Garmin Nuvi 265W - Mudança de S.O. e Navegador

Mensagem
Autor
misterjohn

Garmin Nuvi 265W - Mudança de S.O. e Navegador

#1 Mensagem por misterjohn »

A Garmin se consultada , irá dizer que não há possibilidade de instalar outro sistema operacional, mas alguem já tentou fazer?
E o navegador IGO, também já tentaram instalar?
E mapas feito para IGO se renomeados para extensão padrão Garmin ele não será reconhecido?

Faço essas indagações porque quando comprei um notebook Acer a empresa dizia que o Windows XP era incompatível para esse modelo, só sendo aceita a plataforma Windows Seven.
Eu formatei o meu e instalei o Windows XP, procurei pelos drivers dos hardware e está funcionando plenamente.

Se excluisse os arquivos garmin ou então renomeasse com outras extensões para ficarem inertes não seria possível instalar o Windows CE 5.0 ou até o 6.0?

Depois se tivesse sucesso instalar o IGO no cartão de memória para operar como os gps chineses?

Não seria quase o mesmo que para instalar o Windows em um computador teria um hd, memória, etc., especificos e para Linux teriam que ser outros? E para mac teriam que ser um terceiro tipo no entanto os hardwares servem para todos sistemas operacionais.

Os gps não são internamente como um pen driver já que dispensam drivers?

bysgui

Re: Garmin Nuvi 265W - Mudança de S.O. e Navegador

#2 Mensagem por bysgui »

Nunca tentei, mas creio sem impossível instalar o iGO no Garmin.

Motivo: O iGO roda no sistema operacional Windows CE 6.0 (ou 5.0). E o software do Garmin parece rodar em plataforma própria (alguns dizem ser baseada no linux).

Ou seja, se você instalar o Linux no seu notebook Acer será impossível instalar o Microsoft Word :wink:

Já os mapas, seria mais possível, mas ainda acho q não dá não, porque dentro outros motivos, o software não iria ler de propósito.

Abraço

misterjohn

#3 Mensagem por misterjohn »

Já ouvi falar sobre esse lance do linux ser a base Garmin, mas me refiro ao hardware que compõe o Garmin, possibilitaa formatar ou apagar os arquivos originais e colocar o windows CE?
Os gps não são todos iguais em termos de concepção física?
Ainda não testei na prática, mas de antemão não gostei muito do navegador, por isso se tiver como alterar...

misterjohn

#4 Mensagem por misterjohn »

Analizei o arquivo autorun do back up do Gps Garmin em questão sendo que contém:
[autorun]
icon=Garmin\nuvi_drive.ico
action=Garmin nüvi
label=Garmin nüvi

Normalmente esse arquivo costuma chamar o executável do navegador, mas no caso está acionando apenas o ícone Garmin e usando o comando localizar sobre a pasta que contém o back up usando Garmin nuvi (action e label) e nada foi localizado.

Pesquisando achei um método que usaram para instalar o IGO em outro Gps norteamericano, tentei adaptar para o Garmin não obtive êxito ou não funcionou.
Verificando os links abaixo, alguém já tentou algo parecido?

http://www.meupost.com/2010/01/instalan ... mate-1440/

http://www.guiadogps.com.br/como-desblo ... nator-etc/

pu2tki
Contato:

#5 Mensagem por pu2tki »

Não quero ser chato, mas acredito fortemente que não vai funcionar.
O GPS em questão (Magellan) também usa o Windows CE, que é o sistema operacional que roda o iGo. Por isso funcionou nele.
Os Garmin não, pois tem sistema operacional próprio e só rodam o deles mesmo.
Se você gosta tanto do iGo, porque não compra um gps com WinCE? É inclusive mais barato que os Garmin.
Eu não trocaria... Mas gosto não se discute.
[]'s

Alexandre C. Leite (acleite)
nüvi 205 / 255W / 40 / 1490T - eTrex Legend

misterjohn

#6 Mensagem por misterjohn »

Sem problemas; não sabia que o gps Magellan era baseado no windows ce, sendo americano como o Garmin julguei erroneamente que tinha sistema próprio, mas afinal o que é esse falado sistema operacional próprio?
Eu tenho um Infoscape, mas ele é como a maioria dos aparelhos chineses de baixa qualidade, pouca memória; já os Garmin são reconhecidos mundialmente.
Além do mais, encaro isso como mais um desafio como os que já surgiram envolvendo defeitos no computador, problemas em arquivos de aúdio, vídeos, etc, sem contar que o IGO é a preferencia quase que unânime (me refiro ao navegador) e considerando que atualmente é difícil algo não poder ser concebido, alterado, copiado, etc., nem a Microsoft conseguiu criar um sistema impenetravel teria a Garmin criado um?
Então se for isso ela deveria criar sistemas operacionais para computador, seria o fim da pirataria já que parece ser algo intransponível.
O aparelho Garmin permitir acessar os dados internos tão facilmente, possibilitando a cópia dos arquivos, coisa que não consegui com o Infoscape, copiou parte e travou, será que se apagar esses dados e "arrastar" o Windows CE para dento irá funcionar?

pu2tki
Contato:

#7 Mensagem por pu2tki »

Você acessa parte dos dados. Na verdade, arquivos usados pelo sistema em si.
O coração do sistema mesmo fica num lugar que não se tem acesso. (salvo se tiver um service cable com os softwares apropriados) O firmware não é como nos gps comuns.
A grosso modo, seria como a bios dos computadores. Você pode mudar arquivos do HD, mas pra mudar o software da bios, precisa ter acesso a ela, coisa que as pessoas comuns não tem nos Garmin. Mesmo num PC, se não tiver um gravador de eeprom você não acessa a bios para mudar como deseja. E ainda assim, se colocar um software errado, o PC nem liga mais.
Não é questão de ser um sistema impenetrável, mas sim com difícil acesso onde realmente se deve mexer. E sem conhecer bem, é bastante difícil.
Então, para nós, usuários normais, fica bem difícil querer mudar.
Eu não troco meu Garmin por um gps com iGo de forma alguma. Gosto do jeitão dele. Simples, porém funcional, sem muita perfumaria, mas sem falhas também.
Acredito que não é a toa que na aviação só se usa Garmin. E marítmo também...
Mas nem quero entrar nesta questão de gosto porque já vi muita discussão a toa. Cada um tem o seu preferido.
Viva a diversidade!!!

misterjohn

#8 Mensagem por misterjohn »

Foi o que eu pensei, fazendo uma analogia, a Acer também tenta passar a ideia que só o Windows 7 pode ser instalado no seu NB, mas eu consegui instalar o XP graças aos conhecimentos "normais" em computação (formatação, redimensionar e criar partições, buscar drivers, etc), para falar a verdade a voce, ainda nem instalei no carro esse gps, coloquei os mapas, fiz um ensaio na área de serviço do apto, comparei com o outro e pensei de forma simplista: será que não dá para instalar este??
Já perdi um celular chinês por mexer no "mode enginner" ou configurações ocultas acessadas através de códigos.
Não quero perder esse gps alterando coisas a revelia, e como voce falou, vai ser dificil aparecer quem saiba fazer esse procedimento.

pu2tki
Contato:

#9 Mensagem por pu2tki »

Eu creio que nem vai aparecer, pois como falei, nem tem sentido colocar um iGo num Garmin.
E se tiver algum doido que queira, vai ser difícil ter ferramentas para fazer.

Celso Maximino José

#10 Mensagem por Celso Maximino José »

Vamos pensar o contrário: já desejei colocar um Garmin num xingling. Vi na China um Gps com os dois navegadores: Garmin e Tomtom. Aqui iria funcionar?
Abs.
Celso

"Escolhe, pois, a Vida"

pu2tki
Contato:

#11 Mensagem por pu2tki »

Aqui funciona sim.
Isso porque a Garmin tem um navegador que roda no winCE, que é o sistema dos xing ling.
Mas é um programa que a gente instala, não confunda com o sistema de um autêntico Garmin, que este sim só roda nos GPS Garmin.

misterjohn

#12 Mensagem por misterjohn »

Pelo que voces falam, deve ser um programa do tipo que tem em computadores onde voce coloca a "roupagem" de um sistema operacional, como instalar no XP a aparência do Windows 7 por exemplo.
Acredito que como em computadores, tem a questão dos drivers, ou seja, no GPS tem que ter os drivers adequados ao hardware como imagem, aúdio, etc, dai a impossibilidade de instalar o IGO no mesmo, a não ser que forneça os drivers necessários.

Denis_safra

#13 Mensagem por Denis_safra »

Desculpe, não pude me conter, mas, misterjohn, pra quê o sr. quer um aparelho garmin com IGO? Sério. :|

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”