Mapas on-line

Mensagem
Autor
vajman
Contato:

Mapas on-line

#1 Mensagem por vajman »

Dear Friends,

Sou um desenvolvedor de software com mais de 20 anos de experiência e, por 5 anos, prestei serviços para uma das empresas responsáveis pelo desenvolvimento do Sistema Bilhete Único em São Paulo, e em outras mais de 60 cidades no Brasil, com as mais variadas denominações (RioCard no Rio de Janeiro, Fui em Campinas, Passebus em Joinville, Cartão de Transporte na Baixada Santista, etc).

Um dos meus últimos projetos nesse cliente foi o desenvolvimento de uma solução baseada em GPS para a cobrança proporcional ao trecho percorrido. Em paralelo ao desenvolvimento dessa solução, desenvolvi um software (do qual sou o possuidor exclusivo do código-fonte) para efetuar os testes requeridos sem a necessidade de deslocamento frequente que seria necessário da capital de SP até a baixada. Esta solução foi desenvolvida em Delphi e utiliza informações contidas em arquivos textos, e foi utilizado para simular o deslocamento de um veículo recebendo informações de um receptor GPS para determinar a sua localização e os pontos de embarque e desembarque de passageiros, permitindo dessa forma a cobrança relativa à distância percorrida.

O software, denominado LineSimulation, utiliza um arquivo .ini, no qual estão especificados a porta de comunicação a ser utilizada, o nome do arquivo de coordenadas a utilizar e o nome do arquivo de log. O arquivo de coordenadas contém as coordenadas da rota do veículo, as coordenadas dos pontos que delimitam as secções (utilizadas para a tarifação seccionada) e as informações da imagem sobre a qual a rota será traçada.

Estou convicto de que as classes desenvolvidas para esse software, principalmente no que tange a cálculos trigonométricos, representa a base para o desenvolvimento de um produto de ampla aplicabilidade e no qual muitas outras novas funcionalidades podem ser acrescentadas. Para isso, estou convertendo essas classes para Java, o que permitirá o desenvolvimento de uma aplicação na plataforma Web que possibilitará informar a localização de qualquer veículo que possua um receptor GPS e um meio de transmissão por GPRS ou algo semelhante. E mais: se for determinada previamente uma rota, o Sistema estará apto a informar em questão de segundos qualquer desvio, e informar o tempo de traslado e, caso seja determinado previamente um planejamento de horários, informar qualquer desvio e calcular a nova velocidade para cumprimento da meta;

Como o software fora desenvolvido com a finalidade específica de simular o traslado de um veículo de transporte público as informações vêm de arquivos texto. Mas nada impede que a planta, as rotas, e demais informações cartográficas sejam extraídas de um banco de dados. E principalmente, as coordenadas que São informadas com base na posição do mouse no canvas, seriam lidas de uma porta de comunicação do computador onde a aplicação estaria sendo executada, que as receberia de um transmissor GPRS instalado no veículo.

A minha dúvida é: Como São armazenadas as plantas dos sites que informam endereços? Existe uma maneira de acessar esses bancos de dados on-line? E principalmente, quem estaria interessado em investir neste produto?

Um demo do LineSimulation pode ser obtido na URL: http://www.informotion.com.br/download/ ... lation.zip.

Thanks a lot.

Voltar para “Outros Fabricantes”