Edição de Mapas - Discussão

Mensagem
Autor
sdruvss

Edição de Mapas - Discussão

#1 Mensagem por sdruvss »

Percebo que a atualização de mapas é ainda uma questão crítica para os usuários de GPS. Parece que há somente duas empresas que cuidam disso, emitindo novos mapas, somente a cada ano. Até onde eu sei, a grande maioria usa mapas "piratas". Existe algum projeto desenvolvido pela comunidade "open source" de fazer um editor de mapas que permitiria a esta mesma comunidade mantê-los atualizados? Alguem sabe de iniciativas neste sentido?

Ivan
Contato:

Re: Edição de Mapas - Discussão

#2 Mensagem por Ivan »

Se o GPS for Garmin ou rodar o Gamin Mobile.....
http://www.tracksource.org.br/

sdruvss

#3 Mensagem por sdruvss »

Caro Ivan,

Eu me referia a um programa que permitisse editar o padrão de arquivo mais comum, como o utilizado pelo iGo. Ou pelo menos programas que fizessem a conversão de um formato para outro (p.ex. Tracksource para o formato utilizado pelo iGo). Só o fato do projeto Tracksource ser feito para o formato somente utilizado pelo Garmin já é um bom indício que este projeto não vai dar certo. Formatos proprietários de arquivos nunca dão certo.

O que eu imaginava era um editor de mapas que poderia ter como saída os diversos formatos de mapas utilizados. Eu sei que isto é bastante utópico, mas não custa perguntar ou pelo menos levantar a idéia para alguém desenvolver. O modelo seria assim:

[formatos_proprietarios_de_mapas] > conversor > [padrão_aberto_de_mapa] > editor_de_mapas > conversor > [formatos_proprietários_de_mapas]

Abraços.

regis
Contato:

#4 Mensagem por regis »

Que legal! Um projeto com mais de 1800 municípios roteáveis, atualizado diariamente, com centenas de desenvolvedores envolvidos, em constante crescimento há vários anos, e de graça. Ainda bem que "não vai dar certo".

Régis Candeia
Caxias do Sul - RS
Pirataria é crime. Não roube navios.

sdruvss

#5 Mensagem por sdruvss »

Caro Ivan,

Não entendi "ainda bem que não vai dar certo". Seria muito bom que desse certo. Eu diria "que pena que não vai dar certo", embora eu não seria tão cético como você, haja vista a infinidade de projetos "open source" que deram certo.

O código-fonte deste forum que estamos escrevendo (phpBB) é "atualizado diariamente, com centenas de desenvolvedores envolvidos, em constante crescimento há vários anos, e de graça".

Não dúvido que mais cedo ou mais tarde o próprio Google distribua gratuitamente os mapas no formato adequado para gps, assim como ele faz para celulares com gps. Sempre usei no meu Blackberry o Google maps de graça, mas ele depende de conexão com internet, inadequado para usar no trânsito.

Ou seja, é só uma questão de tempo de alguém tomar a iniciativa de fazer mapas gratuítos em um formato aberto. O projeto Tracksource partiu de um equívoco: só roda em uma marca de GPS. Ou seja, não tem a menor chance de dar certo. Mas ainda bem que alguém vai perceber isto e não vai demorar para haver um projeto open source, ou no mínimo, gratuíto (como em um hipotético projeto do Google), para nós termos mapas atualizados e gratuítos.

Abraços.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”