, e você manda registrar um ponto por segundo, em 1000 segundos (cerca de 17 minutos) o tracklog enche. Se o envolvente estiver ligado, ele vai então começar a apagar o começo do tracklog. Se o envolvente estiver desligado, ele vai parar de gravar.

Se o limite estiver em 10000 pontos, daí ele leva 170 minutos (duas horas e dez minutos, mais ou menos) para encher o tracklog, mas vai encher do mesmo jeito. Se o envolvente estiver ligado, ele vai então começar a apagar o começo do tracklog. Se o envolvente estiver desligado, ele vai parar de gravar.

Então tudo depende de como você configurou o GPS.

Se você configurar para registrar por tempo, então ele vai registrar por tempo. Se você configurar para registrar por distância, então ele vai registrar por distância. Se você configurar o modo automático, então ele vai usar o modo automático. O aparelho não tem como saber qual a melhor configuração, você é quem deve analisar, usando o bom senso, e usar a mais conveniente.

Sobre os tracks no cartão, só podem ser visualizados no computador, após você transferi-los para o computador, usando o modo de armazenamento USB do GPS (Veja o Review do 60CSx na seção de Reviews).

[]'s Sérgio Barroso

artur albuquerque

#5 Mensagem por artur albuquerque »

obrigado pelo retorno, faz sentido o seu raciocinio, acredito que seja isto mesmo. Apenas fico decepcionado com o aparelho, haja visto, que troquei um etrex amarelo (modelo mais simples da linha etrex) por este (que é o top da linha etrex), e no meu aparelho antigo ja cheguei a registrar tracklog de 800 km sem interrupções, e neste, por mais que deixe 10000 pontos vai registrar no maximo 100 km. É bom lembrar que durante esses trajetos costumo marcar poucos waypoints, em torno de 3 ou 4 apenas.

Outro ponto negativo do aparelho, é o fato de toda vez que desliga-lo, a função registro de trajetos desativa, me obrigando a toda vez que liga-lo, ter que ir até a função e ativa-lo. Outro caso que no aparelho antigo registrava automaticamente todos os trajetos.

Outra coisa é que, as vezes o aparelho desliga sozinho, me parece um problema de todos, é raro acontecer, mas acontece.

Em relação ao cartão, ok, ja consegui recuperar os trajetos ali armazenados, quando conecto ao computador, abre o drive F e ai é só salva-los.

abs.

Wallace
Contato:

#6 Mensagem por Wallace »

Decepcionado ficamos nós.
Voce que não esta sabendo usar e configurar seu novo aparelho.
E como o modesto sitiante que tem uma carroça velha e dois cavalos.
Ai ele ganha na loteria e compra uma Ferrari.
E fica decepcionado, pois a Ferrari é muito pior a velha carroça.
Já que fica muito mais baixo que na carroça o que atrapalha a condução.
Mesmo sendo conversivel e com um lindo banco de couro é menos confortavel pois é mais apertada e a posição de condução ficou horrivel.
As rodas e pneus menores aliada a dura suspensão deixa a Ferrari muito pior para andar devido aos buracos do sito e redondezas
E finalmente pela Ferrari ser bem mais pesada que a velha carroça acaba andando muito mais devagar e tem que levar menos peso, pois os dois cavalos mal dão conta de puxar a Ferrari...

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

artur albuquerque

#7 Mensagem por artur albuquerque »

prezado wallace, vc sabe mais do que eu, que com uma carroça no meio do mato, se consegue ir muito mais longe do que com uma ferrari que está a centimetros do solo (rrss).

O fato é que vc tambem não sabe operar o meu aparelho, caso contrario ao inves de me esculhambar, me daria a dica.

Pois vou mais longe e te ensinarei. Descobri da tarde p/ca, que o motivo que ele não registra o trajeto é a inserção do cartão de memória (que a carroça não tinha). A partir do momento que se retira o referido cartão, ele volta a funcionar normalmente. E tambem este motivo as vezes fazia com que ele desligasse sozinho, talvez por incompatibilidade.

obrigado ao sergio pelas dicas.

abs a todos.

Wallace
Contato:

#8 Mensagem por Wallace »

Caro Artur,
Voce pode não acreditar, mas apesar de eu ter GPS a pouco tempo (um dos primeiros Garmin GPS II quando foi lançado) conheço alguma coisa da linha Garmin e talvez eu consiga fazer uma coisa ou outra com seu aparelho.
Mas uma coisa eu garanto, não devo nunca chegar a presidente do Brasil, pois eu prefiro ensinar a pescar que dar o peixe.
Muitos não gostam de pensar e aprender, mas eu procuro forçar isso, pois quando estiver sozinho em campo no meio do mato com seu GPS voce provavelmente vai ter que se virar sozinho sem a ajuda do site aqui.
Voce já estudou o que serve cada opção do seu aparelho...
Garanto que não, não é mesmo...

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

nqnnospam

#9 Mensagem por nqnnospam »

artur albuquerque escreveu:Apenas fico decepcionado com o aparelho, haja visto, que troquei um etrex amarelo (modelo mais simples da linha etrex) por este (que é o top da linha etrex), e no meu aparelho antigo ja cheguei a registrar tracklog de 800 km sem interrupções, e neste, por mais que deixe 10000 pontos vai registrar no maximo 100 km.
Como eu disse, se você configurar direito, eu tenho certeza absoluta que vai poder registrar trajetos bem maiores do que isso. É só questão de configuração.

Recomendo que você faça uma releitura cuidadosa do manual, e que estude as configurações do tracklog com calma, pois posso lhe assegurar com todo certeza que este seu aparelho consegue registrar trajetos bem mais longos que o "Amarelinho".

Esse seu aparelho novo é muito melhor que eTrex "Amarelinho".
artur albuquerque escreveu: É bom lembrar que durante esses trajetos costumo marcar poucos waypoints, em torno de 3 ou 4 apenas.
O número de waypoints registrados não tem relação nenhuma com o registro do tracklog.
artur albuquerque escreveu: Em relação ao cartão, ok, ja consegui recuperar os trajetos ali armazenados, quando conecto ao computador, abre o drive F e ai é só salva-los.
Notar que o registro do tracklog no cartão não tem limite de pontos. O único limite é o tamanho do cartão.
artur albuquerque escreveu: Pois vou mais longe e te ensinarei. Descobri da tarde p/ca, que o motivo que ele não registra o trajeto é a inserção do cartão de memória (que a carroça não tinha). A partir do momento que se retira o referido cartão, ele volta a funcionar normalmente. E tambem este motivo as vezes fazia com que ele desligasse sozinho, talvez por incompatibilidade.
Uma coisa não tem relação com a outra, mesmo porque o cartão serve para ampliar o limite de registro do percurso, e não reduzi-lo.

Logicamente, se o cartão estiver com defeito, não vai funcionar mesmo.

[]'s Sérgio Barroso

artur albuquerque

#10 Mensagem por artur albuquerque »

amigos, gostaria de utilizar o nosso espaço aqui no forum para discutirmos sobre gps, e não sobre a capacidade de aprender de um ou outro, acredito inclusive que este é o principal objetivo do mesmo.

Utilizo gps à aproximadamente dez anos (quando adquiri o etrex basico), o modelo novo adquiri à quase 1 ano. Minha utilização se dá principalmente com moto de enduro e montain bike. Gosto muito de opera-los, no entanto faço por hobby, minha atividade profissional é outra, portanto não tenho tanto tempo para estuda-los, e tambem não tenho o mesmo gabarito de vcs, no entanto, posso garantir que ja li o manual completo por varias vezes, o problema é que ele não é muito abrangente, em muitos casos fala-se por alto de determinadas funções.

Em relação ao cartão, se alguem no forum possuir um aparelho igual ao meu, pode confirmar, na tela de ligar o registro de trajetos, se inserir o cartão ela desativa no ato, sendo possivel ativa-la manualmente, só que quando desliga-lo volta para a posição off. Sem o cartão isto não ocorre.

Não acredito que o cartão esteja com defeito, pois ja transferi todos tracklogs que ele armazenou normalmente, talvez por não ser original garmin, pode haver alguma incompatibilidade, vou tentar adquirir um outro para ver o que acontece, agora se alguem que utiliza o aparelho me informar que é uma caracteristica, então não gastarei para adquirir um novo.

abs a todos

nqnnospam

#11 Mensagem por nqnnospam »

Seu GPS tem a tela abaixo?

Imagem

Quando você seleciona Setup:

Imagem

que valores aparecem em cada opção?

Entrando na opção "Data Card Setup":

Imagem

a opção "Log Track to Data card" está marcada ou desmarcada?

[]'s Sérgio Barroso

artur albuquerque

#12 Mensagem por artur albuquerque »

isto mesmo, a tela em questão é esta.

no ponto que está as opções on e off, quando se coloca o cartão, muda automaticamente para off, podendo eu altera-lo para on, só que quando desligo o aparelho e ligo novamente, ela volta para off, sem o cartão isto não ocorre.

- na tela está aparecendo 99%

- no setup, está marcado envolver quando cheio

- metodo de gravação está como distancia, se eu alterar (para tempo ou auto), quando desligo o aparelho e ligo novamente, ele volta para distancia. O valor referente a distancia está como 0km, porque é a distancia estipulada para começar a marcar os pontos, se eu colocar 10km, vai começar a marcar apenas após esta distancia.

- na configuração do cartão, ja está marcado a função para armazenar automaticamente.

sergio vc realmente é dez, obrigado pelas informações.

abs.

Wallace
Contato:

#13 Mensagem por Wallace »

artur albuquerque escreveu:- metodo de gravação está como distancia, se eu alterar (para tempo ou auto), quando desligo o aparelho e ligo novamente, ele volta para distancia. O valor referente a distancia está como 0km, porque é a distancia estipulada para começar a marcar os pontos, se eu colocar 10km, vai começar a marcar apenas após esta distancia.
Como sempre o metodo normalmente recomendado é o auto mais detalhado.
Não deveria voltar a configuração não.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

nqnnospam

#14 Mensagem por nqnnospam »

artur albuquerque escreveu: O valor referente a distancia está como 0km, porque é a distancia estipulada para começar a marcar os pontos, se eu colocar 10km, vai começar a marcar apenas após esta distancia.
Você há de concordar comigo que isso não faz muito sentido.

Se Record Method estiver em "Distância", "Interval" especifica a distância entre cada registro. Se você colocar zero, ele grava um ponto a cada zero quilômetros, o que certamente vai estourar a memória de tracklog rapidamente. Colocando 10km, ele grava um ponto a cada 10km. Colocando 1m (0.001 km), ele grava um ponto a cada metro.

Se Record Method estiver em "Time", "Interval" especifica o tempo entre cada registro. Se você colocar zero, ele registra um ponto do tracklog a cada zero segundos, o que certamente vai estourar a memória de tracklog rapidamente. Colocando 10 s , ele registra um ponto a cada 10 s. Colocando 1 s, ele registra um ponto a cada segundo.

Convenhamos que o exposto acima faz muito mais sentido, não? :roll:
artur albuquerque escreveu:isto mesmo, a tela em questão é esta.
no ponto que está as opções on e off, quando se coloca o cartão, muda automaticamente para off, podendo eu altera-lo para on, só que quando desligo o aparelho e ligo novamente, ela volta para off, sem o cartão isto não ocorre.
artur albuquerque escreveu: - metodo de gravação está como distancia, se eu alterar (para tempo ou auto), quando desligo o aparelho e ligo novamente, ele volta para distancia.
Bom, isto não faz muito sentido.

Sugiro primeiro que você, a título de teste, desabilite a opção "Log track to datacard", e veja se ainda acontece isso.

Se continuar acontecendo, sugiro que você atualize o firmware do aparelho, usando o programa Webupdater disponível na página da Garmin (http://www.garmin.com), em Support->Updates.

[]'s Sérgio Barroso

artur albuquerque

#15 Mensagem por artur albuquerque »

Amigos,
aproveitei o feriado de carnaval para leva-lo comigo e esclarecer todas essas duvidas.

Cheguei a conclusão, evidentemente com a preciosa ajuda de vcs, que o cartão de memória é o responsavel por praticamente todas as minhas dificuldades.

Estava utilizando um cartão de 1gb do nokia n95.

Resolvi fazer um teste com outros cartões, onde com um de outra marca de 256 ficou legal, no entanto ainda com problemas esporadicos,

Agora adquiri um novo de uma terceira marca de 512, me parece que até agora normalizou.

Conclusão:

- registro voltava para off toda vez que desligava o aparelho. Agora ele está normal.
- pontos voltavam para 3000 toda vez que desligava o aparelho. Agora deixei em 10001 e está normal.
- metodo de gravação voltava para distancia toda vez que desligava o aparelho. Agora ele permanece em Auto, com intervalo Normal. Vcs aconselham deixar o intervalo do metodo de gravação em Normal mesmo?

Me parece que o referido cartão estava condenando meu aparelho. Não saberia dizer qual o limite de memoria externa que o aparelho aceita. Vou continuar a usar o novo cartão, caso apresente problemas retornarei para vcs. Sem o cartão ele funciona normalmente, no entanto prefiro utiliza-lo como backup.

A titulo de curiosidade (sem tanta importancia), o marcador de posição é um icone em fomato de triangulo, no meu aparelho antigo era possivel muda-lo para um boneco com animação, será que neste aparelho existe esta possibilidade?

GILDINIZ

#16 Mensagem por GILDINIZ »

Caro Artur,
Sobre mudar o símbolo (marca) do ponto tente o seguinte: menu, procurar, pontos,selecione o ponto (enter),na página ponto selecione o símbolo no cantinho esquerdo (acima de nota) e dê enter que vai abrir o menu de símbolos.
Em tempo, fiquei com uma dúvida: deixando o botão selecionado na posição "ON" no registro de trajetos, mesmos estando fazendo outras tarefas o gps vaI registrar qualquer movimento, não? Aí, no caso, esta configuração não é para ser feita manualmente conforme o que se vai executar no gps?
ABS
GilDiniz

Etrex vista HCX, Nuvi 1490T, Edge 800

artur albuquerque

#17 Mensagem por artur albuquerque »

Prezado Gil,
em relação aos trajetos, se tiver marcado on, ele vai registrar os trajetos independentemente da pagina que vc está ou da função que está utilizando.

em relação ao icone, obrigado pela ajuda, no entanto, não me referia ao simbolo dos pontos, e sim ao do marcador de posição atual, ou seja, aquele icone que parece um triangulo que aparece na pagina de trajetos (mapa). No etrex amarelo segurando-se a tecla menu por 2 segundos, ele muda para um bonequinho que movimenta as pernas quando há um movimento e pára quando o movimento é finalizado.

Em relação ao cartão, até agora continua funcionando bem, não voltou mais para as configurações antigas após desliga-lo, a marca dele é SanDisk de 512.

abs a todos.

ematos

#18 Mensagem por ematos »

Olá pessoal, possuo um Vista HCx e por duas vezes em trilha ele desligou sozinho e parou a marcação do track.... vcs sabem por que isso pode estar acontecendo ?

Agradeço a ajuda

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “eTrex”