Nuvi 780 ... está na alça de mira ... comprar?

Mensagem
Autor
smarca

Nuvi 780 ... está na alça de mira ... comprar?

#1 Mensagem por smarca »

Amigos, primeiramente desculpem-me de antemão qualquer pergunta estúpida, pra falar a verdade tenho até certo receio de perguntar alguma coisa estúpida, dada minha ignorância no assunto.

Vi o vídeo tutorial do Mapsource, do WebUpdater, vi a relação de mapas do Projeto TrackSource, vi no site da Garmin que este modelo é compatível com POIS, li o tutorial de como instalar o Mapsource e aqui surgem algumas dúvidas:

1 - No tutorial pede-se para executar o arquivo.exe. Supondo que haja uma falha de conexão de Internet durante a execução e em se tratando de um arquivo grande, não seria mais seguro baixa-lo primeiro (opção Salvar) para depois executa-lo diretamente do PC para instalação no próprio PC? Há algum problema neste procedimento mais usual de arquivos executáveis?

Estou optando pela marca Garmin pelas possibilidades de utilizar os mapas do Projeto TrackSource que desconhecia e achei fantástico. Nunca imaginei que houvesse algo assim, verdadeiro trabalho de equipe em nosso país.

2- Sendo assim, gostaria de saber se para fazer funcionar esse Nuvi 780 que foi trazido dos EUA somente com os mapas dos EUA + Canadá basta os programas Mapsource e WebUpdater da Garmin no PC e os mapas do Projeto TrackSource no PC + GPS.

Meus objetivos são: mapas rodoviários em viagens pelo Brasil e mapas urbanos em cidades como São Paulo, Campinas (onde resido) e outras cidades para onde eventualmente me desloco, com ênfase também nos POIS seja em mapas rodoviários seja em mapas urbanos.

3 - O Nuvi 780 atende plenamente meus objetivos? Todas as grandes cidades brasileiras são roteáveis pelos mapas do Projeto TrackSource?

No vídeo tutorial que assisti notei que um certo conjunto de mapas (naquele exemplo todos os mapas do Brasil) totalizaram aproximados 107 Mb.

4 - O site da Garmin nas especificações técnicas do Nuvi 780 não informa a capacidade da memória interna do aparelho nem a máxima capacidade do cartão SD que o aparelho aceita (por exemplo SD 1Gb, SD 2GB, SD 4Gb, etc.). Qual seriam essas capacidades deste modelo?

Por último, há algum tempo atrás tive sérios problemas de sincronização com um aparelho da HP (acho que era algo como iPack que tinha GPS embutido) e fiquei um pouco traumatizado com esses Windows.

5 - A sincronização de um GPS Garmin, em especial o Nuvi 780, via cabo USB é tranquila, é estável, segura, não dá dor de cabeça?

Bem, antes de ser espinafrado daqui vou encerrando. Fiquei de dar uma resposta ao vendedor até amanhã e vou ficar torcendo para que me ajudem nesta etapa inicial no mundo do GPS.

Obrigado por qualquer ajuda.

Schmidt
Contato:

Re: Nuvi 780 ... está na alça de mira ... comprar?

#2 Mensagem por Schmidt »

Tenho um nüvi 780, e vão aí algumas dicas:

- Tecnicamente o nüvi 780 e o 760 não tem diferenças ( https://buy.garmin.com/shop/compare.do? ... duct=13479 ), a diferença entre os 2 é que o 780 já vem com o receptor de MsnDirect (integrado no cabo de alimentação do carro), que tem uma cobertura limitada só nos EUA ( http://www.msndirect.com/coverage.aspx ). Só comprei o 780 porque não tinha o 760 na loja que comprei, e nesta loja o 780 estava mais barato que o 760 em outras.

- Quanto a cobertura de Mapas, o TrackSource me atende perfeitamente, moro no Rio de Janeiro e não tenho problemas com os mapas daqui. Na minha opinião, comprar qualquer outra marca de GPS fora do Brasil não é um bom negócio, pois você não vai encontrar um conjunto de mapas do Brasil gratuitos como os do TrackSource e vai acabar gastando mais comprando mapas (ou vai piratear e ficar ilegal).

nüvi 780 - Oregon 450

Amaral32

#3 Mensagem por Amaral32 »

1 - No tutorial pede-se para executar o arquivo.exe. Supondo que haja uma falha de conexão de Internet durante a execução e em se tratando de um arquivo grande, não seria mais seguro baixa-lo primeiro (opção Salvar) para depois executa-lo diretamente do PC para instalação no próprio PC? Há algum problema neste procedimento mais usual de arquivos executáveis?

Não há necessidade de baixá-lo primeiro. Pois no momento em que o programa está baixando da internet o NUvi está em modo de espera. Somente após o download das atualizações terem terminado é que o WebUpdater irá iniciar sua rotina de atualização.
Assim tanto faz fazer pelo webupdater ou por um arquivo executável já baixado
Caso acabe a força no momento do download, basta apenas rodar o WebUpdater novamente e reiniciar o download..

2- Sendo assim, gostaria de saber se para fazer funcionar esse Nuvi 780 que foi trazido dos EUA somente com os mapas dos EUA + Canadá basta os programas Mapsource e WebUpdater da Garmin no PC e os mapas do Projeto TrackSource no PC + GPS.

Você esta fazendo uma salada mista... Se você não vai freqüentemente aos EUA/Canadá você não precisa manter esse mapa na memória interna do NUVI...veja o tópico abaixo com dicas muito importante sobre a série NUVI:

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=366&t=6471

O MapSource serve para abrigar, selecionar e enviar os mapas do Projeto tracksource para seu aparelho.
Quais os mapas mais indicados para sua região? TRR + TRU-SP
Assim basta,inicialmente, o MapSource + os mapas do Projeto Tracksource(TRR + TRU-SP)... Já o Webupdater é usado esporadicamente para atualização; não faz parte do dia a dia do uso do aparelho.

Download Mapas:

TRR
http://www.tracksource.org.br/index.php ... &Itemid=20

TRU-SP
http://www.tracksource.org.br/desenv/trc.php

3 - O Nuvi 780 atende plenamente meus objetivos?
Sim
Todas as grandes cidades brasileiras são roteáveis pelos mapas do Projeto TrackSource?

A maioria SIm... todas...ainda, não.

4 - O site da Garmin nas especificações técnicas do Nuvi 780 não informa a capacidade da memória interna do aparelho nem a máxima capacidade do cartão SD que o aparelho aceita (por exemplo SD 1Gb, SD 2GB, SD 4Gb, etc.). Qual seriam essas capacidades deste modelo?

Memória interna, creio que 1,5 GB...(em torno disso).

Capacidade máxima do cartão SD (4GB);
http://garmin.custhelp.com/cgi-bin/gps_ ... _topview=1

5 - A sincronização de um GPS Garmin, em especial o Nuvi 780, via cabo USB é tranquila, é estável, segura, não dá dor de cabeça?

NUVI = PenDrive ( :o ) Assim você o conecta na entrada USB e ele ja é tratado como se fosse um pendrive; voce pode ter acesso manualmente aos arquivos.
Não tem sincronização!

O 780 é apenas um 760 mais caro... pois o MSN® Direct não funciona no Brasil:

https://buy.garmin.com/shop/compare.do? ... duct=13479

smarca

#4 Mensagem por smarca »

Entendi ... salada mista mesmo.
Ano próximo pretendo ir aos EUA, então talvez deixe os mapas nativos para essa ocasião e instale os, e tão somente, os mapas do Projeto TrackSource do Brasil.
Os mapas do Brasil talvez possa instalar no cartão SD, para evitar, nas transferências apagar indevidamente os nativos. Uma idéia de organização apenas.
Nuvi 780 (ao invés do 760, agora que entendi a diferença) porque fiz um contato direto com o vendedor do ML (é praticamente meu vizinho geográfico) e posso retira-lo pessoalmente pagando em dinheiro:
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item? ... d=86445774
O Christiano diz que mora nos EUA e vem frequentemente ao Brasil, trazendo eletro-eletrônicos para vender. De fato, a relação de produtos vendidos por ele no ML atesta o fato.
O lance de USB e ... pendrive me agradou muito, sem complicações.
O vídeo tutorial que assisti aqui também, de cara, muito ajudou.
Acho que vou arriscar comprar esse aparelho e ... tentar ser feliz.
Fechando o negócio, provavelmente amanhã ao anoitecer devo tentar me aprofundar nos tutoriais para baixar e instalar os programas necessários, transferir alguns mapas para o GPS e tentar fazer o bichinho funcionar, mostrando onde estou, hehehe.
Obrigado por enquanto e assim que tiver feito alguma coisa que preste com o GPS deverão surgir mais algumas dúvidas que, primeiro procurarei no forum (eu prometo!) mas se não encontrar dada a diversidade de informações daqui pergunto sem cerimônia.
Boa noite a todos!

smarca

#5 Mensagem por smarca »

Tive a felicidade de contar com a ajuda do Thundercel que, na sexta passada, esteve comigo por quase 1 h ao telefone e, literalmente, minisstrou um curso intensivo sobre GPS e sobre o Nuvi da Garmin. Como ele tem o 760 e eu o 780, que são iguais, tudo ficou mais fácil ainda.

Tenho instalado no Nuvi o City Navigator BR na memória interna, os TRUS de MG/RJ/SP no SD e os POIs do Maparadar.

E instalado no PC o MapSource, o POILoader e o WebUpdater.

Tudo funcionando como um relógio suíço.

Agora apenas preciso adquirir um AC Charger (prioridade 1) e uma Antena (prioridade 2), assunto sobre os quais já postei uma mensagem no forum apropriado.

Obrigado por tudo até aqui.

Wallace
Contato:

#6 Mensagem por Wallace »

Como ele tem bateria interna não vejo proque precisa de um AC Charger.
Ele não carrega na porta USB do computador ?
Mesmo que não, não acho que precisa pois no carro vai carregar.
A antena recomendo comprar uma BCN e o adaptador para MCX, fica mais caro mas é melhor e pode eventualmente usar a antena em outros aparelhos.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

smarca

#7 Mensagem por smarca »

Caro Wallace, eu preciso de um AC Charger pois nem sempre viajo de carro.

Como a maioria das minhas viagens e demais utilizações são feitas de carro, optei pelo Nuvi.

Por exemplo, em janeiro devo ir para o NE sem levar meu notebook. Mas queria levar meu GPS. E recarrega-lo numa tomada do hotel, enquanto o utilizo simultaneamente (tela ativa), durante o tempo em que estiver, inclusive, plugado na tomada recarregando a bateria.

Wallace
Contato:

#8 Mensagem por Wallace »

Bem entendi que voce já tem um caregador tipo celular.
Eu não compraria e usaria este.
Usa na bateria o que precisar fazer e deixa carregando durante a noite, jantar, etc.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

smarca

#9 Mensagem por smarca »

Você entendeu corretamente: eu tenho um carregador do Motorola V8.

Mas estou com algum receio de pluga-lo. Mesmo lendo aqui e ali, ainda não me senti seguro para utilizar o dito cujo. Como nem estou usando o V8, até poderia direciona-lo para o Nuvi 100%, mas preciso ter certeza que não vou danificar o GPS.

Posso plugar o Nuvi no carregador do V8 na boa?

Wallace
Contato:

#10 Mensagem por Wallace »

Acabei de ligar meu Nuvi 5000 no carregador de parede Motorola e ligou como na USB no computador, sem problemas.
Só não posso afirmar que vai carregar a bateria, pois o 5000 não tem bateria.
Mas ai voce mesmo testa ai.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

smarca

#11 Mensagem por smarca »

Pois é, fucei também.
Tenho aqui um V8 que não está sendo utilizado e pluguei ...
Momentaneamente até surgiu a barra de leitura de mapas (barra verde) mas durante pouco tempo pois em seguida entrou em modo USB.
O carregador Motorola do V8 tem output de 5V 550 mA.
Liguei no representante Garmin no Brasil, em Sampa, perguntei se tinham para venda o AC Charger, me responderam que não e me sugeriram o carregador Motorola!
Perguntei se não havia riscos e me disseram que não. Apenas que se a voltagem for inferior ou superior o GPS entra em modo USB. Ou seja, tem que ser a voltagem exata da Garmin que, por sinal, não está disponível em lugar algum da Internet.
Será que alguém tem esse AC Charger e não poderia medir a voltagem e amperagem de saída do dito cujo?

Schmidt
Contato:

#12 Mensagem por Schmidt »

Pra sair do modo USB você tem que fazer um macete, já vi aqui neste fórum ou em outro lugar (não lembro).
A receita é a seguinte: O conector USB têm 4 fios, você tem que cortar um deles (acho que é o D-) e colocar um resistor (com alta resistência) em série.
Se eu achar esses dados posto denovo com o valor correto do resistor e qual fio deve ser cortado.

nüvi 780 - Oregon 450

smarca

#13 Mensagem por smarca »

Foi aqui que você viu:

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... 71&p=34852

Mas não tenho como cortar fios, inserir um resistor no único carregador do V8 que tenho aqui, pois o celular às vezes é utilizado.

Vou ter que comprar um AC Charger da Garmin mesmo, tão logo eu o encontre disponível em estoque em alguma loja (virtual inclusive).

Estou pesquisando ...

Wallace
Contato:

#14 Mensagem por Wallace »

Acho que vai ser dificil achar aqui.
Talvez consiga lá fora.
Se não conseguir e eu puder ajudar é só falar.
Tenho um negocio de autopeças, mais voltado a off-road (pijes e picapes) mas trago peças dos EUA, mas se não achar de outra forma posso lhe enviar isso direto dos EUA ou colocar junto com algo meu.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

smarca

#15 Mensagem por smarca »

Obrigado pela ajuda oferecida. Se não conseguir nada por aqui eu vou aceitar sim.

A propósito (off-topic) tenho um amigo que está restaurando um CJ46 e ele tem diversas peças já compradas e entregues na casa de um amigo comum nos EUA. Ou seja, as peças já foram compradas (algumas usadas) e já foram entregues na casa desse amigo nos EUA. Você tem alguma sugestão de como trazer essas peças dos EUA para o Brasil? Se afirmativo, gostaria de coloca-lo em contato direto com meu amigo (ele é de Sampa).

Schmidt
Contato:

#16 Mensagem por Schmidt »

Será que não funciona um desses: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... parede-_JM

Acho que se usar o cabo USB comum deve funcionar...

nüvi 780 - Oregon 450

smarca

#17 Mensagem por smarca »

Acho que não funciona, nenhum carregador normal USB.
Digo, não funciona para navegar enquanto carrega. Carregar, todos carregam.
Tem que ser um destes mesmo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... n-nuvi-_JM
Em janeiro ele retornará à ativa e deverá ter.
Deixa rolar.
Obrigado!

Wallace
Contato:

#18 Mensagem por Wallace »

Tem que tomar cuidado, pois o Nuvi 5000, por exemplo, usa um diferente.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Silvio Ramos

Minha aventura com o 780...

#19 Mensagem por Silvio Ramos »

Bom... Minha historia é mais ou menos assim, comprei meu primeiro Garmin em dezembro de 2004 pra poder viajar pra Margarita de carro, era (alias ainda é pq eu ainda o tenho e uso) um Etrex Vista. Ele me atendeu muito bem até abril de 2008 quando comprei um 60CSx, em Miami. Estou nos EUA de novo pela 3a vez esse ano e os POIs e tracks gravados por mim mesmo tem me ajudado e muito em cada todas as vezes.
Ganhei um Nuvi 200 de presente, e trouxe ele comigo. Me levou ao hotel e tudo o mais. O roteamento aqui é fantastico para todas as cidades que ja andei e olha que foram mais de 40 cidades, algumas grandes, outras pequenas mas o City Navigator NT USA é extremamente detalhado.
Mas ao entrar numa revenda de eletronicos aqui me deparei com uma grande promoção de Nuvi 780. A tela é maior, transmite via FM, tem bluetooth e MSN Direct integrado. Tava metade do preço que eu vi da ultima vez que vim aqui. Bati a poeira da carteira, espantei as teias de aranha e comprei o bichinho.
So que eu achei que ele estava com o City Navigator NT USA 2008, e comprei junto um DVD do City Navigator NT USA 2009 UPDATE. Quando cheguei no hotel, carrega daqui, instala dali o 780 ja estava com a versão do 2009 e o sistema dava inelegivel pra instalação. Tentei instalar o 2009 UPDATE no meu GPSMap 60CSx, claro que não foi possivel pq eu não tinha uma versão anterior full do mapa. Aproveitei que ia ficar alguns dias em Orlando e comprei o mapa City Navigator NT USA 2009 FULL pela internet, ja que a Garmin não envia pro Brasil. Recebi, instalei no 60 CSx e tudo perfeito. Mas estou com um City Navigator NT USA 2009 UPDATE de 100 dolares sobrando... Interessa a alguem? Vou anunciar no local certo, mas já deixo adiantado a oportunidade pra quem quiser. Quanto ao 780... que aparelho fantastico. Meu companheiro de andanças aqui em Orlando, em Miami e em Atlanta na Georgia também. Volto dia 6 de janeiro, então aproveitei pra pedir acessórios e outros mimos do site da Garmin pra entrega aqui no hotel, inclusive um City Navigator NT Brasil.
To com duvidas de onde achar o mapa de Manaus, mesmo que não seja o roteavel pra usar com o 780 quando eu voltar pra casa. Alguem me passa a dica?!

Silvio Ramos.'.
Manaus - Amazonas
Garmin GPSMap 60CSx, Nuvi 780W, Nuvi 200, Etrex Vista

smarca

#20 Mensagem por smarca »

Quanto aos acessórios, se pudesse trazer um AC Charger para o Nuvi 780 (o part number é 010-10723-00 e no site custa US$ 25.00) pra mim, seria legal. De que cidade você é?

Quanto ao City Navigator v4 BR PTB, não precisa adquiri-lo. Explico para você via e-mail, fora do forum, se desejar. Além dos mapas TrackSource.

Adicionei-o no MSN, acho que agiliza um contato.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”