dúvidas Garmin Nuvi 250w
dúvidas Garmin Nuvi 250w
Fala Pessoal, "ganhei" um nuvi 250w e pra aprender a mexer nele comecei a pesquisar na net até que achei o Portal.. Vim lendo bastante e aplicando algumas coisas que vi por aqui, mas minhas duvidas foram aparecendo e acabei me cadastrando pra ver se voces podem ajudar mais um leigo do gps...
Bom, meu nuvi veio com um mapa europeu (que ja desativei). dai baixei o mapsource e mais 2 mapas do tracksource: o TM 5.04 e o TRC-Sudeste (moro no Rio de Janeiro), coloquei tudo no aparelho e nao consigo usar corretamente..
talvez tenha pulado algum procedimento não sei..
eu consigo visualizar os mapas na tela, acho algumas ruas e etc..
minhas duvidas:
1- O gps não me localiza.. não da a minha localização atual, como fazer?
quando bato em "ver mapa" o carrinho ta em um lugar generico no mapa do Rio.
2- eu defino um lugar e ele me diz "impossivel calcular rota"
enfim, acho que minhas duvidas sao muito genericas, o fato é que eu não sei usar o aparelho e gostaria que alguem me desse uma iniciação, um possivel tutorial..
Eu até tenho uma certa intimidade com eletrônicos, mas com isso aqui realmente to todo enrolado!
obrigado e aguardo respostas...
Bom, meu nuvi veio com um mapa europeu (que ja desativei). dai baixei o mapsource e mais 2 mapas do tracksource: o TM 5.04 e o TRC-Sudeste (moro no Rio de Janeiro), coloquei tudo no aparelho e nao consigo usar corretamente..
talvez tenha pulado algum procedimento não sei..
eu consigo visualizar os mapas na tela, acho algumas ruas e etc..
minhas duvidas:
1- O gps não me localiza.. não da a minha localização atual, como fazer?
quando bato em "ver mapa" o carrinho ta em um lugar generico no mapa do Rio.
2- eu defino um lugar e ele me diz "impossivel calcular rota"
enfim, acho que minhas duvidas sao muito genericas, o fato é que eu não sei usar o aparelho e gostaria que alguem me desse uma iniciação, um possivel tutorial..
Eu até tenho uma certa intimidade com eletrônicos, mas com isso aqui realmente to todo enrolado!
obrigado e aguardo respostas...
Re: dúvidas Garmin Nuvi 250w
Bom, se você mora no Rio, deve procurar um lugar aberto e segurorickplayz escreveu: 1- O gps não me localiza.. não da a minha localização atual, como fazer?

http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... =10&t=2090
você leu a tabela na página de download? O TM não faz roteamento...rickplayz escreveu: 2- eu defino um lugar e ele me diz "impossivel calcular rota"
http://www.tracksource.org.br/desenv/ta ... psets.php/
De acordo com o manual do Projeto:
http://tracksourcebrasil.wikispaces.com
não habilite mapas de mapsets diferentes ao mesmo tempo.
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
caro rickplayz,
tenho um 250W exatamente igual ao seu.
pelo que pude observar, vc fez quase tudo certo. sugiro que vc:
1. baixe o TRC-BRASIL 5.04a
2. vc pode selecionar todos os mapas do TRC-BRASIL 5.04a sem problemas e envia-los ao 250w. Sugiro que vc envie-os para o SDCARD. Assim vc preserva o seu GPS com o conteudo original de fabrica, ou se vc, quiser utilizar outros conjuntos de mapas tipo o City Navigator Brazil V3, por exemplo, é só vc sacar o SD CARD e colocar outro no lugar.
quanto ao seu GPS localizar a sua posicao, siga as instrucoes dos outros companheiros. deixe ele um bom tempo em uma area aberta para o aparelho poder se achar.
quanto ao roteamento, o conjunto TRC-BRASIL 5.04a é totalmente Roteável, uso ele com frequencia aqui no Rio de Janeiro tb.
só mais uma coisa, nao precisa desabilitar os mapas da europa para utilizar com os mapas do TRACKSOURCE nao. eu deixo o meu habilitado e nao há nenhuma interferencia de um no outro. totalmente transparente.
e isso, espero que vc goste do seu NUVI 250W pq eu estou gostando muito do meu.
abs,
marcelo
tenho um 250W exatamente igual ao seu.
pelo que pude observar, vc fez quase tudo certo. sugiro que vc:
1. baixe o TRC-BRASIL 5.04a
2. vc pode selecionar todos os mapas do TRC-BRASIL 5.04a sem problemas e envia-los ao 250w. Sugiro que vc envie-os para o SDCARD. Assim vc preserva o seu GPS com o conteudo original de fabrica, ou se vc, quiser utilizar outros conjuntos de mapas tipo o City Navigator Brazil V3, por exemplo, é só vc sacar o SD CARD e colocar outro no lugar.
quanto ao seu GPS localizar a sua posicao, siga as instrucoes dos outros companheiros. deixe ele um bom tempo em uma area aberta para o aparelho poder se achar.
quanto ao roteamento, o conjunto TRC-BRASIL 5.04a é totalmente Roteável, uso ele com frequencia aqui no Rio de Janeiro tb.
só mais uma coisa, nao precisa desabilitar os mapas da europa para utilizar com os mapas do TRACKSOURCE nao. eu deixo o meu habilitado e nao há nenhuma interferencia de um no outro. totalmente transparente.
e isso, espero que vc goste do seu NUVI 250W pq eu estou gostando muito do meu.
abs,
marcelo
Valeu! obrigado mesmo pelas respostas...
vou botar em pratica o que voces falaram amanha..
só mais um problema, é que to sem sd card, e tudo o que fiz ate agora foi direto na memoria do aparelho.. não consigo deletar o TM e o TRC-Sudeste que coloquei nele..
como devo proceder pra fazer isso? quero "substituir" ou deletar esses 2 tracks pra poder colocar o TRC-Brasil 5.04.. se puderem dar um passo a passo .. blz!
obrigado pelas respostas ate agora.
vou botar em pratica o que voces falaram amanha..
só mais um problema, é que to sem sd card, e tudo o que fiz ate agora foi direto na memoria do aparelho.. não consigo deletar o TM e o TRC-Sudeste que coloquei nele..
como devo proceder pra fazer isso? quero "substituir" ou deletar esses 2 tracks pra poder colocar o TRC-Brasil 5.04.. se puderem dar um passo a passo .. blz!
obrigado pelas respostas ate agora.
[]'s Sérgio Barroso
valeu, nqnnospam... Consegui colocar o mapa do Brasil e usar em uma viagem que fiz aqui do Rio de Janeiro ate o Rio Grande do Sul. Os unicos problemas que tive foram os seguintes:
1- O mapa de São Paulo "não existe", eu tinha colocado o TRC-sudeste só a parte de SP como um teste e depois coloquei por cima o Brasil acho que por causa disso deu algum tipo de erro .. o Brasil todo esta lá, menos Sao Paulo, como soluciono isso?
2- ontem quis colocar uma cidade chamada Angra, mas quando fica em opção "introduza cidade" e assim que eu boto as letras A-N ele ja vai automatico me dando uma cidade chamada "Andrada-MG"~. ele não deixa eu escrever ANGRA e não me da a opção de Angra tb.. e isso acontece com diversas outras cidades.. ele "auto-completa" e eu não consigo achar a cidade..
aguado respostas pra tentar solucionar esses 2 probleminhas..
Obrigado desde já...!
Ricardo.
1- O mapa de São Paulo "não existe", eu tinha colocado o TRC-sudeste só a parte de SP como um teste e depois coloquei por cima o Brasil acho que por causa disso deu algum tipo de erro .. o Brasil todo esta lá, menos Sao Paulo, como soluciono isso?
2- ontem quis colocar uma cidade chamada Angra, mas quando fica em opção "introduza cidade" e assim que eu boto as letras A-N ele ja vai automatico me dando uma cidade chamada "Andrada-MG"~. ele não deixa eu escrever ANGRA e não me da a opção de Angra tb.. e isso acontece com diversas outras cidades.. ele "auto-completa" e eu não consigo achar a cidade..
aguado respostas pra tentar solucionar esses 2 probleminhas..
Obrigado desde já...!
Ricardo.
caro rickplayz,
Em relação a primeira parte do seu problema, vc pode resolver baixando o mapa TRU-SP (Tracksource). Este mapa vc tera o que existe de mais recente que ja foi mapeado do estado de São Paulo.
Com relacao aos outros problemas, nao sei como responder.
abs,
marcelo
Em relação a primeira parte do seu problema, vc pode resolver baixando o mapa TRU-SP (Tracksource). Este mapa vc tera o que existe de mais recente que ja foi mapeado do estado de São Paulo.
Com relacao aos outros problemas, nao sei como responder.
abs,
marcelo
rickplayz, que mapas você transferiu para o GPS? O TRC-Brasil 5.04a? Neste ficou faltando o mapa estadual (ou rodoviário) de São Paulo. Isto explicaria a falta de São Paulo.
Sobre Angra, preciso que você me diga quais mapas instalou no PC (TRC-Brasil? TRC-Sudeste? TRR? TRU-SP? TM?), e quais transferiu para o GPS.
A cidade de Angra está no mapa rodoviário do Rio (TRC-Brasil, TRC-Sudeste ou TRR), e se você não transferiu este mapa para o GPS, ele não encontra as cidades do Rio.
Sobre Angra, preciso que você me diga quais mapas instalou no PC (TRC-Brasil? TRC-Sudeste? TRR? TRU-SP? TM?), e quais transferiu para o GPS.
A cidade de Angra está no mapa rodoviário do Rio (TRC-Brasil, TRC-Sudeste ou TRR), e se você não transferiu este mapa para o GPS, ele não encontra as cidades do Rio.
[]'s Sérgio Barroso
Caro Sergio,
tenho o TRC-Brasil 5.04b e o TRU-SP instalados no meu GPS.
repeti os mesmos passos do nosso amigo e realmente nao se acha Angra dos Reis.
Ao se instalar o TRC-Brasil 5.04b ainda se torna necessario se instalar o TRU-RJ?
Listando todas as cidades no GPS, Angra dos Reis nao aparece. porem, as cidades de Rio de Janeiro e Niteroi,RJ que tb ficam no Estado do Rio de Janeiro aparecem.
abs,
marcelo
tenho o TRC-Brasil 5.04b e o TRU-SP instalados no meu GPS.
repeti os mesmos passos do nosso amigo e realmente nao se acha Angra dos Reis.
Ao se instalar o TRC-Brasil 5.04b ainda se torna necessario se instalar o TRU-RJ?
Listando todas as cidades no GPS, Angra dos Reis nao aparece. porem, as cidades de Rio de Janeiro e Niteroi,RJ que tb ficam no Estado do Rio de Janeiro aparecem.
abs,
marcelo
Instalei o TRC 5.4b. Transferi todos os mapas para o GPS, e consegui encontrar Angra dos Reis normalmente.
Notar que, se o mapa TRC-Rio de Janeiro estadual não for transferido para o GPS, a busca não vai encontrar Angra dos Reis de jeito nenhum.
Notar que, se o mapa TRC-Rio de Janeiro estadual não for transferido para o GPS, a busca não vai encontrar Angra dos Reis de jeito nenhum.
[]'s Sérgio Barroso
Caro Sergio,
re-instalei meu TRC Brasil 5.04b, junto com o TRC Estadual Rio de Janeiro e nada.
vc vai digitar a cidade e coloca An e automaticamente o gps te mostra Andrada.
o que pode estar acontecendo?
Sera que Angra realmente esta incluida no sistema de busca por endereco, ou o mapa ainda esta sem esse recurso de busca por endereco? ou seja, o mapa de Angra so é roteavel.
abs,
marcelo
re-instalei meu TRC Brasil 5.04b, junto com o TRC Estadual Rio de Janeiro e nada.
vc vai digitar a cidade e coloca An e automaticamente o gps te mostra Andrada.
o que pode estar acontecendo?
Sera que Angra realmente esta incluida no sistema de busca por endereco, ou o mapa ainda esta sem esse recurso de busca por endereco? ou seja, o mapa de Angra so é roteavel.
abs,
marcelo
Bom dia..
Comigo acontece exatamente o que esta acontecendo com o mhcosta.
o que estamos fazendo de errado?!
Comigo acontece exatamente o que esta acontecendo com o mhcosta.
o que estamos fazendo de errado?!
Angra dos Reis não é Roteável.
Achei que vocês estavam falando do Find Cities, mas vocês estão falando do Find Addresses. O Find Addresses só funciona para os mapas roteáveis, ou então no TM (Tracksource Municipal).
Mesmo porque, o mapa de Angra dos Reis não tem quase rua nenhuma.
Achei que vocês estavam falando do Find Cities, mas vocês estão falando do Find Addresses. O Find Addresses só funciona para os mapas roteáveis, ou então no TM (Tracksource Municipal).
Mesmo porque, o mapa de Angra dos Reis não tem quase rua nenhuma.
[]'s Sérgio Barroso
nqnnospam
è exatamente no Find cities que acontece isso comigo:
vc vai digitar a cidade e coloca An e automaticamente o gps te mostra Andrada
e isso acontece com outras cidades tb..
relembrando que no meu gps só coloquei o TRC-Brasil 5.04
è exatamente no Find cities que acontece isso comigo:
vc vai digitar a cidade e coloca An e automaticamente o gps te mostra Andrada
e isso acontece com outras cidades tb..
relembrando que no meu gps só coloquei o TRC-Brasil 5.04
Bom, não tenho Nuvi.
O meu GPS tem vários Find's: Find Cities, Find Addresses, Find Lodging, etc.
No Find Cities eu acho Angra dos Reis, no Find Addresses não.
Agora, se o seu GPS tem Find Cities, então deve achar Angra dos Reis, se o TRC-Rio de Janeiro estiver carregado no GPS. Notar que o há dois mapas com nome TRC-Rio de Janeiro, o estadual e o municipal. você tem que transferir os dois.
Os screenshots abaixo eu obtive carregando todos os mapas do TRC no GPS.
Tipos de Find: Tela inicial do Find Cities: Tipos de Find Cities: Buscando cidades por nome (Find Cities by Name): Angra (é só digitar "Angr" que Angra é encontrada):
O meu GPS tem vários Find's: Find Cities, Find Addresses, Find Lodging, etc.
No Find Cities eu acho Angra dos Reis, no Find Addresses não.
Agora, se o seu GPS tem Find Cities, então deve achar Angra dos Reis, se o TRC-Rio de Janeiro estiver carregado no GPS. Notar que o há dois mapas com nome TRC-Rio de Janeiro, o estadual e o municipal. você tem que transferir os dois.
Os screenshots abaixo eu obtive carregando todos os mapas do TRC no GPS.
Tipos de Find: Tela inicial do Find Cities: Tipos de Find Cities: Buscando cidades por nome (Find Cities by Name): Angra (é só digitar "Angr" que Angra é encontrada):
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
[]'s Sérgio Barroso
Um amigo (Chicão) que tem um Nuvi 750 transferiu todos os mapas do TRC-Brasil 5.4b para o GPS, fez a busca por Angra, e funcionou normalmente.
Desculpem mas, acho que vocês estão cometendo algum erro de operação.
Eis a sequência que ele usou:
1-Toque em Para Onde;
2-Toque em Cidades;
3-Aparece a lista ordenada pela proximidade de onde vc está.
4-Toque em Soletre;
5-Digite A a¢â‚¬â€œ N a¢â‚¬â€œ G e já aparece Angra;
6-Toque em Angra; 7-Toque em Siga e ele cria a rota.
Desculpem mas, acho que vocês estão cometendo algum erro de operação.
Eis a sequência que ele usou:
1-Toque em Para Onde;
2-Toque em Cidades;
3-Aparece a lista ordenada pela proximidade de onde vc está.
4-Toque em Soletre;
5-Digite A a¢â‚¬â€œ N a¢â‚¬â€œ G e já aparece Angra;
6-Toque em Angra; 7-Toque em Siga e ele cria a rota.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
[]'s Sérgio Barroso
Caro Sérgio.nqnnospam escreveu: não habilite mapas de mapsets diferentes ao mesmo tempo.
O que vc quer dizer com mapsets? Um TRU e um TRR por exemplo?
Abraços,
Moura
BH - 60CSx
BH - 60CSx
Exatamente! O roteamento depende de conexões exatas entre os mapas e de não haver vias repetidas.
Assim é sempre recomendado estar apenas com mapas de um mesmo conjunto (mapset) habilitado no GPS.
Assim é sempre recomendado estar apenas com mapas de um mesmo conjunto (mapset) habilitado no GPS.
Chicão
Equipe de Coordenação e Compilação do Projeto Tracksource
Desenvolvedor de MG, Belo Horizonte e Contagem
GPS-276C - Nuvi-750
GPS-276C - Nuvi-750
Chicão,
Grato pela resposta. Acho que é por isto que na viagem que fiz de BH para o RJ o GPS indicou uma volta lá em (iuhhuú) Nova Iguaçu
Mas como vc sugere que eu faça neste caso. Carregue o TRR para ir para outra cidade e depois carregue o TRU para andar na cidade?
Abraços,
Grato pela resposta. Acho que é por isto que na viagem que fiz de BH para o RJ o GPS indicou uma volta lá em (iuhhuú) Nova Iguaçu

Mas como vc sugere que eu faça neste caso. Carregue o TRR para ir para outra cidade e depois carregue o TRU para andar na cidade?
Abraços,
Moura
BH - 60CSx
BH - 60CSx
Moura,
Se o MunicÃÂpio de destino já estiver Roteável, você poderá carregar o TRC, que mescla os dados urbanos detalhados com os dados rodoviários que interligam os municípios.
Caso contrário, faça da forma como você disse. Carregue o TRR e o TRU ou TM no GPS, e alterne entre os conjuntos, deixando apenas um habilitado de cada vez.
Se o MunicÃÂpio de destino já estiver Roteável, você poderá carregar o TRC, que mescla os dados urbanos detalhados com os dados rodoviários que interligam os municípios.
Caso contrário, faça da forma como você disse. Carregue o TRR e o TRU ou TM no GPS, e alterne entre os conjuntos, deixando apenas um habilitado de cada vez.
Chicão
GPS-276C - Nuvi-750
GPS-276C - Nuvi-750