GPS travando, descobri porque.

Mensagem
Autor
HIRT

GPS travando, descobri porque.

#1 Mensagem por HIRT »

Salve galera.

Comprei dois GPS chinling, atualizei com o IGO 8.3.4.117940 que encontrei aqui no forum mas, um deles simplesmente trava, mesmo utilizando o mesmo software nos dois.

Já revirei este e outros foruns e nunca achei nada como este problema até que descobri que o problema é físico, e não de software.

O GPS que trava ele carrega demasiadamente a bateria, excede sua carga e trava. Ele tem um led que quando carregado, muda de de vermelho para verde, mas ele fica sempre em vermelho, sempre carregando, sempre travando. Quando desplugo a fonte do acendedor de cigarros, funciona perfeitamente até descarregar a bateria, quando plugo a fonte, funciona bem até exceder novamente a carga da bateria e trava de novo.

Se alguém souber como arrumar, agradeço muito pois, mandei um email pro fornecedor mas duvido muito que vão me dar garantia, comprar da china é pior que no paraguai rsrsrs.

Achei o problema, mas não sei como resolver.

Grato atenção.

gasnunes

Re: GPS travando, descobri porque.

#2 Mensagem por gasnunes »

Olá, Hirt!

Depois de muito pesquisar a procura de uma resposta, tomei conhecimento de seu problema que, hoje, é exatamente o meu. Vou testar quantos cabos puder para ver se algum deles não trava o GPS (se o problema for do cabo) e, se obtiver sucesso eu aviso. Por outro lado, reforço seu pedido àqueles que se depararam com este mesmo problema, e coseguiram uma solução.

Um abaço à todos.

LRDM

#3 Mensagem por LRDM »

Possuo o MOX-431 e apresentava o mesmo problema com o iGO. Há dois meses, mudei para o Destinator 9 e NUNCA mais travou, mesmo conectado no carregador do carro.

Portanto, descartei o problema de Hardware e concluí que o problema está na versão e/ou configuração do iGO.

psd

#4 Mensagem por psd »

concordo que deve ser software, tb tive travamentos com o iGo (8.34 e Primo) mas mudei para o Garmin e nenhum problema.

FOPPA

#5 Mensagem por FOPPA »

Olá,
Também tive o mesmo problema, esqueci ele carregando por duas noites e fui ligar de manha, nada, levei para reclamar,
Primeiro me perguntararm se carreguei por mais de oito horas? É claro 24+24= 48horas(dois dias),
Segundo se li o manual, é claro que li, mas não sabia que iria travar, não ligar.
- isso é um dispositivo de sobrecarga, para proteção do aparelho.
Solução deixar na caixa desligado e sem carregar por três dias.
Quando concluiu o término do prazo, fui ansioso para pegar a caixa e ele ligou normalmente.
SEMPRE FICAR ATENTO AO TEMPO DE CARGA DA BATERIA, Celular, GPS, pilhas alcalinas recarregável, o fabricante já testou isso e diz no manual.

Sobre a garantia, boas lojas no exterior dão garantia contra defeitos de fabricação, pois mesmo testando os aparelhos, pode aparecer um defeito de fabricação. Sempe é bom perguntar qual o prazo para trocar. (camelô não troca)
Um abração a todos e boa viagem. FOPPA.

PS: Estou pesquisando sobre o que os vírus de computador podem comprometer.

GlauJosy

#6 Mensagem por GlauJosy »

Aparelhos GPS sao pequenos "computadores", com hardware e firmware (software que funcionará como sistema operacional). A questão do travamento nao está relacionada diretamente à bateria, mas ao calor excessivo no chipset que não está sendo dissipado. Excesso de calor (q pode ser gerado tanto pela bateria quanto pelos LEDs acesos da tela quanto pelo calor externo solar, podem diminuir o rendimento do procesamento de seu aparelho).

Uma outra forma de avaliar o travamento é nas memórias internas do aparelho para buffer/cache, entendes? em geral, as memórias dos GPS possuem apenas 64MB RAM ... se vc encontrar um GPS com mais memória interna que esse valor, por favor me informe :D

a resolucao de video (na tela) consome um pouco dessa memoria residente. Agora adicione um calor excessivo no chipset da placa do seu GPS e vc terá um...

GPS TRAVANDOOOOOOOOOOOOO :D

GlauJosy

#7 Mensagem por GlauJosy »

Outra dica interessante para evitar travamento: Outro dia atualizei meus POI's e saí de um arquivo original de 22MB para um de 102MB.

Cuide com isso. Qnd o software de navegacao é "chamado" para executar, ele faz a leitura e passa um checklist nos arquivos inteiros de pasta do aplicativo de navegacao, com o pacote de mapas + radades + POI's, entre outros (como configuracoes personalizadas por vc).

Procure sempre deixar NO MÍNIMO 10% de espaço livre tanto no aparelho GPS quanto no cartão de memória plugado em seu aparelho (se houver). Geralmente é um espaço físico necessário para "memórias de urgência" como as memórias virtuais.

um grande abraço!

FOPPA

#8 Mensagem por FOPPA »

Olá,
Mais uma dica para melhorar o desempenho do GPS e também nossa viagem,
vamos lá.
1 - ligue o GPS, clique em navegação,
2 - clique em Menu --> Opções, em baixo a direita clique na seta
3 - clique em Diários de Rota, no ícone Ativar gravação automática, caso esteja marcado, DESMARQUE e também deve estar desmarcado a opção criar reg SIRF.
Com isso a MEMÓRIA interna, o PROCESSADOR, tem menos trabalho, ficam mais rápidos e evita que o sistema TRAVE.
Tem mais uma dica, que é automática libera memória também, porém se fizer ela não guarda os dados da viagem, eu não uso, apago os dados posteriormente, mas vamos lá.
1 - ligue o GPS, clique em navegação,
2 - clique em Menu, --> Opções, --> Visual do Mapa, TC Settings (Trip Computer Settings=Configurações do Computador de Viagem)
3 - clique no ícone Auto Reset TP, marcando o.
Isso fará que após cada viagem, ou uso do GPS ele apague automaticamente os dados armazenados na memória, Tais como tempo de viagem, distância, Velocidade máxima e mínina, altitude entre outros.
Eu prefiro usar o seguinte
Na tela de navegação,
1 - clicar em cima do ícone no canto esquerdo embaixo, aquele que fica logo acima onde marca a velocidade, são dois marcadores um ao lado do outro, ao clicar nele aparece vários dados do computador de viagem
2 - Clicar em restaurar, ele perguntará se tem certeza? Sim.
3 - Clicar na seta embaixo a direita e repetir o passo acima e assim na outra seta e repetir.
Assim está zerado o Computador e a memória dele, prontos para a próxima viagem.
Um abraço a todos e boa viagem,
FOPPA.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Geral”