[Delphi NAV200] Preciso de ajuda
[Delphi NAV200] Preciso de ajuda
Devo admitir que sou bastante leigo no assunto GPS.
Possuo esse GPS da Delphi, e gostaria de saber como eu faço para importar/exportar os mapas dele.
E se tem como eu salvar em uma tabela os pontos coletados pelo GPS.
já olhei o manual e não encontrei nada sobre o assunto.
No cartão de memória, o único arquivo que parece representar mapa, é um chamado "Brazil.map" que teóricamente deveria abrir com o GPS Track Maker, porém toda vez que tento abrir, ele da a mensagem de erro "Invalid File".
Antecipadamente agradeço a atenção e ajuda na análise do caso.
Possuo esse GPS da Delphi, e gostaria de saber como eu faço para importar/exportar os mapas dele.
E se tem como eu salvar em uma tabela os pontos coletados pelo GPS.
já olhei o manual e não encontrei nada sobre o assunto.
No cartão de memória, o único arquivo que parece representar mapa, é um chamado "Brazil.map" que teóricamente deveria abrir com o GPS Track Maker, porém toda vez que tento abrir, ele da a mensagem de erro "Invalid File".
Antecipadamente agradeço a atenção e ajuda na análise do caso.
Re: [Delphi NAV200] Preciso de ajuda
Olá, este arquivo .map do Delphi não funciona no TrackMaker. Apesar da mesma extensão, São formatos completamente diferentes.
A única forma legal de incluir (importar) novos mapas no seu GPS é entrando em contato com o fabricante. Legalmente Também há como instalar mapas de outros fabricantes, mas acredito que isso implique na perda de garantia do produto, pois é necessário "desbloquear" o aparelho.
não há como exportar os mapas do GPS.
Vale lembrar que, de acordo com as regras do fórum:
http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... ?f=14&t=56
3- não serão toleradas mensagens que fomentem ou incentivem de maneira direta ou indireta a pirataria.
A única forma legal de incluir (importar) novos mapas no seu GPS é entrando em contato com o fabricante. Legalmente Também há como instalar mapas de outros fabricantes, mas acredito que isso implique na perda de garantia do produto, pois é necessário "desbloquear" o aparelho.
não há como exportar os mapas do GPS.
Vale lembrar que, de acordo com as regras do fórum:
http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... ?f=14&t=56
3- não serão toleradas mensagens que fomentem ou incentivem de maneira direta ou indireta a pirataria.
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
Acabei de falar com a atendente da DELPHI, e ela me disse que não é permitido incluir novos mapas, e que a atualização que saiu esses dias tem novos mapas de outras cidades, porém mapa próprio eu não posso usar.
Pelo que eu entendi então, eu sou obrigado a usar esse .MAP deles.
E já que no TrackMaker não vai abrir, existe algum programa que me permita editar esse .MAP?
Pelo que eu entendi então, eu sou obrigado a usar esse .MAP deles.
E já que no TrackMaker não vai abrir, existe algum programa que me permita editar esse .MAP?
Como eu disse, você pode desbloquear seu NAV200 (provavelmente perderá a garantia), e instalar um programa novo (Destinator, MobileXt, etc.).
Ler o .map me parece impossÃÂvel, pois é um formato proprietário.
Ler o .map me parece impossÃÂvel, pois é um formato proprietário.
[]'s Sérgio Barroso
Se eu desbloqueá-lo, e instalar algum desses programas que você citou acima, tem como eu importar/exportar arquivos para o GPS?
Por exemplo, eu tenho uma tabela com endereços de clientes, e eu quero passar para o GPS isso, de forma que os endereços da tabela, se tornem pontos no GPS.
É possÃÂvel isso?
Por exemplo, eu tenho uma tabela com endereços de clientes, e eu quero passar para o GPS isso, de forma que os endereços da tabela, se tornem pontos no GPS.
É possÃÂvel isso?
Jeito tem, mas não seria simples. você precisaria de um programa específico para associar os endereços com coordenadas automaticamente (não sei qual seria).
[]'s Sérgio Barroso
Aqui na empresa, eu trabalho com o software MapInfo(não sei se você conhece).
Eu já tenho todos os mapas prontos, tabelas com clientes, etc...
E com esse software, eu consigo criar pontos no mapa através das coordenadas.
Se eu conseguir importar uma tabela do GPS, eu posso trabalhar em cima dela, depois exportá-la novamente para o GPS, já com as alterações feitas, certo?
Eu já tenho todos os mapas prontos, tabelas com clientes, etc...
E com esse software, eu consigo criar pontos no mapa através das coordenadas.
Se eu conseguir importar uma tabela do GPS, eu posso trabalhar em cima dela, depois exportá-la novamente para o GPS, já com as alterações feitas, certo?
Se esse programa Mapinfo suporta comunicação com GPS, então eu diria que a resposta é sim.
Mas não tenho este programa Mapinfo, logo não sei informar com certeza. Consulte a documentação dele. Veja se tem alguma interface para GPS.
Mas não tenho este programa Mapinfo, logo não sei informar com certeza. Consulte a documentação dele. Veja se tem alguma interface para GPS.
[]'s Sérgio Barroso
Interface para GPS ele não tem.
Mas ele trabalha com vários tipos de tabela.
O que eu queria saber exatamente, é qual formato de tabela ou mapa eu posso importar do GPS.
Mas ele trabalha com vários tipos de tabela.
O que eu queria saber exatamente, é qual formato de tabela ou mapa eu posso importar do GPS.
não posso responder para todos os modelos de todos os fabricantes, só para os modelos da mesma linha do meu GPS.
Arquivo mesmo o meu GPS só aceita no formato ".gpx". Apesar do gpx ser um XML para objetos geográficos, como linhas, pontos, áreas, rotas, etc., o meu GPS só lê pontos. Assim, se o Mapinfo souber exportar as coordenadas e informações da sua tabela de clientes (por exemplo) para o formato .gpx (usando os campos apropriados), seria possÃÂvel copiar este arquivo para o cartão microSD do GPS, e aàvisualizar estes pontos na tela, fazer buscas, criar rotas, etc.
Outros modelos podem aceitar outros formatos de arquivo, mas eu não posso afirmar com certeza.
Arquivo mesmo o meu GPS só aceita no formato ".gpx". Apesar do gpx ser um XML para objetos geográficos, como linhas, pontos, áreas, rotas, etc., o meu GPS só lê pontos. Assim, se o Mapinfo souber exportar as coordenadas e informações da sua tabela de clientes (por exemplo) para o formato .gpx (usando os campos apropriados), seria possÃÂvel copiar este arquivo para o cartão microSD do GPS, e aàvisualizar estes pontos na tela, fazer buscas, criar rotas, etc.
Outros modelos podem aceitar outros formatos de arquivo, mas eu não posso afirmar com certeza.
[]'s Sérgio Barroso
Desculpe, agora vi que você escreveu "importar" do GPS. Bom, importar do GPS, diretamente como arquivo, só .gpx. Mas nesse caso o .gpx só contém o caminho percorrido. O 60CSx lê pontos do .gpx, mas só grava tracks (caminhos).
Logo, para importar pontos do GPS, já que o Mapinfo não tem interface para GPS, a importação teria que ser feita de forma indireta. É possÃÂvel, por exemplo, ler pontos do GPS usando o programa GPSTrackMaker, exportar como .gpx (ou algum outro formato), e aàcarregar no Mapinfo. Este "algum outro formato" teria que ser um suportado pelo GPSTrackMaker e pelo Mapinfo.
O Mapinfo lê .gpx?
Logo, para importar pontos do GPS, já que o Mapinfo não tem interface para GPS, a importação teria que ser feita de forma indireta. É possÃÂvel, por exemplo, ler pontos do GPS usando o programa GPSTrackMaker, exportar como .gpx (ou algum outro formato), e aàcarregar no Mapinfo. Este "algum outro formato" teria que ser um suportado pelo GPSTrackMaker e pelo Mapinfo.
O Mapinfo lê .gpx?
[]'s Sérgio Barroso
O Mapinfo não lê .gpx.
Mas então eu posso usar o TrackMaker como "ponte" mesmo.
Ele abre o .gpx ai eu salvo como .shp ou .xls ou outro formato qualquer suportado pelo Mapinfo.
Aàdepois de ter trabalhado na tabela, eu posso abrir o TrackMaker, salvar novamente para .gpx e transferir para o cartão de memória do GPS já com as alterações feitas, certo?
PS: Só para esclarecer, você disse que isso seria para o modelo do seu GPS. O seu é o Delphi NAV200 né?
Mas então eu posso usar o TrackMaker como "ponte" mesmo.
Ele abre o .gpx ai eu salvo como .shp ou .xls ou outro formato qualquer suportado pelo Mapinfo.
Aàdepois de ter trabalhado na tabela, eu posso abrir o TrackMaker, salvar novamente para .gpx e transferir para o cartão de memória do GPS já com as alterações feitas, certo?
PS: Só para esclarecer, você disse que isso seria para o modelo do seu GPS. O seu é o Delphi NAV200 né?
Pode ser feito mais ou menos isso mesmo.
O meu GPS é Garmin GPSMap 60CSx
O meu GPS é Garmin GPSMap 60CSx
[]'s Sérgio Barroso