Prezados,
Adquiri há um mês e meio um Smartphone Motorola Atrix, supostamente um dos melhores no mercado.
Utilizo o GPS para navegação veicular e também para fazer jogging, onde ele vai marcando a velocidade, a trilha, etc.
No entanto, estou achando o GPS muito fraquinho. No mesmo dia em que adquiri o Atrix, minha esposa comprou um Xperia X8, bem mais simples (e mais barato!) que o Atrix. Só que eu inicio o GPS Test simultaneamente nos dois aparelhos e o Xperia é muuuuuito superior. Em coisa de 2 s ele fixa o GPS. O Atrix leva coisa de 2 minutos para cima. Já chegou a levar quase 15 minutos!
Como não entendo muito de GPS, nem de Smartphone, dei umas pesquisadas na internet e vi que tem algumas configurações (que exigem o tal acesso root no aparelho) que poderiam ser mudadas. Pois bem, isto eu já fiz. O que mais eu fiz:
- alterei o gps.conf de acordo com algumas sugestões que achei na internet, como, por exemplo, alterar o NTP server para algum server local (America do Sul ou Brasil)
- usei o GPSFix
- usei o GPS State (ou "Estado do GPS", em versão br), limpando o cache do GPS e carregando configurações novas da internet.
Mas nada funcionou.
Outro dia levei numa assistência da Motorola e me disseram que iriam enviar para o fabricante para "ajustar o software", já que este é provavelmente o problema. Pois bem, eu duvido que técnicos do fabricante saibam mais do que gente que mexe no equipamento e posta em foruns. Então, não deixei lá.
Depois desta história toda, minhas dúvidas:
- É possível haver algum problema de hardware?
- Se problema de hardware for improvável, qual configuração para o gps.conf seria boa?
Se alguém tiver uma luz... Minha última opção será levá-lo novamente na assistência, mas vai dar um trabalhão, já que terei que resetar o aparelho para deixá-lo com as configurações de fábrica.
Motorola Atrix, configurações GPS x hardware
-
Re: Motorola Atrix, configurações GPS x hardware
Camarada, vc usa conexao de dados? Meu android pergunta pra mim se quero usar a conexao de dados para ser mais veloz na identificacao dos satelites. Abs.
Sim, uso conexão de dados. Mas não melhora em nada.
-
-
Olá amigo... comprei um HTC desire HD pelo mercadolivre, o meu está com o mesmo problema... No começo achei que poderia ser problema de hardware, pois há duas semanas comprei um Milestones 2 na Americanas.com e ele fixava, mesmo dentro de casa, em 2 segundos. Porém tive que devolver o aparelho por problemas na câmera. Então comprei esse HTC, mas esse nem na rua fixa. Comecei a ver o problema hj pela manhã, então estou no começo. Ví que o GPS Test dá o sinal muitooooo fraquinho e acha no máximo 5 satélites. Ví que o gps.conf está com config da Ásia... o aparelho de fato veio configurado em Russo, com mapas da Rússia, coisas do tipo. Acredito que seja configuração do GPS.conf mesmo.
Por enquanto só achei esse tópico aqui http://brasildroid.com.br/galaxy-s-i900 ... ional.html. Lá fala pra não usar esses GPSFix ou fasterGPS.... assim que eu resolver, volto pra avisar.
Você comprou esse atrix de fora? e o X8 é do brasil? Se for, pode ter certeza que é configuração...
Por enquanto só achei esse tópico aqui http://brasildroid.com.br/galaxy-s-i900 ... ional.html. Lá fala pra não usar esses GPSFix ou fasterGPS.... assim que eu resolver, volto pra avisar.
Você comprou esse atrix de fora? e o X8 é do brasil? Se for, pode ter certeza que é configuração...
-
Ah... desisti de rootear o HTC DHD... muito complexo e não dá certo com o z4root, outro programa tem q fazer um downgrade da versão, larga mão..... ficará assim mesmo até eu resolver criar coragem pra arriscar brikar ele... 
Se vc fez o root, vai a dica de um site.... tem o gps.conf configuradíssimo.... lembre de desinstalar fasterGPS e GPSFix.
Espero ajudar!!
Valeu!

Se vc fez o root, vai a dica de um site.... tem o gps.conf configuradíssimo.... lembre de desinstalar fasterGPS e GPSFix.
Espero ajudar!!
Valeu!
Eduardo,
Valeu. Eu comprei os dois aqui, numa loja da TIM mesmo, no mesmo dia. Aconteceu o seguinte: como eu pretendo levar o aparelho para a assistencia e ele estava "rooteado", dei um reset nele. Inexplicavelmente, parece-me que o gps melhorou bem, embora ainda fique no chinelo perto do Xperia. Não sei se havia algum aplicativo ou configuração atrapalhando. Eu vou usá-lo ainda esta semana antes de decidir deixá-lo na assistência, mesmo porque não acredito muito que o pessoal do service vá resolver alguma coisa. Se eles forem mexer apenas em software, acho que não resolverá nada.
Eu gostaria, sim, de saber o link com o gps.conf que vc mencionou. Se vc puder indicar, agradeço.
Abs.
Valeu. Eu comprei os dois aqui, numa loja da TIM mesmo, no mesmo dia. Aconteceu o seguinte: como eu pretendo levar o aparelho para a assistencia e ele estava "rooteado", dei um reset nele. Inexplicavelmente, parece-me que o gps melhorou bem, embora ainda fique no chinelo perto do Xperia. Não sei se havia algum aplicativo ou configuração atrapalhando. Eu vou usá-lo ainda esta semana antes de decidir deixá-lo na assistência, mesmo porque não acredito muito que o pessoal do service vá resolver alguma coisa. Se eles forem mexer apenas em software, acho que não resolverá nada.
Eu gostaria, sim, de saber o link com o gps.conf que vc mencionou. Se vc puder indicar, agradeço.
Abs.
Eduardo, se o link for o do gps fix v1.3, já é o que estou usando. Eu há havia utilizado, mas mesmo com ele meu gps não ficava legal.
Uma questão aos amigos do forum:
Existe alguma configuração de nível de sinal captado para que o satélite comece a ser usado após detectado? Faço a pergunta pelo seguinte:
Ligando ao mesmo tempo o GPS Test no Atrix e no Xperia X8 (depois de dar um reset no cache, etc, para ficarem em condições iguais), percebo que ambos encontram quase que os mesmos satélites e com níveis de sinal parecidos. No entanto, o Xperia começa a usar o satélite antes do que o Atrix. Desconfio que ele utiliza o satélite mesmo com um nível de sinal mais baixo, fixando mais rápido.
Eu procurei por várias configurações possíveis, tem uma de threshold level, se não me engano, na qual tentei mexer para ver se o satélite fixava com uma nível de sinal mais baixo, mas não adiantou.
Eu procurei colocar no gps.conf do Atrix configurações idênticas às que estão no Xperia, mas não adianta... Se alguém tiver alguma luz...
Uma questão aos amigos do forum:
Existe alguma configuração de nível de sinal captado para que o satélite comece a ser usado após detectado? Faço a pergunta pelo seguinte:
Ligando ao mesmo tempo o GPS Test no Atrix e no Xperia X8 (depois de dar um reset no cache, etc, para ficarem em condições iguais), percebo que ambos encontram quase que os mesmos satélites e com níveis de sinal parecidos. No entanto, o Xperia começa a usar o satélite antes do que o Atrix. Desconfio que ele utiliza o satélite mesmo com um nível de sinal mais baixo, fixando mais rápido.
Eu procurei por várias configurações possíveis, tem uma de threshold level, se não me engano, na qual tentei mexer para ver se o satélite fixava com uma nível de sinal mais baixo, mas não adiantou.
Eu procurei colocar no gps.conf do Atrix configurações idênticas às que estão no Xperia, mas não adianta... Se alguém tiver alguma luz...