Datum que devo usar SAD69 <IBGE> ou SAD69 <Brasil> ou WGS84?

Mensagem
Autor
maugsilva

Datum que devo usar SAD69 <IBGE> ou SAD69 <Brasil> ou WGS84?

#1 Mensagem por maugsilva »

Pessoal,

Meu nome é Milton, sou novo no grupo e iniciante nesse conceito GPS.
Acabei de adquirir um GPS MAP60 para minhas eventuais aventuras, principalmente em trilhas!hehehe gosto muito!!!

Queria ajuda dos senhores em relação ao conceito Datum. Realizei o download no http://www.portalgps.com.br da travessia Petrópolis a¢â‚¬â€œ Teresópolis, consegui carregar para o meu GPS (UTM - WGS84)- numa boa a minha preocupação é em relação em qual Datum a track foi realizada, pois sei que causa uma diferença grande em posicionamento.

será que alguém sabe qual Datum que devo usar para essa track SAD69 <IBGE> ou SAD69 <Brasil> ou WGS84???.

já enviei vários emails para o autor a¢â‚¬Å“Lis Maria Rabaço” lis_mr@yahoo.com.br e nem o seu site consigo entrar, acho que esta fora a¢â‚¬Å“http://www.trekmapas.hpg.ig.com.br a¢â‚¬Å“.

Alguém me ajuda por favor!

Abs a todos!

Wallace
Contato:

Re: Datum que devo usar SAD69 <IBGE> ou SAD69 <Brasil> ou WGS84?

#2 Mensagem por Wallace »

...
Editado pela última vez por Wallace em 14 Dez 2008, 21:44, em um total de 1 vez.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Wallace
Contato:

#3 Mensagem por Wallace »

Que eu saiba neste caso não precisa se preocupar com o datum ou outra coisa, pois os programas e GPS já fazem essa correção automaticamente.
O problema é quando usa um mapa em papel ou algo assim.
Agora cuidado com estes tracks, pois muitas vezes as trilhas mudam e ficam sem condições de transito.
E muitas vezes onde um passa outro não passa.
E ela tinha um 4x4 muito bem preparado.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

cpandora

#4 Mensagem por cpandora »

No TRR (tracksource) vc vai encontrar essas e outras trilhas... quanto as condicoes pode ficar tranquilo pois a trilha eh bem aberta na maior parte do percurso... vale se informar no cptec ou weather das condicoes do tempo pois uma neblina muito densa por lah atrapalha muito e em condicoes de formacao de tempestade eh muito desaconselhavel subir. Boa trilha. Abraco. FELIPPO MONTENEGRO

joaocarlos

#5 Mensagem por joaocarlos »

APROVEITANDO TOPICO

2. Qual(is) o(s) sistema(s) geodésico(s) de referência em uso hoje no Brasil?

Legalmente, existem o SAD69 (South American Datum 1969) e o SIRGAS2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas). Há também outros sistemas que, apesar de não terem respaldo em lei, ainda são utilizados no país.

5. É verdade que o país terá apenas um sistema de referência oficial?

Sim. Depois de passado o período de transição, o SIRGAS2000 será o único sistema geodésico de referência legalizado no país. Ele é a nova base para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e para o Sistema Cartográfico Nacional (SCN).

Alguem sabe me explicar se isso tem a ver com o Projeto Tracksource , se interfere em alguma coisa, ou pode interferir no futuro.

Etrex Legend HCX

Garmin 60Csx

Wallace
Contato:

#6 Mensagem por Wallace »

Não muda nem interfere em nada agora ou no futuro.
Agora mata minha curiozidade: o que acha que poderia interferir?

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

alexandreodecam

Re: Datum que devo usar SAD69 <IBGE> ou SAD69 <Brasil> ou WG

#7 Mensagem por alexandreodecam »

sou novo aqui mas isso entendo um pouquinho, sad69 e bem usado na geologia e o wgs84 na maritima, tu pode usar o que quizer mas quando passar para alguem um determinado ponte tem que ver se sistema essa pessao estara pos da uma diferenca de 70 metros mais ou menos, no caso do google earth e usado o wgs84, entao aconselho a usar este pois e mais padrao no meu entender, abraco a todos

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”