Armazenamento de trajetos no Cartão de MemóriaGPS etrex HCX

Mensagem
Autor
victoralencar

Armazenamento de trajetos no Cartão de MemóriaGPS etrex HCX

#1 Mensagem por victoralencar »

Eu me deparei com a situação de não poder gravar mais trajetos no GPS porque estava cheio... mas tenho um cartão de 4Gb de memória nele!!! nunca deveria acontecer isso com apenas 20 pequenos tracks.....!!!!!!!!!!! no manual ensina a gravar diretamente no cartão.. mas alguém lá na Garmin deve ser deficiente mental.. poruqe colocaram opções de menu que não existem no GPS etrex HCX Vista!!!!!!!!!! estou muito frustrado com isso!!! apenas diz que:

1. Com a Página Conf.Registro de Trajetos aberta, selecione Config. cartão de dados. (QUE NÂO EXISTE!!!!!!!!!)
2. Realce a opção Registrar trajectos no cartão de dados e prima ENTER.

nem preciso colocar o resto né??? se a primeira não existe!!!! tenho trabalho pra fazer e não sei mais o que faço para isso!!!! preciso de ajuda!!!! alguém?

JCBV

Re: Armazenamento de trajetos no Cartão de MemóriaGPS etrex

#2 Mensagem por JCBV »

Victor,
estou com o mesmo problema, se vc descobrir, me avisa.
Por Favor alguém me ajuda..

ivanorjunior

#3 Mensagem por ivanorjunior »

Olá amigos...
O Vista HCX possui somente 20 espaços para gravar tracklogs, não importa quanta memória esteja disponível, seja interna ou no cartão. Você pode ter muitos tracklogs no cartão em formato .gpx, por exemplo, mas o receptor GPS não conseguirá acessa-los. Uma alternativa é inserir diversos tracklogs como activelog mas aí eles vão ocupar aquele espaço onde o aparelho grava o seu trajeto. Outra alternativa é produzir um mapa transparente usando os seus diversos tracklogs e usa-lo como mapa transparente sobre o seu mapa principal. Para isso, criem um arquivo . gtm e usem o mapdekode para gerar o mapa. Fui claro ?

victoralencar

#4 Mensagem por victoralencar »

Muito obrigado pela resposta!!!! valeu mesmo!

Bem... pelo que entendi.... preciso juntar todos os tracks e salvá-los como se fossem um mapa.... depois adicionar este mapa com os demais que eu já tenho que ter no GPS... então o mapa que eu criei com os tracks vai sobrepor aos outros e formar um mapa só.... ???? tem como fazer isso usando somente o mapsource????

vc sabe se o aparelho tem mais alguma limitação??? tipo.... quanto a pontos de referência... rotas.... sinceramente... não consigo compreender essa falha! me cheira a limitação proposital para gerar mais vendas de produtos mais caros!!!

Abraço!

maury sade

#5 Mensagem por maury sade »

Ola victoralencar

Não é possivel fazer mapas de fundo utilizando o Mapsource. Voce precisa de outros softwares. Leia este link http://www.gpstm.com/articles.php?lang=port&article=3. Ele ensina como criar e quais as ferramentas necessárias.

Não chamaria de limitação, mas sim de caracteristicas do aparelho. Se estas caracteristicas não te atendem, creio que voce errou na escolha do aparelho.

O Vista HCH tem as seguintes caracteristicas:

Armazena 1000 waypoints. Não armazena no cartão, mas na memoria interna. Não conheco ninguem que use nem metade disto. Se voce precisa mais do que isso, provavelmente não esta usando o gps corretamente. Procure usar os POis, que são praticamente ilimitados....

Armazena 50 rotas. Não armazena no cartão, mas na memoria interna. Não confundir rotas com trajetos. Neste post esta bem explicado http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=10&t=429. Não acredito que voce use mais do que 10.

Armazena 20 trajetos. Não armazena no cartão, mas na memoria interna. Aqui sim voce talvez use as 20, mas lembre-se que quando o gps armazena este trajetos eles são otimizados e perdem precisão. Ou seja o trajeto ativo é mais preciso que o trajeto gravado. Então utilize o computador para montar seu banco de dados de trajetos.

Como disse o ivanorjunior para resolver o seu problema, somente com mapas de fundo, como explicado acima.

O armazenamento de trajetos no cartão é uma caracteristica que previne a perda de dados quando se tem trajetos maiores que 10.000 pontos. O gps faz um "backup" no cartão de memoria e cada arquivo tem um nome que é data em que ele foi feito, com a extensão .gpx. Não se pode restaurar um arquivo do cartão para o gps diretamente. Estes arquivos podem ser abertos usando o trackmaker. Ligue o gps em modo USB e acesse o cartão de memória. Está tudo lá....

Resumindo: O cartão de memoria, por maior que seja, não armazena trajetos, rotas e waypoints. Ele serve para carregar mapas e backups de trajetos criados automaticamente pelo gps (desde que configurado para tal).

O Vista é um excelente gps e tenho certeza que ele atenderá com folga a sua necessidade.

Abraço

Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Desenvolvedor Municipal - Tracksource
Curitiba - PR

apenasmario

#6 Mensagem por apenasmario »

Pessoal,

Eis o meu problema. Tenho um Vista HCX e não estou conseguindo baixar as trilhas e waypoint corretamente.
Na verdade, o MapSouce reconhece normalmente o GPS, quando clico em receber do dispositivo, tudo o que RECEBO são arquivos antigos, que já deletei da memoria do GPS há muito tempo. E os arquivos atuais, que estão no GPS (acumulando cada vez mais) não são baixados.

Ja tentei reinstalar o MapSource, e atualiza-lo. O problema não ocorria antes, conseguia baixar normalmente os dados dos GPS, mas agora parece que o aparelho (ou o MapSource) só reconhecem estes dados antigos (anos atras) e deste modo os dados atuais não são baixados.

O engraçado é que depois destes dados antigos, eu cheguei a baixar por diversas vezes dados mais atuais....não sei como isso (os tais dados antigos) ainda persistem na memoria do GPS e por que os dados atuais passaram a não ser reconhecidos e baixados pelo Map Source?

Alguem pode me ajudar!

Abraços
Mario

victoralencar

#7 Mensagem por victoralencar »

apenasmario escreveu:Pessoal,

Eis o meu problema. Tenho um Vista HCX e não estou conseguindo baixar as trilhas e waypoint corretamente.
Na verdade, o MapSouce reconhece normalmente o GPS, quando clico em receber do dispositivo, tudo o que RECEBO são arquivos antigos, que já deletei da memoria do GPS há muito tempo. E os arquivos atuais, que estão no GPS (acumulando cada vez mais) não são baixados.

Ja tentei reinstalar o MapSource, e atualiza-lo. O problema não ocorria antes, conseguia baixar normalmente os dados dos GPS, mas agora parece que o aparelho (ou o MapSource) só reconhecem estes dados antigos (anos atras) e deste modo os dados atuais não são baixados.

O engraçado é que depois destes dados antigos, eu cheguei a baixar por diversas vezes dados mais atuais....não sei como isso (os tais dados antigos) ainda persistem na memoria do GPS e por que os dados atuais passaram a não ser reconhecidos e baixados pelo Map Source?

Alguem pode me ajudar!

Abraços
Mario

Fala Mário!!!! então cara.... acredito que seja o seguinte: quando vc conecta o GPS ao MapSource e tenta deletar o que está no GPS, na verdade vc acaba deletando somente o que está no cartão de memória! Daí quando vai tentar inserir trilhas e waypoint, que somente são armezenados no GPS (que tem memória curta), como a memória está cheia, ele não aceita os arquivos... Em verdade, como as trilhas e waypoint somente podem ser armazenadas no próprio GPS, vc deve deletar esses arquivos manualmente com o aparelho mesmo, sem utilizar o MapSource! Assim sim quando vc atualizar o GPS pelo computador ele vai aceitar as trilhas e waypoint ! tenta ai e depois me dá um toque se deu certo! Abraço e sorte!

apenasmario

#8 Mensagem por apenasmario »

Obrigado pela dica Victor,

Eu utilizei o WebUpdater para atualizar o software do aparelho Vista HCX e na tentativa a seguir os dados fantasmas haviam sumido e os atuais (que eu visualizava no aparelho) começaram a ser baixados pelo Map Source. Fiquei com receio de atualizar o software e perder os dados que estavam apenas no aparelho, mas felizmente isso não ocorreu.

De qualquer forma, vou ficar atento ao que você sugeriu.

Abraços

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “eTrex”