Inclusão e Formatação de Rios nos Mapas do Projeto

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Chicão
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Inclusão e Formatação de Rios nos Mapas do Projeto

#1 Mensagem por Chicão »

Até hoje, o que era recomendado no projeto é que só fossem incluídos grandes rios (> 10m de largura) e quando fossem fator de incentivo ao turismo ou afetassem a segurança do trajeto. Tal recomendação não vinha sendo respeitada por muitos desenvolvedores e em alguns casos vinha acontecendo até exageros na inclusão dos rios, o que tem causado diversas reclamações e controvérsias nas listas de discussão.

Como as características dos GPS têm melhorado, tais como capacidade de memória, processamento, resolução e cor, o nível de detalhe dos nossos mapas também está bem mais alto. A área urbana dos mapas contém todas as ruas, cruzamentos detalhados, milhares de POIs e muitos detalhes, como polígonos de praças, canteiros, pequenos lagos urbanos e também os cursos d´agua que atravessam a cidade.

Na área rural, também é natural que os Desenvolvedores queiram incluir os principais rios que cortam ou fazem as divisas dos municípios, detalhes estes que são muito mais importantes para um mapa do que aqueles que vem sendo incluídos na área urbana.

Portanto, considerando todos estes aspectos, julgamos por bem rever a recomendação, que a partir desta data passa a ser:
A inclusão de rios e córregos nos mapas do Projeto Tracksource é liberada, desde que a prioridade continue sendo para a inclusão de rodovias, ruas e demais vias trafegáveis e que o traçado dos rios seja real e preciso.

Visando evitar desvios quanto aos objetivos do Projeto, chamamos a atenção para alguns pontos muito importantes:

• Como os rios e córregos são secundários para mapas rodoviários e urbanos roteáveis, deve ser dada prioridade absoluta à inclusão das vias roteáveis;
• Por não serem fundamentais ao roteamento, os rios e córregos só deverão ser incluídos quando o seu traçado for real e preciso. Não devem ser incluídos traçados “draft” ou obtidos de fontes de dados não confiáveis;
• Os Compiladores poderão recusar mapas que estejam tratando prioritariamente ou que contenham traçados “draft” e não confirmados dos rios;
• Os DEs também poderão se recusar a integrar ao TRC mapas que contenham tais características.

Para fazer face a estas novas orientações, foram necessárias algumas adequações nos procedimentos operacionais do projeto, que descrevemos a seguir.

A partir de agora, as entidades hidrográficas só aparecerão quando aproximarmos o zoom e este ajuste será feito automaticamente pelo Conversor. Isto foi feito para que a hidrografia, agora mais detalhada, não "polua" o mapa e prejudique a visualização das vias.

Mas para que funcione adequadamente, os rios deverão estar formatados corretamente.
Assim, recomendamos a todos os Desenvolvedores que baixem a nova versão do Validador, que retirem todas as críticas apresentadas, corrigindo a formatação dos rios e córregos e que, em caso de alteração, reenviem seus mapas para compilação. A padronização ficará assim:

• Polígono formatado com o estilo “Hidrografia II”: Deve ser utilizado apenas para grandes rios, em trechos com largura superior a 100 metros. O traçado deste polígono deve ser otimizado, evitando-se o excesso de segmentos e os pequenos detalhes nas margens, que não são visualizados no GPS e apenas tornam o polígono e o mapa mais pesados.

• Linha formatada com o estilo “Grande Rio”: Deve ser utilizado apenas para Grandes Rios, que concentram as águas das principais bacias hidrográficas a nível nacional. Normalmente estes rios atravessam ou fazem divisa de diversos estados e deságuam no mar. Como exemplo, citamos os rios São Francisco, Amazonas, Tocantins, Paraná, Paraíba do Sul, Doce, etc.

• Linha formatada com o estilo “Rio/Canal”: Deve ser utilizado para todos os demais cursos d´agua com denominação de “Rio”.

• Linha formatada com o estilo “Rio Intermitente”: Deve ser utilizado para os cursos d´agua com denominação de Arroio, Córrego, Igarapé, Riacho, Ribeirão e Sanga. Esclarecemos que “intermitente” é apenas o nome do estilo utilizado pelo TrackMaker e que esta não é uma característica dos cursos d´agua que o estilo representa para o Projeto.

Por fim, para manter uma alternativa viável àqueles usuários que necessitam de mapas mais leves e com poucos detalhes, recomendamos aos DEs que removam os estilos Rio/Canal e Rio Intermitente na montagem dos mapas para o TRR.


Coordenação do Projeto Tracksource



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