AJUDA
-
AJUDA
Boa tarde pessoal! Sou marinheiro de 1ª viagem, rsrsrs.. e gostaria de uma ajuda de vcs. Estou querendo comprar um GPS que não seja caro (em torno de 700,00) o qual poderá me ajudar a navegar me informando qualquer obstáculo que esteja em meu caminho e que tbm eu possa gravar rotas nele, alem de visualizar carta náutica. Estou pensando em comprar um garmin 76csx. O que vcs acham? com esse GPS dá pra evitar que eu bata com o barco em algum obstáculo tipo banco de areia, rocha submersa, etc? Pretendo navegar proximo a Ilha de Itacuruçá, em Mangaratiba/RJ. O que vcs me aconselham?? Desde já agradeço a todos!
Re: AJUDA
Gelson, os modelos Vista HCx, Map 60Csx e 76 Csx sao perfeitos para o q vc quer. O primeiro é o mais leve, tem a melhor tela em termos de visibilidade ao Sol e bateria com maior durabilidade (mais de 25 horas) e é mais barato. O 76 Csx é o maior de todos, apesar da tela ser do mesmo tamanho que a do 60 Csx, mas tem a vantagem de flutuar. Os tres tem o mesmo nível de resitencia à agua. Tenho um Vista HCx e já naveguei com ele, é perfeito (fiz a volta da Ilha Grande em veleiro de um amigo). Uso a carta nautica BlueChart da Garmin que pega todo o litoral brasileiro e é muito detalhada. As versões mais novas que substituem esses modelos sao o Map62s e 78Cscx, com quase nada de vantagem para o seu uso, além de serem mais caros; já o Vista HCx continua em linha. Por sinal, estou considerando vender meu aparelho, pois comprei um Oregon toochscren, bem mais caro e com a desvantagem de ter a tela pouco legivel sob luz forte, ou seja, os tooch screen nao sao muito indicados para uso sob luz forte, prefira os que indiquei. Se vc tiver interesse faço um bom preço no meu e já vai com a BlueChart da Garmin instalada, além de outros mapas (rodoviários City Navigator, Guia 4Rodas e Tracksource). Meu email é angelozip@gmail.com
Gelson, outro fator extremamente favorável à geraçao anterior de gps, Vista Hcx, 76csx, 60 csx, é a possibilidade de navegaçao pelo notebook atravez do software nRote, infelizmente descontinuado pela Garmin, que aceita cartas naúticas. Os novos modelos touchscreen de gps nao sao suportados por esse software (nem pelo TrackMaker, pelo q sei) ou seja, perderam a enorme vantagem de se poder trabalhar com as telas grandes dos notebooks. O nRoute vc consegue gratuitamente na internet e o outro software da Garmin que suporta bluecharts (Chart Plotters) custa bem caro....
Comprei um Oregon 550 há mais de um ano nos EUA mas desde que comprei estou extremamente decepcionado com ele. Sou Engenheiro Cartógrafo, trabalho com GPS de alta precisão, conheço muitas marcas de GPS, mas o que o meu Oregon faz é inaceitável. Cada vez que o ligo, preciso ficar muito tempo esperando para obter uma posição. Ontem eu havia ligado ele, e hoje liguei no meio da praia, com pouquíssima obstrução e tive que esperar nada mais nadav menos que 27 minutos para obter minha primeira posição. Depois que ele fixa, ele até que recebe bem o sinal, mas qualquer árvore ou prédio logo derruba o rastreio e o erro no tracking é absurdo. Eu tenho um vista HCX que dá um show, recebe sinal até dentro de avião. Já o Oregon, fiz downgrade, upgrade, já resetei várias vezes e desde que comprei sempre deixou a desejar. Só pega sinal se você estiver no topo de uma montanha em condições ideais. Qualquer celular xing-ling com GPS pega sinal melhor que ele. Vou enviar para a Garmin e ver se eles resolvem. Mas já vi que foi dinheiro jogado fora, e muito dinheiro por sinal. Os antigos são os melhores e mais resistentes.