Erro no calculo da rota - Oregon 550

Mensagem
Autor
jr.rubiao

Erro no calculo da rota - Oregon 550

#1 Mensagem por jr.rubiao »

Olá pessoal,
Durante uma viajem entre o Rio de Janeiro a Uberlandia MG, meu Oregon 550 começou a apresentar a mensagem de Erro no calculo da rota, toda vez que eu pedia para buscar uma nova rota. Do centro de uma cidade ao centro de outra, o GPS calculava perfeitamente, mas ao pedir para encontrar uma rua especifica, ocorria o erro. Agora, ele não calcula mais nada. As outra funções estão normais. Já fiz de tudo para voltar ao normal, mas não consegui ainda. |Isso começou a aparecer depois que eu fiz o update do firmware, para a versão 5.00. Uso os mapas do projeto Tracksuorce. Coloquei um mapa mais antigo e o erro continua. Reiniciei as definições originais e nada. Será que essa nova versão do firmware fez o bloqueio desses mapas, pois eu apenas baixei eles de alguns fóruns, não comprei nenhum.

Mapas: TRC-Brasil 11.08 e Wordwide DEM Basemap, NR ativados.

Um forte abraço as todos.

Angelone

Re: Erro no calculo da rota - Oregon 550

#2 Mensagem por Angelone »

Rubião, a melhor coisa a fazer no seu caso é um downgrade, isto é, voltar para uma versão anterior, que pode ser a 4.80 que teve modificaçoes minimas para a 5.0. Vc pode baixar essa versão do site http://garminoregon.wikispaces.com/Versions+x50 . O arquivo vem no formato "gupdate.exe" e vc deve coloca-lo na pasta oculta .System que fica na memória interna do gps (as vezes dá certo colocando na pasta Garmin do cartao de memória). É importante que nunca haja gupdade.exe nessas pastas, apague ou renomei esse arquivo antes do down ou upgrade. Caso nao funcione faça o mesmo com versões inferiores. Posteriormente pesquise sobre os bugs da v5.0 para saber se foi um problema especifico do seu ou geral. Outro detalhe: deixe sempre somente um mapa habilitado, caso tenha mais que um (Tracksource, City Navigator, Auto Guia). Por fim, como primeiro passo, experimente simular rotas em cada um dos mapas separadamente e confira. Existe a possibilitade de ser compatibilidade com o seu mapa também..

jr.rubiao

#3 Mensagem por jr.rubiao »

Olá Angelone, como vai?
Tomara que o DG dê certo. Ouvi também dizer que o mapa de MG do triângulo mineiro - Uberlândia, Uberaba e Araguari - estavam com problemas com cálculo de rota. Eu estou exatamente nessa região com o Oregon. Você sabe se alguém já fez esse DG?

Um forte abraço!

Angelone

#4 Mensagem por Angelone »

Rubião, quanto ao downgrade, pode fazer tranquilo, já fiz várias vezes com esse e outros modelos da Garmin. A dúvida é se vai resolver o problema de calculo da rota. Se nao resolver, dá pra afirmar com quase 100% de probabilidade que deve ser o mapa a fonte do problema. Boa sorte...

jr.rubiao

#5 Mensagem por jr.rubiao »

Esta pasta oculta tem nome ou eu devo criar? Quando conecto o GPS no pc, aparece a memória do cartão e a do GPS. Marquei a opção de mostrar as pastas ocultas, mas não encontei nada. Coloco na pasta Garmin do GPS mesmo?

Abs!

jr.rubiao

#6 Mensagem por jr.rubiao »

Na página que você me enviou existem arquivos GCD com com várias versões. Os de extensões .exe, não encontrei.
No Garmin Store Updates and Download pages, eu consigo baixar a versão 4.49 beta exe. Devo começar por ela?

Abs.

Angelone

#7 Mensagem por Angelone »

Rubião, desculpe a falha: o nome correto do arquvo é gupdate.gcd, portanto é esse que vc deve baixar. Quanto a versão, fica a seu critério, mas é melhor que nao seja beta. Quanto a pasta .System, ela é oculta e de sistema. Esteja seguro de ter habilitado "mostrar pastas ocultas e arquivos de sistema" no sistema operacional que vc esta usando. Caso nao consiga, experimente colocar o gupdate.gcd na pasta Garmin do cartão de memória, pois em alguns modelos funciona (nao conferi com o Oregon).

jr.rubiao

#8 Mensagem por jr.rubiao »

Olá Angelone, como vai?

Obrigado pela dica do dowgrade. Verifiquei que ao sair do triângulo mineiro, o GPS calculou as rotas normalmente. Então esse erro deve ser apenas para esta região. Vou enviar uma nota ao pessoal do tracksuorce. Você sabe onde eu posso baixar mapas específicos para trilhas?

Abs!

Angelone

#9 Mensagem por Angelone »

Rubião, mapas "específicos" para trilha, voce vai ter que confeccionar. O Oregon tem a grande vantagem de suportar o padrão jnx, que permite trabalhar com fotos de satélites, mapas gráficos (raster), além dos tradicionais vetoriais. Para aprender a trabalhar com jnx vc vai ter algum trabalho, mas vale muito a pena investir o seu tempo. Procure ver este link que traz as informaçoes q vc precisará.. http : // gps . forumbrasil . net / t2033-como-utilizar-arquivos-jnx-birdseye-gratuitamente-no-gps?highlight=birdseye Elimine os espaços e bom proveito...

AlexandreCesar

#10 Mensagem por AlexandreCesar »

Procure no google "wikiloc" e entre no site. Dele você pode "descarregar" trilhas em gpx. Então, colocando os arquivos GPX na pasta Garmin -> GPX -> Archive, você pode acessá-los pelo próprio GPS.

jr.rubiao

#11 Mensagem por jr.rubiao »

Obrigado pela dica!!
Um feliz natal para vc e um próspero ano novo!!
Abs!

rosacerrado

#12 Mensagem por rosacerrado »

estou tendo o mesmo problema no meu oregon 550. depois que atualizei o softwer para 5.20 e o softwer do gps para 5.0. já fazia um tempo que eu não o atualizava.
estou usando o TRC-brasil 11.12, que é do dia 18/12/2011. mas não consigo traçar rotas pelo gps. ele só traça a rota em linha reta, não consegue faze-las pelas estradas, começa a traçar a rota mas antes de atingir 100% da erro na rota.
tambem estou tendo problemas para localizar os POIs pelo gps. inclusiva cidades, que estão no mapa mas não consigo encontra-las atraves do menu "para onde?".
eu dei mole pq fazia tempo que eu não mexia no gps e qnd fui pega-lo já fui atualizando o mapa e os softwers, sem ter feito backup do mapa anterior. tenho dificuldades tbm pq todos os tutorias de instalação são para o mapsource e eu uso o basecamp. fiz a instalação do mapa direitinho, e o mapa parece estar completo no gps. pelo programa basecamp vejo o mapa todo completo e consigo fazer buscas por POIs. só no proprio gps que eu não consigo.
a respeito do downgrade eu não entendi muito bem. como faço para encontrar as pastas ocultas? basta fazer o DG para resolver o problema? alguem mais tem tido problemas com o softwer 5.20 e o 5.00 do gps?? é possivel que o problema seja apenas no mapa? como faço para baixar o TRC-brasil anterior, já que eu não fiz backup?
obrigado pela ajuda desde já. e feliz natal.

DiegoFreitasGeo

#13 Mensagem por DiegoFreitasGeo »

o meu oregon 550 também está dando esse problema de calculo de rota... aparentemente ele não conseguia calcular rotas maiores que 500 km. quando solicitava rotas menores que 500km ele roteava normal. Fiquei até achando que ele tinha um limite para calculo de rota, mas procurando na internet não vi ninguem com esse problema. Achei que a memoria interna poderia estar cheia e por isso ele não conseguia calcular rotas grandes, mas dei uma limpada na memoria apagando tracks antigos, médias waypoints etc.. e nada. Será que é problema do mapa (tracksource) que estou utilizando?

Angelone

#14 Mensagem por Angelone »

Diego, quanto a calcular rotas muito longas nao é problema do seu gps e sim limitação do Tracksource. Utilize os City Navigator South America (ou Brasil) ou o Autoguia, que nao dão esse tipo de problema, ou trace um conjunto de rotas mais curtas se quiser usar o tracksource. Quanto a traçar rotas retas, como se fosse off-road, é questão de configuração no gps. Primeiro atualize o seu firmware via webupdater (esteja com as pilhas totalmente carregadas). A ultima versão é a 6.00. As configuraçoes padrão desses gps são para uso que nao o rodoviário, portanto vc deve marcar as opçoes corretas. Vá em Configur (setup), Encaminhamento, Activity e marque o tipo de calculo de rota, entre os possíveis: Direct Routing, Automobile Driving, Motorcycle Driving, Cycling, Tour Cycling, Mountain Biking, Peão (pedestre), Hiking, Mountaineering, ATV/Off Road Driving, Promped, só isso, rs.. No caso escolha Automobile Driving. Como se pode ver esses itens ainda nao foram traduzidos no sistema e foram introduzidos a pouco, por isso é importante estar com o sistema atualizado. Voce ainda tem algumas outras possibilidades de método de calculo, como minimzar distancia e outros. Marque também Bloquear na Estrada e "Off Road Recalculation" Desligado. Feito isso e com o mapa correto voce nao terá problemas..

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Oregon/Dakota”