dúvidas GPS

Mensagem
Autor
krull

dúvidas GPS

#1 Mensagem por krull »

Gente, to precisando comprar um GPS para traçar as rotas de coleta de leite In-Natura do meu Laticínio, só que nao sei qual devo comprar e gostaria de esclarecer algumas questões:

Primeiro, qual modelo GPS comprar, estou olhando o Etrex Legend ou o GOLD??? seria uma boa escolha?

qdo eu marcar um pto zero, a localização do Laticínio no caso, e ir até o destino, ou seja, até onde se encontra o tanque de resfriamento das associações de produtores, O GPS vai me dar a distancia percorrida, ou a distancia ponto a ponto, o que seria uma linha reta???

Existe alguma possibilidade de eu mapear estas estradas de terra do município do meu laticínio? como seria feito? algum tipo de equipamento especial ou através de vários Waypoints a cada curva da estrada???

eu consigo traçar cada rota separadamente e depois juntá-las formando um mapa integrado? com algum programa no meu Notebook? se sim, este programa eu vou precisar comprar separadament ou que já vem com o aparelho GPS? e detalhe, será que este programa funcionará no Windows Vista???

Outra coisa, consiguiria viajar para Maceió por exemplo orientado por um desses GPS??? ou até mesmo fazer curtas viagens dentro de Minas Gerais mesmo sendo orientado por ele quanto às rodovias federais e estaduais?

estou entre os dois modelos acima, pq Também quero calcular áreas (nada profissional) de plantio de milho e Também áreas para irrigação, com medição de nível, altura, etc...
O laticínio fica em Malacacheta, MG e eu moro em Teófilo Otoni, MG as cidades tem 83 km de distancia sendo Teófilo Otoni a cidade pólo da região do Vale do Mucuri.

Desculpem-me pela quantidade de dúvidas, mas esse negócio de GPS é uma "mão na roda", ajuda muiiito, e nenhum lugar melhor do que aqui, onde encontram-se bons profissionais, dedicados, para eu tirar minhas dúvidas.

obrigado pela atenção, fico no aguardar de uma breve resposta.

rodrigodemarque
Contato:

Re: dúvidas GPS

#2 Mensagem por rodrigodemarque »

Gente, to precisando comprar um GPS para traçar as rotas de coleta de leite In-Natura do meu Laticínio, só que nao sei qual devo comprar e gostaria de esclarecer algumas questões:

Primeiro, qual modelo GPS comprar, estou olhando o Etrex Legend ou o GOLD??? seria uma boa escolha
?

:idea: Sim, Garmin São sempre uma boa escolha. Agora resta ver o modelo ideal pra você.

qdo eu marcar um pto zero, a localização do Laticínio no caso, e ir até o destino, ou seja, até onde se encontra o tanque de resfriamento das associações de produtores, O GPS vai me dar a distancia percorrida, ou a distancia ponto a ponto, o que seria uma linha reta???
:idea: Ele vai te dar a distância percorrida. Mas se você quiser ele pode te dar a distância em linha reta Também.
Existe alguma possibilidade de eu mapear estas estradas de terra do município do meu laticínio? como seria feito? algum tipo de equipamento especial ou através de vários Waypoints a cada curva da estrada???

:idea: Sim, há dezenas de possiblidades. você pode construir seu próprio mapa, pode usar os seus tracks gravados ao percorrer essas estradas. O grau de dificuldade depende de qual método vai utilizar.
Mas é possível sim mapear suas estradas de terra.

eu consigo traçar cada rota separadamente e depois juntá-las formando um mapa integrado? com algum programa no meu Notebook? se sim, este programa eu vou precisar comprar separadament ou que já vem com o aparelho GPS? e detalhe, será que este programa funcionará no Windows Vista???
:idea: você pode usar o software TrackMaker(http://www.gpstm.com/index.php?lang=port) para fazer tudo isso. No site http://www.cursosdegps.com.br, há um curso(pago) a cada 2 semanas que ensina detalhadamente a lidar com o programa Trackmaker; esse programa (Trackmaker) tem duas versões: uma paga e outra gratuita. você irá utilizar a Versão gratuita que tem muitos recursos. Quanto ao Windows Vista já varios relatos de pessoas que usam o Trackmarker sem problema algum. Mas se puder fazer um "downgrade" para windows XP você seria muito mais feliz, não por causa do Trackmaker, mas sim devido ao péssimo sistema operacional que o Windows Vista se mostrou. Um verdadeiro consumidor de memoria RAM. Vida Longa ao Windows XP...mas isso já uma outra discussão.
Outra coisa, consiguiria viajar para Maceió por exemplo orientado por um desses GPS??? ou até mesmo fazer curtas viagens dentro de Minas Gerais mesmo sendo orientado por ele quanto às rodovias federais e estaduais?
:idea: Sim. Usando mapas do projeto tracksource (http://www.tracksource.org.br), que São gratuitos, você pode viajar por todo esse país. há locais com maior ou menor detalhamento;

estou entre os dois modelos acima, pq Também quero calcular áreas (nada profissional) de plantio de milho e Também áreas para irrigação, com medição de nível, altura, etc...
O laticínio fica em Malacacheta, MG e eu moro em Teófilo Otoni, MG as cidades tem 83 km de distancia sendo Teófilo Otoni a cidade pólo da região do Vale do Mucuri.

:idea: Sugiro que você não compre ainda seu GPS. :arrow: Aguarde mais sugestões dos colegas do fórum; a maioria dos colegas têm muita experiência no uso de diversos modelos. Por isso aguarde mais um pouquinho.
Minha sugestão seria um GPSMAP 60CSx; que aliás serve pra tudo isso e sobra funções.
Mas há outras opções com custo benefício mais atraente!

8)

Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

elderluis

#3 Mensagem por elderluis »

Concordo com o Rodrigo, o MAP 60CSx dá e sobra para trabalhar com sua necessidade.

...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

Hélcio Assis
Contato:

#4 Mensagem por Hélcio Assis »

- Boa tarde Krull, aconselho você já que as dúvidas São muitas dar uma olhada no link abaixo:

http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... 7061&hilit

Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

krull

#5 Mensagem por krull »

qdo vc me responde: "Ele vai te dar a distância percorrida. Mas se você quiser ele pode te dar a distância em linha reta Também" talvez eu nao tenha expressado bem a minha dúvida ou talvez nao entendi direito sua reposta, o que preciso saber é se, enquanto eu percorro a trilha, estrada de terra, ou mesmo ando por ruas, se o GPS faz o traçado da rota estantaneamente, ou se cada vez que eu mudar de direção tenho que indicar a mudança. No exemplo vou sair para fazer uma rota da estrada de terra, eu marco o ponto zero e começo a andar e o GPS vai traçando as curvas e retas pelo caminho q eu andei? possui este recurso? desculpem minha ignorancia...rs obrigado e achei mto boa a opção sugerida.

Pedaleiro
Contato:

#6 Mensagem por Pedaleiro »

Krull, o GPS que tem a capacidade de guardar as rotas (tracks) vai gerar um arquivo com o trajeto, desde o início até o ponto final. Adicionalmente ele te dará ainda (se for o caso) a altimetria, velocidade, etc. Mas estes detalhes dependem do modelo. Dos que foram citados acima todos oferecem estas características. Se for Garmin você tem o mapsource que acompanha o GPS ou ou excelente TrackMaker com os mapas Tracksource, gratuitos e 100% nacionais.

Renato

franck

#7 Mensagem por franck »

Aproveitando o questionamento do Krull, qual o modelo da Garmin da série Nuvi que reune todas estas funçoes?
Faço muitas pescarias em fazendas e pretendo gravar as rotas destes pesqueiros para retorno futuro.
Grato.

rodrigodemarque
Contato:

#8 Mensagem por rodrigodemarque »

franck um bom modelo de GPS pra vc seria o GPSMAP 276c...

Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

nelsondecarvalho

#9 Mensagem por nelsondecarvalho »

Boa noite pessoal. Estou a procura de um GPS para meu uso particular em SP e outras cidades por onde vou a passeio ou a trabalho. Estive visitando uma empresa autorizada da GARMIN em SP que recomendou-me a compra de um modelo nuvi 360 ou nuvi 660. Gostaria de utilizar funções como Bluetooth (viva-voz para o meu celular) e se possível acessar músicas em formato MP3 e/ou FOTOS (nada tão sofisticado assim).

Infelizmente fiquei sabendo deste fórum somente há alguns dias e como estou nos EUA verifiquei que os preços São bem atrativos em lojas como Best Buy e CompUSA. No entanto tenho as seguintes dúvidas:

1) Com base no que disse acima qual o GPS indicado para compra?
2) Espero acessar o mapa do Brasil, portanto devo comprar ou apenas baixar o mapa de algum site? Poderia ser feito através do site da Garmin?

Aguardo vossa sugestão o mais rápido que puderem para que possa tomar uma decisão e se possível comprá-lo.

Um abração.

Nelson.

Hélcio Assis
Contato:

#10 Mensagem por Hélcio Assis »

- Bom dia Nelson, dá uma olhada no link abaixo, talvez possa te ajudar!

http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... 7061&hilit

Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C

nelsondecarvalho

#11 Mensagem por nelsondecarvalho »

Boa tarde Hélcio.

Agradeço pela sua rápida resposta. já havia lido a matéria antes, no entanto procuro um GPS que possa ser utilizado no carro, e não Handheld. De qualquer maneira insisto em perguntar para os colegas se os modelos nuvi 360 ou 660 não seria indicado para compra. Além disso gostaria de saber se alguém já teve oportunidade de comprar um desses modelos para que saiba se é possível baixar o mapa do Brasil sem custos, afinal estarei comprando-o nos EUA provavelmente com o mapa daqui.

O pessoal da Garmin me diz que o mapa do Brasil na Versão 4.0 provavelmente estará disponível quando comprá-lo e me custará algo em torno de uns R$ 460,00. Achei um pouco caro....

Obrigado novamente e continuo aguardando uma dica dos outros colegas se possível o quanto antes, para que dê tempo de adquiri-lo por aqui.

Um abração!

Moura

#12 Mensagem por Moura »

Nelson
Como a grande maioria dos usuários deste forum, utilizo os mapas to Projeto TrackSource, que São gratuitos e melhores em vários aspectos do que os mapas comerciais que existem hoje (principalmente no $$$ e na forma de atualização).
Veja http://www.tracksource.org.br e compre qualquer um dos dois GPS que vc viu... :D
Abraços

Moura
BH - 60CSx

nelsondecarvalho

#13 Mensagem por nelsondecarvalho »

Moura, agradeço pela dica. Pelo que pude verificar, os downloads deverão ser feitos de acordo com aquilo que irei usar como mapa, ou seja, se fôr utilizá-lo em SP, faço o download somente do mapa de S. Paulo, correto?

Apenas em caráter de informação, se compararmos esse mapa com o original da Garmin, há muitas diferenças? Se sim, quais São?

Obrigado!

Hélcio Assis
Contato:

#14 Mensagem por Hélcio Assis »

- Boa tarde Nelson, você pode fazer o download para o gps de vários mapas que quiser, porém deve deixar habilitado somente o mapa que você vai utilizar!

Acho que em termos de comparação as diferenças mais relevantes São que os mapas do projeto São gratuitos e atualizados as vezes até diariamente como no caso do conjunto de MAPAS TRU.

Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C

Wallace
Contato:

#15 Mensagem por Wallace »

Mas quanto menos mapa tiver no GPS Também é melhor, até para facilitar ao desligar e ligar algum mapa.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

nelsondecarvalho

#16 Mensagem por nelsondecarvalho »

Bom, pelo que vejo posso comprar de olhos fechados o nuvi 360 ou 660 aqui nos EUA. Estive conversando hoje com uma pessoa do suporte da Garmin daqui por telefone.

Perguntei a ela se comprando um dos modelos mecionados eu teria algum problema em usar o mapa do Brasil ao invés do americano que já vem com o aparelho. Ela me disse é claro que eu posso sim utilizar o mapa do Brasil que é vendido através de um cartão SD por pouco mais de US$ 100 (aqui). Esse cartão possui algumas poucas cidades como São Paulo, Minas, S. Bernardo do Campo, Betim, Rio de Janeiro, etc...

Quando no Brasil ainda sem saber da possibilidade de baixar o mapa pelo tracksource perguntei a uma pessoa da assistência da Garmin em SP, como faria para usar o mapa do Brasil comprando um equipamento nos EUA e ele me disse que é possível comprar somente o mapa do Brasil (acho que estará sendo a Versão 4 dentro de pouco tempo) pela bagatela de R$ 460!!

Bom, agora sabendo que posso baixar o mesmo mapa de graça, não restam dúvidas que o farei e economizarei com tudo isso.

Muito obrigado a todos e vamos nos falando.

Nelson.

franck

#17 Mensagem por franck »

[quote="rodrigodemarque"]franck um bom modelo de GPS pra vc seria o GPSMAP 276c...

Eu pensava em algum modelo mais barato, pois vou usar mais para "brincar" e com isso ir me familiarizando aos poucos para depois partir para algo mais sofisticado. Este modelo que você me indicou é o meu sonho de consumo, mas acredito que eu não conseguiria no momento aproveitar todos os recursos dele.
Mesmo assim obrigado pela dica.
Existe algum outro modelo mais simples que além de navegador possua os recursos que eu necessito como gravar as rotas que percorri que não estejam mapeadas e gravar pontos de interesse.
Grato

Vector

#18 Mensagem por Vector »

Oi pessoal.

Estou na mesma situação do amigo, só que estou pensando em comprar o Nuvi 260. Também vou poder carregar os mapas do TrackSource certo ?

Obrigado pela ajuda !!!

[]s

nqnnospam

#19 Mensagem por nqnnospam »

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

nelsondecarvalho

#20 Mensagem por nelsondecarvalho »

Pessoal, sem querer ser chato e a título de curiosidade estive hoje conversando com uma pessoa da Assistência Técnica da Garmin ai no Brasil a respeito do cartão de memória SD que poderia estar adquirindo com o conteúdo de ruas do Brasil, o qual a Garmin Também vende diretamente do site a um preço de US$ 120, ela me disse que o Tracksource nada mais é do que um mapa (estático) das cidades, como se fôsse um guia de ruas na tela do GPS que não nos mostra dinamicamente onde estamos naquele exato momento e nem a direção para onde queremos ir. Isso realmente procede???

Novamente peço desculpas por estar insisitindo sempre no mesmo assunto.

Um abração!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”