Em qual posso criar meus proprios mapas???

Espaço dedicado aos que ainda não se decidiram por qual fabricante e modelo comprar.
Mensagem
Autor
vitor_barao

Em qual posso criar meus proprios mapas???

#1 Mensagem por vitor_barao »

OLA,

Mil desculpas por perguntar algo que já está mais ou menos na mensagem anterior, mas queria ter certeza.... :oops: :oops:

Pretendo utilizar o gps para caminhadas e para localização nautica, e queria FAZER OS MEUS PRÓPIOS MAPAS, incluindo a imagem de fundo, de modo que eu possa usar mapas cartográficos reais, cartas nauticas, etc... Sei que isso é possível utilizando o trackmaps, mas qual modelo da garmim preciso comprar para carregar os meus proprios mapas??

andei lendo bastante sobre, e achei que tinha que ser algum da linha GPS MAP, mas por outro lado o site da garmim diz que os Vista, legend, etc, também podem ser carregados com meus propios mapas.

Muito obrigado,
abraços

Wallace
Contato:

Re: Em qual posso criar meus proprios mapas???

#2 Mensagem por Wallace »

Se tiver uma imagem vai ter que desenhar sobre ele pois os mapas que vai enviar tem que ser vetoriais.
Eu recomendaria um Garmin 60 ou 76, Cx ou CSx.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

vitor_barao

#3 Mensagem por vitor_barao »

Não é possível utilizar imagens de fundo? como no trackmaps??
Queria utilizar por exemplo uma imagem de fundo de uma região com curvas de nível, e sobre ela traçar com vetores as trilhas, etc...

obrigado!!

(existe alguma diferença entre as linhas vista, legend, etc e a linha GPSMAP no que diz respeito a criação dos meus mapas??)

Luzemario

#4 Mensagem por Luzemario »

vitor_barao escreveu: (existe alguma diferença entre as linhas vista, legend, etc e a linha GPSMAP no que diz respeito a criação dos meus mapas??)
A diferença é mais na capacidade de memória. Quando você "pegar o jeito", vai querer mais e mais mapas...

Os GPS da Garmin que possuem um "x" são ideais para isso, já que o "x" vem de eXpansion card (Cartão de expansão).

Procure comprar aparelhos que possuam alta sensibilidade, como os que tem "H", como o HCx, ou o 60/76CSx (que apesar de não ter o "H", também tem alta sensibilidade.

Luzemário Dantas

Garmin GPSmap 60C
GPS Genérico + Garmin Mobile XT + 4GB SD
Nokia E71 + Garmin Mobile XT + 8GB MicroSD

Serviços de Internet bons e baratos :) http://www.luzehost.com.br

vitor_barao

#5 Mensagem por vitor_barao »

ah, legal, estou começando a entender esses modelos...

A única dúvida que resta:

- Estou pensando no modelo eTrex Vista® HCx, será que com ele consigo REALMENTE utilizar os mapas que EU MESMO CRIEI??? (com imagem de fundo)
Estou na dúvida porque no site da garmin esta escrito: "...Adding maps is easier than ever with Vista HCx's microSD card slot. Conveniently plug in optional preloaded microSD cards with MapSource data..." achei que ele só funcionaria com cartões comprados da garmin, já com os mapas, e não com cartões em branco carregados com os mapas que eu criar no trackmaker...

Já no modelo GPSMAP 60CSX esta dito: "The 60CSx comes with a blank 64 megabyte (MB) microSD card, so you can store extra maps from optional MapSource® mapping software" será que não tem que ser esse???

O QUE VOCÊS ACHAM???

muito obrigado, abraços

Hélcio Assis
Contato:

#6 Mensagem por Hélcio Assis »

- Bom dia Vitor, eu ficaria com o 60 CSX!

Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

nqnnospam

#7 Mensagem por nqnnospam »

Os mapas da Garmin usam o formato proprietário chamado de "IMG Garmin". Apesar da extensão IMG lembrar imagem, os arquivos são na verdade vetoriais.

Há mais detalhes no fórum, mas há hoje dois programas que permitem a um usuário criar mapas em formato IMG: Mapdekode (gratuito) e cgpsmapper (pago). Nenhum deles é suportado oficialmente ou extra-oficialmente pela Garmin, logo a Garmin não vai divulgar quais modelos suportam mapas criados por esses programas. Na prática, contudo, qualquer modelo Garmin que suporte mapas aceita mapas criados com o Mapdekode e o cgpsmapper. Basicamente falando, todos os modelos das linhas GPSMap, Nuvi, StreetPilot e Colorado aceitam mapas. Quase todos os modelos da linha eTrex também aceitam mapas, mas convém verificar no site da Garmin antes de comprar.

No fórum, na rede (Google) e nos sites dos programas há manuais e tutoriais explicando como criar mapas Garmin IMG com o Mapdekode ou o cgpsmapper.

Os modelos com a melhor relação custo/benefício para o que você quer são GPSMap 60CSx ou GPSMap 60Cx.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Luzemario

#8 Mensagem por Luzemario »

vitor_barao escreveu:Já no modelo GPSMAP 60CSX esta dito: "The 60CSx comes with a blank 64 megabyte (MB) microSD card, so you can store extra maps from optional MapSource® mapping software" será que não tem que ser esse???
Quando você compra um GPS, parte do preço são as informações pré-carregadas. É por isso que os GPS da Quatro Rodas são tão caros. Os GPS da Garmin vem com informações dos países onde o mercado interessa pra Garmin, servindo como argumento de venda.

Quando você compra um GPS desses para usar no Brasil você quase que perde o dinheiro referente à informação pré-carregada, a não ser que você um dia vá viajar para os USA ou europa com o GPS, e use os mapas que vem na memória.

Tanto faz qual seja o GPS, com informação pré-carregada ou não, o que importa é que ele tenha muita memória para colocar a informação que realmente interessa para você. Até mesmo os GPS da 4rodas vem com centenas de milhares de "pontos de interesse", que talvez nem interessem a sua necessidade. Muita memória: esse é o pré-requisito pra quem quer desenvolver mapas. Os GPS da série "map", como o GPSmap 60CSx são projetados pensando nisso. Se começar com "GPSmap", serve.

Luzemário Dantas

Garmin GPSmap 60C
GPS Genérico + Garmin Mobile XT + 4GB SD
Nokia E71 + Garmin Mobile XT + 8GB MicroSD

Serviços de Internet bons e baratos :) http://www.luzehost.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Qual seria o melhor GPS para mim?”