Cabo de força - Etrex - home made
-
Cabo de força - Etrex - home made
Achei esse site na net : http://users.tpg.com.au/benj2005/gps/et ... wiring.htm
Ali tem a pinagem do cabo serial do Etrex. Alguém já fez adaptação para um cabo de força para carro ? Pensei em um cabo genérico de celular, que entregue 3V ( vários celulares trabalham nesta faixa ). Aàé só cortar os plugues e soldar em uma serial tirada de micro. Meio "tabajara"...... mas queria opinião de quem entende, já que a adaptação sairia por menos de R$10.
Ali tem a pinagem do cabo serial do Etrex. Alguém já fez adaptação para um cabo de força para carro ? Pensei em um cabo genérico de celular, que entregue 3V ( vários celulares trabalham nesta faixa ). Aàé só cortar os plugues e soldar em uma serial tirada de micro. Meio "tabajara"...... mas queria opinião de quem entende, já que a adaptação sairia por menos de R$10.
Estou a fim de aprender muito !
No caso do 60C/60CS/60Cx/60CSx, tanto a pinagem quanto as especificações de voltagem constam do manual.
No caso do(s) eTrex(s), cuidado com a voltagem, pois eles não São muito flexÃÂveis. Consulte o manual. O "cabo" deve ter um regulador de tensão, pois se colocar 12V o GPS queima.
No caso do(s) eTrex(s), cuidado com a voltagem, pois eles não São muito flexÃÂveis. Consulte o manual. O "cabo" deve ter um regulador de tensão, pois se colocar 12V o GPS queima.
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
Re: Cabo de força - Etrex - home made
Tenho um Etrex Vista Hcx e o cabo para conectá-lo ao PC é padrão, ou seja, a alimentação é de 5V (conforme está descrito em http://pt.wikipedia.org/wiki/Universal_Serial_Bus). Um simples conversor de voltagem 12-5V resolveria o problema, creio eu, por isso vou fazer um adaptador com um circuito regulador de tensão (LM 7805) e um conector USB de forma a poder usar o próprio cabo do gps. Quanto aos modelos de gps com comunicação serial da linha etrex eu não sei ao certo, mas o meu gps antigo (gps 40) funcionava com 7.5 V e eu mesmo fiz um cabo que funcionou perfeitamente, o difÃÂcil foi fazer o conector.
Um diagrama para o LM 7805 vocês podem encontrar em:
http://www.national.com/images/pf/LM78M05/01048409.jpg
e a descrição das caracterÃÂsticas em:
http://www.national.com/mpf/LM/LM78M05.html
Esses reguladores de voltagem São confiáveis e baratos e podem fornecer até 500mA. É recomendável montá-lo em um dissipador de calor. Para outras voltagens é necessário utilizar outro circuito integrado como o LM3480 que pode fornecer 3.3, 5, 12 e 15V (para aqueles que procuram 3V, por exemplo), mas só até 100mA o que pode ser pouco para alguns aparelhos.
Em caso de precisar de mais energia (500mA) pode-se usar o LP38691.
Para aqueles que não querem ter trabalho, pode-se adquirir conversores de voltagem já prontos, mas deve-se escolher muito bem porque muitos só servem para carregar celulares que precisam de pouca corrente.
Esses reguladores de voltagem São confiáveis e baratos e podem fornecer até 500mA. É recomendável montá-lo em um dissipador de calor. Para outras voltagens é necessário utilizar outro circuito integrado como o LM3480 que pode fornecer 3.3, 5, 12 e 15V (para aqueles que procuram 3V, por exemplo), mas só até 100mA o que pode ser pouco para alguns aparelhos.
Para aqueles que não querem ter trabalho, pode-se adquirir conversores de voltagem já prontos, mas deve-se escolher muito bem porque muitos só servem para carregar celulares que precisam de pouca corrente.
- paulocarvalho
- Contato:
você pode usar mais de 7805 em paralelo para multiplicar a corrente disponível. Em qualqer caso não esqueça de proteger o circuito com um choke (bobina de filtragem, enrole uma 30 voltas de fio esmaltado com cerca de meio milÃÂmetro de diâmetro em torno de um núcleo de ferrite) em série e capacitores de filtro (um cerâmico de 100nF e um eletrolÃÂtico comum de 100µF) em paralelo, entre o 7805 e a tomada de 12V, pois o motor gera muito ruÃÂdo elétrico que pode entrar no GPS e causar mal funcionamento.wgrube escreveu:Tenho um Etrex Vista Hcx e o cabo para conectá-lo ao PC é padrão, ou seja, a alimentação é de 5V (conforme está descrito em http://pt.wikipedia.org/wiki/Universal_Serial_Bus). Um simples conversor de voltagem 12-5V resolveria o problema, creio eu, por isso vou fazer um adaptador com um circuito regulador de tensão (LM 7805) e um conector USB de forma a poder usar o próprio cabo do gps. Quanto aos modelos de gps com comunicação serial da linha etrex eu não sei ao certo, mas o meu gps antigo (gps 40) funcionava com 7.5 V e eu mesmo fiz um cabo que funcionou perfeitamente, o difÃÂcil foi fazer o conector.
Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.
- Wilson Ximenes
Solução mais fácil, prática e testada....
Comprei em um camelô o cabo veicular para o Motorola V3 por R$10,00. Possui a mesma conexão da linha Vista..tenho um HCx.
Funciona que é uma beleza. No meu caso liguei na moto, retirei o plug do acendedor de cigarros e instalei direto da bateria atraves de um fusÃÂvel.
Abraços
Comprei em um camelô o cabo veicular para o Motorola V3 por R$10,00. Possui a mesma conexão da linha Vista..tenho um HCx.
Funciona que é uma beleza. No meu caso liguei na moto, retirei o plug do acendedor de cigarros e instalei direto da bateria atraves de um fusÃÂvel.
Abraços
[ ]´s
Wilson Ximenes
Desenv. Tracksource
Zumo 660
Etrex Vista HCx
Wilson Ximenes
Desenv. Tracksource
Zumo 660
Etrex Vista HCx
Wilson Ximenes escreveu:Solução mais fácil, prática e testada....
Abraços
Realmente, essa é a solução mais barata e rápida. Testei e funciona direitinho, infelizmente um dia depois de adquirir o carregador veicular do V3 meu cachorro o destruiu... Cá estou, soldando os fios e espero que funcione de novo...
Abraços
Eu já havia pensado nessa solução de se usar o cabo de dados (serial) para alimentar o meu etrex legend, mas não sei qual a tensão apropriada pra ele. Alguém sabe se São 3v, 5v ou 7.5v?
- paulocarvalho
- Contato:
As portas seriais não foram projetadas para alimentar nada mais potente que um mouse. Se você tentar, corre o risco de queimar a porta serial.arcabuz escreveu:Eu já havia pensado nessa solução de se usar o cabo de dados (serial) para alimentar o meu etrex legend, mas não sei qual a tensão apropriada pra ele. Alguém sabe se São 3v, 5v ou 7.5v?
Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
[quote="paulocarvalho"][quote="arcabuz"]Eu já havia pensado nessa solução de se usar o cabo de dados (serial) para alimentar o meu etrex legend, mas não sei qual a tensão apropriada pra ele. Alguém sabe se São 3v, 5v ou 7.5v?[/quote]
As portas seriais não foram projetadas para alimentar nada mais potente que um mouse. Se você tentar, corre o risco de queimar a porta serial.[/quote]
Paulo, acho que você não entendeu, ou talvez eu não tenha me explicado direito. O que eu quis dizer é que, já que eu tenho o cabo de dados original, pensei em fazer uma gambiarra onde eu ligaria um adaptador de carro (12v --> tensão correta do etrex) num DB9 macho. Esse DB9 macho seria ligado no DB9 fêmea do cabo de dados, para aproveitar o plug da garmin, que é a parte que eu não tenho. Mas pra isso, eu dependo de duas coisas:
1- Saber a tensão que deve ser entregue ao meu etrex legend e encontrar um carregador de celular que forneça e mesma tensão.
2- Torcer pra que o cabo de dados original tenha os 4 pinos do plug garmim ligados fisicamente ao DB9, pois desconfio que só São usados TX, RX e Ground.
As portas seriais não foram projetadas para alimentar nada mais potente que um mouse. Se você tentar, corre o risco de queimar a porta serial.[/quote]
Paulo, acho que você não entendeu, ou talvez eu não tenha me explicado direito. O que eu quis dizer é que, já que eu tenho o cabo de dados original, pensei em fazer uma gambiarra onde eu ligaria um adaptador de carro (12v --> tensão correta do etrex) num DB9 macho. Esse DB9 macho seria ligado no DB9 fêmea do cabo de dados, para aproveitar o plug da garmin, que é a parte que eu não tenho. Mas pra isso, eu dependo de duas coisas:
1- Saber a tensão que deve ser entregue ao meu etrex legend e encontrar um carregador de celular que forneça e mesma tensão.
2- Torcer pra que o cabo de dados original tenha os 4 pinos do plug garmim ligados fisicamente ao DB9, pois desconfio que só São usados TX, RX e Ground.
- paulocarvalho
- Contato:
Tive um eTrex com cabo Y, e o cabo de força partia do conector que se ligava ao GPS e não do DB9, já que ligar a saÃÂda de energia em qualquer uma das linhas do DB9 podia significar a queima da porta. Acho que será mais fácil anexar o carregador lá. Quanto àtensão é 3V.arcabuz escreveu:paulocarvalho escreveu:As portas seriais não foram projetadas para alimentar nada mais potente que um mouse. Se você tentar, corre o risco de queimar a porta serial.arcabuz escreveu:Eu já havia pensado nessa solução de se usar o cabo de dados (serial) para alimentar o meu etrex legend, mas não sei qual a tensão apropriada pra ele. Alguém sabe se São 3v, 5v ou 7.5v?
Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ